Investigando o ensino e a aprendizagem de multiplicação de frações : um estudo com alunos do 6º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Daiana dos Santos Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220068
Resumo: A presente pesquisa diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem de multiplicação de frações, tendo por objetivo investigar a questão "Como uma proposta de sequência de atividades para o 6º ano do Ensino Fundamental que foca na compreensão do conceito de multiplicação de frações pode auxiliar para o aprendizado desta operação e na capacidade de aplicá-la?". Com base em uma abordagem qualitativa, a pesquisa parte de três fontes: a) na proposta apresentada pelos documentos norteadores do currículo da Educação Básica Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e Base Nacional Comum Curricular – BNCC; b) na abordagem apresentada por livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, incluindo o livro que é adotado em toda a rede municipal de ensino de Parobé/RS; c) na fundamentação teórica sobre o campo multiplicativo (Vergnaud) e sobre os registros de representação semiótica (Duval). A ponderação de todos estas fontes serviu como base para o planejamento, implementação e análise de uma sequência de atividades para o ensino de multiplicação de frações em uma turma de 6º ano de uma escola da rede municipal de Parobé/RS. Concluímos, a partir dos esquemas de pensamento identificados, que os alunos conseguiram atribuir sentido à multiplicação de frações: a partir do conhecimento que já possuíam dessa operação no universo dos números naturais, ampliaram este conceito ao universo das frações, apoiados em material concreto e em representações pictóricas, chegando à dedução de um algoritmo para esta operação. Como fruto desta pesquisa foi elaborado, a partir da sequência de atividades empregada na pesquisa, um produto didático, com intuito de oferecer a outros professores uma fonte para a sua reflexão sobre o ensino e aprendizagem da multiplicação de frações, incluindo objetivos e bilhetes ao professor.
id URGS_b02de1c41702b9ef7723c78131791d88
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220068
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fischer, Daiana dos Santos OliveiraRipoll, Cydara Cavedon2021-04-17T04:38:46Z2020http://hdl.handle.net/10183/220068001124574A presente pesquisa diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem de multiplicação de frações, tendo por objetivo investigar a questão "Como uma proposta de sequência de atividades para o 6º ano do Ensino Fundamental que foca na compreensão do conceito de multiplicação de frações pode auxiliar para o aprendizado desta operação e na capacidade de aplicá-la?". Com base em uma abordagem qualitativa, a pesquisa parte de três fontes: a) na proposta apresentada pelos documentos norteadores do currículo da Educação Básica Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e Base Nacional Comum Curricular – BNCC; b) na abordagem apresentada por livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, incluindo o livro que é adotado em toda a rede municipal de ensino de Parobé/RS; c) na fundamentação teórica sobre o campo multiplicativo (Vergnaud) e sobre os registros de representação semiótica (Duval). A ponderação de todos estas fontes serviu como base para o planejamento, implementação e análise de uma sequência de atividades para o ensino de multiplicação de frações em uma turma de 6º ano de uma escola da rede municipal de Parobé/RS. Concluímos, a partir dos esquemas de pensamento identificados, que os alunos conseguiram atribuir sentido à multiplicação de frações: a partir do conhecimento que já possuíam dessa operação no universo dos números naturais, ampliaram este conceito ao universo das frações, apoiados em material concreto e em representações pictóricas, chegando à dedução de um algoritmo para esta operação. Como fruto desta pesquisa foi elaborado, a partir da sequência de atividades empregada na pesquisa, um produto didático, com intuito de oferecer a outros professores uma fonte para a sua reflexão sobre o ensino e aprendizagem da multiplicação de frações, incluindo objetivos e bilhetes ao professor.The present research concerns the teaching and learning process of multiplying fractions, aiming to investigate the question "How does a proposal for a sequence of activities for the 6th year of elementary school, focused on understanding the concept of multiplying fractions, help to learn this operation and the ability to apply it?" Based on a qualitative approach, the research comes from three sources: a) the proposal presented by the guiding documents of the Basic Education curriculum, National Curriculum Parameters - PCN and Common Curricular National Base - BNCC; b) in the approach presented by books approved by the National Textbook Program - PNLD, including the book that is adopted throughout the municipal school system in Parobé / RS; c) in the theoretical foundation on the multiplicative field (Vergnaud) and on the semiotic representation recording (Duval). The weighting of all these sources served as a basis for planning, implementing and analyzing a sequence of activities for teaching multiplication of fractions in a 6th grade class at a school in the municipal network of Parobé / RS. We conclude, based on the thought schemes identified, that the students were able to give meaning to the multiplication of fractions: from the knowledge they already had of this operation in the universe of natural numbers, they extended this concept to the universe of fractions, supported