Noção do número em alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino : a questão intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Homem, Mariângela Pozza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180139
Resumo: Esta pesquisa investiga como ocorre o processo de noção de número em dez sujeitos, com idades que variam de 9 a 18 anos, com Necessidades Educacionais Especiais, especificamente com déficit intelectual, que frequentam a Sala de Integração e Recursos na rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudos de casos múltiplos (Yin, 2010). Os procedimentos incluem o uso do Método Clínico para a aplicação das técnicas de conservação de quantidades contínuas, quantidades descontínuas, seriação e o uso do jogo da trilha. O estudo de campo teve a duração de quatro meses, no primeiro e segundo semestre de 2012. A fundamentação teórica desta pesquisa baseou-se na Epistemologia Genética de Jean Piaget e em outros autores que contribuíram para a análise dos dados, tais como: Kamii (1987), Nunes e Bryant (1995, 1997, 2005), Nogueira (2002, 2007, 2011), Rangel (1987), Lino de Macedo (1997), Golbert (2002, 2011), Gelman e Gallistel (1978) e ainda as pesquisas de Inhelder (1973), Mantoan (1997) e Coll e org. (2004). Os resultados desta investigação apontam que oito dos dez sujeitos apresentaram ausência de conservação, pelo fato de terem ignorado a noção de quantidade total ou multidimensional, situando-se na primeira fase em todas as técnicas. Dois dos sujeitos atingiram, em algumas das técnicas, a segunda fase, chamada de início de conjuntos permanentes, e um deles chegou à terceira fase, chamada de conservação necessária. Na técnica da seriação, observou-se que apenas um sujeito dentre os dez casos investigados não apresentou nenhuma série. Os demais sujeitos demonstraram algumas dessas relações de ordem, e um dentre os sujeitos apresentou a seriação completa com dez bastões. Os dados fornecidos pelo jogo da trilha completaram significativamente o entendimento das condutas dos sujeitos com déficit intelectual. Todos realizaram a contagem do dado. Foram percebidas diferenças interessantes na linguagem dos sujeitos, que possibilitam pensar em novas investigações referentes ao tema. Como conclusão, constatou-se que os sujeitos usaram esquemas práticos e estruturas prévias para assimilar novos objetos; fizeram relações a partir de conhecimentos anteriores para enfrentar as tarefas e interpretá-las e alguns relacionam os numerais com experiências do seu cotidiano.
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A fundamentação teórica desta pesquisa baseou-se na Epistemologia Genética de Jean Piaget e em outros autores que contribuíram para a análise dos dados, tais como: Kamii (1987), Nunes e Bryant (1995, 1997, 2005), Nogueira (2002, 2007, 2011), Rangel (1987), Lino de Macedo (1997), Golbert (2002, 2011), Gelman e Gallistel (1978) e ainda as pesquisas de Inhelder (1973), Mantoan (1997) e Coll e org. (2004). Os resultados desta investigação apontam que oito dos dez sujeitos apresentaram ausência de conservação, pelo fato de terem ignorado a noção de quantidade total ou multidimensional, situando-se na primeira fase em todas as técnicas. Dois dos sujeitos atingiram, em algumas das técnicas, a segunda fase, chamada de início de conjuntos permanentes, e um deles chegou à terceira fase, chamada de conservação necessária. Na técnica da seriação, observou-se que apenas um sujeito dentre os dez casos investigados não apresentou nenhuma série. Os demais sujeitos demonstraram algumas dessas relações de ordem, e um dentre os sujeitos apresentou a seriação completa com dez bastões. Os dados fornecidos pelo jogo da trilha completaram significativamente o entendimento das condutas dos sujeitos com déficit intelectual. Todos realizaram a contagem do dado. Foram percebidas diferenças interessantes na linguagem dos sujeitos, que possibilitam pensar em novas investigações referentes ao tema. Como conclusão, constatou-se que os sujeitos usaram esquemas práticos e estruturas prévias para assimilar novos objetos; fizeram relações a partir de conhecimentos anteriores para enfrentar as tarefas e interpretá-las e alguns relacionam os numerais com experiências do seu cotidiano.This research investigates the notion of numbers in ten subjects with ages range from 9 to 18 who have Special Educational Needs – especially the ones who have intellectual disabilities – and attend the Sala de Integração e Recursos (SIR – Room of Integration and Resources) of a municipal school from Porto Alegre, Brazil. It is a qualitative research, based on multiple case studies (Yin, 2010). The procedures include the Clinic Method for the application of the conservation techniques (conservation of continuous and discontinuous quantities), seriation and the use of a track board game. The field study lasted four months, during the first and the second semesters of 2012. The theoretical foundation of this research is based on Jean Piaget’s Genetic Epistemology and on other authors who contributed to the data analysis, such as Kamii (1987), Nunes and Bryant (1995, 1997, 2005), Nogueira (2002, 2007, 2011), Rangel (1987), Lino de Macedo (1997), Golbert (2002, 2011), Gelman and Gallistel (1978) and also the researches made by Inhelder (1973), Mantoan (1997) and Coll et al. (2004) The results of this investigation indicate that there is absence of conservation in eight of the ten subjects, for they ignored the notion of total or multidimensional quantity, appearing to be in the first stage in all the techniques applied. Two of the subjects achieved, in some of the techniques, the second stage, known as the attainment of object permanence, and one of them achieved the third stage, also called necessary conservation. During the seriation technique, we observed that only one of the ten cases did not present any series. All the other subjects presented some of this order relations, and one of them presented the complete seriation, with ten sticks. The data provided by the track board game completed significantly the understanding of the the intellectually disabled subjects’ conduct. All of them calculated the dice’s outcome. We also noticed some interesting differences between the subjects’ languages, which led us to think about possible new investigations related to this theme. In conclusion, it was found that the subjects used practical schemes and structures prior to assimilate new objects; made relations from previous knowledge to meet the tasks and interpret them and some numerals relate to experiences of their daily lives.application/pdfporEpistemologia genéticaDéficit escolarGenetic epistemologyIntellectual disabilitiesNotion of numbersNoção do número em alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino : a questão intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001070353.pdf001070353.pdfTexto completoapplication/pdf1422674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180139/1/001070353.pdf81c65a4c3cf46a7407bfb6b1308a4a95MD51TEXT001070353.pdf.txt001070353.pdf.txtExtracted Texttext/plain317994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180139/2/001070353.pdf.txt1b2a2c017abea2a8e6f6273631fa5421MD5210183/1801392018-07-07 03:20:43.601263oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180139Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-07-07T06:20:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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