Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Ana Maria e Souza
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242583
Resumo: Nesta dissertaçfio nos propusemos a estudar a relação teoria-prática-participação, a partir da reformulação dos currículos dos Cursos de Agronomia e de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Primeiramente contextualizamos a elaboração dos novos projetos curriculares dos cursos em questão, descrevendo a metodologia utilizada, seus pressupostos teóricos e o processo de como se desenvolveu esta elaboração até o início de sua implantação. As questões de pesquisa motivaram a busca de uma nova abordagem teórica da relação teoria-prática-participação, em que o espírito crítico, a independência na tomada de decisões e a integração de conhecimentos adquiridos sao tomados como instrumentos da redefinição do conteúdo social dos currículos e das suas relações com a sociedade. Consta também do trabalho uma descrição dos procedimentos estatísticos utilizados e de entrevistas realizadas, que possibilitaram a contextualização geral da população pesquisada e o conhecimento dos conteúdos de discurso e posicionamentos. Tomamos como ponto de referência, para desenvolvermos a relação teoria-prática-participação, o estágio curricular, como expressão da desarticulação entre ensino teórico-ensino prático-participação e da reprodução da desarticulação do ensino (teoria) com a prática da mudança (participação no contexto) e como possibilidade para a mudança, via estratégias alternativas de ação.
id URGS_a6a4e4481de9f2179f4b22f77b0c4c02
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242583
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Braga, Ana Maria e SouzaSilva Triviños, Augusto Nibaldo2022-07-15T04:48:42Z1987http://hdl.handle.net/10183/242583000151538Nesta dissertaçfio nos propusemos a estudar a relação teoria-prática-participação, a partir da reformulação dos currículos dos Cursos de Agronomia e de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Primeiramente contextualizamos a elaboração dos novos projetos curriculares dos cursos em questão, descrevendo a metodologia utilizada, seus pressupostos teóricos e o processo de como se desenvolveu esta elaboração até o início de sua implantação. As questões de pesquisa motivaram a busca de uma nova abordagem teórica da relação teoria-prática-participação, em que o espírito crítico, a independência na tomada de decisões e a integração de conhecimentos adquiridos sao tomados como instrumentos da redefinição do conteúdo social dos currículos e das suas relações com a sociedade. Consta também do trabalho uma descrição dos procedimentos estatísticos utilizados e de entrevistas realizadas, que possibilitaram a contextualização geral da população pesquisada e o conhecimento dos conteúdos de discurso e posicionamentos. Tomamos como ponto de referência, para desenvolvermos a relação teoria-prática-participação, o estágio curricular, como expressão da desarticulação entre ensino teórico-ensino prático-participação e da reprodução da desarticulação do ensino (teoria) com a prática da mudança (participação no contexto) e como possibilidade para a mudança, via estratégias alternativas de ação.This study aims at investigating the theory-practice-participation relationship in the rearrangement of curricula for Agriculture and Veterinary Medicine courses at Federal University of Rio Grande do Sul. Firstly the new projects of rearranging curricula are defined in their context, with the description of the methodology followed their theoretical foundation, the process developed in conceiving them and the first steps in application. Then, research issues have led to a new theoretical approach of the theory-practice-participation relationship which has been based upon critical perspective, autonomy in the process of decision making and integration of knowledge. These features are taken as the cornerstones for redefining the social content of the curricula and their links with Society as a whole. Methodology included statistical procedures and interviews which provided information about the target population in respect to discourse content and points of view. The theory-practice-participation relashionship has been focused on from the perspective of the last phase of the courses. This period has been taken as: disconnection element between theoretical teaching - practical teaching - participation; manifestation of the reproduction of disjointed teaching (theory) and practice in changing (participation in the social context); feasibility of changing, via alternative action strategies.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulCurso de AgronomiaCurso de Medicina VeterináriaCurrículoGraduaçãoCurrículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1987mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000151538.pdf.txt000151538.pdf.txtExtracted Texttext/plain241062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242583/2/000151538.pdf.txt0e5a6b1144e2caef9e6fff7ea01757f1MD52ORIGINAL000151538.pdfTexto completoapplication/pdf6984608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242583/1/000151538.pdf69a2638fcc5c43d083141338eda021fcMD5110183/2425832022-08-07 04:37:48.161007oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242583Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-07T07:37:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Braga, Ana Maria e Souza
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de Agronomia
Curso de Medicina Veterinária
Currículo
Graduação
title_short Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Braga, Ana Maria e Souza
author_facet Braga, Ana Maria e Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Ana Maria e Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva Triviños, Augusto Nibaldo
contributor_str_mv Silva Triviños, Augusto Nibaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de Agronomia
Curso de Medicina Veterinária
Currículo
Graduação
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de Agronomia
Curso de Medicina Veterinária
Currículo
Graduação
description Nesta dissertaçfio nos propusemos a estudar a relação teoria-prática-participação, a partir da reformulação dos currículos dos Cursos de Agronomia e de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Primeiramente contextualizamos a elaboração dos novos projetos curriculares dos cursos em questão, descrevendo a metodologia utilizada, seus pressupostos teóricos e o processo de como se desenvolveu esta elaboração até o início de sua implantação. As questões de pesquisa motivaram a busca de uma nova abordagem teórica da relação teoria-prática-participação, em que o espírito crítico, a independência na tomada de decisões e a integração de conhecimentos adquiridos sao tomados como instrumentos da redefinição do conteúdo social dos currículos e das suas relações com a sociedade. Consta também do trabalho uma descrição dos procedimentos estatísticos utilizados e de entrevistas realizadas, que possibilitaram a contextualização geral da população pesquisada e o conhecimento dos conteúdos de discurso e posicionamentos. Tomamos como ponto de referência, para desenvolvermos a relação teoria-prática-participação, o estágio curricular, como expressão da desarticulação entre ensino teórico-ensino prático-participação e da reprodução da desarticulação do ensino (teoria) com a prática da mudança (participação no contexto) e como possibilidade para a mudança, via estratégias alternativas de ação.
publishDate 1987
dc.date.issued.fl_str_mv 1987
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-15T04:48:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242583
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000151538
url http://hdl.handle.net/10183/242583
identifier_str_mv 000151538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242583/2/000151538.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242583/1/000151538.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e5a6b1144e2caef9e6fff7ea01757f1
69a2638fcc5c43d083141338eda021fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085589108654080