Unindo as pontas da teoria e da prática : contribuições da pedagogia de gêneros sob o viés da linguística sistêmico-funcional na leitura e na escrita de notícias jornalísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Carolina Zeferino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172388
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo apresentar a implementação de uma proposta de ensino de leitura e de escrita, a partir dos pressupostos da Linguística Sistêmico-funcional de Halliday (HALLIDAY, 2014, 2008, 1978) e da Teoria de Gêneros, proposta pela Escola de Sidney (MARTIN; ROSE, 2008, 2012). A implementação visa a investigar como a Pedagogia de Gêneros, baseada no Ciclo de Aprendizagem, pode auxiliar nos processos de letramento em sala de aula. Procura-se compreender o funcionamento do Ciclo de Aprendizagem para o desenvolvimento da leitura e da escrita de notícia jornalísticas, discutir quais dificuldades ou facilidades os sujeitos apresentaram e analisar os textos produzidos pelos aprendizes. A Usina do Texto, projeto oferecido aos alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre, foi o ambiente no qual foi implementada a metodologia prevista no Ciclo de Aprendizagem e nos ciclos de interação. O projeto tem como base teórica os pressupostos a Pedagogia de Gêneros da Escola de Sidney e constituiu-se como o contexto da presente pesquisa. A partir de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, procurou-se compreender o funcionamento do Ciclo de Aprendizagem no desenvolvimento da leitura e da escrita das notícias. As análises dos textos produzidos pelos alunos auxiliaram na análise proposta e é estabelecida a partir da noção do Contexto de Cultura, gênero, e do Contexto de Situação, registro. Desta forma, como resultado das observações e das análises textuais, percebe-se que os aprendizes mobilizam os recursos contextuais, semânticos e disponíveis, abordados ao longo das etapas do Ciclo de Aprendizagem. Acredita-se que esta pesquisa possa contribuir nas discussões teóricas sobre gênero sob o viés da Escola de Sidney.
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spelling Pires, Carolina ZeferinoRottava, Lucia2018-02-06T02:28:37Z2017http://hdl.handle.net/10183/172388001056836Esta dissertação tem como objetivo apresentar a implementação de uma proposta de ensino de leitura e de escrita, a partir dos pressupostos da Linguística Sistêmico-funcional de Halliday (HALLIDAY, 2014, 2008, 1978) e da Teoria de Gêneros, proposta pela Escola de Sidney (MARTIN; ROSE, 2008, 2012). A implementação visa a investigar como a Pedagogia de Gêneros, baseada no Ciclo de Aprendizagem, pode auxiliar nos processos de letramento em sala de aula. Procura-se compreender o funcionamento do Ciclo de Aprendizagem para o desenvolvimento da leitura e da escrita de notícia jornalísticas, discutir quais dificuldades ou facilidades os sujeitos apresentaram e analisar os textos produzidos pelos aprendizes. A Usina do Texto, projeto oferecido aos alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre, foi o ambiente no qual foi implementada a metodologia prevista no Ciclo de Aprendizagem e nos ciclos de interação. O projeto tem como base teórica os pressupostos a Pedagogia de Gêneros da Escola de Sidney e constituiu-se como o contexto da presente pesquisa. A partir de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, procurou-se compreender o funcionamento do Ciclo de Aprendizagem no desenvolvimento da leitura e da escrita das notícias. As análises dos textos produzidos pelos alunos auxiliaram na análise proposta e é estabelecida a partir da noção do Contexto de Cultura, gênero, e do Contexto de Situação, registro. Desta forma, como resultado das observações e das análises textuais, percebe-se que os aprendizes mobilizam os recursos contextuais, semânticos e disponíveis, abordados ao longo das etapas do Ciclo de Aprendizagem. Acredita-se que esta pesquisa possa contribuir nas discussões teóricas sobre gênero sob o viés da Escola de Sidney.This dissertation aims to present the implementation of a proposal for teaching reading and writing, based on the premises of Halliday's Systemic-functional linguistics (HALLIDAY, 2014, 2008, 1978) and Genres Theory proposed by the Sydney School (MARTIN; ROSE, 2008, 2012). The implementation aims to investigate how the Genres Pedagogy, based on the Learning and Teaching Cycle, can support in the processes of literacy in the classroom. The search is to understand the Learning and Teaching Cycle functioning for the reading and writing of journalistic news development, to discuss what difficulties or facilities the subjects presented and to analyze the texts produced by the learners. The Usina do Texto, a project offered to the students of the sixth year of elementary school in Porto Alegre municipal school system, was the environment in which the methodology precribed in the Learning and Teaching Cycle and in the interaction cycles was implemented. The project is based on the presuppositions of Genres Pedagogy of Sydney School and was constituted as the context of the present research. Based on a qualitative-interpretive research, the aim was to understand the functioning of the Learning and Teaching Cycle in the development of reading and writing of news. The analyzes of the texts produced by the students assisted in the proposed analysis and is established from the notion of the Context of Culture, genre, and the Context of Situation, register. Thus, as a result of the observations and of the textual analyzes, it is perceived that the learners mobilize the contextual and semantic available resources, addressed throughout the sta0ges of the Learning and Teaching Cycle. It is believed that this research can contribute to the theoretical discussions about genre under the bias of Sydney School.application/pdfporAprendizagemNotíciaGêneroPedagogiaGenreNewsLearning and teaching cycleSystemic-Functional linguisticsReadingWritingUnindo as pontas da teoria e da prática : contribuições da pedagogia de gêneros sob o viés da linguística sistêmico-funcional na leitura e na escrita de notícias jornalísticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056836.pdf001056836.pdfTexto completoapplication/pdf2777400http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172388/1/001056836.pdf2aa1df7fa6c9c93a8837b2af447e4fbeMD51TEXT001056836.pdf.txt001056836.pdf.txtExtracted Texttext/plain280200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172388/2/001056836.pdf.txtd2b551408af913effd997fc8170c4e64MD52THUMBNAIL001056836.pdf.jpg001056836.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172388/3/001056836.pdf.jpg8ba4de1ddeb64ab934cddf83a5caf719MD5310183/1723882018-10-25 10:00:54.21oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172388Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T13:00:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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