Aplicação e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa desenvolvida para ensinar relatividade restrita no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Claudineia de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/238
Resumo: A literatura apresenta várias demandas que estão relacionadas ao Ensino de Física Moderna e Contemporânea, dentre elas, destacam-se o desenvolvimento e a avaliação de estratégias para o ensino de conceitos científicos atuais, a carência de profissionais habilitados ou em serviço e, a escassez de trabalhos que investigam tanto as concepções alternativas dos estudantes relativas a temas contemporâneos, quanto os que relatam propostas de ensino aplicadas em sala de aula. Com o intuito de contribuir para esse campo de estudo, este trabalho de pesquisa tem por objetivo investigar a evolução conceitual, procedimental e de aplicação dos estudantes submetidos a uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) adaptada de uma pesquisa de mestrado para ensinar conceitos da Teoria da Relatividade Especial utilizando simulações e o game a slower speed of light. Escolheu-se a área da Relatividade, pois na revisão da literatura em periódicos nacionais e internacionais foram encontrados apenas dez trabalhos que investigam os mecanismos envolvidos no processo de construção de conhecimentos em condições reais de sala de aula. A UEPS proposta por considerar, dentre outros motivos, os subsunçores presentes na estrutura cognitiva do indivíduo, fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Desta forma, foi aplicado um questionário pré-teste para identificar os conhecimentos prévios dos alunos. Tais resultados foram utilizados para construir a proposta e ensinar de acordo com eles. Como metodologia de pesquisa, foi utilizada a integração entre métodos qualitativos e quantitativos devido à possibilidade de aumento da profundidade e extensão dos resultados encontrados a partir do cruzamento das informações. O método qualitativo utilizado foi a análise do conteúdo e no quantitativo utilizou-se a estatística descritiva e inferencial. Na parte do desenvolvimento implementou-se a UEPS em 4 turmas da 3ª série do ensino médio (duas de controle e duas experimentais), escolheu-se este público porque neste estágio o nível de abstração costuma ser maior. Na parte inicial da pesquisa, identificou-se qualitativamente e quantitativamente que a maioria dos alunos possuem conhecimentos prévios sobre relatividade, no entanto, essas concepções apresentam erros epistemológicos e visões deformadas da ciência. Depois da implementação da proposta didática, a maioria dos alunos mostrou indícios de Aprendizagem Significativa, conceitual, procedimental e de aplicação.
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Escolheu-se a área da Relatividade, pois na revisão da literatura em periódicos nacionais e internacionais foram encontrados apenas dez trabalhos que investigam os mecanismos envolvidos no processo de construção de conhecimentos em condições reais de sala de aula. A UEPS proposta por considerar, dentre outros motivos, os subsunçores presentes na estrutura cognitiva do indivíduo, fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Desta forma, foi aplicado um questionário pré-teste para identificar os conhecimentos prévios dos alunos. Tais resultados foram utilizados para construir a proposta e ensinar de acordo com eles. Como metodologia de pesquisa, foi utilizada a integração entre métodos qualitativos e quantitativos devido à possibilidade de aumento da profundidade e extensão dos resultados encontrados a partir do cruzamento das informações. O método qualitativo utilizado foi a análise do conteúdo e no quantitativo utilizou-se a estatística descritiva e inferencial. Na parte do desenvolvimento implementou-se a UEPS em 4 turmas da 3ª série do ensino médio (duas de controle e duas experimentais), escolheu-se este público porque neste estágio o nível de abstração costuma ser maior. Na parte inicial da pesquisa, identificou-se qualitativamente e quantitativamente que a maioria dos alunos possuem conhecimentos prévios sobre relatividade, no entanto, essas concepções apresentam erros epistemológicos e visões deformadas da ciência. 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