A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de física : a questão da mudança epistemológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massoni, Neusa Teresinha
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26489
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência de visões epistemológicas contemporâneas na transformação das concepções de professores e futuros professores de Física sobre a natureza da ciência e a relação entre essas concepções de professores de Física e as práticas didáticas por eles privilegiadas. Em última análise, pesquisaram-se as potencialidades das visões epistemológicas contemporâneas para promover um ensino de Física mais crítico e reflexivo. A investigação incluiu cinco estudos de caso etnográficos, abrangendo a formação inicial e pós-graduada de professores e a prática em sala de aula: o Estudo I foi o que motivou esta tese, envolveu um grupo de licenciandos, futuros professores de Física à época, e investigou as concepções sobre a natureza da ciência e as transformações nelas ocorridas através de uma disciplina de História e Epistemologia da Física, na graduação; o Estudo II envolveu professores de Física já atuantes, e teve fim idêntico ao estudo precedente através de uma disciplina de Epistemologia e Ensino de Física, na pós-graduação; os Estudos III, IV e V foram estudos de caso etnográficos com professores de Física que tinham diferentes concepções epistemológicas, no exercício da docência no Ensino Médio, em diferentes tipos de escola. Estes três estudos buscaram vislumbrar possíveis relações entre as concepções epistemológicas dos professores e a forma como ensinam a Física. Os resultados dos Estudos I e II indicaram que distintas visões epistemológicas contemporâneas apresentadas e discutidas explicitamente, através de estratégia colaborativo-presencial, apresentaram-se como ferramenta potencial, amplamente defendida na literatura, para transformar as visões dos professores sobre a natureza da ciência, na expectativa de que ocorra a implementação de um ensino de Física mais crítico e reflexivo. Contudo, através da descrição compreensiva da sala de aula em diferentes contextos e distintas escolas, Estudos III, IV e V, obteve-se que não se observa ainda uma articulação adequada entre as visões epistemológicas dos professores e suas estratégias didáticas, capaz de fazer uso efetivo desse potencial para a melhoria do ensino de Física. A relação mais visível entre as concepções dos professores e suas práticas docentes se traduz na diversificação das estratégias didáticas e na adoção de um espírito mais aberto à mudança e à negociação de idéias, por aqueles professores que detêm visões alinhadas às visões epistemológicas contemporâneas. Mas, mesmo os professores que têm visões contextualizadas sobre a natureza da ciência não se mostraram preparados para ensinar a Física “como ela é”, uma ciência em construção, menos dogmática, menos associada a leis e teorias fixas e imutáveis, de forma que é possível inferir que as novas visões sobre a natureza da ciência não chegaram ainda à sala de aula do Ensino Médio. O resultado da aplicação de um questionário sobre concepções epistemológicas a alunos de três turmas de Ensino Médio, de diferentes escolas, não apresentou diferenças significativas, embora lecionadas por professores de Física com diferentes concepções epistemológicas, o que parece reforçar nossos achados. A questão da mudança epistemológica é, assim, um processo incipiente, desarticulado, com muitas questões em aberto e parece sugerir a relevância de se repensar a formação inicial e continuada dos professores de Física.
id URGS_b2ff5f3d55dcca9815dd76215185f53a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26489
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Massoni, Neusa TeresinhaMoreira, Marco Antonio2010-10-29T11:10:53Z2010http://hdl.handle.net/10183/26489000754808O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência de visões epistemológicas contemporâneas na transformação das concepções de professores e futuros professores de Física sobre a natureza da ciência e a relação entre essas concepções de professores de Física e as práticas didáticas por eles privilegiadas. Em última análise, pesquisaram-se as potencialidades das visões epistemológicas contemporâneas para promover um ensino de Física mais crítico e reflexivo. A investigação incluiu cinco estudos de caso etnográficos, abrangendo a formação inicial e pós-graduada de professores e a prática em sala de aula: o Estudo I foi o que motivou esta tese, envolveu um grupo de licenciandos, futuros professores de Física à época, e investigou as concepções sobre a natureza da ciência e as transformações nelas ocorridas através de uma disciplina de História e Epistemologia da Física, na graduação; o Estudo II envolveu professores de Física já atuantes, e teve fim idêntico ao estudo precedente através de uma disciplina de Epistemologia e Ensino de Física, na pós-graduação; os Estudos III, IV e V foram estudos de caso etnográficos com professores de Física que tinham diferentes concepções epistemológicas, no exercício da docência no Ensino Médio, em diferentes tipos de escola. Estes três estudos buscaram vislumbrar possíveis relações entre as concepções epistemológicas dos professores e a forma como ensinam a Física. Os resultados dos Estudos I e II indicaram que distintas visões epistemológicas contemporâneas apresentadas e discutidas explicitamente, através de estratégia colaborativo-presencial, apresentaram-se como ferramenta potencial, amplamente defendida na literatura, para transformar as visões dos professores sobre a natureza