Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Marcelo Antônio
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/5119
Resumo: Neste trabalho, implementamos o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Física em nível médio a fim de ampliar e estimular a aprendizagem dos alunos. Construímos um sítio sobre Gravitação e Temas Afins, repleto de informações, ilustrações e principalmente animações interativas tipo applets. Utilizamos como suporte do curso, para infra-estrutura virtual de comunicação, a plataforma de ensino a distância - TelEduc, onde exploramos ferramentas que estimularam a comunicação entre os professores e os alunos, e possibilitaram o depositório dos resultados das atividades realizadas. O sítio e o curso criado no TelEduc disponibilizamos em um servidor no Instituto de Física da UFRGS. Implementamos esta experiência didática em duas turmas da primeira série do ensino médio do Colégio Salesiano Dom Bosco na cidade de Porto Alegre, RS, no mês de novembro de 2003. Os referenciais teóricos que adotamos foram a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, a teoria de educação de Novak e o modelo de ensino-aprendizagem de Gowin, especificamente no que se refere à motivação dos alunos. Nossa avaliação indica que conseguimos propiciar uma extensão da sala de aula, aumentando virtualmente a carga horária de Física em no mínimo 40%. Notamos também, nas participações dos alunos, que 67% se envolveram no projeto e 82% expressaram serem favoráveis a esta proposta de aprendizagem de Física. Estes resultados sugerem que conseguimos motivar significativamente os alunos.
id URGS_b33a3f37474be5318b7784c95896d4c3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5119
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pires, Marcelo AntônioVeit, Eliane Angela2007-06-06T17:42:31Z2005http://hdl.handle.net/10183/5119000465669Neste trabalho, implementamos o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Física em nível médio a fim de ampliar e estimular a aprendizagem dos alunos. Construímos um sítio sobre Gravitação e Temas Afins, repleto de informações, ilustrações e principalmente animações interativas tipo applets. Utilizamos como suporte do curso, para infra-estrutura virtual de comunicação, a plataforma de ensino a distância - TelEduc, onde exploramos ferramentas que estimularam a comunicação entre os professores e os alunos, e possibilitaram o depositório dos resultados das atividades realizadas. O sítio e o curso criado no TelEduc disponibilizamos em um servidor no Instituto de Física da UFRGS. Implementamos esta experiência didática em duas turmas da primeira série do ensino médio do Colégio Salesiano Dom Bosco na cidade de Porto Alegre, RS, no mês de novembro de 2003. Os referenciais teóricos que adotamos foram a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, a teoria de educação de Novak e o modelo de ensino-aprendizagem de Gowin, especificamente no que se refere à motivação dos alunos. Nossa avaliação indica que conseguimos propiciar uma extensão da sala de aula, aumentando virtualmente a carga horária de Física em no mínimo 40%. Notamos também, nas participações dos alunos, que 67% se envolveram no projeto e 82% expressaram serem favoráveis a esta proposta de aprendizagem de Física. Estes resultados sugerem que conseguimos motivar significativamente os alunos.application/pdfporEnsino de físicaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2005mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000465669.pdf000465669.pdfTexto completoapplication/pdf3785397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5119/1/000465669.pdf6f7dfece0b14ef8725fc9fad349449e1MD51TEXT000465669.pdf.txt000465669.pdf.txtExtracted Texttext/plain146789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5119/2/000465669.pdf.txteb2553490ec0dbce89c1b083761a1ca0MD52THUMBNAIL000465669.pdf.jpg000465669.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5119/3/000465669.pdf.jpg5a3a2111213848e932d7d1468842b744MD5310183/51192023-12-16 04:25:01.711386oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5119Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-16T06:25:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física
title Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física
spellingShingle Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física
Pires, Marcelo Antônio
Ensino de física
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física
title_full Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física
title_sort Tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de física
author Pires, Marcelo Antônio
author_facet Pires, Marcelo Antônio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Marcelo Antônio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veit, Eliane Angela
contributor_str_mv Veit, Eliane Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Ensino de física
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description Neste trabalho, implementamos o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Física em nível médio a fim de ampliar e estimular a aprendizagem dos alunos. Construímos um sítio sobre Gravitação e Temas Afins, repleto de informações, ilustrações e principalmente animações interativas tipo applets. Utilizamos como suporte do curso, para infra-estrutura virtual de comunicação, a plataforma de ensino a distância - TelEduc, onde exploramos ferramentas que estimularam a comunicação entre os professores e os alunos, e possibilitaram o depositório dos resultados das atividades realizadas. O sítio e o curso criado no TelEduc disponibilizamos em um servidor no Instituto de Física da UFRGS. Implementamos esta experiência didática em duas turmas da primeira série do ensino médio do Colégio Salesiano Dom Bosco na cidade de Porto Alegre, RS, no mês de novembro de 2003. Os referenciais teóricos que adotamos foram a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, a teoria de educação de Novak e o modelo de ensino-aprendizagem de Gowin, especificamente no que se refere à motivação dos alunos. Nossa avaliação indica que conseguimos propiciar uma extensão da sala de aula, aumentando virtualmente a carga horária de Física em no mínimo 40%. Notamos também, nas participações dos alunos, que 67% se envolveram no projeto e 82% expressaram serem favoráveis a esta proposta de aprendizagem de Física. Estes resultados sugerem que conseguimos motivar significativamente os alunos.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:42:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5119
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000465669
url http://hdl.handle.net/10183/5119
identifier_str_mv 000465669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5119/1/000465669.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5119/2/000465669.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5119/3/000465669.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f7dfece0b14ef8725fc9fad349449e1
eb2553490ec0dbce89c1b083761a1ca0
5a3a2111213848e932d7d1468842b744
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085048924241920