AdaptHA : ambiente para autoria e ensino adaptativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Graciela Cristina Bernardes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25497
Resumo: A Web vem se apresentando um meio cada vez mais promissor para o desenvolvimento de sistemas de ensino. Um dos grandes desafios é fazer uso das vantagens da Web, que torna a aprendizagem disponível em qualquer lugar e em qualquer momento, e criar para o aluno uma experiência de aprendizagem individualizada, que represente um significante melhoramento quando comparada à experiência de aprendizagem convencional de sala de aula. Nesse contexto, este trabalho apresenta o AdaptHA, um ambiente para autoria e ensino adaptativo na Web baseado no modelo Hyper-Automaton. Com o AdaptHA, objetiva-se colaborar para a melhoria da qualidade da educação prática pela Web. Acredita-se que isto seja possível através de um sistema de ensino que reúna ferramentas que auxiliam tanto o professor quanto o aluno, mas com um grande diferencial no que se refere à capacidade deste sistema de se adaptar às características do aluno. AdaptHA proporciona ao aluno uma experiência de aprendizagem individualizada ao apresentar o conteúdo adaptado e suportar a navegação adaptativa com base no modelo do aluno, utilizando para isto, técnicas da Hipermídia Adaptativa. Os mecanismos chave do AdaptHA que viabilizam tal adaptação são: sua estrutura do modelo do domínio, cujas principais características são flexibilidade e riqueza de metadados; e sua estrutura do modelo do aluno, que mantém o histórico detalhado de todas as interações do aluno com o ambiente. A essência deste trabalho consiste em promover um tipo de ensino que seja centrado no aluno. Entretanto, é indispensável levar em consideração que o professor possui um papel fundamental dentro do cenário educacional, sendo, portanto, imprescindível prover mecanismos que colaborem para a melhoria do seu trabalho, como por exemplo: ferramentas de autoria que facilitem a criação, manutenção e reutilização de cursos e material instrucional; e ferramentas que possibilitem o acompanhamento contínuo do desempenho dos alunos. A indisponibilidade de ferramentas que facilitam o trabalho do professor em um ambiente de ensino computadorizado, seja ele Web ou não, significa, em última instância, que a autoria de cursos e material instrucional irá exigir conhecimento de pessoal técnico, o que não é razoável. Evidentemente, este aspecto gera uma barreira quase que intransponível para a utilização desse tipo de ambiente por parte do professor. Neste sentido, o AdaptHA dispõe de um ambiente de autoria que reúne um rico conjunto de ferramentas que visa suprir essas necessidades.
id URGS_adfb0f02bdeee930eaffcea4ce94d473
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25497
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lima, Graciela Cristina BernardesMenezes, Paulo Fernando Blauth2010-09-02T04:18:50Z2007http://hdl.handle.net/10183/25497000751066A Web vem se apresentando um meio cada vez mais promissor para o desenvolvimento de sistemas de ensino. Um dos grandes desafios é fazer uso das vantagens da Web, que torna a aprendizagem disponível em qualquer lugar e em qualquer momento, e criar para o aluno uma experiência de aprendizagem individualizada, que represente um significante melhoramento quando comparada à experiência de aprendizagem convencional de sala de aula. Nesse contexto, este trabalho apresenta o AdaptHA, um ambiente para autoria e ensino adaptativo na Web baseado no modelo Hyper-Automaton. Com o AdaptHA, objetiva-se colaborar para a melhoria da qualidade da educação prática pela Web. Acredita-se que isto seja possível através de um sistema de ensino que reúna ferramentas que auxiliam tanto o professor quanto o aluno, mas com um grande diferencial no que se refere à capacidade deste sistema de se adaptar às características do aluno. AdaptHA proporciona ao aluno uma experiência de aprendizagem individualizada ao apresentar o conteúdo adaptado e suportar a navegação adaptativa com base no modelo do aluno, utilizando para isto, técnicas da Hipermídia Adaptativa. Os mecanismos chave do AdaptHA que viabilizam tal adaptação são: sua estrutura do modelo do domínio, cujas principais características são flexibilidade e riqueza de metadados; e sua estrutura do modelo do aluno, que mantém o histórico detalhado de todas as interações do aluno com o ambiente. A