O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spritzer, Mirna
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/7234
Resumo: Este trabalho apresenta o rádio, mais especificamente a peça radiofônica, como uma experiência pedagógica para atores que assim ampliam seu repertório e tornam a voz protagonista da ação. Entendendo a linguagem radiofônica como linguagem artística e o rádio como um meio expressivo, o estudo pretende um conhecimento vocal voltado para o efeito da voz, sua dimensão temporal e espacial e o estatuto de corpo que ela assume nessas condições. Traz a perspectiva da pedagogia do ator, considerando o ouvinte como interlocutor, sem o que a ação do ator não se concretiza. Utiliza como objeto de pesquisa, a investigação O trabalho do ator voltado para um veículo radiofônico, realizada no âmbito do Departamento de Arte Dramática, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e busca sistematizar para o exercício radiofônico as práticas desenvolvidas pelos atores em seu processo de criação. Para tanto, articula diálogos com as vozes e idéias de Rudolf Arnheim, Werner Klippert, Eduardo Meditsch, Constantin Stanislavski, João Francisco Duarte Junior e Jorge Larrosa, entre outros. Como desdobramento, mostra a possibilidade de promover a oralidade e o exercício radiofônico como expressões individuais e como experiências criativas coletivas e pedagógicas, em atividades para a sala de aula em todos os níveis de ensino, para a oficina e para a ação cultural. Demarca, ainda, a busca por uma expressão radiofônica contemporânea, uma linguagem que faça sentido hoje, abrindo espaço para a escuta ainda que num mundo coberto de imagens.
id URGS_af233c2af64412027ad4d54c69b4bc5b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7234
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Spritzer, MirnaPillar, Analice Dutra2007-06-06T19:04:44Z2005http://hdl.handle.net/10183/7234000497109Este trabalho apresenta o rádio, mais especificamente a peça radiofônica, como uma experiência pedagógica para atores que assim ampliam seu repertório e tornam a voz protagonista da ação. Entendendo a linguagem radiofônica como linguagem artística e o rádio como um meio expressivo, o estudo pretende um conhecimento vocal voltado para o efeito da voz, sua dimensão temporal e espacial e o estatuto de corpo que ela assume nessas condições. Traz a perspectiva da pedagogia do ator, considerando o ouvinte como interlocutor, sem o que a ação do ator não se concretiza. Utiliza como objeto de pesquisa, a investigação O trabalho do ator voltado para um veículo radiofônico, realizada no âmbito do Departamento de Arte Dramática, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e busca sistematizar para o exercício radiofônico as práticas desenvolvidas pelos atores em seu processo de criação. Para tanto, articula diálogos com as vozes e idéias de Rudolf Arnheim, Werner Klippert, Eduardo Meditsch, Constantin Stanislavski, João Francisco Duarte Junior e Jorge Larrosa, entre outros. Como desdobramento, mostra a possibilidade de promover a oralidade e o exercício radiofônico como expressões individuais e como experiências criativas coletivas e pedagógicas, em atividades para a sala de aula em todos os níveis de ensino, para a oficina e para a ação cultural. Demarca, ainda, a busca por uma expressão radiofônica contemporânea, uma linguagem que faça sentido hoje, abrindo espaço para a escuta ainda que num mundo coberto de imagens.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Departamento de Arte DramáticaTeatroUniversidadeCurso de graduaçãoFormação de atoresEnsino superiorCriatividadePeça radiofônicaOralidadeRádio (Comunicação)ImaginaçãoVozO corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000497109.pdf000497109.pdfTexto completoapplication/pdf674178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7234/1/000497109.pdf6f5ad9778280b9bb24ab0fab0741eac8MD51TEXT000497109.pdf.txt000497109.pdf.txtExtracted Texttext/plain321472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7234/2/000497109.pdf.txt686475eed9adefb50598b0f0cd2a36a9MD52THUMBNAIL000497109.pdf.jpg000497109.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7234/3/000497109.pdf.jpg7217498568ceca091cee559fd6740335MD5310183/72342018-10-08 08:47:39.906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7234Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:47:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica
title O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica
spellingShingle O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica
Spritzer, Mirna
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Departamento de Arte Dramática
Teatro
Universidade
Curso de graduação
Formação de atores
Ensino superior
Criatividade
Peça radiofônica
Oralidade
Rádio (Comunicação)
Imaginação
Voz
title_short O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica
title_full O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica
title_fullStr O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica
title_full_unstemmed O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica
title_sort O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica
author Spritzer, Mirna
author_facet Spritzer, Mirna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spritzer, Mirna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pillar, Analice Dutra
contributor_str_mv Pillar, Analice Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Departamento de Arte Dramática
Teatro
Universidade
Curso de graduação
Formação de atores
Ensino superior
Criatividade
Peça radiofônica
Oralidade
Rádio (Comunicação)
Imaginação
Voz
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Departamento de Arte Dramática
Teatro
Universidade
Curso de graduação
Formação de atores
Ensino superior
Criatividade
Peça radiofônica
Oralidade
Rádio (Comunicação)
Imaginação
Voz
description Este trabalho apresenta o rádio, mais especificamente a peça radiofônica, como uma experiência pedagógica para atores que assim ampliam seu repertório e tornam a voz protagonista da ação. Entendendo a linguagem radiofônica como linguagem artística e o rádio como um meio expressivo, o estudo pretende um conhecimento vocal voltado para o efeito da voz, sua dimensão temporal e espacial e o estatuto de corpo que ela assume nessas condições. Traz a perspectiva da pedagogia do ator, considerando o ouvinte como interlocutor, sem o que a ação do ator não se concretiza. Utiliza como objeto de pesquisa, a investigação O trabalho do ator voltado para um veículo radiofônico, realizada no âmbito do Departamento de Arte Dramática, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e busca sistematizar para o exercício radiofônico as práticas desenvolvidas pelos atores em seu processo de criação. Para tanto, articula diálogos com as vozes e idéias de Rudolf Arnheim, Werner Klippert, Eduardo Meditsch, Constantin Stanislavski, João Francisco Duarte Junior e Jorge Larrosa, entre outros. Como desdobramento, mostra a possibilidade de promover a oralidade e o exercício radiofônico como expressões individuais e como experiências criativas coletivas e pedagógicas, em atividades para a sala de aula em todos os níveis de ensino, para a oficina e para a ação cultural. Demarca, ainda, a busca por uma expressão radiofônica contemporânea, uma linguagem que faça sentido hoje, abrindo espaço para a escuta ainda que num mundo coberto de imagens.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:04:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/7234
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000497109
url http://hdl.handle.net/10183/7234
identifier_str_mv 000497109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7234/1/000497109.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7234/2/000497109.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7234/3/000497109.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f5ad9778280b9bb24ab0fab0741eac8
686475eed9adefb50598b0f0cd2a36a9
7217498568ceca091cee559fd6740335
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085073871962112