As relações do ensino de geografia com os arredores da escola : como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hahn, Jussiê Bittencourt
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/111854
Resumo: Neste trabalho queremos abordar as relações do ensino de geografia com os arredores da escola. Como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizagem. Para realização deste trabalho observamos turmas de Ensino Fundamental e Médio da Escola Pastor Voges, em Itati/RS no período de 2012/2013. Propomos um diálogo que reflita sobre o lugar e o ensinar a fim de ampliar horizontes, de criar possibilidades de se aprender geografia. De se pensar em caminhos para as práticas geográficas. O trabalho parte de um projeto que é pessoal, onde o desejo de ser um bom professor e a crença de que devemos partir do lugar de vivência do aluno para que se auxilie na construção de um conhecimento geográfico pertinente são os motores propulsores dessa dissertação, afinal, acreditamos que a construção e a reconstrução dos conhecimentos geográficos pelo aluno ocorrem, não só na escola, mas também, fora dela. Apoiamos-nos nas leituras e diálogos estabelecidos com os escritos de Kaercher, Goulart, Callai, Cavalcanti, Costella, Pontuscka, entre outros. A metodologia utilizada se apóia no diálogo, observação e análise de práticas aplicadas em uma escola de ensino fundamental e médio em Itati\RS. O texto que segue está segmentado em cinco capítulos. No primeiro capítulo discutem-se as angústias que proporcionaram essa reflexão. No segundo abordam-se quem são os atores envolvidos nesse estudo, de onde vem e o que fazem. No terceiro capítulo discute-se e procura-se uma base teórica para se alicerçar a ideia da lugarização do ensino de geografia. No quarto capítulo abordamos práticas de ensino que podem sinalizar um caminho para se fazer geografia a partir do cotidiano do aluno. Por fim no capítulo cinco apontamos o que aprendemos e sentimos neste trabalho. Ao pensar nossa prática, acreditar mais em nós e no potencial dos nossos alunos.
id URGS_b61bb12376d5af8ff692e6bdea58d7fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111854
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Hahn, Jussiê BittencourtKaercher, Nestor André2015-03-10T01:57:44Z2014http://hdl.handle.net/10183/111854000953468Neste trabalho queremos abordar as relações do ensino de geografia com os arredores da escola. Como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizagem. Para realização deste trabalho observamos turmas de Ensino Fundamental e Médio da Escola Pastor Voges, em Itati/RS no período de 2012/2013. Propomos um diálogo que reflita sobre o lugar e o ensinar a fim de ampliar horizontes, de criar possibilidades de se aprender geografia. De se pensar em caminhos para as práticas geográficas. O trabalho parte de um projeto que é pessoal, onde o desejo de ser um bom professor e a crença de que devemos partir do lugar de vivência do aluno para que se auxilie na construção de um conhecimento geográfico pertinente são os motores propulsores dessa dissertação, afinal, acreditamos que a construção e a reconstrução dos conhecimentos geográficos pelo aluno ocorrem, não só na escola, mas também, fora dela. Apoiamos-nos nas leituras e diálogos estabelecidos com os escritos de Kaercher, Goulart, Callai, Cavalcanti, Costella, Pontuscka, entre outros. A metodologia utilizada se apóia no diálogo, observação e análise de práticas aplicadas em uma escola de ensino fundamental e médio em Itati\RS. O texto que segue está segmentado em cinco capítulos. No primeiro capítulo discutem-se as angústias que proporcionaram essa reflexão. No segundo abordam-se quem são os atores envolvidos nesse estudo, de onde vem e o que fazem. No terceiro capítulo discute-se e procura-se uma base teórica para se alicerçar a ideia da lugarização do ensino de geografia. No quarto capítulo abordamos práticas de ensino que podem sinalizar um caminho para se fazer geografia a partir do cotidiano do aluno. Por fim no capítulo cinco apontamos o que aprendemos e sentimos neste trabalho. Ao pensar nossa prática, acreditar mais em nós e no potencial dos nossos alunos.En este trabajo se abordan las relaciones de la enseñanza de la geografía con el entorno de la escuela. Como el lugar de vivencia del estudiante puede mejorar su aprendizaje. Para este estudio, se observó grupos de Educación Primaria y Secundaria la escuela Pastor Voges en Itati/RS el período 2012/2013. Proponemos un diálogo que reflexiona sobre el lugar, y la enseñanza de ampliar los horizontes, crear posibilidades para aprender geografía. Para pensar en formas de las prácticas geográficas. El trabajo es parte de un proyecto que es personal, donde el deseo de ser un buen maestro la creencia de que debemos partir el lugar del vivencia del estudiante para que ayuden en la construcción de de un conocimiento geográfico relevante son la propulsión de esta disertación, después de todo lo que creemos que la construcción y la reconstrucción de los conocimientos geográficos se produce por el estudiante, no sólo en la escuela, mas también fuera dela. Nos apoyan en las lecturas y diálogos establecidos con los escritos de Kaercher, Goulart, Callai, Cavalcanti, Costella, Pontuscka, entre otros. La metodología se apoya en el diálogo, la observación y el análisis de las prácticas aplicada en una escuela de enseñanza Primaria y Secundaria en Itati/RS. El siguiente texto se divide en cinco capítulos. El primero capítulo trata sobre las angustias que proporcionan esta reflexión. La segunda se aborda quiénes son los actores que participan en este estudio, de dónde viene y lo que hacen. En el tercero capítulo se discute y busca una base teórica para apoyar la idea de lugarizaçion