O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141732 |
Resumo: | Neste trabalho procuramos descrever o processo de construção de uma compreensão descritiva contextualizada da cultura de sala de aula de uma disciplina de História e Epistemologia da Física do currículo de formação de professores de Física de uma universidade pública federal. Para isso, a observação participativa do cotidiano da sala de aula estendeu-se por um período de um ano. A narrativa desse processo é extensa, cheia de detalhes que sugerem certas mudanças em certas concepções de ciência dos alunos e, ao mesmo tempo, o enraizamento de outras. |
id |
UFRGS-2_b1caa7a31fce1fe0b98aa8fd3ee1e3a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141732 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Massoni, Neusa TeresinhaMoreira, Marco Antonio2016-05-24T02:10:57Z20071518-8795http://hdl.handle.net/10183/141732000595145Neste trabalho procuramos descrever o processo de construção de uma compreensão descritiva contextualizada da cultura de sala de aula de uma disciplina de História e Epistemologia da Física do currículo de formação de professores de Física de uma universidade pública federal. Para isso, a observação participativa do cotidiano da sala de aula estendeu-se por um período de um ano. A narrativa desse processo é extensa, cheia de detalhes que sugerem certas mudanças em certas concepções de ciência dos alunos e, ao mesmo tempo, o enraizamento de outras.This paper attempts to describe the construction process of a contextualized descriptive comprehension of the classroom culture of a subject on History and Epistemology of Physics pertaining to the curriculum of a teacher preparation course in a federal public university. In order to do that, participative observation of daily classroom activities was carried out during a one year period of time. The narrative of this process is extensive full of details that suggest some charges in students’ conceptions of science and, at the same time, how deeply rosted are some other ones.application/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 12, n. 1 (mar. 2007), p. 7-54Ensino de físicaEpistemologiaFormação de professoresHistory and epistemology of physicsPhysics teacher preparationConceptions of scienceClassroom etnographyO cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de físicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000595145.pdf000595145.pdfTexto completoapplication/pdf1323575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141732/1/000595145.pdf23712d838c8b91d66014316445f3f99eMD51TEXT000595145.pdf.txt000595145.pdf.txtExtracted Texttext/plain149504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141732/2/000595145.pdf.txt386a65a9a4220a65145b1ab38911935aMD52THUMBNAIL000595145.pdf.jpg000595145.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141732/3/000595145.pdf.jpgc2da97d7ae093cce72eb8a83b68c71c8MD5310183/1417322018-10-25 10:11:52.163oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141732Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:11:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física |
title |
O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física |
spellingShingle |
O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física Massoni, Neusa Teresinha Ensino de física Epistemologia Formação de professores History and epistemology of physics Physics teacher preparation Conceptions of science Classroom etnography |
title_short |
O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física |
title_full |
O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física |
title_fullStr |
O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física |
title_full_unstemmed |
O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física |
title_sort |
O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física |
author |
Massoni, Neusa Teresinha |
author_facet |
Massoni, Neusa Teresinha Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massoni, Neusa Teresinha Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Epistemologia Formação de professores |
topic |
Ensino de física Epistemologia Formação de professores History and epistemology of physics Physics teacher preparation Conceptions of science Classroom etnography |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History and epistemology of physics Physics teacher preparation Conceptions of science Classroom etnography |
description |
Neste trabalho procuramos descrever o processo de construção de uma compreensão descritiva contextualizada da cultura de sala de aula de uma disciplina de História e Epistemologia da Física do currículo de formação de professores de Física de uma universidade pública federal. Para isso, a observação participativa do cotidiano da sala de aula estendeu-se por um período de um ano. A narrativa desse processo é extensa, cheia de detalhes que sugerem certas mudanças em certas concepções de ciência dos alunos e, ao mesmo tempo, o enraizamento de outras. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-24T02:10:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141732 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-8795 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000595145 |
identifier_str_mv |
1518-8795 000595145 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 12, n. 1 (mar. 2007), p. 7-54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141732/1/000595145.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141732/2/000595145.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141732/3/000595145.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23712d838c8b91d66014316445f3f99e 386a65a9a4220a65145b1ab38911935a c2da97d7ae093cce72eb8a83b68c71c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224900778655744 |