Do cuidado com o bebê ao cuidado com o educador : enlaces com o corpo e com a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiles, Jamille Mateus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/164788
Resumo: Este trabalho se situa nas fronteiras entre psicanálise e educação. A pesquisa foi construída a partir da experiência de acompanhamento de educadoras e bebês em instituições de educação infantil e do trabalho com psicologia escolar. Nessa experiência, o olhar sobre o cuidado, inicialmente dirigido ao bebê, foi apontando para dois outros cuidados: o cuidado/sustentação ao cuidado que o educador presta ao bebê e, especialmente, o cuidado dirigido ao educador. A Metodologia IRDI constituiu-se como um importante disparador que possibilitou expandir o olhar do desenvolvimento e constituição psíquica dos bebês, no laço com suas educadoras, para um olhar dirigido também ao cuidado daquelas que deles cuidavam. Além da Metodologia IRDI, foi base metodológica a proposta da psicanálise implicada. Nessa experiência, para além do cuidado, duas outras dimensões se destacaram: a do corpo e a da educação. Na interlocução do cuidado ao corpo, refletiu-se sobre o processo constitutivo do bebê na relação com seus pais e educadores. Buscou-se, ainda, refletir sobre os impasses do educador no trabalho com o bebê, trabalho que implica em um encontro direto com o corpo da criança. Já no enlace do cuidado à educação, a partir de um histórico que perpassou por concepções assistencialistas ou pedagógico-tecnicistas sobre a função da educação infantil, apostou-se em uma articulação entre as funções cuidar e educar. Cuidado e educação, nesse sentido, transmitem marcas simbólicas que inserem o sujeito na cultura e na linguagem. Sobre um possível trabalho de sustentação do cuidado que o educador presta ao bebê, surgiu o ajudar o educador a olhar para o bebê em suas particularidades, especialmente em situações de entraves ao desenvolvimento e constituição psíquica de bebês acompanhados. Já como proposta de cuidado com o cuidador-educador, destacaram-se como possibilidades o cuidado como presença implicada-reservada, o cuidado da experiência e o cuidado de si.
id URGS_a6e77d8661431f40ef674b3f8ad49777
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164788
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Wiles, Jamille MateusFerrari, Andrea Gabriela2017-08-03T02:42:19Z2017http://hdl.handle.net/10183/164788001027453Este trabalho se situa nas fronteiras entre psicanálise e educação. A pesquisa foi construída a partir da experiência de acompanhamento de educadoras e bebês em instituições de educação infantil e do trabalho com psicologia escolar. Nessa experiência, o olhar sobre o cuidado, inicialmente dirigido ao bebê, foi apontando para dois outros cuidados: o cuidado/sustentação ao cuidado que o educador presta ao bebê e, especialmente, o cuidado dirigido ao educador. A Metodologia IRDI constituiu-se como um importante disparador que possibilitou expandir o olhar do desenvolvimento e constituição psíquica dos bebês, no laço com suas educadoras, para um olhar dirigido também ao cuidado daquelas que deles cuidavam. Além da Metodologia IRDI, foi base metodológica a proposta da psicanálise implicada. Nessa experiência, para além do cuidado, duas outras dimensões se destacaram: a do corpo e a da educação. Na interlocução do cuidado ao corpo, refletiu-se sobre o processo constitutivo do bebê na relação com seus pais e educadores. Buscou-se, ainda, refletir sobre os impasses do educador no trabalho com o bebê, trabalho que implica em um encontro direto com o corpo da criança. Já no enlace do cuidado à educação, a partir de um histórico que perpassou por concepções assistencialistas ou pedagógico-tecnicistas sobre a função da educação infantil, apostou-se em uma articulação entre as funções cuidar e educar. Cuidado e educação, nesse sentido, transmitem marcas simbólicas que inserem o sujeito na cultura e na linguagem. Sobre um possível trabalho de sustentação do cuidado que o educador presta ao bebê, surgiu o ajudar o educador a olhar para o bebê em suas particularidades, especialmente em situações de entraves ao desenvolvimento e constituição psíquica de bebês acompanhados. Já como proposta de cuidado com o cuidador-educador, destacaram-se como possibilidades o cuidado como presença implicada-reservada, o cuidado da experiência e o cuidado de si.This work is situated on the frontiers between psychoanalysis and education. The research was built from the experience with attendance of educators and infants in early childhood education institutions and from the work with school psychology. In this experience, the gaze on care, initially addressed to the baby, was pointed to two additional cares: the care / support to the care that the educator gives the baby and, especially, the care directed to the educator. The IRDI Methodology was an important trigger that allowed to expand the look directed the development and psychic constitution of the babies, in the tie with their educators, for a look directed also to the e own professionals‟ care. The proposal of implicated psychoanalysis was also basis. In this experience, in addition to care, two other dimensions stood out: the body and the education. In the interlocution of the care to the body, it was reflected in the baby‟s constitutive process in the relation with his parents and educators. It was also sought to reflect on the impasses of the educator in the work with the baby, work that implies a direct encounter with the child‟s body. Already in the educational and care link, with a history that went through assistance or pedagogical-technical conceptions about the function of early childhood education, a