Os conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cohen, Liliana Alicia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/8019
Resumo: A pesquisa intitulada “Os conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar” tem o objetivo de indagar indicadores da atividade cognoscitiva das crianças que caracterizem o processo de aquisição de conhecimentos históricos no contexto escolar. Aborda os processos de interpretação de conhecimentos históricos na leitura de um texto ensinado e focaliza sua análise nas relações de significado que as crianças estabelecem entre os conhecimentos prévios à sua disposição e a informação explícita no texto. A pesquisa se referencia na concepção de aprendizagem sustentada nos pressupostos epistemológicos do construtivismo genético, na concepção interacionista do processo leitor e na aproximação à complexidade disciplinar da Históri A pesquisa foi realizada no âmbito de uma escola particular entre os meses de abril a setembro de 2004. Foram observados dois grupos de 6ª série no percurso de uma seqüência de ensino de um conteúdo de História. Após a seqüência, foram realizadas 12 entrevistas clínico-críticas, nas quais as crianças leram e interpretaram um dos textos ensinados. As respostas infantis foram analisadas em função do grau de sistematicidade e organização das relações de significado que foram estabelecidas entre os conhecimentos prévios e a informação explícita do texto. Sua análise mostrou que há uma atividade sistemática de produção de significados, a partir da qual a informação do texto é integrada a um marco de conhecimentos prévios que se organiza e reorganiza na simultaneidade da interação com a informação escolar. Encontramos três níveis de interpretação em função da contextualização das informações e reconstrução da trama narrativa do acontecer histórico. Trata-se de uma pesquisa psicológica, mas na interseção dos problemas vinculados ao conhecimento didático de domínio específico. Em conseqüência, sua relevância na compreensão dos processos de aprendizagem do saber histórico em sala de aula, e como fundamento na elaboração de intervenções de ensino na escola.
id URGS_a2f8593df9a9c30c6d4bf6c837d64ce9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8019
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cohen, Liliana AliciaSordi, Regina Orgler2007-06-06T19:12:30Z2005http://hdl.handle.net/10183/8019000565085A pesquisa intitulada “Os conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar” tem o objetivo de indagar indicadores da atividade cognoscitiva das crianças que caracterizem o processo de aquisição de conhecimentos históricos no contexto escolar. Aborda os processos de interpretação de conhecimentos históricos na leitura de um texto ensinado e focaliza sua análise nas relações de significado que as crianças estabelecem entre os conhecimentos prévios à sua disposição e a informação explícita no texto. A pesquisa se referencia na concepção de aprendizagem sustentada nos pressupostos epistemológicos do construtivismo genético, na concepção interacionista do processo leitor e na aproximação à complexidade disciplinar da Históri A pesquisa foi realizada no âmbito de uma escola particular entre os meses de abril a setembro de 2004. Foram observados dois grupos de 6ª série no percurso de uma seqüência de ensino de um conteúdo de História. Após a seqüência, foram realizadas 12 entrevistas clínico-críticas, nas quais as crianças leram e interpretaram um dos textos ensinados. As respostas infantis foram analisadas em função do grau de sistematicidade e organização das relações de significado que foram estabelecidas entre os conhecimentos prévios e a informação explícita do texto. Sua análise mostrou que há uma atividade sistemática de produção de significados, a partir da qual a informação do texto é integrada a um marco de conhecimentos prévios que se organiza e reorganiza na simultaneidade da interação com a informação escolar. Encontramos três níveis de interpretação em função da contextualização das informações e reconstrução da trama narrativa do acontecer histórico. Trata-se de uma pesquisa psicológica, mas na interseção dos problemas vinculados ao conhecimento didático de domínio específico. Em conseqüência, sua relevância na compreensão dos processos de aprendizagem do saber histórico em sala de aula, e como fundamento na elaboração de intervenções de ensino na escola.The research entitled The previous knowledge in the learning process of historical contents in the school context aims at questioning the indicators of children’s cognitive activity which characterizes the historical knowledge acquisition process in the context of the classroom. It covers the process of interpretation of historical knowledge in the reading of a text taught in class and focus its analysis on the relations of meaning that children establish between the previous knowledge they had available and the explicit information in the text. This research is based on the learning concept based on epistemological assumptions of genetic constructivism, the interactionist concept of the reading process and the approach to the disciplinary complexity of History. The research was carried on in a private school between April and September 2004. Two 6th grade classes were observed during a teaching sequence of History content. After this sequence, 12 clinical-critical interviews were made in which the children read and interpreted one of the texts taught. Children’s answers were analyzed according to the degree of sistematicity and organization of the relations of meaning established between the previous knowledge and the explicit information in the text.The analysis showed there is a systematic activity of meaning