Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/171253 |
Resumo: | Esta dissertação está inserida no âmbito do estudo das imagens em livros didáticos de História. A partir da coleção História em Movimento (2014), pertencente ao Programa Nacional do Livro Didático 2015 (PNLD) para o Ensino Médio, investiguei um registro imagético específico, nesse caso, as reproduções de obras de arte. Busquei compreender de que modo essa coleção articula saberes históricos com saberes artísticos, identificando e refletindo sobre as estratégias pedagógicas e metodológicas utilizadas para tal, bem como sobre as relações entre o ensino de História e o de Artes Visuais. Para tanto, me detive na análise documental do Edital de Convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o PNLD 2015 Ensino Médio (01/2013), no exame do Manual do Professor da coleção História em Movimento, na realização e na análise de um levantamento quantitativo dos registros imagéticos e artísticos que compõem a referida coleção e na investigação de uma seção específica – Olho Vivo. A pesquisa demonstra que a presença de registros imagéticos e, particularmente, de reproduções de obras de arte em coleções didáticas é fruto de uma série de fatores ligados a demandas educacionais específicas. No caso da coleção História em Movimento, as reproduções de obras de arte são utilizadas na medida em que tematizam representações de personagens e indivíduos históricos, sendo interpretadas enquanto símbolos e alegorias que possuem significados específicos a serem decifrados. |
id |
URGS_a3534b8d35fb0f4acb4e5008adb48861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171253 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Sampaio, Jaqueline SantosMeinerz, Carla Beatriz2017-12-15T02:24:47Z2017http://hdl.handle.net/10183/171253001054130Esta dissertação está inserida no âmbito do estudo das imagens em livros didáticos de História. A partir da coleção História em Movimento (2014), pertencente ao Programa Nacional do Livro Didático 2015 (PNLD) para o Ensino Médio, investiguei um registro imagético específico, nesse caso, as reproduções de obras de arte. Busquei compreender de que modo essa coleção articula saberes históricos com saberes artísticos, identificando e refletindo sobre as estratégias pedagógicas e metodológicas utilizadas para tal, bem como sobre as relações entre o ensino de História e o de Artes Visuais. Para tanto, me detive na análise documental do Edital de Convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o PNLD 2015 Ensino Médio (01/2013), no exame do Manual do Professor da coleção História em Movimento, na realização e na análise de um levantamento quantitativo dos registros imagéticos e artísticos que compõem a referida coleção e na investigação de uma seção específica – Olho Vivo. A pesquisa demonstra que a presença de registros imagéticos e, particularmente, de reproduções de obras de arte em coleções didáticas é fruto de uma série de fatores ligados a demandas educacionais específicas. No caso da coleção História em Movimento, as reproduções de obras de arte são utilizadas na medida em que tematizam representações de personagens e indivíduos históricos, sendo interpretadas enquanto símbolos e alegorias que possuem significados específicos a serem decifrados.This dissertation inserts itself in the scope of the study of images in History textbooks. Based on the História em Movimento collection (2014), which belongs to the 2015 National Textbook Program (PNLD) for High Schools, I have investigated a specific imagetic record, in this case, the reproductions of artworks. I have tried to understand how this collection articulates both historic and artistic knowledge, identifying and reflecting on the pedagogical strategies and methodologies used for doing so, as well as the relations between History and Visual Arts teaching. Hence, I have focused on the documental analysis of the convocation public notice for the process of enrollment and evaluation of textbooks for the 2015 National Textbook Program for High School (01/2013), on the examination of the teacher’s manual of the História em Movimento collection, on the realization and analysis of a quantitative survey of the imagetic and artistic records that compose the referred collection and on the investigation of a specific section - Olho Vivo. The research shows that the presence of imagetic records and, particularly, of artwork reproductions in textbook collections is the outcome of a series of factors connected to specific educational demands. In the História em Movimento collection, the artwork reproductions are used as far as they conceptualize representations of characters and historical individuals, being interpreted as symbols and allegories which have specific meanings and need to be deciphered.application/pdfporLivro didáticoHistóriaTextbookHistory TeachingArtwork ReproductionsImagesEncontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001054130.pdf001054130.pdfTexto completoapplication/pdf5556647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171253/1/001054130.pdf60bcbe9ced884da163fa1c8b23afdf70MD51TEXT001054130.pdf.txt001054130.pdf.txtExtracted Texttext/plain269555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171253/2/001054130.pdf.txtff559d17a9dd6a799937112baa30fd67MD52THUMBNAIL001054130.pdf.jpg001054130.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171253/3/001054130.pdf.jpgf0ea91ccd02c1eef43526556ecf32997MD5310183/1712532018-10-09 09:09:50.355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014) |
title |
Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014) |
spellingShingle |
Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014) Sampaio, Jaqueline Santos Livro didático História Textbook History Teaching Artwork Reproductions Images |
title_short |
Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014) |
title_full |
Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014) |
title_fullStr |
Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014) |
title_full_unstemmed |
Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014) |
title_sort |
Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014) |
author |
Sampaio, Jaqueline Santos |
author_facet |
Sampaio, Jaqueline Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Jaqueline Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Meinerz, Carla Beatriz |
contributor_str_mv |
Meinerz, Carla Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático História |
topic |
Livro didático História Textbook History Teaching Artwork Reproductions Images |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Textbook History Teaching Artwork Reproductions Images |
description |
Esta dissertação está inserida no âmbito do estudo das imagens em livros didáticos de História. A partir da coleção História em Movimento (2014), pertencente ao Programa Nacional do Livro Didático 2015 (PNLD) para o Ensino Médio, investiguei um registro imagético específico, nesse caso, as reproduções de obras de arte. Busquei compreender de que modo essa coleção articula saberes históricos com saberes artísticos, identificando e refletindo sobre as estratégias pedagógicas e metodológicas utilizadas para tal, bem como sobre as relações entre o ensino de História e o de Artes Visuais. Para tanto, me detive na análise documental do Edital de Convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o PNLD 2015 Ensino Médio (01/2013), no exame do Manual do Professor da coleção História em Movimento, na realização e na análise de um levantamento quantitativo dos registros imagéticos e artísticos que compõem a referida coleção e na investigação de uma seção específica – Olho Vivo. A pesquisa demonstra que a presença de registros imagéticos e, particularmente, de reproduções de obras de arte em coleções didáticas é fruto de uma série de fatores ligados a demandas educacionais específicas. No caso da coleção História em Movimento, as reproduções de obras de arte são utilizadas na medida em que tematizam representações de personagens e indivíduos históricos, sendo interpretadas enquanto símbolos e alegorias que possuem significados específicos a serem decifrados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-15T02:24:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/171253 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001054130 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/171253 |
identifier_str_mv |
001054130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171253/1/001054130.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171253/2/001054130.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171253/3/001054130.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
60bcbe9ced884da163fa1c8b23afdf70 ff559d17a9dd6a799937112baa30fd67 f0ea91ccd02c1eef43526556ecf32997 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085427188596736 |