Gestão pedagógica de competições esportivas infantojuvenis : proposição de uma bateria de testes de medida de conteúdos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Gabriel Henrique Treter
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174731
Resumo: A presente tese de doutorado trata da proposição de uma bateria de testes de medida de conteúdos pedagógicos (CP) no contexto de competições esportivas infantojuvenis. Foram considerados os CP do esporte mais citados pela literatura especializada: o desenvolvimento das habilidades motoras (HM), estratégico-tático (ET), socioeducativo (SE), de autonomia (Au), afetivo-social (AS) e democratização (De). A avaliação do quanto as competições esportivas contribuem para o desenvolvimento destes CP passa pela proposta de um novo instrumento de medida. Deste modo, esta tese teve como objetivo demonstrar as primeiras evidências de validade de uma bateria de testes de medida do favorecimento ao desenvolvimento de CP no esporte infantojuvenil, a qual é composta por seis escalas independentes, relativas a cada um dos CP: HM, ET, SE, Au, AS, De. Para tanto, no primeiro artigo, foi realizado uma revisão integrativa sobre estudos que apresentaram evidências de validade de instrumentos relacionados aos CP selecionados. Foi identificada a inexistência de modelos multidimensionais que avaliassem CP ou que tivessem a competição como elemento central da análise. No segundo artigo, foi elaborada a primeira versão da Bateria de Testes Gonçalves- Balbinotti de Favorecimento ao Desenvolvimento de Conteúdos Pedagógicos (BTGB-CP) e foram realizados cálculos de validade de conteúdo dos itens e da escala total para as dimensões Clareza de Linguagem (CL) e Pertinência Prática (PP), bem como medida a Dimensionalidade Teórica (DT) de cada item segundo a opinião de juízes-avaliadores bateria ficou reduzida a 59 itens com índices de validade de conteúdo (CVCCL = 0,942; CVCPP = 0,953) e concordância entre juízes (KDT = 0,822) satisfatórios. No terceiro artigo, foram estimadas as estruturas internas, testadas a estabilidade das estruturas internas e, por fim a fidedignidade de cada uma das seis escalas. Para tanto, foram executadas Modelagens de Equação Estrutural Exploratórias (ESEM) utilizando matrizes de correlação policóricas e foram computadas as consistências internas segundo os cálculos Alpha padronizado. Os resultados se mostraram satisfatórios conforme a estabilidade de suas respectivas estruturas e consistências internas. Por fim, no quarto artigo, foi proposto um novo modelo teórico-explicativo multidimensional, o qual foi testado a partir dos dados disponíveis. As correlações entre construtos demonstram a pertinência do modelo, a qual é suportada pelos índices de medida da estabilidade da estrutura do modelo segundo os dados disponíveis. Esta tese contribui, primeiramente, por demonstrar evidências de validade de seis escalas inéditas, as quais preenchem lacunas na avaliação de conteúdos pedagógicos. Ainda, contribui no ponto de vista teórico ao apresentar um detalhado modelo teórico-explicativo do construto geral relativo ao favorecimento ao desenvolvimento de CP no contexto esportivo infantojuvenil.
