A inserção de tópicos de astronomia como motivação para o estudo da mecânica em uma abordagem epistemológica para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kemper, Érico
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12909
Resumo: Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento, a implementação e os resultados de uma proposta motivadora aplicada no ensino de Física em nível médio. Defendemos que questões epistemológicas e elementos da história da ciência possibilitam ricas discussões em grupo, contribuindo para mostrar o verdadeiro processo da construção da Física. Nossa proposta de trabalho consistiu em apresentar uma abordagem epistemológica, embasada nas filosofias de Popper, Lakatos e Kuhn, no estudo da mecânica, partindo de tópicos de astronomia ou inserindo-os no contexto da área em estudo, de forma a facilitar uma aprendizagem significativa. Essa abordagem nos orientou na produção do material instrucional, que disponibilizamos na forma de texto, assim como na metodologia utilizada na sua implementação. Paralelamente, incluímos vídeos que abordam alguns temas em questão por utilizarem a poderosa ferramenta audiovisual da comunicação da atualidade. Na seção dos procedimentos apresentamos a listagem de vídeos utilizados que é uma sugestão de excelente material de apoio no ensino da mecânica, astronomia e cosmologia no ensino da física.
id URGS_b2fa126b4ceac68d63c80ed5170093da
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12909
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Kemper, ÉricoOstermann, FernandaSaraiva, Maria de Fátima Oliveira2008-05-20T04:11:49Z2008http://hdl.handle.net/10183/12909000636654Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento, a implementação e os resultados de uma proposta motivadora aplicada no ensino de Física em nível médio. Defendemos que questões epistemológicas e elementos da história da ciência possibilitam ricas discussões em grupo, contribuindo para mostrar o verdadeiro processo da construção da Física. Nossa proposta de trabalho consistiu em apresentar uma abordagem epistemológica, embasada nas filosofias de Popper, Lakatos e Kuhn, no estudo da mecânica, partindo de tópicos de astronomia ou inserindo-os no contexto da área em estudo, de forma a facilitar uma aprendizagem significativa. Essa abordagem nos orientou na produção do material instrucional, que disponibilizamos na forma de texto, assim como na metodologia utilizada na sua implementação. Paralelamente, incluímos vídeos que abordam alguns temas em questão por utilizarem a poderosa ferramenta audiovisual da comunicação da atualidade. Na seção dos procedimentos apresentamos a listagem de vídeos utilizados que é uma sugestão de excelente material de apoio no ensino da mecânica, astronomia e cosmologia no ensino da física.In this work we present the development, implementation and results of a motivating proposal for Physics teaching in secondary school level. We believe that epistemological questions and elements of the history of science make possible rich group discussions, showing the true process of the development of Physics. Our proposed work method makes an epistemological approach, based on the philosophies of Popper, Lakatos and Kuhn, to the study of mechanics, starting with astronomy topics or inserting them in the study of the area to facilitate a meaningful learning. This approach was our guideline for the production of the instructional material, that we make available in text form, and in the methodology used in its implementation. We also include educational videos about the covered subjects to exploit the power of audiovisual tools. In the section on procedures we present a list of the used videos as a suggestion of excellent supporting material for the teaching of physics topics such as mechanics, astronomy and cosmology.application/pdfporEnsino de físicaEnsino de astronomia : Ensino médioMecânicaRecursos audiovisuaisCosmologiaAudiovisualAstronomy and mechanicsPhysics teachingA inserção de tópicos de astronomia como motivação para o estudo da mecânica em uma abordagem epistemológica para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2008mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000636654.pdf000636654.pdfTexto completoapplication/pdf1059091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12909/1/000636654.pdfbdd62c4984b20592af8ffed4dcf24632MD51TEXT000636654.pdf.txt000636654.pdf.txtExtracted Texttext/plain328536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12909/2/000636654.pdf.txt82191986111f0a9aeedc0d95243d285aMD52THUMBNAIL000636654.pdf.jpg000636654.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12909/3/000636654.pdf.jpgb15161a424d03788382c3ad6796e0ffdMD5310183/129092018-10-17 08:37:24.359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12909Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:37:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inserção de tópicos de astronomia como motivação para o estudo da mecânica em uma abordagem epistemológica para o ensino médio
title A inserção de tópicos de astronomia como motivação para o estudo da mecânica em uma abordagem epistemológica para o ensino médio
spellingShingle A inserção de tópicos de astronomia como motivação para o estudo da mecânica em uma abordagem epistemológica para o ensino médio
Kemper, Érico
Ensino de física
Ensino de astronomia : Ensino médio
Mecânica
Recursos audiovisuais
Cosmologia
Audiovisual
Astronomy and mechanics
Physics teaching
title_short A inserção de tópicos de astronomia como motivação para o estudo da mecânica em uma abordagem epistemológica para o ensino médio
title_full A inserção de tópicos de astronomia como motivação para o estudo da mecânica em uma abordagem epistemológica para o ensino médio
title_fullStr A inserção de tópicos de astronomia como motivação para o estudo da mecânica em uma abordagem epistemológica para o ensino médio
title_full_unstemmed A inserção de tópicos de astronomia como motivação para o estudo da mecânica em uma abordagem epistemológica para o ensino médio
title_sort A inserção de tópicos de astronomia como motivação para o estudo da mecânica em uma abordagem epistemológica para o ensino médio
author Kemper, Érico
author_facet Kemper, Érico
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kemper, Érico
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ostermann, Fernanda
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Saraiva, Maria de Fátima Oliveira
contributor_str_mv Ostermann, Fernanda
Saraiva, Maria de Fátima Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino de astronomia : Ensino médio
Mecânica
Recursos audiovisuais
Cosmologia
topic Ensino de física
Ensino de astronomia : Ensino médio
Mecânica
Recursos audiovisuais
Cosmologia
Audiovisual
Astronomy and mechanics
Physics teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Audiovisual
Astronomy and mechanics
Physics teaching
description Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento, a implementação e os resultados de uma proposta motivadora aplicada no ensino de Física em nível médio. Defendemos que questões epistemológicas e elementos da história da ciência possibilitam ricas discussões em grupo, contribuindo para mostrar o verdadeiro processo da construção da Física. Nossa proposta de trabalho consistiu em apresentar uma abordagem epistemológica, embasada nas filosofias de Popper, Lakatos e Kuhn, no estudo da mecânica, partindo de tópicos de astronomia ou inserindo-os no contexto da área em estudo, de forma a facilitar uma aprendizagem significativa. Essa abordagem nos orientou na produção do material instrucional, que disponibilizamos na forma de texto, assim como na metodologia utilizada na sua implementação. Paralelamente, incluímos vídeos que abordam alguns temas em questão por utilizarem a poderosa ferramenta audiovisual da comunicação da atualidade. Na seção dos procedimentos apresentamos a listagem de vídeos utilizados que é uma sugestão de excelente material de apoio no ensino da mecânica, astronomia e cosmologia no ensino da física.
publishDate 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-05-20T04:11:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/12909
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000636654
url http://hdl.handle.net/10183/12909
identifier_str_mv 000636654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12909/1/000636654.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12909/2/000636654.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12909/3/000636654.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bdd62c4984b20592af8ffed4dcf24632
82191986111f0a9aeedc0d95243d285a
b15161a424d03788382c3ad6796e0ffd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085118884184064