production where the text information is integrated to a previous knowledge framework which is organized and reorganized simultaneously to the interaction with school information. We have found three levels of interpretation regarding the contextualization of information and reconstruction of the narration plot of historical events. This is a psychological research, but it is located in the intersection between the problems linked to the didactical knowledge of a specific domain. Thus its relevance in the understanding of learning processes of History knowledge at school and as a foundation in the elaboration teaching interventions at school.application/pdfporHistória : Ensino e aprendizagemCriançaConhecimentoPsicologia da aprendizagemSchool learningPrevious knowledgeConceptual reconstructionOs conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar : um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000565085.pdf000565085.pdfTexto completoapplication/pdf822692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8019/1/000565085.pdf9cf77f687d66035982993ed016f5350cMD51TEXT000565085.pdf.txt000565085.pdf.txtExtracted Texttext/plain388427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8019/2/000565085.pdf.txt555235818f65250e25987c5a4aa7e437MD52THUMBNAIL000565085.pdf.jpg000565085.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8019/3/000565085.pdf.jpg93eb091710a8f6f2516f48e210bf8b50MD5310183/80192018-10-08 08:42:44.619oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8019Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:42:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar : um estudo exploratório
title Os conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar : um estudo exploratório
spellingShingle Os conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar : um estudo exploratório
Cohen, Liliana Alicia
História : Ensino e aprendizagem
Criança
Conhecimento
Psicologia da aprendizagem
School learning
Previous knowledge
Conceptual reconstruction
title_short Os conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar : um estudo exploratório
title_full Os conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar : um estudo exploratório
title_fullStr Os conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Os conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar : um estudo exploratório
title_sort Os conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar : um estudo exploratório
author Cohen, Liliana Alicia
author_facet Cohen, Liliana Alicia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cohen, Liliana Alicia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sordi, Regina Orgler
contributor_str_mv Sordi, Regina Orgler
dc.subject.por.fl_str_mv História : Ensino e aprendizagem
Criança
Conhecimento
Psicologia da aprendizagem
topic História : Ensino e aprendizagem
Criança
Conhecimento
Psicologia da aprendizagem
School learning
Previous knowledge
Conceptual reconstruction
dc.subject.eng.fl_str_mv School learning
Previous knowledge
Conceptual reconstruction
description A pesquisa intitulada “Os conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar” tem o objetivo de indagar indicadores da atividade cognoscitiva das crianças que caracterizem o processo de aquisição de conhecimentos históricos no contexto escolar. Aborda os processos de interpretação de conhecimentos históricos na leitura de um texto ensinado e focaliza sua análise nas relações de significado que as crianças estabelecem entre os conhecimentos prévios à sua disposição e a informação explícita no texto. A pesquisa se referencia na concepção de aprendizagem sustentada nos pressupostos epistemológicos do construtivismo genético, na concepção interacionista do processo leitor e na aproximação à complexidade disciplinar da Históri A pesquisa foi realizada no âmbito de uma escola particular entre os meses de abril a setembro de 2004. Foram observados dois grupos de 6ª série no percurso de uma seqüência de ensino de um conteúdo de História. Após a seqüência, foram realizadas 12 entrevistas clínico-críticas, nas quais as crianças leram e interpretaram um dos textos ensinados. As respostas infantis foram analisadas em função do grau de sistematicidade e organização das relações de significado que foram estabelecidas entre os conhecimentos prévios e a informação explícita do texto. Sua análise mostrou que há uma atividade sistemática de produção de significados, a partir da qual a informação do texto é integrada a um marco de conhecimentos prévios que se organiza e reorganiza na simultaneidade da interação com a informação escolar. Encontramos três níveis de interpretação em função da contextualização das informações e reconstrução da trama narrativa do acontecer histórico. Trata-se de uma pesquisa psicológica, mas na interseção dos problemas vinculados ao conhecimento didático de domínio específico. Em conseqüência, sua relevância na compreensão dos processos de aprendizagem do saber histórico em sala de aula, e como fundamento na elaboração de intervenções de ensino na escola.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:12:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8019
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000565085
url http://hdl.handle.net/10183/8019
identifier_str_mv 000565085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8019/1/000565085.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8019/2/000565085.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8019/3/000565085.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9cf77f687d66035982993ed016f5350c
555235818f65250e25987c5a4aa7e437
93eb091710a8f6f2516f48e210bf8b50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308941978075136