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Para tanto, no primeiro artigo, foi realizado uma revisão integrativa sobre estudos que apresentaram evidências de validade de instrumentos relacionados aos CP selecionados. Foi identificada a inexistência de modelos multidimensionais que avaliassem CP ou que tivessem a competição como elemento central da análise. No segundo artigo, foi elaborada a primeira versão da Bateria de Testes Gonçalves- Balbinotti de Favorecimento ao Desenvolvimento de Conteúdos Pedagógicos (BTGB-CP) e foram realizados cálculos de validade de conteúdo dos itens e da escala total para as dimensões Clareza de Linguagem (CL) e Pertinência Prática (PP), bem como medida a Dimensionalidade Teórica (DT) de cada item segundo a opinião de juízes-avaliadores bateria ficou reduzida a 59 itens com índices de validade de conteúdo (CVCCL = 0,942; CVCPP = 0,953) e concordância entre juízes (KDT = 0,822) satisfatórios. No terceiro artigo, foram estimadas as estruturas internas, testadas a estabilidade das estruturas internas e, por fim a fidedignidade de cada uma das seis escalas. Para tanto, foram executadas Modelagens de Equação Estrutural Exploratórias (ESEM) utilizando matrizes de correlação policóricas e foram computadas as consistências internas segundo os cálculos Alpha padronizado. Os resultados se mostraram satisfatórios conforme a estabilidade de suas respectivas estruturas e consistências internas. Por fim, no quarto artigo, foi proposto um novo modelo teórico-explicativo multidimensional, o qual foi testado a partir dos dados disponíveis. As correlações entre construtos demonstram a pertinência do modelo, a qual é suportada pelos índices de medida da estabilidade da estrutura do modelo segundo os dados disponíveis. Esta tese contribui, primeiramente, por demonstrar evidências de validade de seis escalas inéditas, as quais preenchem lacunas na avaliação de conteúdos pedagógicos. Ainda, contribui no ponto de vista teórico ao apresentar um detalhado modelo teórico-explicativo do construto geral relativo ao favorecimento ao desenvolvimento de CP no contexto esportivo infantojuvenil.The present doctoral thesis deals with the proposition of a battery of measurement tests of pedagogical contents (PCs) in the context of youth sporting competitions. There were only considered the most evoked PCs of sports in the specialized literature: motor skills (MS), strategic/tactical (ST), socio-educative (SE), autonomy (Au), affective-social (AS) developments and democratization (De). The evaluation whether sporting competitions contribute to the development of these PCs comes after the proposition of a new measurement instrument. Thus, this thesis aimed to demonstrate the first evidences of validity of a battery of measurement tests of PCs’ development favoring in youth sports, which is composed by six independent scales, one for each PC: MS, ST , SE, Au, AS, De. Therefore, in the first article, an integrative review regarding studies, which presented evidences of validity of instruments related to the PCs, was carried out. It was identified a lack of multidimensional models which could evaluate PCs or that had sporting competitions as a central element of the analysis. In the second article, the first version of the Gonçalves-Balbinotti Battery of Tests of Pedagogical Contents’ Development Favoring (BTGB-CP) was elaborated and there were held the content validity calculations for each item and for the whole scale according to Language Clarity (LC), Practical Pertinence (PP) as well as Theoretical Dimensionality (TD) dimensions according to judges’ opinions. The battery was reduced to 59 items with satisfactory content validity (CVCLC = 0,942; CVCPP = 0,953) and judges agreement (KDT = 0,822) indices. In the third article, there were estimated the internal structures, tested the internal structures’ stability and the reliability of each one of the six scales Therefore, Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM) using polychoric correlations were held and computed the internal consistency according to standardized Alpha. Results were satisfactory according to their respective internal structures and consistencies, indicating the relevance of the scales use. Lastly, in the fourth article, it was proposed a new theoretical-explanatory multidimensional model, which was tested based on the available data. Correlations between constructs demonstrate the model relevance, which is supported by the indices related to the model structure stability obtained with the available data. This thesis contributes, first, by demonstrating validity evidences of six new scales, which fill blanks regarding the evaluation of PCs. Furthermore, contributes from the theoretical point of view by presenting a detailed theoretical-explanatory model of the general construct related to PCs’ development favoring in the context of youth sports.application/pdfporPedagogiaEsportesCompetições esportivasValidaçãoPedagogySportCompetitionValidityGestão pedagógica de competições esportivas infantojuvenis : proposição de uma bateria de testes de medida de conteúdos pedagógicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2018.doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064267.pdf001064267.pdfTexto completoapplication/pdf3390489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174731/1/001064267.pdfcdc45ca951da842f23059e77fbeb9d7cMD51TEXT001064267.pdf.txt001064267.pdf.txtExtracted Texttext/plain486535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174731/2/001064267.pdf.txte1c537392877be8dd439bbbba67abba5MD52THUMBNAIL001064267.pdf.jpg001064267.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174731/3/001064267.pdf.jpgc85065df8d500f397cef0037a1474e5aMD5310183/1747312022-07-23 05:03:05.766486oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174731Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-23T08:03:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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