Ação sindical do movimento docente universitário : 1982/2002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vergara, Alcides José Sanches
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165452
Resumo: Esse trabalho analisa aspectos da ação sindical dos docentes do ensino superior brasileiro no período de 1982 a 2002, após identificar as mudanças gerais nas relações de trabalho em decorrência da reestruturação no mundo do trabalho e na esfera da educação e no trabalho docente. Na seqüência, são reconstituídas as principais iniciativas sindicais dos docentes do ensino superior e analisadas as concepções dos dirigentes sindicais do ANDES -Sindicato Nacional. O contexto das grandes transformações sócio-econômicas teve forte impacto nas organizações sindicais dos trabalhadores e em particular, na categoria docente. A partir dos anos 90, o sindicalismo sofreu com a fragmentação da base militante, com o afastamento de muitos professores e, também, com o acirramento das disputas internas enfraquecendo a representação política. Verificou-se que houve uma divisão em grupos assim distribuídos: a) um núcleo de militantes que mantém uma relação orgânica com o movimento e exerce funções de direção; b) um agrupamento igualmente atuante que busca ampliar a pauta sindical e desenvolver uma ação mais institucional; c) um terceiro grupo, maioria do professorado - que atua apenas nas grandes mobilizações com as greves e, finalmente d) aqueles que não participam mais de nada. Em que pesem as divisões internas do movimento, o sindicato ainda mantém a capacidade de mobilização e de interlocução junto à categoria. O discurso e a vivência das lideranças revelam que apesar da fragmentação e diferenciação da ação militante durante o período, a renovação do movimento sindical tem acontecido. A atividade militante se mantém numa relação de continuidade e compromisso com a luta sindical muito embora não nos mesmos patamares alcançados em períodos anteriores. O grande mérito do movimento docente foi o de ter introduzido no espaço acadêmico as demandas sociais e as questões políticas e sindicais rompendo com a visão elitista e conservadora reprodutora dos interesses das classes dominantes. Esse continua sendo o desafio na atual conjuntura.
id URGS_aa86826300cd6a50f414948fe97e42df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165452
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Vergara, Alcides José SanchesCattani, Antonio David2017-08-17T02:36:55Z2003http://hdl.handle.net/10183/165452000392130Esse trabalho analisa aspectos da ação sindical dos docentes do ensino superior brasileiro no período de 1982 a 2002, após identificar as mudanças gerais nas relações de trabalho em decorrência da reestruturação no mundo do trabalho e na esfera da educação e no trabalho docente. Na seqüência, são reconstituídas as principais iniciativas sindicais dos docentes do ensino superior e analisadas as concepções dos dirigentes sindicais do ANDES -Sindicato Nacional. O contexto das grandes transformações sócio-econômicas teve forte impacto nas organizações sindicais dos trabalhadores e em particular, na categoria docente. A partir dos anos 90, o sindicalismo sofreu com a fragmentação da base militante, com o afastamento de muitos professores e, também, com o acirramento das disputas internas enfraquecendo a representação política. Verificou-se que houve uma divisão em grupos assim distribuídos: a) um núcleo de militantes que mantém uma relação orgânica com o movimento e exerce funções de direção; b) um agrupamento igualmente atuante que busca ampliar a pauta sindical e desenvolver uma ação mais institucional; c) um terceiro grupo, maioria do professorado - que atua apenas nas grandes mobilizações com as greves e, finalmente d) aqueles que não participam mais de nada. Em que pesem as divisões internas do movimento, o sindicato ainda mantém a capacidade de mobilização e de interlocução junto à categoria. O discurso e a vivência das lideranças revelam que apesar da fragmentação e diferenciação da ação militante durante o período, a renovação do movimento sindical tem acontecido. A atividade militante se mantém numa relação de continuidade e compromisso com a luta sindical muito embora não nos mesmos patamares alcançados em períodos anteriores. O grande mérito do movimento docente foi o de ter introduzido no espaço acadêmico as demandas sociais e as questões políticas e sindicais rompendo com a visão elitista e conservadora reprodutora dos interesses das classes dominantes. Esse continua sendo o desafio na atual conjuntura.This work analyses aspects of the labor activites of the brazilian university teachears from 1982 to 2002, beginning with an identification of the general changes on the work relationships that occurred as a consequence of the restructuring of the workworld, education and teachers work. The main labor initiatives o f the universities teachers are then reconstructed, ande the conceptions o f the labor leaders from ANDES - Sindicato Nacional are analized. The context o f the great social and economic changes has had a strong impact on the workers labor organizations, and particularly on the teachers group. Beginning in the nineties, the labor movement was hampered by a fragmentation o f its base o f militants, by the withdraw of many teachers, and also by an intensification of an inner dispute that weakened its political representativeness. It is observed that the teachers have divided into the following groups: a) a nucleus o f militants which keeps an organic relationship with the movement and leads it; b) a group which is as active as the first, but which tries to widem the scope of the labor uniom, and also tries to develop actions that are more institutional in their