on concrete material and in pictorial representations, arriving at the deduction of an algorithm for this operation. As a result of this research, a didactic product was elaborated, based on the sequence of activities employed in the research, in order to offer other teachers a source for their reflection on teaching and learning the multiplication of fractions, including objectives and notes to the teacher.application/pdfporSequência didáticaEnsino da matematicaFraçõesAprendizagem : MatematicaTeaching of fractionsFraction learningSituations involving multiplication of fractionsMultiplication of fractionsInvestigando o ensino e a aprendizagem de multiplicação de frações : um estudo com alunos do 6º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124574.pdf.txt001124574.pdf.txtExtracted Texttext/plain584634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220068/2/001124574.pdf.txtc9bec84ea817dece5c1233369b89af61MD52ORIGINAL001124574.pdfTexto completoapplication/pdf8463598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220068/1/001124574.pdf725836b2ed160741ff7492efa25e3b17MD5110183/2200682021-05-07 04:34:59.919172oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220068Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:34:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigando o ensino e a aprendizagem de multiplicação de frações : um estudo com alunos do 6º ano
title Investigando o ensino e a aprendizagem de multiplicação de frações : um estudo com alunos do 6º ano
spellingShingle Investigando o ensino e a aprendizagem de multiplicação de frações : um estudo com alunos do 6º ano
Fischer, Daiana dos Santos Oliveira
Sequência didática
Ensino da matematica
Frações
Aprendizagem : Matematica
Teaching of fractions
Fraction learning
Situations involving multiplication of fractions
Multiplication of fractions
title_short Investigando o ensino e a aprendizagem de multiplicação de frações : um estudo com alunos do 6º ano
title_full Investigando o ensino e a aprendizagem de multiplicação de frações : um estudo com alunos do 6º ano
title_fullStr Investigando o ensino e a aprendizagem de multiplicação de frações : um estudo com alunos do 6º ano
title_full_unstemmed Investigando o ensino e a aprendizagem de multiplicação de frações : um estudo com alunos do 6º ano
title_sort Investigando o ensino e a aprendizagem de multiplicação de frações : um estudo com alunos do 6º ano
author Fischer, Daiana dos Santos Oliveira
author_facet Fischer, Daiana dos Santos Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Daiana dos Santos Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ripoll, Cydara Cavedon
contributor_str_mv Ripoll, Cydara Cavedon
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Ensino da matematica
Frações
Aprendizagem : Matematica
topic Sequência didática
Ensino da matematica
Frações
Aprendizagem : Matematica
Teaching of fractions
Fraction learning
Situations involving multiplication of fractions
Multiplication of fractions
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of fractions
Fraction learning
Situations involving multiplication of fractions
Multiplication of fractions
description A presente pesquisa diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem de multiplicação de frações, tendo por objetivo investigar a questão "Como uma proposta de sequência de atividades para o 6º ano do Ensino Fundamental que foca na compreensão do conceito de multiplicação de frações pode auxiliar para o aprendizado desta operação e na capacidade de aplicá-la?". Com base em uma abordagem qualitativa, a pesquisa parte de três fontes: a) na proposta apresentada pelos documentos norteadores do currículo da Educação Básica Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e Base Nacional Comum Curricular – BNCC; b) na abordagem apresentada por livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, incluindo o livro que é adotado em toda a rede municipal de ensino de Parobé/RS; c) na fundamentação teórica sobre o campo multiplicativo (Vergnaud) e sobre os registros de representação semiótica (Duval). A ponderação de todos estas fontes serviu como base para o planejamento, implementação e análise de uma sequência de atividades para o ensino de multiplicação de frações em uma turma de 6º ano de uma escola da rede municipal de Parobé/RS. Concluímos, a partir dos esquemas de pensamento identificados, que os alunos conseguiram atribuir sentido à multiplicação de frações: a partir do conhecimento que já possuíam dessa operação no universo dos números naturais, ampliaram este conceito ao universo das frações, apoiados em material concreto e em representações pictóricas, chegando à dedução de um algoritmo para esta operação. Como fruto desta pesquisa foi elaborado, a partir da sequência de atividades empregada na pesquisa, um produto didático, com intuito de oferecer a outros professores uma fonte para a sua reflexão sobre o ensino e aprendizagem da multiplicação de frações, incluindo objetivos e bilhetes ao professor.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-17T04:38:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220068
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124574
url http://hdl.handle.net/10183/220068
identifier_str_mv 001124574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220068/2/001124574.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220068/1/001124574.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c9bec84ea817dece5c1233369b89af61
725836b2ed160741ff7492efa25e3b17
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309178315571200