O devir-infantil do pós-currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rosiara Pereira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10641
Resumo: Esta dissertação é produzida a partir da perspectiva da Filosofia da diferença em suas intersecções com a educação. Ela busca responder à pergunta: O que pode o devir-infantil do pós-currículo?, apropriando-se do conceito de pós-currículo, invenção de Corazza, e buscando atualizá-lo e reinventá-lo. Explicita o sentido de devir-infantil, afirmando que ele não se refere ao sujeito criança, e tampouco a outro sujeito qualquer, pois um devir se constitui por movimento e transformação, não se fixando em nenhuma forma de identidade. Atribui ao devir-infantil do pós-currículo um caráter minoritário, devido à sua constituição por fluxos moleculares e linhas de fuga, e ao polilingüismo que o atravessa. Afirma, ainda, o nomadismo do devir-infantil, atribuindo-lhe a invenção de uma máquina de guerra constituída pelo riso. Reunindo estes conceitos, apresenta um pós-currículo movido pelo devir-infantil que problematiza e desestabiliza o pensamento e as práticas escolares.
id URGS_a57de91788721dad293a3c4f05d6d9c2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10641
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Costa, Rosiara PereiraCorazza, Sandra Mara2007-09-11T05:09:52Z2007http://hdl.handle.net/10183/10641000596972Esta dissertação é produzida a partir da perspectiva da Filosofia da diferença em suas intersecções com a educação. Ela busca responder à pergunta: O que pode o devir-infantil do pós-currículo?, apropriando-se do conceito de pós-currículo, invenção de Corazza, e buscando atualizá-lo e reinventá-lo. Explicita o sentido de devir-infantil, afirmando que ele não se refere ao sujeito criança, e tampouco a outro sujeito qualquer, pois um devir se constitui por movimento e transformação, não se fixando em nenhuma forma de identidade. Atribui ao devir-infantil do pós-currículo um caráter minoritário, devido à sua constituição por fluxos moleculares e linhas de fuga, e ao polilingüismo que o atravessa. Afirma, ainda, o nomadismo do devir-infantil, atribuindo-lhe a invenção de uma máquina de guerra constituída pelo riso. Reunindo estes conceitos, apresenta um pós-currículo movido pelo devir-infantil que problematiza e desestabiliza o pensamento e as práticas escolares.This paper is produced from the difference’s philosophy’s perspective and it’s intersections with education. It aims to answer the question: What can the post-curriculum child-becoming do?, taking property of the meaning of post-curriculum, invented by Corazza, and trying to update and reivent it. It explains that the meaning of child-becoming is not referred to the child individual, neither any other individual, because a becoming is made of movement and transformation, it doesn’t fit in any kind of identity forms. It attributes to the post-curriculum child-becoming a minority character due to its molecular flows and escape lines constitution and to the multilinguism that crosses it. It also affirms the child-becoming’s nomadism, attributing to it the invention of a war machine made by laughter. Putting these concepts together, a post-curriculum moved by child-becoming is presented, which problemizes and destabilizes the thinking and school practices.application/pdfporFilosofia da diferençaCurrículoTeoriaFilosofia da educaçãoDifference PhilosophyChild-becomingMinorityNomadismPost-curriculumO devir-infantil do pós-currículoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000596972.pdf000596972.pdfTexto completoapplication/pdf435724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10641/1/000596972.pdf58702d57c4a15355c781871688c0a6c4MD51TEXT000596972.pdf.txt000596972.pdf.txtExtracted Texttext/plain142183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10641/2/000596972.pdf.txt3895dfc7e0c3b7bd793e82fa1345d6aeMD52THUMBNAIL000596972.pdf.jpg000596972.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1274http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10641/3/000596972.pdf.jpgf7c54873bc3d7cc489694205f8fd8ed0MD5310183/106412018-10-16 08:41:42.055oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10641Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:41:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O devir-infantil do pós-currículo
title O devir-infantil do pós-currículo
spellingShingle O devir-infantil do pós-currículo
Costa, Rosiara Pereira
Filosofia da diferença
Currículo
Teoria
Filosofia da educação
Difference Philosophy
Child-becoming
Minority
Nomadism
Post-curriculum
title_short O devir-infantil do pós-currículo
title_full O devir-infantil do pós-currículo
title_fullStr O devir-infantil do pós-currículo
title_full_unstemmed O devir-infantil do pós-currículo
title_sort O devir-infantil do pós-currículo
author Costa, Rosiara Pereira
author_facet Costa, Rosiara Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rosiara Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corazza, Sandra Mara
contributor_str_mv Corazza, Sandra Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da diferença
Currículo
Teoria
Filosofia da educação
topic Filosofia da diferença
Currículo
Teoria
Filosofia da educação
Difference Philosophy
Child-becoming
Minority
Nomadism
Post-curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Difference Philosophy
Child-becoming
Minority
Nomadism
Post-curriculum
description Esta dissertação é produzida a partir da perspectiva da Filosofia da diferença em suas intersecções com a educação. Ela busca responder à pergunta: O que pode o devir-infantil do pós-currículo?, apropriando-se do conceito de pós-currículo, invenção de Corazza, e buscando atualizá-lo e reinventá-lo. Explicita o sentido de devir-infantil, afirmando que ele não se refere ao sujeito criança, e tampouco a outro sujeito qualquer, pois um devir se constitui por movimento e transformação, não se fixando em nenhuma forma de identidade. Atribui ao devir-infantil do pós-currículo um caráter minoritário, devido à sua constituição por fluxos moleculares e linhas de fuga, e ao polilingüismo que o atravessa. Afirma, ainda, o nomadismo do devir-infantil, atribuindo-lhe a invenção de uma máquina de guerra constituída pelo riso. Reunindo estes conceitos, apresenta um pós-currículo movido pelo devir-infantil que problematiza e desestabiliza o pensamento e as práticas escolares.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-09-11T05:09:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10641
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000596972
url http://hdl.handle.net/10183/10641
identifier_str_mv 000596972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10641/1/000596972.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10641/2/000596972.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10641/3/000596972.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 58702d57c4a15355c781871688c0a6c4
3895dfc7e0c3b7bd793e82fa1345d6ae
f7c54873bc3d7cc489694205f8fd8ed0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085098929782784