A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256126 |
Resumo: | Examina-se aqui a pratica do psicólogo na escola, suas contradições e desafios atuais, bem como as produções que sustenta a nível de saber, dos indivíduos e suas relações. Também procura-se identificar os movimentos instituintes no seu fazer cotidiano, que se revelam provocadores de novas realidades no contexto escolar. Considerou-se aspectos da formação do psicólogo escolar e da sua inserção enquanto profissional em estabelecimentos de ensino. A investigação de natureza qualitativa levou em conta uma determinada realidade da psicologia escolar no estado do Rio Grande do Sul, partindo-se de três procedimentos básicos: - acompanhamento do trabalho de dois psicólogos nas escolas em que atuavam; - entrevista com supervisores acadêmicos de estágios em Psicologia Escolar e com psicólogos escolares; - leitura de relatórios de estágio de alunos provenientes de três universidades. A principal inspiração teórica esteve em torno de referenciais da Anpalise institucional, utilizando-se com maior ênfase as obras de Michel Foucault, Félix Guattari, Suely Rolnik e Osvaldo Saidon, entre outros. As contradições mais evidentes encontradas se situaram em torno das relações saber-fazer, universidade-escola, as quais- apontam para a necessidade de ruptura com um modelo estereotipado de ação, marcado principalmente pelo “não-revezamento” entre teoria e prática. |
id |
URGS_acd595112d0c1b1b1b64069c8db6c5d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256126 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Santos, Nair Iracema Silveira dosEizirik, Marisa Faermann2023-03-22T03:23:57Z1992http://hdl.handle.net/10183/256126000086905Examina-se aqui a pratica do psicólogo na escola, suas contradições e desafios atuais, bem como as produções que sustenta a nível de saber, dos indivíduos e suas relações. Também procura-se identificar os movimentos instituintes no seu fazer cotidiano, que se revelam provocadores de novas realidades no contexto escolar. Considerou-se aspectos da formação do psicólogo escolar e da sua inserção enquanto profissional em estabelecimentos de ensino. A investigação de natureza qualitativa levou em conta uma determinada realidade da psicologia escolar no estado do Rio Grande do Sul, partindo-se de três procedimentos básicos: - acompanhamento do trabalho de dois psicólogos nas escolas em que atuavam; - entrevista com supervisores acadêmicos de estágios em Psicologia Escolar e com psicólogos escolares; - leitura de relatórios de estágio de alunos provenientes de três universidades. A principal inspiração teórica esteve em torno de referenciais da Anpalise institucional, utilizando-se com maior ênfase as obras de Michel Foucault, Félix Guattari, Suely Rolnik e Osvaldo Saidon, entre outros. As contradições mais evidentes encontradas se situaram em torno das relações saber-fazer, universidade-escola, as quais- apontam para a necessidade de ruptura com um modelo estereotipado de ação, marcado principalmente pelo “não-revezamento” entre teoria e prática.application/pdfporPsicologia da educaçãoPsicólogo educacionalA ação do psicólogo na escola : desafios e contradiçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1992mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000086905.pdf.txt000086905.pdf.txtExtracted Texttext/plain140017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256126/2/000086905.pdf.txt32b2b87def2908261b62fe89d0c609beMD52ORIGINAL000086905.pdfTexto completoapplication/pdf6155472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256126/1/000086905.pdf55cd0480856975aea4d5a59ef777d062MD5110183/2561262023-03-23 03:24:03.611238oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-23T06:24:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições |
title |
A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições |
spellingShingle |
A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições Santos, Nair Iracema Silveira dos Psicologia da educação Psicólogo educacional |
title_short |
A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições |
title_full |
A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições |
title_fullStr |
A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições |
title_full_unstemmed |
A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições |
title_sort |
A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições |
author |
Santos, Nair Iracema Silveira dos |
author_facet |
Santos, Nair Iracema Silveira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Nair Iracema Silveira dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eizirik, Marisa Faermann |
contributor_str_mv |
Eizirik, Marisa Faermann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da educação Psicólogo educacional |
topic |
Psicologia da educação Psicólogo educacional |
description |
Examina-se aqui a pratica do psicólogo na escola, suas contradições e desafios atuais, bem como as produções que sustenta a nível de saber, dos indivíduos e suas relações. Também procura-se identificar os movimentos instituintes no seu fazer cotidiano, que se revelam provocadores de novas realidades no contexto escolar. Considerou-se aspectos da formação do psicólogo escolar e da sua inserção enquanto profissional em estabelecimentos de ensino. A investigação de natureza qualitativa levou em conta uma determinada realidade da psicologia escolar no estado do Rio Grande do Sul, partindo-se de três procedimentos básicos: - acompanhamento do trabalho de dois psicólogos nas escolas em que atuavam; - entrevista com supervisores acadêmicos de estágios em Psicologia Escolar e com psicólogos escolares; - leitura de relatórios de estágio de alunos provenientes de três universidades. A principal inspiração teórica esteve em torno de referenciais da Anpalise institucional, utilizando-se com maior ênfase as obras de Michel Foucault, Félix Guattari, Suely Rolnik e Osvaldo Saidon, entre outros. As contradições mais evidentes encontradas se situaram em torno das relações saber-fazer, universidade-escola, as quais- apontam para a necessidade de ruptura com um modelo estereotipado de ação, marcado principalmente pelo “não-revezamento” entre teoria e prática. |
publishDate |
1992 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1992 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-22T03:23:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/256126 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000086905 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/256126 |
identifier_str_mv |
000086905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256126/2/000086905.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256126/1/000086905.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32b2b87def2908261b62fe89d0c609be 55cd0480856975aea4d5a59ef777d062 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085612435275776 |