Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henderson Filho, José Ruy
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/11229
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a viabilidade da educação online como estratégia de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação, que consistiu de um curso online sobre tecnologia na educação musical destinado a professores de música de escolas públicas situadas no Estado do Pará. Oito professores aceitaram participar da pesquisa. Foram utilizadas três técnicas de pesquisa: questionário auto-administrado, observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados da presente pesquisa indicam que as bases para criação de programas de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica, por meio da educação online, estão na concepção metodológica que a orienta, na gestão eficiente do ambiente, na adequação do material didático disponibilizado ao conteúdo do curso e no apoio institucional.
id URGS_b398aeebb6c9050a9e7d51b32e554b27
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11229
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Henderson Filho, José RuyHentschke, Liane2007-11-29T05:10:21Z2007http://hdl.handle.net/10183/11229000610311Este estudo teve como objetivo investigar a viabilidade da educação online como estratégia de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação, que consistiu de um curso online sobre tecnologia na educação musical destinado a professores de música de escolas públicas situadas no Estado do Pará. Oito professores aceitaram participar da pesquisa. Foram utilizadas três técnicas de pesquisa: questionário auto-administrado, observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados da presente pesquisa indicam que as bases para criação de programas de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica, por meio da educação online, estão na concepção metodológica que a orienta, na gestão eficiente do ambiente, na adequação do material didático disponibilizado ao conteúdo do curso e no apoio institucional.This study aimed to investigate the viability of online education as a strategy for inservice music teacher education. The research method used was the actionresearch, which consisted of an online course on music technology for in-service music teachers of public schools situated in the State of Pará, Brazil. Eight teachers agreed to participate in this research. Three research techniques have been used: self-administered questionnaires, observation and semi-structured interviews. The results point out that the basis for the creation of in-service music teacher education programs, using online education, resides on the conception that orient the program, on efficient administration of the environment, on adequation of the teaching material available to the content of the course and on the institutional support.application/pdfporEnsino a distância : MúsicaProfessores de musica : FormacaoAprendizagem : Música : Comunidade virtualEnsino via WebIn-service educationOnline music educationVirtual learning communitiesFormação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem onlineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000610311.pdf000610311.pdfTexto completoapplication/pdf1612476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11229/1/000610311.pdf69a0b45e337623d2a8d8b730fac179c3MD51TEXT000610311.pdf.txt000610311.pdf.txtExtracted Texttext/plain403905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11229/2/000610311.pdf.txt1265def79418bf5b99167f26ae35f4b3MD52THUMBNAIL000610311.pdf.jpg000610311.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11229/3/000610311.pdf.jpg0e8eae7975de1ca5b6e4c65c3ca479baMD5310183/112292021-08-18 04:41:46.647905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11229Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:41:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online
title Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online
spellingShingle Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online
Henderson Filho, José Ruy
Ensino a distância : Música
Professores de musica : Formacao
Aprendizagem : Música : Comunidade virtual
Ensino via Web
In-service education
Online music education
Virtual learning communities
title_short Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online
title_full Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online
title_fullStr Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online
title_sort Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online
author Henderson Filho, José Ruy
author_facet Henderson Filho, José Ruy
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henderson Filho, José Ruy
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hentschke, Liane
contributor_str_mv Hentschke, Liane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância : Música
Professores de musica : Formacao
Aprendizagem : Música : Comunidade virtual
Ensino via Web
topic Ensino a distância : Música
Professores de musica : Formacao
Aprendizagem : Música : Comunidade virtual
Ensino via Web
In-service education
Online music education
Virtual learning communities
dc.subject.eng.fl_str_mv In-service education
Online music education
Virtual learning communities
description Este estudo teve como objetivo investigar a viabilidade da educação online como estratégia de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação, que consistiu de um curso online sobre tecnologia na educação musical destinado a professores de música de escolas públicas situadas no Estado do Pará. Oito professores aceitaram participar da pesquisa. Foram utilizadas três técnicas de pesquisa: questionário auto-administrado, observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados da presente pesquisa indicam que as bases para criação de programas de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica, por meio da educação online, estão na concepção metodológica que a orienta, na gestão eficiente do ambiente, na adequação do material didático disponibilizado ao conteúdo do curso e no apoio institucional.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-11-29T05:10:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/11229
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000610311
url http://hdl.handle.net/10183/11229
identifier_str_mv 000610311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11229/1/000610311.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11229/2/000610311.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11229/3/000610311.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 69a0b45e337623d2a8d8b730fac179c3
1265def79418bf5b99167f26ae35f4b3
0e8eae7975de1ca5b6e4c65c3ca479ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085106290786304