focus was placed on an articulation between to care and educate. Care and education, therefore, convey symbolic marks that insert the subject in culture and language. On a possible work of support of the care that the educator provides to the baby, appeared the help the educator to look at the baby in his particularities, especially in situations of obstacles to the development and psychic constitution of accompanied babies. Already as a proposal of care with the caregiver-educator, were highlighted the possibilities the care of the implied-reserved presence, the care of the experience and the care of themselves .application/pdfporBebêEducadores infantisComportamento de cuidado da criançaCareImplicated PsychoanalysisEducatorsEducationBodyDo cuidado com o bebê ao cuidado com o educador : enlaces com o corpo e com a educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001027453.pdf001027453.pdfTexto completoapplication/pdf768608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164788/1/001027453.pdfae533f531a67012b1f9e0be9b2cd67a9MD51TEXT001027453.pdf.txt001027453.pdf.txtExtracted Texttext/plain232794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164788/2/001027453.pdf.txt61deebb6d40c7744abf5cc2acbbe6f21MD52THUMBNAIL001027453.pdf.jpg001027453.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164788/3/001027453.pdf.jpg1970740bdfba74c0e4b0b867424353f0MD5310183/1647882018-10-18 09:15:43.466oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164788Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T12:15:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do cuidado com o bebê ao cuidado com o educador : enlaces com o corpo e com a educação
title Do cuidado com o bebê ao cuidado com o educador : enlaces com o corpo e com a educação
spellingShingle Do cuidado com o bebê ao cuidado com o educador : enlaces com o corpo e com a educação
Wiles, Jamille Mateus
Bebê
Educadores infantis
Comportamento de cuidado da criança
Care
Implicated Psychoanalysis
Educators
Education
Body
title_short Do cuidado com o bebê ao cuidado com o educador : enlaces com o corpo e com a educação
title_full Do cuidado com o bebê ao cuidado com o educador : enlaces com o corpo e com a educação
title_fullStr Do cuidado com o bebê ao cuidado com o educador : enlaces com o corpo e com a educação
title_full_unstemmed Do cuidado com o bebê ao cuidado com o educador : enlaces com o corpo e com a educação
title_sort Do cuidado com o bebê ao cuidado com o educador : enlaces com o corpo e com a educação
author Wiles, Jamille Mateus
author_facet Wiles, Jamille Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wiles, Jamille Mateus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferrari, Andrea Gabriela
contributor_str_mv Ferrari, Andrea Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Bebê
Educadores infantis
Comportamento de cuidado da criança
topic Bebê
Educadores infantis
Comportamento de cuidado da criança
Care
Implicated Psychoanalysis
Educators
Education
Body
dc.subject.eng.fl_str_mv Care
Implicated Psychoanalysis
Educators
Education
Body
description Este trabalho se situa nas fronteiras entre psicanálise e educação. A pesquisa foi construída a partir da experiência de acompanhamento de educadoras e bebês em instituições de educação infantil e do trabalho com psicologia escolar. Nessa experiência, o olhar sobre o cuidado, inicialmente dirigido ao bebê, foi apontando para dois outros cuidados: o cuidado/sustentação ao cuidado que o educador presta ao bebê e, especialmente, o cuidado dirigido ao educador. A Metodologia IRDI constituiu-se como um importante disparador que possibilitou expandir o olhar do desenvolvimento e constituição psíquica dos bebês, no laço com suas educadoras, para um olhar dirigido também ao cuidado daquelas que deles cuidavam. Além da Metodologia IRDI, foi base metodológica a proposta da psicanálise implicada. Nessa experiência, para além do cuidado, duas outras dimensões se destacaram: a do corpo e a da educação. Na interlocução do cuidado ao corpo, refletiu-se sobre o processo constitutivo do bebê na relação com seus pais e educadores. Buscou-se, ainda, refletir sobre os impasses do educador no trabalho com o bebê, trabalho que implica em um encontro direto com o corpo da criança. Já no enlace do cuidado à educação, a partir de um histórico que perpassou por concepções assistencialistas ou pedagógico-tecnicistas sobre a função da educação infantil, apostou-se em uma articulação entre as funções cuidar e educar. Cuidado e educação, nesse sentido, transmitem marcas simbólicas que inserem o sujeito na cultura e na linguagem. Sobre um possível trabalho de sustentação do cuidado que o educador presta ao bebê, surgiu o ajudar o educador a olhar para o bebê em suas particularidades, especialmente em situações de entraves ao desenvolvimento e constituição psíquica de bebês acompanhados. Já como proposta de cuidado com o cuidador-educador, destacaram-se como possibilidades o cuidado como presença implicada-reservada, o cuidado da experiência e o cuidado de si.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-03T02:42:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/164788
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001027453
url http://hdl.handle.net/10183/164788
identifier_str_mv 001027453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164788/1/001027453.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164788/2/001027453.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164788/3/001027453.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ae533f531a67012b1f9e0be9b2cd67a9
61deebb6d40c7744abf5cc2acbbe6f21
1970740bdfba74c0e4b0b867424353f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085415942619136