nature; c) a third group, which comprises most o f the teachers, and wich acts only at great mobilization, such as on strikes; d) and finally, there are those who withdrew from any participation. Despite the inner divisions of the movement, the Union still maintains its capability of mobilizing its members, as it also maintains its power to speak with and for its members. The discourse and experience of the leadership reveals that despite the fragmentation and diferentiation of the militants actions during that period, a renewing o f the labor movement has happened. The militancy maintains itself in a relationship of continuity and commitment with the labor struggle, although it did not reach the same leveis previously attained. The greatest merit o f the university teachers movement was to introduce social demands, and political and labor issues into the academic world, thereby breaking apart from the élitism and the conservative view which reproduces the ruling class interests. This continues to be its challenge in the present context.application/pdfporSindicalismoAção socialProfessores universitáriosAção sindical do movimento docente universitário : 1982/2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000392130.pdf000392130.pdfTexto completoapplication/pdf3483490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165452/1/000392130.pdf58e8de7c6ae2809bcf59f02c20d897a2MD51TEXT000392130.pdf.txt000392130.pdf.txtExtracted Texttext/plain450985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165452/2/000392130.pdf.txt9d550f0f51079420e2b43db85ab95ddeMD52THUMBNAIL000392130.pdf.jpg000392130.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165452/3/000392130.pdf.jpga44c7aef335afc1790761c1008e83110MD5310183/1654522018-10-22 08:32:04.407oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165452Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:32:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ação sindical do movimento docente universitário : 1982/2002
title Ação sindical do movimento docente universitário : 1982/2002
spellingShingle Ação sindical do movimento docente universitário : 1982/2002
Vergara, Alcides José Sanches
Sindicalismo
Ação social
Professores universitários
title_short Ação sindical do movimento docente universitário : 1982/2002
title_full Ação sindical do movimento docente universitário : 1982/2002
title_fullStr Ação sindical do movimento docente universitário : 1982/2002
title_full_unstemmed Ação sindical do movimento docente universitário : 1982/2002
title_sort Ação sindical do movimento docente universitário : 1982/2002
author Vergara, Alcides José Sanches
author_facet Vergara, Alcides José Sanches
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vergara, Alcides José Sanches
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cattani, Antonio David
contributor_str_mv Cattani, Antonio David
dc.subject.por.fl_str_mv Sindicalismo
Ação social
Professores universitários
topic Sindicalismo
Ação social
Professores universitários
description Esse trabalho analisa aspectos da ação sindical dos docentes do ensino superior brasileiro no período de 1982 a 2002, após identificar as mudanças gerais nas relações de trabalho em decorrência da reestruturação no mundo do trabalho e na esfera da educação e no trabalho docente. Na seqüência, são reconstituídas as principais iniciativas sindicais dos docentes do ensino superior e analisadas as concepções dos dirigentes sindicais do ANDES -Sindicato Nacional. O contexto das grandes transformações sócio-econômicas teve forte impacto nas organizações sindicais dos trabalhadores e em particular, na categoria docente. A partir dos anos 90, o sindicalismo sofreu com a fragmentação da base militante, com o afastamento de muitos professores e, também, com o acirramento das disputas internas enfraquecendo a representação política. Verificou-se que houve uma divisão em grupos assim distribuídos: a) um núcleo de militantes que mantém uma relação orgânica com o movimento e exerce funções de direção; b) um agrupamento igualmente atuante que busca ampliar a pauta sindical e desenvolver uma ação mais institucional; c) um terceiro grupo, maioria do professorado - que atua apenas nas grandes mobilizações com as greves e, finalmente d) aqueles que não participam mais de nada. Em que pesem as divisões internas do movimento, o sindicato ainda mantém a capacidade de mobilização e de interlocução junto à categoria. O discurso e a vivência das lideranças revelam que apesar da fragmentação e diferenciação da ação militante durante o período, a renovação do movimento sindical tem acontecido. A atividade militante se mantém numa relação de continuidade e compromisso com a luta sindical muito embora não nos mesmos patamares alcançados em períodos anteriores. O grande mérito do movimento docente foi o de ter introduzido no espaço acadêmico as demandas sociais e as questões políticas e sindicais rompendo com a visão elitista e conservadora reprodutora dos interesses das classes dominantes. Esse continua sendo o desafio na atual conjuntura.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-17T02:36:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165452
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000392130
url http://hdl.handle.net/10183/165452
identifier_str_mv 000392130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165452/1/000392130.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165452/2/000392130.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165452/3/000392130.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 58e8de7c6ae2809bcf59f02c20d897a2
9d550f0f51079420e2b43db85ab95dde
a44c7aef335afc1790761c1008e83110
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085417377071104