A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nair Iracema Silveira dos
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256126
Resumo: Examina-se aqui a pratica do psicólogo na escola, suas contradições e desafios atuais, bem como as produções que sustenta a nível de saber, dos indivíduos e suas relações. Também procura-se identificar os movimentos instituintes no seu fazer cotidiano, que se revelam provocadores de novas realidades no contexto escolar. Considerou-se aspectos da formação do psicólogo escolar e da sua inserção enquanto profissional em estabelecimentos de ensino. A investigação de natureza qualitativa levou em conta uma determinada realidade da psicologia escolar no estado do Rio Grande do Sul, partindo-se de três procedimentos básicos: - acompanhamento do trabalho de dois psicólogos nas escolas em que atuavam; - entrevista com supervisores acadêmicos de estágios em Psicologia Escolar e com psicólogos escolares; - leitura de relatórios de estágio de alunos provenientes de três universidades. A principal inspiração teórica esteve em torno de referenciais da Anpalise institucional, utilizando-se com maior ênfase as obras de Michel Foucault, Félix Guattari, Suely Rolnik e Osvaldo Saidon, entre outros. As contradições mais evidentes encontradas se situaram em torno das relações saber-fazer, universidade-escola, as quais- apontam para a necessidade de ruptura com um modelo estereotipado de ação, marcado principalmente pelo “não-revezamento” entre teoria e prática.
id URGS_acd595112d0c1b1b1b64069c8db6c5d7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256126
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Nair Iracema Silveira dosEizirik, Marisa Faermann2023-03-22T03:23:57Z1992http://hdl.handle.net/10183/256126000086905Examina-se aqui a pratica do psicólogo na escola, suas contradições e desafios atuais, bem como as produções que sustenta a nível de saber, dos indivíduos e suas relações. Também procura-se identificar os movimentos instituintes no seu fazer cotidiano, que se revelam provocadores de novas realidades no contexto escolar. Considerou-se aspectos da formação do psicólogo escolar e da sua inserção enquanto profissional em estabelecimentos de ensino. A investigação de natureza qualitativa levou em conta uma determinada realidade da psicologia escolar no estado do Rio Grande do Sul, partindo-se de três procedimentos básicos: - acompanhamento do trabalho de dois psicólogos nas escolas em que atuavam; - entrevista com supervisores acadêmicos de estágios em Psicologia Escolar e com psicólogos escolares; - leitura de relatórios de estágio de alunos provenientes de três universidades. A principal inspiração teórica esteve em torno de referenciais da Anpalise institucional, utilizando-se com maior ênfase as obras de Michel Foucault, Félix Guattari, Suely Rolnik e Osvaldo Saidon, entre outros. As contradições mais evidentes encontradas se situaram em torno das relações saber-fazer, universidade-escola, as quais- apontam para a necessidade de ruptura com um modelo estereotipado de ação, marcado principalmente pelo “não-revezamento” entre teoria e prática.application/pdfporPsicologia da educaçãoPsicólogo educacionalA ação do psicólogo na escola : desafios e contradiçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1992mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000086905.pdf.txt000086905.pdf.txtExtracted Texttext/plain140017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256126/2/000086905.pdf.txt32b2b87def2908261b62fe89d0c609beMD52ORIGINAL000086905.pdfTexto completoapplication/pdf6155472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256126/1/000086905.pdf55cd0480856975aea4d5a59ef777d062MD5110183/2561262023-03-23 03:24:03.611238oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-23T06:24:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições
title A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições
spellingShingle A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições
Santos, Nair Iracema Silveira dos
Psicologia da educação
Psicólogo educacional
title_short A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições
title_full A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições
title_fullStr A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições
title_full_unstemmed A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições
title_sort A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições
author Santos, Nair Iracema Silveira dos
author_facet Santos, Nair Iracema Silveira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nair Iracema Silveira dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eizirik, Marisa Faermann
contributor_str_mv Eizirik, Marisa Faermann
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da educação
Psicólogo educacional
topic Psicologia da educação
Psicólogo educacional
description Examina-se aqui a pratica do psicólogo na escola, suas contradições e desafios atuais, bem como as produções que sustenta a nível de saber, dos indivíduos e suas relações. Também procura-se identificar os movimentos instituintes no seu fazer cotidiano, que se revelam provocadores de novas realidades no contexto escolar. Considerou-se aspectos da formação do psicólogo escolar e da sua inserção enquanto profissional em estabelecimentos de ensino. A investigação de natureza qualitativa levou em conta uma determinada realidade da psicologia escolar no estado do Rio Grande do Sul, partindo-se de três procedimentos básicos: - acompanhamento do trabalho de dois psicólogos nas escolas em que atuavam; - entrevista com supervisores acadêmicos de estágios em Psicologia Escolar e com psicólogos escolares; - leitura de relatórios de estágio de alunos provenientes de três universidades. A principal inspiração teórica esteve em torno de referenciais da Anpalise institucional, utilizando-se com maior ênfase as obras de Michel Foucault, Félix Guattari, Suely Rolnik e Osvaldo Saidon, entre outros. As contradições mais evidentes encontradas se situaram em torno das relações saber-fazer, universidade-escola, as quais- apontam para a necessidade de ruptura com um modelo estereotipado de ação, marcado principalmente pelo “não-revezamento” entre teoria e prática.
publishDate 1992
dc.date.issued.fl_str_mv 1992
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-22T03:23:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256126
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000086905
url http://hdl.handle.net/10183/256126
identifier_str_mv 000086905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256126/2/000086905.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256126/1/000086905.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 32b2b87def2908261b62fe89d0c609be
55cd0480856975aea4d5a59ef777d062
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085612435275776