Currículos-performance: como criar cadernos sem linhas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Luciana Athayde
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216889
Resumo: Esta tese busca pensar a aproximação entre performance e currículo, e suas reverberações, no espaço escolar. Inscreve-se no campo que entretece Performance e Educação, tendo como referência duas acepções de performance: a arte e as performances sociais. No que tange aos currículos, alia-se às teorias pós-críticas da educação; dessa forma, compreendendo-os para além de documentos burocráticos, uma vez que são constituídos por intermédio das práticas e das relações que se estabelecem na escola. Para realizar a aproximação proposta, no primeiro momento fez-se uma análise das ocupações estudantis como performance; com isso foi possível relacionar os modos como habitamos a escola com a produção de saberes e processos do aprender. No segundo momento desenvolveram-se grupos de criação em performance em três Institutos Federais do Rio Grande do Sul. As criações foram impulsionadas pela reativação da memória das ocupações estudantis, e indagou-se aos grupos como ocupar a escola no tempo presente. Os processos de criação tiveram a performance também como metodologia de análise, o que permitiu tanto visualizar os procedimentos que compõem as criações em performance, quanto pensar as atuações naturalizadas do espaço escolar. A trama que emergiu de tal análise evidenciou as operações de suspensão, profanação e criação como três grandes linhas que norteiam as práticas de criação em performance e que transpostas para práticas educativas oportunizam vislumbrar e circunscrever currículos-performance. A base teórica é constituída a partir da inspiração na obra foucaultiana, em especial, as noções de corpo dócil, função autor, heterotopia, corpo utópico e no exercício de pensar de outros modos a partir da sua arqueogenealogia. Tal exercício é entretecido com a noção de experiência de Larrosa (2015), de formação-experiência de Dias (2012) e de cultura da presença de Gumbrecht (2010). Entende-se que o que o teatro de formas animadas possui de formativo é a sua possibilidade de promover deslocamentos: da concepção de um processo de formação calcada na modelização, transmissão e repetição de conteúdos para uma formação-experiência; da formação textocêntrica para a indefinição da situação criativa; e das verdades pedagogizantes para a incerteza. Conclui-se que é uma proposta pedagógica que se opõe à formulas e considera que o processo de construção do conhecimento é mais complexo e se dá por intermédio da ação e, portanto, do corpo.
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As criações foram impulsionadas pela reativação da memória das ocupações estudantis, e indagou-se aos grupos como ocupar a escola no tempo presente. Os processos de criação tiveram a performance também como metodologia de análise, o que permitiu tanto visualizar os procedimentos que compõem as criações em performance, quanto pensar as atuações naturalizadas do espaço escolar. A trama que emergiu de tal análise evidenciou as operações de suspensão, profanação e criação como três grandes linhas que norteiam as práticas de criação em performance e que transpostas para práticas educativas oportunizam vislumbrar e circunscrever currículos-performance. A base teórica é constituída a partir da inspiração na obra foucaultiana, em especial, as noções de corpo dócil, função autor, heterotopia, corpo utópico e no exercício de pensar de outros modos a partir da sua arqueogenealogia. Tal exercício é entretecido com a noção de experiência de Larrosa (2015), de formação-experiência de Dias (2012) e de cultura da presença de Gumbrecht (2010). Entende-se que o que o teatro de formas animadas possui de formativo é a sua possibilidade de promover deslocamentos: da concepção de um processo de formação calcada na modelização, transmissão e repetição de conteúdos para uma formação-experiência; da formação textocêntrica para a indefinição da situação criativa; e das verdades pedagogizantes para a incerteza. Conclui-se que é uma proposta pedagógica que se opõe à formulas e considera que o processo de construção do conhecimento é mais complexo e se dá por intermédio da ação e, portanto, do corpo.This thesis seeks to consider the approximation between performance and curriculum, and their reverberations in the school space. It is inscribed in the field that intertwines Performance and Education, having as reference two concepts of performance: art and social performances. As far as curricula are concerned, it allies itself to the post-critical theories of education, thus comprehending them beyond bureaucratic documents, since they are constituted through the practices and relationships established in school. In order to carry out the proposed approximation, an analysis was first made of student occupations as performance; it was thus possible to relate the ways in which we inhabit the school to the production of knowledge and learning processes. Secondly, performance creation groups were formed in three Federal Institutes from the state of Rio Grande do Sul. The creations were driven by reactivating the memory of the student occupations, and the groups were asked how to occupy the school in the present time. The creative processes also employed performance as a methodology of analysis, which made it possible to visualize both the procedures that compose the creations in performance and to reflect on naturalized performances in the school space. The pattern that emerged from this analysis demonstrated the operations of suspension, desecration and creation as three main lines that guide creative practices in performance and which when transposed to educational practices enable us to envision and circumscribe curricula-performance.application/pdfporCurrículoPerformancePedagogiaTeatroEducationCurriculumPerformanceOccupationsArt of the PerformancePerformative PedagogiesCurrículos-performance: como criar cadernos sem linhas?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121006.pdf.txt001121006.pdf.txtExtracted Texttext/plain835932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216889/2/001121006.pdf.txtd5ea8b3ac5c8d700787b8de850464bdbMD52ORIGINAL001121006.pdfTexto completoapplication/pdf2013091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216889/1/001121006.pdfd8bc40976a2c7de35f13ecfb35dde26dMD5110183/2168892021-03-09 04:48:04.366368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216889Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-03-09T07:48:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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