Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141763 |
Resumo: | Este trabalho é uma etnografia de sala de aula. A etnografia procura descrever compreensivamente uma cultura, neste caso, a cultura da sala de aula da disciplina de Física lecionada no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, Brasil. O estudo faz parte de uma pesquisa mais abrangente que teve por objetivo investigar as contribuições de posturas contemporâneas sobre a natureza da ciência para a melhoria do ensino da Física. É nesse sentido que o presente artigo assume uma perspectiva epistemológica. O professor de Física observado tinha concepções parcialmente alinhadas a essas posturas epistemológicas e muito embora nossa expectativa inicial fosse investigar as relações entre as concepções e as práticas didáticas, o que obtivemos foi uma descrição interpretativa detalhada da realidade da sala de aula e do contexto escolar, que acabou por revelar vários aspectos relevantes para a compreensão dessa cultura e do processo do ensino e aprendizagem da Física. Essa descrição interpretativa é o que apresentamos. |
id |
UFRGS-2_3bd1ba04f6e2e20892084ee28b1ef96b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141763 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Massoni, Neusa TeresinhaMoreira, Marco Antonio2016-05-24T02:11:09Z20121518-8795http://hdl.handle.net/10183/141763000851579Este trabalho é uma etnografia de sala de aula. A etnografia procura descrever compreensivamente uma cultura, neste caso, a cultura da sala de aula da disciplina de Física lecionada no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, Brasil. O estudo faz parte de uma pesquisa mais abrangente que teve por objetivo investigar as contribuições de posturas contemporâneas sobre a natureza da ciência para a melhoria do ensino da Física. É nesse sentido que o presente artigo assume uma perspectiva epistemológica. O professor de Física observado tinha concepções parcialmente alinhadas a essas posturas epistemológicas e muito embora nossa expectativa inicial fosse investigar as relações entre as concepções e as práticas didáticas, o que obtivemos foi uma descrição interpretativa detalhada da realidade da sala de aula e do contexto escolar, que acabou por revelar vários aspectos relevantes para a compreensão dessa cultura e do processo do ensino e aprendizagem da Física. Essa descrição interpretativa é o que apresentamos.This paper is a classroom ethnography. Ethnography in a research strategy that attempts to comprehensively describe a culture, in this case the culture of a physics classroom in the 12th grade of a public high school in Porto Alegre, Brazil. This study is part of a larger scope study designed to investigate the contributions of contemporary views of the nature of science to the improvement of physics teaching. It is in sense that this paper assumes an epistemological perspective. The physics teacher that was observed had conceptions partially aligned to those epistemological views, however, although our initial intention was to search for relationships between her conceptions an her teaching practices we ended up with a detailed interpretative description of the classroom reality that revealed relevant aspects to the comprehension of such a culture and to theapplication/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 17, n. 1 (mar. 2012), p. 147-181Ensino de física : Ensino médioEpistemologiaTeaching of physicsClassroom ethnographyContemporary epistemological viewsEnsino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológicoPhysics teaching in a public school : an ethnographic case study with an epistemological biasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000851579.pdf000851579.pdfTexto completoapplication/pdf238202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141763/1/000851579.pdfafa78e54e6fe24ce47f36d1713db7954MD51TEXT000851579.pdf.txt000851579.pdf.txtExtracted Texttext/plain120726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141763/2/000851579.pdf.txt1967a4824a48a7567b9723b5eed690d2MD52THUMBNAIL000851579.pdf.jpg000851579.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141763/3/000851579.pdf.jpgb13857c2a88c4a996a8a2851bb281662MD5310183/1417632018-10-25 10:11:58.203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141763Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:11:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Physics teaching in a public school : an ethnographic case study with an epistemological bias |
title |
Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico |
spellingShingle |
Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico Massoni, Neusa Teresinha Ensino de física : Ensino médio Epistemologia Teaching of physics Classroom ethnography Contemporary epistemological views |
title_short |
Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico |
title_full |
Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico |
title_fullStr |
Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico |
title_full_unstemmed |
Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico |
title_sort |
Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico |
author |
Massoni, Neusa Teresinha |
author_facet |
Massoni, Neusa Teresinha Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massoni, Neusa Teresinha Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física : Ensino médio Epistemologia |
topic |
Ensino de física : Ensino médio Epistemologia Teaching of physics Classroom ethnography Contemporary epistemological views |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching of physics Classroom ethnography Contemporary epistemological views |
description |
Este trabalho é uma etnografia de sala de aula. A etnografia procura descrever compreensivamente uma cultura, neste caso, a cultura da sala de aula da disciplina de Física lecionada no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, Brasil. O estudo faz parte de uma pesquisa mais abrangente que teve por objetivo investigar as contribuições de posturas contemporâneas sobre a natureza da ciência para a melhoria do ensino da Física. É nesse sentido que o presente artigo assume uma perspectiva epistemológica. O professor de Física observado tinha concepções parcialmente alinhadas a essas posturas epistemológicas e muito embora nossa expectativa inicial fosse investigar as relações entre as concepções e as práticas didáticas, o que obtivemos foi uma descrição interpretativa detalhada da realidade da sala de aula e do contexto escolar, que acabou por revelar vários aspectos relevantes para a compreensão dessa cultura e do processo do ensino e aprendizagem da Física. Essa descrição interpretativa é o que apresentamos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-24T02:11:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141763 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-8795 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000851579 |
identifier_str_mv |
1518-8795 000851579 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 17, n. 1 (mar. 2012), p. 147-181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141763/1/000851579.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141763/2/000851579.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141763/3/000851579.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
afa78e54e6fe24ce47f36d1713db7954 1967a4824a48a7567b9723b5eed690d2 b13857c2a88c4a996a8a2851bb281662 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224901178163200 |