Análise das percepções discentes e docentes sobre a contribuição da metodologia problem based learning (PBL) na formação de engenheiros civis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francelino, Martonio José Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251590
Resumo: Esta tese apresenta os resultados de uma investigação a respeito da metodologia Problem Based Learning (PBL), na qual os desafios são caminhos para a aprendizagem de novos conhecimentos e para o desenvolvimento de habilidades, de forma autônoma, na solução de problemas. A investigação procurou responder à seguinte pergunta: Como a metodologia PBL, encontrada na prática docente dos professores de Tópicos de Engenharia, atende às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e contribui para a formação do Engenheiro Civil na construção de uma sociedade mais justa, de acordo com as concepções discentes e docentes? Esta pesquisa trouxe reflexões sobre a metodologia PBL no Ensino de Engenharia de uma universidade federal, quanto à forma como ela vem sendo introduzida e articulada na prática docente, em que a componente Tópicos de Engenharia constitui importante base para a formação proporcionada. O objetivo deste trabalho é compreender como a metodologia PBL, encontrada na prática docente dos professores de Tópicos de Engenharia, interage com as DCN e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) no processo de formação do Engenheiro Civil. Este estudo, de natureza qualitativa, a partir de um Estudo de Caso, empregou como instrumentos de pesquisa um questionário, aplicado a 62 discentes, 70 minutos de entrevistas com 3 docentes, 60 horas de observações em aulas e ainda pesquisa documental. Os dados produzidos foram analisados por meio de análise de conteúdo, de acordo com a proposta de Laurence Bardin. A busca associada ao estado do conhecimento sobre práticas exitosas com a metodologia PBL, a análise das percepções de docentes e discentes sobre a metodologia, como o professor articula a metodologia PBL em sua prática docente e a investigação das conexões entre Metodologia PBL, PPC e DCN indicam se tratar de um tema ainda pouco explorado. Foi possível identificar, no PPC, algumas concepções relacionadas ao ensino de Engenharia, à metodologia PBL e aos aspectos sociais. Todavia, a criação, através do software Wordclouds, de uma nuvem de palavras, permitiu identificar algumas fragilidades no PPC, devido à presença de um número considerável de palavras de certa forma tecnicistas, em contraposição a um discurso geral alinhado com o Projeto de Desenvolvimento Institucional e as DCN. Outro resultado alcançado pela pesquisa reforça o conservadorismo da perspectiva fragmentada, fortemente tecnicista e carente de uma visão social transformadora. Além disso, problemas de articulação e de capacitação dos professores entrevistados foram citados pelos estudantes, nas respostas ao questionário aplicado. O estudo identificou também que, apesar das necessidades levantadas, as percepções na maioria dos atores sociais entrevistados foram positivas em relação à metodologia PBL, podendo contribuir com o processo de redução do significativo índice de evasão do curso. Almeja-se que os elementos trazidos neste estudo contribuam para o fortalecimento dos processos de ensino e de aprendizagem na formação de Engenheiros Civis. Ademais, espera-se ter contribuído para que docentes e discentes, apoiados na compreensão da metodologia PBL, tornem-se instrumentos de transformação social.
