Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/11229 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar a viabilidade da educação online como estratégia de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação, que consistiu de um curso online sobre tecnologia na educação musical destinado a professores de música de escolas públicas situadas no Estado do Pará. Oito professores aceitaram participar da pesquisa. Foram utilizadas três técnicas de pesquisa: questionário auto-administrado, observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados da presente pesquisa indicam que as bases para criação de programas de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica, por meio da educação online, estão na concepção metodológica que a orienta, na gestão eficiente do ambiente, na adequação do material didático disponibilizado ao conteúdo do curso e no apoio institucional. |
id |
URGS_b398aeebb6c9050a9e7d51b32e554b27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11229 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Henderson Filho, José RuyHentschke, Liane2007-11-29T05:10:21Z2007http://hdl.handle.net/10183/11229000610311Este estudo teve como objetivo investigar a viabilidade da educação online como estratégia de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação, que consistiu de um curso online sobre tecnologia na educação musical destinado a professores de música de escolas públicas situadas no Estado do Pará. Oito professores aceitaram participar da pesquisa. Foram utilizadas três técnicas de pesquisa: questionário auto-administrado, observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados da presente pesquisa indicam que as bases para criação de programas de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica, por meio da educação online, estão na concepção metodológica que a orienta, na gestão eficiente do ambiente, na adequação do material didático disponibilizado ao conteúdo do curso e no apoio institucional.This study aimed to investigate the viability of online education as a strategy for inservice music teacher education. The research method used was the actionresearch, which consisted of an online course on music technology for in-service music teachers of public schools situated in the State of Pará, Brazil. Eight teachers agreed to participate in this research. Three research techniques have been used: self-administered questionnaires, observation and semi-structured interviews. The results point out that the basis for the creation of in-service music teacher education programs, using online education, resides on the conception that orient the program, on efficient administration of the environment, on adequation of the teaching material available to the content of the course and on the institutional support.application/pdfporEnsino a distância : MúsicaProfessores de musica : FormacaoAprendizagem : Música : Comunidade virtualEnsino via WebIn-service educationOnline music educationVirtual learning communitiesFormação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem onlineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000610311.pdf000610311.pdfTexto completoapplication/pdf1612476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11229/1/000610311.pdf69a0b45e337623d2a8d8b730fac179c3MD51TEXT000610311.pdf.txt000610311.pdf.txtExtracted Texttext/plain403905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11229/2/000610311.pdf.txt1265def79418bf5b99167f26ae35f4b3MD52THUMBNAIL000610311.pdf.jpg000610311.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11229/3/000610311.pdf.jpg0e8eae7975de1ca5b6e4c65c3ca479baMD5310183/112292021-08-18 04:41:46.647905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11229Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:41:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online |
title |
Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online |
spellingShingle |
Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online Henderson Filho, José Ruy Ensino a distância : Música Professores de musica : Formacao Aprendizagem : Música : Comunidade virtual Ensino via Web In-service education Online music education Virtual learning communities |
title_short |
Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online |
title_full |
Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online |
title_fullStr |
Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online |
title_sort |
Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online |
author |
Henderson Filho, José Ruy |
author_facet |
Henderson Filho, José Ruy |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henderson Filho, José Ruy |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hentschke, Liane |
contributor_str_mv |
Hentschke, Liane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância : Música Professores de musica : Formacao Aprendizagem : Música : Comunidade virtual Ensino via Web |
topic |
Ensino a distância : Música Professores de musica : Formacao Aprendizagem : Música : Comunidade virtual Ensino via Web In-service education Online music education Virtual learning communities |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
In-service education Online music education Virtual learning communities |
description |
Este estudo teve como objetivo investigar a viabilidade da educação online como estratégia de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação, que consistiu de um curso online sobre tecnologia na educação musical destinado a professores de música de escolas públicas situadas no Estado do Pará. Oito professores aceitaram participar da pesquisa. Foram utilizadas três técnicas de pesquisa: questionário auto-administrado, observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados da presente pesquisa indicam que as bases para criação de programas de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica, por meio da educação online, estão na concepção metodológica que a orienta, na gestão eficiente do ambiente, na adequação do material didático disponibilizado ao conteúdo do curso e no apoio institucional. |
publishDate |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-11-29T05:10:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/11229 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000610311 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/11229 |
identifier_str_mv |
000610311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11229/1/000610311.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11229/2/000610311.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11229/3/000610311.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
69a0b45e337623d2a8d8b730fac179c3 1265def79418bf5b99167f26ae35f4b3 0e8eae7975de1ca5b6e4c65c3ca479ba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085106290786304 |