da ciência, na expectativa de que ocorra a implementação de um ensino de Física mais crítico e reflexivo. Contudo, através da descrição compreensiva da sala de aula em diferentes contextos e distintas escolas, Estudos III, IV e V, obteve-se que não se observa ainda uma articulação adequada entre as visões epistemológicas dos professores e suas estratégias didáticas, capaz de fazer uso efetivo desse potencial para a melhoria do ensino de Física. A relação mais visível entre as concepções dos professores e suas práticas docentes se traduz na diversificação das estratégias didáticas e na adoção de um espírito mais aberto à mudança e à negociação de idéias, por aqueles professores que detêm visões alinhadas às visões epistemológicas contemporâneas. Mas, mesmo os professores que têm visões contextualizadas sobre a natureza da ciência não se mostraram preparados para ensinar a Física “como ela é”, uma ciência em construção, menos dogmática, menos associada a leis e teorias fixas e imutáveis, de forma que é possível inferir que as novas visões sobre a natureza da ciência não chegaram ainda à sala de aula do Ensino Médio. O resultado da aplicação de um questionário sobre concepções epistemológicas a alunos de três turmas de Ensino Médio, de diferentes escolas, não apresentou diferenças significativas, embora lecionadas por professores de Física com diferentes concepções epistemológicas, o que parece reforçar nossos achados. A questão da mudança epistemológica é, assim, um processo incipiente, desarticulado, com muitas questões em aberto e parece sugerir a relevância de se repensar a formação inicial e continuada dos professores de Física.The purpose of this research was to investigate the influence of contemporary epistemological views in the transformation of physics teachers’ conceptions about the nature of science and the relationship between these conceptions and the didactic practices preferred by them. Essentially, the research was concerned with the potentiality of contemporary epistemological views to promote a more critical and reflexive teaching of physics. The investigation included five ethnographic case studies: the first was the one which motivated this thesis, involving a group of physics majors, prospective physics teachers at the time, investigating their conceptions on the nature of science and the transformations that occurred in them as a consequence of a History and Epistemology of Physics course; the second study involved physics teachers already in service and had the same objective of the previous study but in a graduate course of Epistemology and Physics Teaching; studies III, IV and V were also ethnographic case studies with physics teachers already teaching at high school level school, but in different schools and with different epistemological views. Those three studies searched for possible relationships between teachers’ epistemological conceptions and their way of teaching physics. The results of studies I and II suggested that epistemological contemporary views, presented and explicitly discussed through a collaborative presential teaching strategy, are a powerful tool, largely supported by the literature, to transform teachers’ epistemological conceptions on the nature of science, eventually leading them to a more critical and reflexive approach to physics teaching. However, comprehensive ethnographic classroom descriptions in three different kinds of schools carried out in studies III, IV and V, did not show yet an appropriate articulation of teachers’ epistemological views and the didactical strategies they used, which would make a more effective use of that potential to improve physics teaching. The most visible relationships between teachers’ epistemological believes and their teaching practices was expressed by the diversification of the didactical strategies they used and in the assumption of a more open minded position to change, and to the negotiation of meanings by a teacher holding epistemological beliefs aligned to epistemological contemporary views. But even that teacher holding these contextualized epistemological views did not seem to be prepared to teach physics “as it is”, as a science in construction, less dogmatic, less associated to laws and fixed theories. Thus, it was possible to conclude that new views about the nature of science have not yet arrived to high school classrooms. The results obtained through a questionnaire on epistemological beliefs applied to students of three different did not show significant differences, even when the classes were taught by physics teachers with different epistemological conceptions, and seem to confirm the research findings. The matter of teachers’ epistemological change seems to be an incipient process, unarticulated, and with many open questions, suggesting the need of rethinking physics teachers preparation both initial and continued.application/pdfporFormação de professoresEnsino de físicaEnsino médioEpistemologiaPrática de ensinoA epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de física : a questão da mudança epistemológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em FísicaPorto Alegre, BR-RS2010doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000754808.pdf000754808.pdfTexto completoapplication/pdf5237546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26489/1/000754808.pdf7dc18c405f2bdbce652bd8bce95fa218MD51TEXT000754808.pdf.txt000754808.pdf.txtExtracted Texttext/plain983894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26489/2/000754808.pdf.txt0eebf7b3fa1f80cf61675c0db660ad06MD52THUMBNAIL000754808.pdf.jpg000754808.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26489/3/000754808.pdf.jpg8309859560c986f444b74a693b99e01fMD5310183/264892022-12-08 06:03:47.83253oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-08T08:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de física : a questão da mudança epistemológica