la enseñanza de la geografía. En el cuarto capítulo se abordan las prácticas de enseñanza que pueden indicar uno camino de hacer la geografía a partir del cotidiano el estudiante. Por último, en el capítulo de cinco, mencionamos lo que hemos aprendido y sentido en este trabajo. Se pensar acerca de nuestra práctica, creemos más en nos e y el potencial de nuestros estudiantes.application/pdfporLugarAprendizagemEnsino de geografiaCotidiano escolarEscolaPorto Alegre (RS)LugarizaçiónGeografía enseñanzaEstudianteCotidianoAs relações do ensino de geografia com os arredores da escola : como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953468.pdf000953468.pdfTexto completoapplication/pdf2917753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111854/1/000953468.pdffb574e172f8846c3a40024dd6cd81636MD51TEXT000953468.pdf.txt000953468.pdf.txtExtracted Texttext/plain237002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111854/2/000953468.pdf.txt71922e1511f0992972e490b18d7c8b9fMD52THUMBNAIL000953468.pdf.jpg000953468.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111854/3/000953468.pdf.jpg043aece67b7706e8c182f42256187aedMD5310183/1118542021-09-19 04:31:22.95181oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111854Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:31:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As relações do ensino de geografia com os arredores da escola : como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizagem
title As relações do ensino de geografia com os arredores da escola : como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizagem
spellingShingle As relações do ensino de geografia com os arredores da escola : como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizagem
Hahn, Jussiê Bittencourt
Lugar
Aprendizagem
Ensino de geografia
Cotidiano escolar
Escola
Porto Alegre (RS)
Lugarizaçión
Geografía enseñanza
Estudiante
Cotidiano
title_short As relações do ensino de geografia com os arredores da escola : como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizagem
title_full As relações do ensino de geografia com os arredores da escola : como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizagem
title_fullStr As relações do ensino de geografia com os arredores da escola : como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizagem
title_full_unstemmed As relações do ensino de geografia com os arredores da escola : como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizagem
title_sort As relações do ensino de geografia com os arredores da escola : como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizagem
author Hahn, Jussiê Bittencourt
author_facet Hahn, Jussiê Bittencourt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hahn, Jussiê Bittencourt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Nestor André
contributor_str_mv Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Lugar
Aprendizagem
Ensino de geografia
Cotidiano escolar
Escola
Porto Alegre (RS)
topic Lugar
Aprendizagem
Ensino de geografia
Cotidiano escolar
Escola
Porto Alegre (RS)
Lugarizaçión
Geografía enseñanza
Estudiante
Cotidiano
dc.subject.spa.fl_str_mv Lugarizaçión
Geografía enseñanza
Estudiante
Cotidiano
description Neste trabalho queremos abordar as relações do ensino de geografia com os arredores da escola. Como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizagem. Para realização deste trabalho observamos turmas de Ensino Fundamental e Médio da Escola Pastor Voges, em Itati/RS no período de 2012/2013. Propomos um diálogo que reflita sobre o lugar e o ensinar a fim de ampliar horizontes, de criar possibilidades de se aprender geografia. De se pensar em caminhos para as práticas geográficas. O trabalho parte de um projeto que é pessoal, onde o desejo de ser um bom professor e a crença de que devemos partir do lugar de vivência do aluno para que se auxilie na construção de um conhecimento geográfico pertinente são os motores propulsores dessa dissertação, afinal, acreditamos que a construção e a reconstrução dos conhecimentos geográficos pelo aluno ocorrem, não só na escola, mas também, fora dela. Apoiamos-nos nas leituras e diálogos estabelecidos com os escritos de Kaercher, Goulart, Callai, Cavalcanti, Costella, Pontuscka, entre outros. A metodologia utilizada se apóia no diálogo, observação e análise de práticas aplicadas em uma escola de ensino fundamental e médio em Itati\RS. O texto que segue está segmentado em cinco capítulos. No primeiro capítulo discutem-se as angústias que proporcionaram essa reflexão. No segundo abordam-se quem são os atores envolvidos nesse estudo, de onde vem e o que fazem. No terceiro capítulo discute-se e procura-se uma base teórica para se alicerçar a ideia da lugarização do ensino de geografia. No quarto capítulo abordamos práticas de ensino que podem sinalizar um caminho para se fazer geografia a partir do cotidiano do aluno. Por fim no capítulo cinco apontamos o que aprendemos e sentimos neste trabalho. Ao pensar nossa prática, acreditar mais em nós e no potencial dos nossos alunos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-10T01:57:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/111854
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000953468
url http://hdl.handle.net/10183/111854
identifier_str_mv 000953468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111854/1/000953468.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111854/2/000953468.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111854/3/000953468.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fb574e172f8846c3a40024dd6cd81636
71922e1511f0992972e490b18d7c8b9f
043aece67b7706e8c182f42256187aed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085311842091008