O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massoni, Neusa Teresinha
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141732
Resumo: Neste trabalho procuramos descrever o processo de construção de uma compreensão descritiva contextualizada da cultura de sala de aula de uma disciplina de História e Epistemologia da Física do currículo de formação de professores de Física de uma universidade pública federal. Para isso, a observação participativa do cotidiano da sala de aula estendeu-se por um período de um ano. A narrativa desse processo é extensa, cheia de detalhes que sugerem certas mudanças em certas concepções de ciência dos alunos e, ao mesmo tempo, o enraizamento de outras.
id UFRGS-2_b1caa7a31fce1fe0b98aa8fd3ee1e3a8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141732
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Massoni, Neusa TeresinhaMoreira, Marco Antonio2016-05-24T02:10:57Z20071518-8795http://hdl.handle.net/10183/141732000595145Neste trabalho procuramos descrever o processo de construção de uma compreensão descritiva contextualizada da cultura de sala de aula de uma disciplina de História e Epistemologia da Física do currículo de formação de professores de Física de uma universidade pública federal. Para isso, a observação participativa do cotidiano da sala de aula estendeu-se por um período de um ano. A narrativa desse processo é extensa, cheia de detalhes que sugerem certas mudanças em certas concepções de ciência dos alunos e, ao mesmo tempo, o enraizamento de outras.This paper attempts to describe the construction process of a contextualized descriptive comprehension of the classroom culture of a subject on History and Epistemology of Physics pertaining to the curriculum of a teacher preparation course in a federal public university. In order to do that, participative observation of daily classroom activities was carried out during a one year period of time. The narrative of this process is extensive full of details that suggest some charges in students’ conceptions of science and, at the same time, how deeply rosted are some other ones.application/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 12, n. 1 (mar. 2007), p. 7-54Ensino de físicaEpistemologiaFormação de professoresHistory and epistemology of physicsPhysics teacher preparationConceptions of scienceClassroom etnographyO cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de físicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000595145.pdf000595145.pdfTexto completoapplication/pdf1323575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141732/1/000595145.pdf23712d838c8b91d66014316445f3f99eMD51TEXT000595145.pdf.txt000595145.pdf.txtExtracted Texttext/plain149504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141732/2/000595145.pdf.txt386a65a9a4220a65145b1ab38911935aMD52THUMBNAIL000595145.pdf.jpg000595145.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141732/3/000595145.pdf.jpgc2da97d7ae093cce72eb8a83b68c71c8MD5310183/1417322018-10-25 10:11:52.163oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141732Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:11:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física
title O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física
spellingShingle O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física
Massoni, Neusa Teresinha
Ensino de física
Epistemologia
Formação de professores
History and epistemology of physics
Physics teacher preparation
Conceptions of science
Classroom etnography
title_short O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física
title_full O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física
title_fullStr O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física
title_full_unstemmed O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física
title_sort O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física
author Massoni, Neusa Teresinha
author_facet Massoni, Neusa Teresinha
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Epistemologia
Formação de professores
topic Ensino de física
Epistemologia
Formação de professores
History and epistemology of physics
Physics teacher preparation
Conceptions of science
Classroom etnography
dc.subject.eng.fl_str_mv History and epistemology of physics
Physics teacher preparation
Conceptions of science
Classroom etnography
description Neste trabalho procuramos descrever o processo de construção de uma compreensão descritiva contextualizada da cultura de sala de aula de uma disciplina de História e Epistemologia da Física do currículo de formação de professores de Física de uma universidade pública federal. Para isso, a observação participativa do cotidiano da sala de aula estendeu-se por um período de um ano. A narrativa desse processo é extensa, cheia de detalhes que sugerem certas mudanças em certas concepções de ciência dos alunos e, ao mesmo tempo, o enraizamento de outras.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-24T02:10:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141732
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8795
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000595145
identifier_str_mv 1518-8795
000595145
url http://hdl.handle.net/10183/141732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 12, n. 1 (mar. 2007), p. 7-54
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141732/1/000595145.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141732/2/000595145.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141732/3/000595145.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 23712d838c8b91d66014316445f3f99e
386a65a9a4220a65145b1ab38911935a
c2da97d7ae093cce72eb8a83b68c71c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224900778655744