A contribuição do processo educomunicativo aos princípios do jornalismo ambiental: uma proposta de reflexão epistemológica a partir de experiência com estudantes de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steigleder, Débora Gallas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231876
Resumo: Este trabalho discute as relações possíveis entre as perspectivas do Jornalismo Ambiental (GIRARDI et al., 2012) e da Educomunicação Socioambiental (BRASIL, MMA, 2008). Baseia-se em uma pesquisa-ação participativa em contexto de educação formal. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: como o Jornalismo Ambiental, no contexto da experiência em Educomunicação Socioambiental, pode contribuir para a formação da consciência ambiental dos sujeitos? A partir do pensamento dialógico de Paulo Freire (FREIRE, 1992; 2019a; 2019b; PAIVA, 2020; hooks, 2020), aborda a crise decorrente do modelo de civilização ocidental, moderno e colonial (PORTO-GONÇALVES, 2012), que opõe natureza e cultura (STEIL; CARVALHO, 2014). Apresenta alternativas que consideram a realidade social e ambiental do Sul global alinhadas com a proposta freiriana de autonomia e práxis transformadora (KRENAK, 2019; ACOSTA; 2016). Propõe a Educação Ambiental crítica (CARVALHO, 2001; 2008) como articulação entre a pedagogia de Paulo Freire e as ações ecológicas preconizadas pelo campo ambiental. Define o campo de interface da Educomunicação (SOARES, 2000; 2011) como ponto de encontro entre a educação libertadora condizente com o pensamento freiriano e a ideia de comunicação como processo (KAPLÚN, 1998). Através da linha de ação da Educomunicação Socioambiental, discute estratégias de formação do ecossistema comunicativo (MARTÍN-BARBERO, 1996) para conscientização da comunidade escolar sobre os desafios ambientais. Compreende o Jornalismo como um campo associado à Comunicação. Apresenta os elementos constitutivos do campo jornalístico a partir de Kovach e Rosenstiel (2014) e problematiza a noção de objetividade associada ao exercício do jornalismo (MORAES, 2019). Aprofunda-se na definição de Jornalismo Ambiental, perspectiva assentada no pensamento complexo (MORIN, 2011) e em coberturas plurais e contextualizadas sobre os problemas ambientais, a partir de sua função educativa (BUENO, 2007); Propõe aproximações epistemológicas do Jornalismo Ambiental com a Educomunicação Socioambiental (MORAES; GIRARDI, 2016) a partir do pensamento de Paulo Freire. Caracteriza a pesquisa-ação no campo comunicacional a partir de Peruzzo (2006; 2017) e Vizer (2004). Descreve o contexto ecológico e territorial de realização da pesquisa por meio do Atlas Ambiental de Porto Alegre (MENEGAT et al., 1998) Com base em Jara (2012), sistematiza a experiência de abordagem do Jornalismo Ambiental em disciplina eletiva ministrada para estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, através das áreas de intervenção da Educomunicação (SOARES, 2017): Pedagogia da Comunicação; Expressão comunicativa por meio das artes; Educação para a Comunicação na perspectiva da Educomunicação; Mediação Tecnológica na Educação; Gestão da Comunicação nos espaços educativos; Reflexão epistemológica sobre a inter-relação Comunicação/Educação; e Educomunicação Socioambiental. Conclui que, ainda que haja limitações para que os estudantes exerçam o jornalismo em sentido estrito em sala de aula, a aproximação com as reflexões e práticas do campo jornalístico contribui para a experiência de aprendizagem dos sujeitos através da ação, constituindo-se em práxis transformadora. Neste sentido, com base no encontro transdisciplinar entre Comunicação/Jornalismo, Educação e Meio Ambiente, propõe uma Pedagogia do Jornalismo Ambiental como caminho de aprofundamento das relações entre os sujeitos diante dos desafios ambientais contemporâneos.