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Esta pesquisa trouxe reflexões sobre a metodologia PBL no Ensino de Engenharia de uma universidade federal, quanto à forma como ela vem sendo introduzida e articulada na prática docente, em que a componente Tópicos de Engenharia constitui importante base para a formação proporcionada. O objetivo deste trabalho é compreender como a metodologia PBL, encontrada na prática docente dos professores de Tópicos de Engenharia, interage com as DCN e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) no processo de formação do Engenheiro Civil. Este estudo, de natureza qualitativa, a partir de um Estudo de Caso, empregou como instrumentos de pesquisa um questionário, aplicado a 62 discentes, 70 minutos de entrevistas com 3 docentes, 60 horas de observações em aulas e ainda pesquisa documental. Os dados produzidos foram analisados por meio de análise de conteúdo, de acordo com a proposta de Laurence Bardin. A busca associada ao estado do conhecimento sobre práticas exitosas com a metodologia PBL, a análise das percepções de docentes e discentes sobre a metodologia, como o professor articula a metodologia PBL em sua prática docente e a investigação das conexões entre Metodologia PBL, PPC e DCN indicam se tratar de um tema ainda pouco explorado. Foi possível identificar, no PPC, algumas concepções relacionadas ao ensino de Engenharia, à metodologia PBL e aos aspectos sociais. Todavia, a criação, através do software Wordclouds, de uma nuvem de palavras, permitiu identificar algumas fragilidades no PPC, devido à presença de um número considerável de palavras de certa forma tecnicistas, em contraposição a um discurso geral alinhado com o Projeto de Desenvolvimento Institucional e as DCN. Outro resultado alcançado pela pesquisa reforça o conservadorismo da perspectiva fragmentada, fortemente tecnicista e carente de uma visão social transformadora. Além disso, problemas de articulação e de capacitação dos professores entrevistados foram citados pelos estudantes, nas respostas ao questionário aplicado. O estudo identificou também que, apesar das necessidades levantadas, as percepções na maioria dos atores sociais entrevistados foram positivas em relação à metodologia PBL, podendo contribuir com o processo de redução do significativo índice de evasão do curso. Almeja-se que os elementos trazidos neste estudo contribuam para o fortalecimento dos processos de ensino e de aprendizagem na formação de Engenheiros Civis. Ademais, espera-se ter contribuído para que docentes e discentes, apoiados na compreensão da metodologia PBL, tornem-se instrumentos de transformação social.This work presents the results of an investigation about the Problem Based Learning (PBL) methodology, in which challenges are ways to learn new knowledge and develop skills, autonomously, in problem solving. The investigation sought to answer the following question: How does the PBL methodology, found in the teaching practice of professors of Engineering Topics, meet the National Curriculum Guidelines (NCG) and contribute to the formation of Civil Engineers in the construction of a fairer society, according to students and teachers’ conceptions? This research brought reflections on the PBL methodology in engineering teaching at a federal university, regarding the way in which it has been introduced and articulated in teaching practice, in which the Engineering Topics component constitutes an important basis for the training provided. The objective of this work is to understand how the PBL methodology, found in the teaching practice of professors of Engineering Topics, interacts with the NCG and the Pedagogic Project of the Course (PPC) in the Civil Engineer training process. This study, of a qualitative nature, based on a Case Study, used as research instruments a questionnaire, applied to 62 students, 70 minutes of interviews with 3 professors, 60 hours of observations in classes and even documental research. The data produced were analyzed using content analysis, according to Laurence Bardin's proposal. The search associated with the state of knowledge about successful practices with the PBL methodology, the analysis of the perceptions of teachers and students about the methodology, how the teacher articulates the PBL methodology in his teaching practice and in the investigation of the connections between PBL Methodology, PPC and NCG indicate that this is a topic that has not yet been well explored. It was possible to identify, in the PPC, some concepts related to engineering teaching, PBL methodology and social aspects. However, the creation of a word cloud, using the Wordclouds software, made it possible to identify some weaknesses in the PPC, due to the presence of a considerable number of somewhat technical words, as opposed to a general discourse aligned with the Institutional Development Project and the DCN. Another result achieved by the research reinforces the conservatism of the fragmented perspective, strongly technical and lacking in a transforming social vision. In addition, problems of articulation and training of the interviewed teachers were mentioned by the students, in the answers to the applied questionnaire. The study also identified that, despite the needs raised, the perceptions of most of the social actors interviewed were positive in relation to the PBL methodology, which could contribute to the process of reducing the significant dropout rate of the course. It is hoped that the elements brought in this study contribute to the strengthening of teaching and learning processes in the training of Civil Engineers. Furthermore, it is expected to contribute for teachers and students, supported by the understanding of the PBL methodology, to become instruments of social transformation.application/pdfporAprendizagem baseada em problemasEngenhariaPrática profissionalEngineering teachingPBL methodologyActive methodologiesAnálise das percepções discentes e docentes sobre a contribuição da metodologia problem based learning (PBL) na formação de engenheiros civisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153909.pdf.txt001153909.pdf.txtExtracted Texttext/plain347219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251590/2/001153909.pdf.txt6093e26de0e381d603ceb6f444b75edcMD52ORIGINAL001153909.pdfTexto parcialapplication/pdf2396761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251590/1/001153909.pdf17e66d5fbeaf8e695fa746fc73f8af59MD5110183/2515902022-11-19 05:59:33.036309oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251590Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-11-19T07:59:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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