Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/5119 |
Resumo: | Neste trabalho, implementamos o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Física em nível médio a fim de ampliar e estimular a aprendizagem dos alunos. Construímos um sítio sobre Gravitação e Temas Afins, repleto de informações, ilustrações e principalmente animações interativas tipo applets. Utilizamos como suporte do curso, para infra-estrutura virtual de comunicação, a plataforma de ensino a distância - TelEduc, onde exploramos ferramentas que estimularam a comunicação entre os professores e os alunos, e possibilitaram o depositório dos resultados das atividades realizadas. O sítio e o curso criado no TelEduc disponibilizamos em um servidor no Instituto de Física da UFRGS. Implementamos esta experiência didática em duas turmas da primeira série do ensino médio do Colégio Salesiano Dom Bosco na cidade de Porto Alegre, RS, no mês de novembro de 2003. Os referenciais teóricos que adotamos foram a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, a teoria de educação de Novak e o modelo de ensino-aprendizagem de Gowin, especificamente no que se refere à motivação dos alunos. Nossa avaliação indica que conseguimos propiciar uma extensão da sala de aula, aumentando virtualmente a carga horária de Física em no mínimo 40%. Notamos também, nas participações dos alunos, que 67% se envolveram no projeto e 82% expressaram serem favoráveis a esta proposta de aprendizagem de Física. Estes resultados sugerem que conseguimos motivar significativamente os alunos. |
id |
URGS_b33a3f37474be5318b7784c95896d4c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5119 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Pires, Marcelo AntônioVeit, Eliane Angela2007-06-06T17:42:31Z2005http://hdl.handle.net/10183/5119000465669Neste trabalho, implementamos o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Física em nível médio a fim de ampliar e estimular a aprendizagem dos alunos. Construímos um sítio sobre Gravitação e Temas Afins, repleto de informações, ilustrações e principalmente animações interativas tipo applets. Utilizamos como suporte do curso, para infra-estrutura virtual de comunicação, a plataforma de ensino a distância - TelEduc, onde exploramos ferramentas que estimularam a comunicação entre os professores e os alunos, e possibilitaram o depositório dos resultados das atividades realizadas. O sítio e o curso criado no TelEduc disponibilizamos em um servidor no Instituto de Física da UFRGS. Implementamos esta experiência didática em duas turmas da primeira série do ensino médio do Colégio Salesiano Dom Bosco na cidade de Porto Alegre, RS, no mês de novembro de 2003. Os referenciais teóricos que adotamos foram a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, a teoria de educação de Novak e o modelo de ensino-aprendizagem de Gowin, especificamente no que se refere à motivação dos alunos. Nossa avaliação indica que conseguimos propiciar uma extensão da sala de aula, aumentando virtualmente a carga horária de Física em no mínimo 40%. Notamos também, nas participações dos alunos, que 67% se envolveram no projeto e 82% expressaram serem favoráveis a esta proposta de aprendizagem de Física. Estes resultados sugerem que conseguimos motivar significativamente os alunos.application/pdfporEnsino de físicaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2005mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000465669.pdf000465669.pdfTexto completoapplication/pdf3785397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5119/1/000465669.pdf6f7dfece0b14ef8725fc9fad349449e1MD51TEXT000465669.pdf.txt000465669.pdf.txtExtracted Texttext/plain146789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5119/2/000465669.pdf.txteb2553490ec0dbce89c1b083761a1ca0MD52THUMBNAIL000465669.pdf.jpg000465669.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5119/3/000465669.pdf.jpg5a3a2111213848e932d7d1468842b744MD5310183/51192023-12-16 04:25:01.711386oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5119Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-16T06:25:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física |
title |
Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física |
spellingShingle |
Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física Pires, Marcelo Antônio Ensino de física Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física |
title_full |
Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física |
title_fullStr |
Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física |
title_sort |
Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física |
author |
Pires, Marcelo Antônio |
author_facet |
Pires, Marcelo Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Marcelo Antônio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Veit, Eliane Angela |
contributor_str_mv |
Veit, Eliane Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Ensino de física Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
Neste trabalho, implementamos o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Física em nível médio a fim de ampliar e estimular a aprendizagem dos alunos. Construímos um sítio sobre Gravitação e Temas Afins, repleto de informações, ilustrações e principalmente animações interativas tipo applets. Utilizamos como suporte do curso, para infra-estrutura virtual de comunicação, a plataforma de ensino a distância - TelEduc, onde exploramos ferramentas que estimularam a comunicação entre os professores e os alunos, e possibilitaram o depositório dos resultados das atividades realizadas. O sítio e o curso criado no TelEduc disponibilizamos em um servidor no Instituto de Física da UFRGS. Implementamos esta experiência didática em duas turmas da primeira série do ensino médio do Colégio Salesiano Dom Bosco na cidade de Porto Alegre, RS, no mês de novembro de 2003. Os referenciais teóricos que adotamos foram a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, a teoria de educação de Novak e o modelo de ensino-aprendizagem de Gowin, especificamente no que se refere à motivação dos alunos. Nossa avaliação indica que conseguimos propiciar uma extensão da sala de aula, aumentando virtualmente a carga horária de Física em no mínimo 40%. Notamos também, nas participações dos alunos, que 67% se envolveram no projeto e 82% expressaram serem favoráveis a esta proposta de aprendizagem de Física. Estes resultados sugerem que conseguimos motivar significativamente os alunos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:42:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/5119 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000465669 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/5119 |
identifier_str_mv |
000465669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5119/1/000465669.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5119/2/000465669.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5119/3/000465669.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f7dfece0b14ef8725fc9fad349449e1 eb2553490ec0dbce89c1b083761a1ca0 5a3a2111213848e932d7d1468842b744 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085048924241920 |