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Apresenta alternativas que consideram a realidade social e ambiental do Sul global alinhadas com a proposta freiriana de autonomia e práxis transformadora (KRENAK, 2019; ACOSTA; 2016). Propõe a Educação Ambiental crítica (CARVALHO, 2001; 2008) como articulação entre a pedagogia de Paulo Freire e as ações ecológicas preconizadas pelo campo ambiental. Define o campo de interface da Educomunicação (SOARES, 2000; 2011) como ponto de encontro entre a educação libertadora condizente com o pensamento freiriano e a ideia de comunicação como processo (KAPLÚN, 1998). Através da linha de ação da Educomunicação Socioambiental, discute estratégias de formação do ecossistema comunicativo (MARTÍN-BARBERO, 1996) para conscientização da comunidade escolar sobre os desafios ambientais. Compreende o Jornalismo como um campo associado à Comunicação. Apresenta os elementos constitutivos do campo jornalístico a partir de Kovach e Rosenstiel (2014) e problematiza a noção de objetividade associada ao exercício do jornalismo (MORAES, 2019). Aprofunda-se na definição de Jornalismo Ambiental, perspectiva assentada no pensamento complexo (MORIN, 2011) e em coberturas plurais e contextualizadas sobre os problemas ambientais, a partir de sua função educativa (BUENO, 2007); Propõe aproximações epistemológicas do Jornalismo Ambiental com a Educomunicação Socioambiental (MORAES; GIRARDI, 2016) a partir do pensamento de Paulo Freire. Caracteriza a pesquisa-ação no campo comunicacional a partir de Peruzzo (2006; 2017) e Vizer (2004). Descreve o contexto ecológico e territorial de realização da pesquisa por meio do Atlas Ambiental de Porto Alegre (MENEGAT et al., 1998) Com base em Jara (2012), sistematiza a experiência de abordagem do Jornalismo Ambiental em disciplina eletiva ministrada para estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, através das áreas de intervenção da Educomunicação (SOARES, 2017): Pedagogia da Comunicação; Expressão comunicativa por meio das artes; Educação para a Comunicação na perspectiva da Educomunicação; Mediação Tecnológica na Educação; Gestão da Comunicação nos espaços educativos; Reflexão epistemológica sobre a inter-relação Comunicação/Educação; e Educomunicação Socioambiental. Conclui que, ainda que haja limitações para que os estudantes exerçam o jornalismo em sentido estrito em sala de aula, a aproximação com as reflexões e práticas do campo jornalístico contribui para a experiência de aprendizagem dos sujeitos através da ação, constituindo-se em práxis transformadora. Neste sentido, com base no encontro transdisciplinar entre Comunicação/Jornalismo, Educação e Meio Ambiente, propõe uma Pedagogia do Jornalismo Ambiental como caminho de aprofundamento das relações entre os sujeitos diante dos desafios ambientais contemporâneos.This work discusses the possible relations between the Environmental Journalism (GIRARDI et al., 2012) and the Social-Environmental Educommunication (BRASIL, MMA, 2008) perspectives. It starts from the following research problem: how can Environmental Journalism, in the context of the experience in Socio-Environmental Educommunication, contribute to the formation of environmental awareness of subjects? It is based on a participative action-research in a context of formal education. From Paulo Freire’s dialogical thought (FREIRE, 1992; 2019a; 2019b; PAIVA, 2020; hooks, 2020), it addresses the crisis arising from the western, modern and colonial civilization model (PORTO-GONÇALVES, 2012), which opposes nature and culture (STEIL; CARVALHO, 2014). It presents alternatives that consider the social and environmental reality from global South, in line with the Freirian proposal of autonomy and transforming praxis (KRENAK, 2019; ACOSTA; 2016). It proposes the critical liberating Environmental Education befitting with the Freirian thought and the idea of communication as process (KAPLÚN, 1998). Through the line of action of the Social-Environmental Educommunication, it discusses strategies of the formation of the communicative ecosystem (MARTÍN-BARBERO, 1996) to the school community awareness on environmental challenges. It comprehends the Journalism as an associated field to the Communication. It presents the constituent elements from the journalistic field from Kovach and Rosenstiel (2014) and it problematizes the notion of objectivity associated to the exercise of journalism (MORAES, 2019). It deepens on the definition of Environmental Journalism, a perspective settled on the complex thought (MORIN, 2011) and on plural and contextualized coverings about the environmental issues, form its educative function (BUENO, 2007); It proposes epistemological approaches of the Environmental Journalism with the Social-Environmental Educommunication (MORAES; GIRARDI, 2016) from Paulo Freire’s thought. It features the action-research on the communicational field from Peruzzo (2006; 2017) and Vizer (2004). It describes the ecological and territorial context of research execution through the Environmental Atlas from Porto Alegre (MENEGAT et al., 1998). Based on Jara (2021), it systematizes the experience of the Environmental Journalism approach in a elective discipline taught to high school students from the Colégio de Aplicação from Federal University from Rio Grande do Sul, in Porto Alegre, through Educommunication intervention areas (SOARES, 2017): Pedagogy in Communication; Communicative expression through arts; Education for Communication in the Educommunication perspective; Technologic Mediation on Education; Communication Management on educational spaces; Epistemological reflection about the inter-relation Communication/Education; and Social-Environmental Educommunication. It concludes that, despite having limitations for the students to perform journalism in a strict sense in the classroom, the approximation with the reflections and practices of the journalistic field contributes to the learning experience of the subjects through action, constituting itself in transforming praxis. In this regard, based on the transdisciplinary encounter between Communication/Journalism, Education and Environment, it proposes a Pedagogy of Environmental Journalism as a path of deepening the relations between the subjects against the contemporary environmental challenges.application/pdfporJornalismo ambientalEducomunicaçãoPesquisa-açãoEnvironmental journalismSocial-environmental educommunicationAction-researchPraxisDialogic communicationA contribuição do processo educomunicativo aos princípios do jornalismo ambiental: uma proposta de reflexão epistemológica a partir de experiência com estudantes de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133541.pdf.txt001133541.pdf.txtExtracted Texttext/plain460972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231876/2/001133541.pdf.txt49eeadeb537c36182f79c324ed480242MD52ORIGINAL001133541.pdfTexto completoapplication/pdf5526256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231876/1/001133541.pdf6724b2e24fb8ffff45c36c3f922214deMD5110183/2318762022-02-22 05:08:41.058421oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231876Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:08:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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