Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1987 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242583 |
Resumo: | Nesta dissertaçfio nos propusemos a estudar a relação teoria-prática-participação, a partir da reformulação dos currículos dos Cursos de Agronomia e de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Primeiramente contextualizamos a elaboração dos novos projetos curriculares dos cursos em questão, descrevendo a metodologia utilizada, seus pressupostos teóricos e o processo de como se desenvolveu esta elaboração até o início de sua implantação. As questões de pesquisa motivaram a busca de uma nova abordagem teórica da relação teoria-prática-participação, em que o espírito crítico, a independência na tomada de decisões e a integração de conhecimentos adquiridos sao tomados como instrumentos da redefinição do conteúdo social dos currículos e das suas relações com a sociedade. Consta também do trabalho uma descrição dos procedimentos estatísticos utilizados e de entrevistas realizadas, que possibilitaram a contextualização geral da população pesquisada e o conhecimento dos conteúdos de discurso e posicionamentos. Tomamos como ponto de referência, para desenvolvermos a relação teoria-prática-participação, o estágio curricular, como expressão da desarticulação entre ensino teórico-ensino prático-participação e da reprodução da desarticulação do ensino (teoria) com a prática da mudança (participação no contexto) e como possibilidade para a mudança, via estratégias alternativas de ação. |
id |
URGS_a6a4e4481de9f2179f4b22f77b0c4c02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242583 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Braga, Ana Maria e SouzaSilva Triviños, Augusto Nibaldo2022-07-15T04:48:42Z1987http://hdl.handle.net/10183/242583000151538Nesta dissertaçfio nos propusemos a estudar a relação teoria-prática-participação, a partir da reformulação dos currículos dos Cursos de Agronomia e de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Primeiramente contextualizamos a elaboração dos novos projetos curriculares dos cursos em questão, descrevendo a metodologia utilizada, seus pressupostos teóricos e o processo de como se desenvolveu esta elaboração até o início de sua implantação. As questões de pesquisa motivaram a busca de uma nova abordagem teórica da relação teoria-prática-participação, em que o espírito crítico, a independência na tomada de decisões e a integração de conhecimentos adquiridos sao tomados como instrumentos da redefinição do conteúdo social dos currículos e das suas relações com a sociedade. Consta também do trabalho uma descrição dos procedimentos estatísticos utilizados e de entrevistas realizadas, que possibilitaram a contextualização geral da população pesquisada e o conhecimento dos conteúdos de discurso e posicionamentos. Tomamos como ponto de referência, para desenvolvermos a relação teoria-prática-participação, o estágio curricular, como expressão da desarticulação entre ensino teórico-ensino prático-participação e da reprodução da desarticulação do ensino (teoria) com a prática da mudança (participação no contexto) e como possibilidade para a mudança, via estratégias alternativas de ação.This study aims at investigating the theory-practice-participation relationship in the rearrangement of curricula for Agriculture and Veterinary Medicine courses at Federal University of Rio Grande do Sul. Firstly the new projects of rearranging curricula are defined in their context, with the description of the methodology followed their theoretical foundation, the process developed in conceiving them and the first steps in application. Then, research issues have led to a new theoretical approach of the theory-practice-participation relationship which has been based upon critical perspective, autonomy in the process of decision making and integration of knowledge. These features are taken as the cornerstones for redefining the social content of the curricula and their links with Society as a whole. Methodology included statistical procedures and interviews which provided information about the target population in respect to discourse content and points of view. The theory-practice-participation relashionship has been focused on from the perspective of the last phase of the courses. This period has been taken as: disconnection element between theoretical teaching - practical teaching - participation; manifestation of the reproduction of disjointed teaching (theory) and practice in changing (participation in the social context); feasibility of changing, via alternative action strategies.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulCurso de AgronomiaCurso de Medicina VeterináriaCurrículoGraduaçãoCurrículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1987mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000151538.pdf.txt000151538.pdf.txtExtracted Texttext/plain241062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242583/2/000151538.pdf.txt0e5a6b1144e2caef9e6fff7ea01757f1MD52ORIGINAL000151538.pdfTexto completoapplication/pdf6984608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242583/1/000151538.pdf69a2638fcc5c43d083141338eda021fcMD5110183/2425832022-08-07 04:37:48.161007oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242583Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-07T07:37:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title |
Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Braga, Ana Maria e Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul Curso de Agronomia Curso de Medicina Veterinária Currículo Graduação |
title_short |
Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full |
Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Currículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author |
Braga, Ana Maria e Souza |
author_facet |
Braga, Ana Maria e Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Ana Maria e Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva Triviños, Augusto Nibaldo |
contributor_str_mv |
Silva Triviños, Augusto Nibaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Curso de Agronomia Curso de Medicina Veterinária Currículo Graduação |
topic |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Curso de Agronomia Curso de Medicina Veterinária Currículo Graduação |
description |
Nesta dissertaçfio nos propusemos a estudar a relação teoria-prática-participação, a partir da reformulação dos currículos dos Cursos de Agronomia e de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Primeiramente contextualizamos a elaboração dos novos projetos curriculares dos cursos em questão, descrevendo a metodologia utilizada, seus pressupostos teóricos e o processo de como se desenvolveu esta elaboração até o início de sua implantação. As questões de pesquisa motivaram a busca de uma nova abordagem teórica da relação teoria-prática-participação, em que o espírito crítico, a independência na tomada de decisões e a integração de conhecimentos adquiridos sao tomados como instrumentos da redefinição do conteúdo social dos currículos e das suas relações com a sociedade. Consta também do trabalho uma descrição dos procedimentos estatísticos utilizados e de entrevistas realizadas, que possibilitaram a contextualização geral da população pesquisada e o conhecimento dos conteúdos de discurso e posicionamentos. Tomamos como ponto de referência, para desenvolvermos a relação teoria-prática-participação, o estágio curricular, como expressão da desarticulação entre ensino teórico-ensino prático-participação e da reprodução da desarticulação do ensino (teoria) com a prática da mudança (participação no contexto) e como possibilidade para a mudança, via estratégias alternativas de ação. |
publishDate |
1987 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1987 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-15T04:48:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/242583 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000151538 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/242583 |
identifier_str_mv |
000151538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242583/2/000151538.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242583/1/000151538.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e5a6b1144e2caef9e6fff7ea01757f1 69a2638fcc5c43d083141338eda021fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085589108654080 |