O feedback como recurso do treinador : um estudo em categorias de base de futsal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlet, Rodrigo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222977
Resumo: O feedback caracteriza-se pelas informações, que o indivíduo recebe após ter realizado uma determinada ação ou tarefa, sejam oriundas de fontes internas (intrínseco) ou externas (extrínseco); apresentando como objetivo a correção, o encorajamento ou motivação, assim como as informações de resultados e performances. Muitas são as maneiras de expressão do feedback extrínseco utilizadas por treinadores de futsal ao abordar alguma ação para com seus atletas. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a aplicação do feedback declarada pelos treinadores nas categorias de base de um clube de futsal. Esta pesquisa de corte transversal, qualitativa e descritiva, entrevistou os seis treinadores de categorias de base de uma instituição, a qual é uma das referências mundiais no futsal. Para tanto, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, em que todos os preceitos éticos foram respeitados. Os resultados indicam que os treinadores de futsal de categorias de base dão extrema importância para a aplicação do feedback, visando o melhor desenvolvimento na formação do atleta. A utilização do feedback positivo é relatada como fundamental ao transmitir orientações, apresentando maior proporção em categorias mais novas. Além disso, as diferenças de características desse feedback ficaram evidentes nos depoimentos quando se comparam as faixas etárias, ocorrendo uma evolução durante o processo formativo, sendo uma orientação voltada mais para o rendimento a partir dos treze anos de idade. Os entrevistados ainda afirmam ser ideal fornecer as orientações nos treinamentos, realizando nos jogos, pequenos ajustes. Esses achados contribuirão para o entendimento das relações entre treinadores e atletas e auxiliar demais profissionais envolvidos, principalmente no ambiente de categorias de base de futsal e outras modalidades, além de pesquisadores da pedagogia e psicologia esportiva sobre os efeitos do feedback e sua aplicação.
id URGS_a6b960c9a3de9e9c4fc0fffe95b56444
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222977
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Carlet, RodrigoVoser, Rogerio da Cunha2021-06-29T04:20:55Z2020http://hdl.handle.net/10183/222977001125994O feedback caracteriza-se pelas informações, que o indivíduo recebe após ter realizado uma determinada ação ou tarefa, sejam oriundas de fontes internas (intrínseco) ou externas (extrínseco); apresentando como objetivo a correção, o encorajamento ou motivação, assim como as informações de resultados e performances. Muitas são as maneiras de expressão do feedback extrínseco utilizadas por treinadores de futsal ao abordar alguma ação para com seus atletas. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a aplicação do feedback declarada pelos treinadores nas categorias de base de um clube de futsal. Esta pesquisa de corte transversal, qualitativa e descritiva, entrevistou os seis treinadores de categorias de base de uma instituição, a qual é uma das referências mundiais no futsal. Para tanto, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, em que todos os preceitos éticos foram respeitados. Os resultados indicam que os treinadores de futsal de categorias de base dão extrema importância para a aplicação do feedback, visando o melhor desenvolvimento na formação do atleta. A utilização do feedback positivo é relatada como fundamental ao transmitir orientações, apresentando maior proporção em categorias mais novas. Além disso, as diferenças de características desse feedback ficaram evidentes nos depoimentos quando se comparam as faixas etárias, ocorrendo uma evolução durante o processo formativo, sendo uma orientação voltada mais para o rendimento a partir dos treze anos de idade. Os entrevistados ainda afirmam ser ideal fornecer as orientações nos treinamentos, realizando nos jogos, pequenos ajustes. Esses achados contribuirão para o entendimento das relações entre treinadores e atletas e auxiliar demais profissionais envolvidos, principalmente no ambiente de categorias de base de futsal e outras modalidades, além de pesquisadores da pedagogia e psicologia esportiva sobre os efeitos do feedback e sua aplicação.Feedback is characterized by the information that the individual receives after having performed a certain action or task, whether from internal (intrinsic) or external (extrinsic) sources; presenting the objective of correction, encouragement or motivation, as well as information on results and performances. There are many ways of expressing extrinsic feedback used by futsal coaches when addressing some action towards their athletes. The general objective of this work was to analyze the application of the feedback declared by the coaches in the basic categories of a futsal club. This cross-sectional, qualitative and descriptive research, interviewed the six coaches of the base categories of an institution, which is one of the world references in futsal. To this end, a semi-structured interview was applied, in which all ethical principles were respected. The results indicate that the futsal coaches of basic categories give extreme importance to the application of the feedback, aiming at the best