title A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de física : a questão da mudança epistemológica
spellingShingle A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de física : a questão da mudança epistemológica
Massoni, Neusa Teresinha
Formação de professores
Ensino de física
Ensino médio
Epistemologia
Prática de ensino
title_short A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de física : a questão da mudança epistemológica
title_full A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de física : a questão da mudança epistemológica
title_fullStr A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de física : a questão da mudança epistemológica
title_full_unstemmed A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de física : a questão da mudança epistemológica
title_sort A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de física : a questão da mudança epistemológica
author Massoni, Neusa Teresinha
author_facet Massoni, Neusa Teresinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Marco Antonio
contributor_str_mv Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de física
Ensino médio
Epistemologia
Prática de ensino
topic Formação de professores
Ensino de física
Ensino médio
Epistemologia
Prática de ensino
description O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência de visões epistemológicas contemporâneas na transformação das concepções de professores e futuros professores de Física sobre a natureza da ciência e a relação entre essas concepções de professores de Física e as práticas didáticas por eles privilegiadas. Em última análise, pesquisaram-se as potencialidades das visões epistemológicas contemporâneas para promover um ensino de Física mais crítico e reflexivo. A investigação incluiu cinco estudos de caso etnográficos, abrangendo a formação inicial e pós-graduada de professores e a prática em sala de aula: o Estudo I foi o que motivou esta tese, envolveu um grupo de licenciandos, futuros professores de Física à época, e investigou as concepções sobre a natureza da ciência e as transformações nelas ocorridas através de uma disciplina de História e Epistemologia da Física, na graduação; o Estudo II envolveu professores de Física já atuantes, e teve fim idêntico ao estudo precedente através de uma disciplina de Epistemologia e Ensino de Física, na pós-graduação; os Estudos III, IV e V foram estudos de caso etnográficos com professores de Física que tinham diferentes concepções epistemológicas, no exercício da docência no Ensino Médio, em diferentes tipos de escola. Estes três estudos buscaram vislumbrar possíveis relações entre as concepções epistemológicas dos professores e a forma como ensinam a Física. Os resultados dos Estudos I e II indicaram que distintas visões epistemológicas contemporâneas apresentadas e discutidas explicitamente, através de estratégia colaborativo-presencial, apresentaram-se como ferramenta potencial, amplamente defendida na literatura, para transformar as visões dos professores sobre a natureza da ciência, na expectativa de que ocorra a implementação de um ensino de Física mais crítico e reflexivo. Contudo, através da descrição compreensiva da sala de aula em diferentes contextos e distintas escolas, Estudos III, IV e V, obteve-se que não se observa ainda uma articulação adequada entre as visões epistemológicas dos professores e suas estratégias didáticas, capaz de fazer uso efetivo desse potencial para a melhoria do ensino de Física. A relação mais visível entre as concepções dos professores e suas práticas docentes se traduz na diversificação das estratégias didáticas e na adoção de um espírito mais aberto à mudança e à negociação de idéias, por aqueles professores que detêm visões alinhadas às visões epistemológicas contemporâneas. Mas, mesmo os professores que têm visões contextualizadas sobre a natureza da ciência não se mostraram preparados para ensinar a Física “como ela é”, uma ciência em construção, menos dogmática, menos associada a leis e teorias fixas e imutáveis, de forma que é possível inferir que as novas visões sobre a natureza da ciência não chegaram ainda à sala de aula do Ensino Médio. O resultado da aplicação de um questionário sobre concepções epistemológicas a alunos de três turmas de Ensino Médio, de diferentes escolas, não apresentou diferenças significativas, embora lecionadas por professores de Física com diferentes concepções epistemológicas, o que parece reforçar nossos achados. A questão da mudança epistemológica é, assim, um processo incipiente, desarticulado, com muitas questões em aberto e parece sugerir a relevância de se repensar a formação inicial e continuada dos professores de Física.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-29T11:10:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26489
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000754808
url http://hdl.handle.net/10183/26489
identifier_str_mv 000754808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26489/1/000754808.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26489/2/000754808.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26489/3/000754808.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7dc18c405f2bdbce652bd8bce95fa218
0eebf7b3fa1f80cf61675c0db660ad06
8309859560c986f444b74a693b99e01f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308995480616960