Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massoni, Neusa Teresinha
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141763
Resumo: Este trabalho é uma etnografia de sala de aula. A etnografia procura descrever compreensivamente uma cultura, neste caso, a cultura da sala de aula da disciplina de Física lecionada no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, Brasil. O estudo faz parte de uma pesquisa mais abrangente que teve por objetivo investigar as contribuições de posturas contemporâneas sobre a natureza da ciência para a melhoria do ensino da Física. É nesse sentido que o presente artigo assume uma perspectiva epistemológica. O professor de Física observado tinha concepções parcialmente alinhadas a essas posturas epistemológicas e muito embora nossa expectativa inicial fosse investigar as relações entre as concepções e as práticas didáticas, o que obtivemos foi uma descrição interpretativa detalhada da realidade da sala de aula e do contexto escolar, que acabou por revelar vários aspectos relevantes para a compreensão dessa cultura e do processo do ensino e aprendizagem da Física. Essa descrição interpretativa é o que apresentamos.
id UFRGS-2_3bd1ba04f6e2e20892084ee28b1ef96b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141763
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Massoni, Neusa TeresinhaMoreira, Marco Antonio2016-05-24T02:11:09Z20121518-8795http://hdl.handle.net/10183/141763000851579Este trabalho é uma etnografia de sala de aula. A etnografia procura descrever compreensivamente uma cultura, neste caso, a cultura da sala de aula da disciplina de Física lecionada no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, Brasil. O estudo faz parte de uma pesquisa mais abrangente que teve por objetivo investigar as contribuições de posturas contemporâneas sobre a natureza da ciência para a melhoria do ensino da Física. É nesse sentido que o presente artigo assume uma perspectiva epistemológica. O professor de Física observado tinha concepções parcialmente alinhadas a essas posturas epistemológicas e muito embora nossa expectativa inicial fosse investigar as relações entre as concepções e as práticas didáticas, o que obtivemos foi uma descrição interpretativa detalhada da realidade da sala de aula e do contexto escolar, que acabou por revelar vários aspectos relevantes para a compreensão dessa cultura e do processo do ensino e aprendizagem da Física. Essa descrição interpretativa é o que apresentamos.This paper is a classroom ethnography. Ethnography in a research strategy that attempts to comprehensively describe a culture, in this case the culture of a physics classroom in the 12th grade of a public high school in Porto Alegre, Brazil. This study is part of a larger scope study designed to investigate the contributions of contemporary views of the nature of science to the improvement of physics teaching. It is in sense that this paper assumes an epistemological perspective. The physics teacher that was observed had conceptions partially aligned to those epistemological views, however, although our initial intention was to search for relationships between her conceptions an her teaching practices we ended up with a detailed interpretative description of the classroom reality that revealed relevant aspects to the comprehension of such a culture and to theapplication/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 17, n. 1 (mar. 2012), p. 147-181Ensino de física : Ensino médioEpistemologiaTeaching of physicsClassroom ethnographyContemporary epistemological viewsEnsino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológicoPhysics teaching in a public school : an ethnographic case study with an epistemological biasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000851579.pdf000851579.pdfTexto completoapplication/pdf238202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141763/1/000851579.pdfafa78e54e6fe24ce47f36d1713db7954MD51TEXT000851579.pdf.txt000851579.pdf.txtExtracted Texttext/plain120726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141763/2/000851579.pdf.txt1967a4824a48a7567b9723b5eed690d2MD52THUMBNAIL000851579.pdf.jpg000851579.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141763/3/000851579.pdf.jpgb13857c2a88c4a996a8a2851bb281662MD5310183/1417632018-10-25 10:11:58.203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141763Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:11:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Physics teaching in a public school : an ethnographic case study with an epistemological bias
title Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico
spellingShingle Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico
Massoni, Neusa Teresinha
Ensino de física : Ensino médio
Epistemologia
Teaching of physics
Classroom ethnography
Contemporary epistemological views
title_short Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico
title_full Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico
title_fullStr Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico
title_full_unstemmed Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico
title_sort Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico
author Massoni, Neusa Teresinha
author_facet Massoni, Neusa Teresinha
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física : Ensino médio
Epistemologia
topic Ensino de física : Ensino médio
Epistemologia
Teaching of physics
Classroom ethnography
Contemporary epistemological views
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of physics
Classroom ethnography
Contemporary epistemological views
description Este trabalho é uma etnografia de sala de aula. A etnografia procura descrever compreensivamente uma cultura, neste caso, a cultura da sala de aula da disciplina de Física lecionada no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, Brasil. O estudo faz parte de uma pesquisa mais abrangente que teve por objetivo investigar as contribuições de posturas contemporâneas sobre a natureza da ciência para a melhoria do ensino da Física. É nesse sentido que o presente artigo assume uma perspectiva epistemológica. O professor de Física observado tinha concepções parcialmente alinhadas a essas posturas epistemológicas e muito embora nossa expectativa inicial fosse investigar as relações entre as concepções e as práticas didáticas, o que obtivemos foi uma descrição interpretativa detalhada da realidade da sala de aula e do contexto escolar, que acabou por revelar vários aspectos relevantes para a compreensão dessa cultura e do processo do ensino e aprendizagem da Física. Essa descrição interpretativa é o que apresentamos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-24T02:11:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141763
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8795
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000851579
identifier_str_mv 1518-8795
000851579
url http://hdl.handle.net/10183/141763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 17, n. 1 (mar. 2012), p. 147-181
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141763/1/000851579.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141763/2/000851579.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141763/3/000851579.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv afa78e54e6fe24ce47f36d1713db7954
1967a4824a48a7567b9723b5eed690d2
b13857c2a88c4a996a8a2851bb281662
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224901178163200