essência deste trabalho consiste em promover um tipo de ensino que seja centrado no aluno. Entretanto, é indispensável levar em consideração que o professor possui um papel fundamental dentro do cenário educacional, sendo, portanto, imprescindível prover mecanismos que colaborem para a melhoria do seu trabalho, como por exemplo: ferramentas de autoria que facilitem a criação, manutenção e reutilização de cursos e material instrucional; e ferramentas que possibilitem o acompanhamento contínuo do desempenho dos alunos. A indisponibilidade de ferramentas que facilitam o trabalho do professor em um ambiente de ensino computadorizado, seja ele Web ou não, significa, em última instância, que a autoria de cursos e material instrucional irá exigir conhecimento de pessoal técnico, o que não é razoável. Evidentemente, este aspecto gera uma barreira quase que intransponível para a utilização desse tipo de ambiente por parte do professor. Neste sentido, o AdaptHA dispõe de um ambiente de autoria que reúne um rico conjunto de ferramentas que visa suprir essas necessidades.Web has becoming more and more a promising environment for the development of learning systems. One of the big challenges is making use of Web advantages, that makes learning available anywhere and anytime, and create to the student an individualized learning experience, that represents a significant improvement when compared to the conventional classroom learning experience. In this context, this work presents AdaptHA, a Web adaptive authorship and learning environment based on Hyper-Automaton model. With AdaptHA, the goal is to collaborate to the improvement of Web practical education quality. This is possible through a learning system that groups tools that support teacher and student, but with a great plus that refers to the ability of this system to adapt itself to the student’s characteristics. AdaptHA provides to the student an individualized learning experience by presenting content adapted and supports adaptive navigation based on student model, making use of Adaptive Hypermedia techniques. AdaptHA’s key mechanisms that turn such adaptation possible are: its domain model structure, whose main features are flexibility and a rich metadata set; and its student model structure, that keeps a detailed history of all student interactions with the environment. The essence of this work is to promote a student-centered education. However, it must be taken in consideration that the teacher performs a fundamental role in the educational setting, so, it is necessary supplying mechanisms that collaborate for the improvement of his / her work, as for instance: authorship tools that facilitate the creation, maintenance and reuse of courses and instrucional material; and tools that enable the continuous accompaniment of students performance. The unavailability of tools that facilitate teacher work in a computer-based education environment, Web or not, means that courses and instructional material authorship will require knowledge of technical staff, what is not reasonable. Obviously, this aspect creates a great barrier for the use of this kind of environment by the teacher. In this sense, AdaptHA provides an authorship environment that groups a rich set of tools that supplies these needs.application/pdfporInformática : EducaçãoEnsino a distânciaEnsino-aprendizagemDistance educationAdaptive hypermediaAuthorshipAutomataAdaptHA : ambiente para autoria e ensino adaptativoAdaptHA: adaptive authorship and learning environment info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000751066.pdf000751066.pdfTexto completoapplication/pdf3514860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25497/1/000751066.pdf5847e0d14f3737f9c410c502e76170d3MD51TEXT000751066.pdf.txt000751066.pdf.txtExtracted Texttext/plain279387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25497/2/000751066.pdf.txt08ffe16a2d27d886affa1a68989dfd63MD52THUMBNAIL000751066.pdf.jpg000751066.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25497/3/000751066.pdf.jpg10f125f049e2c2774604a536f7c782adMD5310183/254972021-12-06 05:34:22.479211oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25497Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:34:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv AdaptHA : ambiente para autoria e ensino adaptativo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv AdaptHA: adaptive authorship and learning environment