development in the formation of the athlete. The use of positive feedback is reported as fundamental when transmitting guidelines, presenting a higher proportion in newer categories. In addition, the differences in the characteristics of this feedback were evident in the statements when comparing the age groups, with an evolution during the training process, with an orientation geared more towards income from the age of thirteen. The interviewees also affirm that it is ideal to provide guidance in training, making small adjustments in games. These findings will contribute to the understanding of the relationships between coaches and athletes and assist other professionals involved, especially in the environment of grassroots futsal categories and other modalities, in addition to researchers in pedagogy and sports psychology on the effects of feedback and its application.application/pdfporFutsalTreinadoresPsicologia do esporteFeedbackBase categoriesO feedback como recurso do treinador : um estudo em categorias de base de futsalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125994.pdf.txt001125994.pdf.txtExtracted Texttext/plain218822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222977/2/001125994.pdf.txt6b8550fd1ddc6c6c0f637107f044d5f1MD52ORIGINAL001125994.pdfTexto completoapplication/pdf1274419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222977/1/001125994.pdfe9afe081887d9cb04af929ba1a9977aaMD5110183/2229772021-08-18 04:44:49.297358oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:44:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O feedback como recurso do treinador : um estudo em categorias de base de futsal
title O feedback como recurso do treinador : um estudo em categorias de base de futsal
spellingShingle O feedback como recurso do treinador : um estudo em categorias de base de futsal
Carlet, Rodrigo
Futsal
Treinadores
Psicologia do esporte
Feedback
Base categories
title_short O feedback como recurso do treinador : um estudo em categorias de base de futsal
title_full O feedback como recurso do treinador : um estudo em categorias de base de futsal
title_fullStr O feedback como recurso do treinador : um estudo em categorias de base de futsal
title_full_unstemmed O feedback como recurso do treinador : um estudo em categorias de base de futsal
title_sort O feedback como recurso do treinador : um estudo em categorias de base de futsal
author Carlet, Rodrigo
author_facet Carlet, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlet, Rodrigo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Voser, Rogerio da Cunha
contributor_str_mv Voser, Rogerio da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Futsal
Treinadores
Psicologia do esporte
Feedback
topic Futsal
Treinadores
Psicologia do esporte
Feedback
Base categories
dc.subject.eng.fl_str_mv Base categories
description O feedback caracteriza-se pelas informações, que o indivíduo recebe após ter realizado uma determinada ação ou tarefa, sejam oriundas de fontes internas (intrínseco) ou externas (extrínseco); apresentando como objetivo a correção, o encorajamento ou motivação, assim como as informações de resultados e performances. Muitas são as maneiras de expressão do feedback extrínseco utilizadas por treinadores de futsal ao abordar alguma ação para com seus atletas. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a aplicação do feedback declarada pelos treinadores nas categorias de base de um clube de futsal. Esta pesquisa de corte transversal, qualitativa e descritiva, entrevistou os seis treinadores de categorias de base de uma instituição, a qual é uma das referências mundiais no futsal. Para tanto, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, em que todos os preceitos éticos foram respeitados. Os resultados indicam que os treinadores de futsal de categorias de base dão extrema importância para a aplicação do feedback, visando o melhor desenvolvimento na formação do atleta. A utilização do feedback positivo é relatada como fundamental ao transmitir orientações, apresentando maior proporção em categorias mais novas. Além disso, as diferenças de características desse feedback ficaram evidentes nos depoimentos quando se comparam as faixas etárias, ocorrendo uma evolução durante o processo formativo, sendo uma orientação voltada mais para o rendimento a partir dos treze anos de idade. Os entrevistados ainda afirmam ser ideal fornecer as orientações nos treinamentos, realizando nos jogos, pequenos ajustes. Esses achados contribuirão para o entendimento das relações entre treinadores e atletas e auxiliar demais profissionais envolvidos, principalmente no ambiente de categorias de base de futsal e outras modalidades, além de pesquisadores da pedagogia e psicologia esportiva sobre os efeitos do feedback e sua aplicação.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-29T04:20:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222977
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125994
url http://hdl.handle.net/10183/222977
identifier_str_mv 001125994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222977/2/001125994.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222977/1/001125994.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b8550fd1ddc6c6c0f637107f044d5f1
e9afe081887d9cb04af929ba1a9977aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309181216980992