O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/7234 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o rádio, mais especificamente a peça radiofônica, como uma experiência pedagógica para atores que assim ampliam seu repertório e tornam a voz protagonista da ação. Entendendo a linguagem radiofônica como linguagem artística e o rádio como um meio expressivo, o estudo pretende um conhecimento vocal voltado para o efeito da voz, sua dimensão temporal e espacial e o estatuto de corpo que ela assume nessas condições. Traz a perspectiva da pedagogia do ator, considerando o ouvinte como interlocutor, sem o que a ação do ator não se concretiza. Utiliza como objeto de pesquisa, a investigação O trabalho do ator voltado para um veículo radiofônico, realizada no âmbito do Departamento de Arte Dramática, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e busca sistematizar para o exercício radiofônico as práticas desenvolvidas pelos atores em seu processo de criação. Para tanto, articula diálogos com as vozes e idéias de Rudolf Arnheim, Werner Klippert, Eduardo Meditsch, Constantin Stanislavski, João Francisco Duarte Junior e Jorge Larrosa, entre outros. Como desdobramento, mostra a possibilidade de promover a oralidade e o exercício radiofônico como expressões individuais e como experiências criativas coletivas e pedagógicas, em atividades para a sala de aula em todos os níveis de ensino, para a oficina e para a ação cultural. Demarca, ainda, a busca por uma expressão radiofônica contemporânea, uma linguagem que faça sentido hoje, abrindo espaço para a escuta ainda que num mundo coberto de imagens. |
id |
URGS_af233c2af64412027ad4d54c69b4bc5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7234 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Spritzer, MirnaPillar, Analice Dutra2007-06-06T19:04:44Z2005http://hdl.handle.net/10183/7234000497109Este trabalho apresenta o rádio, mais especificamente a peça radiofônica, como uma experiência pedagógica para atores que assim ampliam seu repertório e tornam a voz protagonista da ação. Entendendo a linguagem radiofônica como linguagem artística e o rádio como um meio expressivo, o estudo pretende um conhecimento vocal voltado para o efeito da voz, sua dimensão temporal e espacial e o estatuto de corpo que ela assume nessas condições. Traz a perspectiva da pedagogia do ator, considerando o ouvinte como interlocutor, sem o que a ação do ator não se concretiza. Utiliza como objeto de pesquisa, a investigação O trabalho do ator voltado para um veículo radiofônico, realizada no âmbito do Departamento de Arte Dramática, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e busca sistematizar para o exercício radiofônico as práticas desenvolvidas pelos atores em seu processo de criação. Para tanto, articula diálogos com as vozes e idéias de Rudolf Arnheim, Werner Klippert, Eduardo Meditsch, Constantin Stanislavski, João Francisco Duarte Junior e Jorge Larrosa, entre outros. Como desdobramento, mostra a possibilidade de promover a oralidade e o exercício radiofônico como expressões individuais e como experiências criativas coletivas e pedagógicas, em atividades para a sala de aula em todos os níveis de ensino, para a oficina e para a ação cultural. Demarca, ainda, a busca por uma expressão radiofônica contemporânea, uma linguagem que faça sentido hoje, abrindo espaço para a escuta ainda que num mundo coberto de imagens.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Departamento de Arte DramáticaTeatroUniversidadeCurso de graduaçãoFormação de atoresEnsino superiorCriatividadePeça radiofônicaOralidadeRádio (Comunicação)ImaginaçãoVozO corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000497109.pdf000497109.pdfTexto completoapplication/pdf674178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7234/1/000497109.pdf6f5ad9778280b9bb24ab0fab0741eac8MD51TEXT000497109.pdf.txt000497109.pdf.txtExtracted Texttext/plain321472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7234/2/000497109.pdf.txt686475eed9adefb50598b0f0cd2a36a9MD52THUMBNAIL000497109.pdf.jpg000497109.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7234/3/000497109.pdf.jpg7217498568ceca091cee559fd6740335MD5310183/72342018-10-08 08:47:39.906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7234Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:47:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica |
title |
O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica |
spellingShingle |
O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica Spritzer, Mirna Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Departamento de Arte Dramática Teatro Universidade Curso de graduação Formação de atores Ensino superior Criatividade Peça radiofônica Oralidade Rádio (Comunicação) Imaginação Voz |
title_short |
O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica |
title_full |
O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica |
title_fullStr |
O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica |
title_full_unstemmed |
O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica |
title_sort |
O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica |
author |
Spritzer, Mirna |
author_facet |
Spritzer, Mirna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spritzer, Mirna |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pillar, Analice Dutra |
contributor_str_mv |
Pillar, Analice Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Departamento de Arte Dramática Teatro Universidade Curso de graduação Formação de atores Ensino superior Criatividade Peça radiofônica Oralidade Rádio (Comunicação) Imaginação Voz |
topic |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Departamento de Arte Dramática Teatro Universidade Curso de graduação Formação de atores Ensino superior Criatividade Peça radiofônica Oralidade Rádio (Comunicação) Imaginação Voz |
description |
Este trabalho apresenta o rádio, mais especificamente a peça radiofônica, como uma experiência pedagógica para atores que assim ampliam seu repertório e tornam a voz protagonista da ação. Entendendo a linguagem radiofônica como linguagem artística e o rádio como um meio expressivo, o estudo pretende um conhecimento vocal voltado para o efeito da voz, sua dimensão temporal e espacial e o estatuto de corpo que ela assume nessas condições. Traz a perspectiva da pedagogia do ator, considerando o ouvinte como interlocutor, sem o que a ação do ator não se concretiza. Utiliza como objeto de pesquisa, a investigação O trabalho do ator voltado para um veículo radiofônico, realizada no âmbito do Departamento de Arte Dramática, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e busca sistematizar para o exercício radiofônico as práticas desenvolvidas pelos atores em seu processo de criação. Para tanto, articula diálogos com as vozes e idéias de Rudolf Arnheim, Werner Klippert, Eduardo Meditsch, Constantin Stanislavski, João Francisco Duarte Junior e Jorge Larrosa, entre outros. Como desdobramento, mostra a possibilidade de promover a oralidade e o exercício radiofônico como expressões individuais e como experiências criativas coletivas e pedagógicas, em atividades para a sala de aula em todos os níveis de ensino, para a oficina e para a ação cultural. Demarca, ainda, a busca por uma expressão radiofônica contemporânea, uma linguagem que faça sentido hoje, abrindo espaço para a escuta ainda que num mundo coberto de imagens. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:04:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/7234 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000497109 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/7234 |
identifier_str_mv |
000497109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7234/1/000497109.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7234/2/000497109.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7234/3/000497109.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f5ad9778280b9bb24ab0fab0741eac8 686475eed9adefb50598b0f0cd2a36a9 7217498568ceca091cee559fd6740335 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085073871962112 |