title AdaptHA : ambiente para autoria e ensino adaptativo
spellingShingle AdaptHA : ambiente para autoria e ensino adaptativo
Lima, Graciela Cristina Bernardes
Informática : Educação
Ensino a distância
Ensino-aprendizagem
Distance education
Adaptive hypermedia
Authorship
Automata
title_short AdaptHA : ambiente para autoria e ensino adaptativo
title_full AdaptHA : ambiente para autoria e ensino adaptativo
title_fullStr AdaptHA : ambiente para autoria e ensino adaptativo
title_full_unstemmed AdaptHA : ambiente para autoria e ensino adaptativo
title_sort AdaptHA : ambiente para autoria e ensino adaptativo
author Lima, Graciela Cristina Bernardes
author_facet Lima, Graciela Cristina Bernardes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Graciela Cristina Bernardes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Menezes, Paulo Fernando Blauth
contributor_str_mv Menezes, Paulo Fernando Blauth
dc.subject.por.fl_str_mv Informática : Educação
Ensino a distância
Ensino-aprendizagem
topic Informática : Educação
Ensino a distância
Ensino-aprendizagem
Distance education
Adaptive hypermedia
Authorship
Automata
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Adaptive hypermedia
Authorship
Automata
description A Web vem se apresentando um meio cada vez mais promissor para o desenvolvimento de sistemas de ensino. Um dos grandes desafios é fazer uso das vantagens da Web, que torna a aprendizagem disponível em qualquer lugar e em qualquer momento, e criar para o aluno uma experiência de aprendizagem individualizada, que represente um significante melhoramento quando comparada à experiência de aprendizagem convencional de sala de aula. Nesse contexto, este trabalho apresenta o AdaptHA, um ambiente para autoria e ensino adaptativo na Web baseado no modelo Hyper-Automaton. Com o AdaptHA, objetiva-se colaborar para a melhoria da qualidade da educação prática pela Web. Acredita-se que isto seja possível através de um sistema de ensino que reúna ferramentas que auxiliam tanto o professor quanto o aluno, mas com um grande diferencial no que se refere à capacidade deste sistema de se adaptar às características do aluno. AdaptHA proporciona ao aluno uma experiência de aprendizagem individualizada ao apresentar o conteúdo adaptado e suportar a navegação adaptativa com base no modelo do aluno, utilizando para isto, técnicas da Hipermídia Adaptativa. Os mecanismos chave do AdaptHA que viabilizam tal adaptação são: sua estrutura do modelo do domínio, cujas principais características são flexibilidade e riqueza de metadados; e sua estrutura do modelo do aluno, que mantém o histórico detalhado de todas as interações do aluno com o ambiente. A essência deste trabalho consiste em promover um tipo de ensino que seja centrado no aluno. Entretanto, é indispensável levar em consideração que o professor possui um papel fundamental dentro do cenário educacional, sendo, portanto, imprescindível prover mecanismos que colaborem para a melhoria do seu trabalho, como por exemplo: ferramentas de autoria que facilitem a criação, manutenção e reutilização de cursos e material instrucional; e ferramentas que possibilitem o acompanhamento contínuo do desempenho dos alunos. A indisponibilidade de ferramentas que facilitam o trabalho do professor em um ambiente de ensino computadorizado, seja ele Web ou não, significa, em última instância, que a autoria de cursos e material instrucional irá exigir conhecimento de pessoal técnico, o que não é razoável. Evidentemente, este aspecto gera uma barreira quase que intransponível para a utilização desse tipo de ambiente por parte do professor. Neste sentido, o AdaptHA dispõe de um ambiente de autoria que reúne um rico conjunto de ferramentas que visa suprir essas necessidades.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-02T04:18:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25497
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000751066
url http://hdl.handle.net/10183/25497
identifier_str_mv 000751066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25497/1/000751066.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25497/2/000751066.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25497/3/000751066.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5847e0d14f3737f9c410c502e76170d3
08ffe16a2d27d886affa1a68989dfd63
10f125f049e2c2774604a536f7c782ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308993119223808