Território de negociações, roteiros instáveis : noções de consentimento a partir do diálogo entre jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233724 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que maneira o consentimento é entendido pelus jovens e como os discursos que circulam em nossa sociedade acerca desse conceito influenciam nesse entendimento. Nosso olhar voltou-se para as violências que passam despercebidas no dia a dia e suas relações com as negociações e instabilidades que compõem o processo de consentir a algo ou não. Partimos da escola, enquanto espaço altamente generificado e onde menines se constituem como sujeitos, como uma ponte para dialogar sobre esses temas. Ancorada em uma perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais e de Gênero, esta pesquisa se desenvolveu em uma escola pública de Porto Alegre com estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental. Ferramentas etnográficas foram utilizadas para chegarmos ao material discutido e analisado, especialmente um momento de observação participante e rodas de conversa com es participantes. A análise do material se amparou nos pensamentos foucaultianos em relação a construção de enunciados e discursos e suas condições de existência em um determinado tempo e local. Com este trabalho, observamos que o consentimento parece ser entendido pelus jovens a partir de três aspectos: dos limites, da negação e do contrato. Estes aspectos são atravessados pelos saberes produzidos a partir dos diferentes discursos que circulam sobre o consentimento. O diálogo aparece neste trabalho como uma potente ferramenta de rever posições e mudar de opinião, evidenciando a importância de falar sobre esse tema que é tão pouco falado. |
id |
URGS_b85e7aa65b6ece5568fa9bd824958598 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233724 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Xavier, Glaucia MarquesCamargo, Tatiana Souza de2022-01-05T04:28:37Z2021http://hdl.handle.net/10183/233724001135659Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que maneira o consentimento é entendido pelus jovens e como os discursos que circulam em nossa sociedade acerca desse conceito influenciam nesse entendimento. Nosso olhar voltou-se para as violências que passam despercebidas no dia a dia e suas relações com as negociações e instabilidades que compõem o processo de consentir a algo ou não. Partimos da escola, enquanto espaço altamente generificado e onde menines se constituem como sujeitos, como uma ponte para dialogar sobre esses temas. Ancorada em uma perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais e de Gênero, esta pesquisa se desenvolveu em uma escola pública de Porto Alegre com estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental. Ferramentas etnográficas foram utilizadas para chegarmos ao material discutido e analisado, especialmente um momento de observação participante e rodas de conversa com es participantes. A análise do material se amparou nos pensamentos foucaultianos em relação a construção de enunciados e discursos e suas condições de existência em um determinado tempo e local. Com este trabalho, observamos que o consentimento parece ser entendido pelus jovens a partir de três aspectos: dos limites, da negação e do contrato. Estes aspectos são atravessados pelos saberes produzidos a partir dos diferentes discursos que circulam sobre o consentimento. O diálogo aparece neste trabalho como uma potente ferramenta de rever posições e mudar de opinião, evidenciando a importância de falar sobre esse tema que é tão pouco falado.This study aimed to investigate in what ways consent is understood by young people and how the discourses in our society surrounding this concept influence these understanding. Our gaze turned to the violence that goes unnoticed in everyday life and its relations with the negotiations and instabilities that compose the process of consent to something or not. The school, as a highly gendered space where boys, girls and non-binary children constitute themselves as subjects, is our starting point to adress these themes. Anchored in a post-structuralist perspective of Cultural and Gender Studies, our research took place in a public school in Porto Alegre with eight grade Elementary School students. In order to reach the data later analyzed, ethnographic research tools were used, especially a moment of participant observation of the classes and conversation circles with the participants. Discussion and analysis of the material was supported by Foucault’s thoughts regarding the construction of statements and discourses and their conditions of existence at a certain point in time and space. During this study, we observed that consent seems to be understood by young people from three aspects: limits, denial and contract. These aspects are influenced by the knowledge produced by the different discourses surrounding consent. Dialogue appears in this study as a powerful tool to review positions and change minds, highlighting the importance of talking about a topic wich is rarely talked about.application/pdfporEnsino de ciênciasSexualidade : EducaçãoViolência de gêneroRelações interpessoaisConsentGender and sexualitySchoolSexuality educationViolenceTerritório de negociações, roteiros instáveis : noções de consentimento a partir do diálogo entre jovensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135659.pdf.txt001135659.pdf.txtExtracted Texttext/plain273175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233724/2/001135659.pdf.txt7e1dc148befda342b33d90b8efcca735MD52ORIGINAL001135659.pdfTexto completoapplication/pdf1402972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233724/1/001135659.pdf51a2a2a609509bbf83a402ea7e4ba8a9MD5110183/2337242022-02-22 04:56:02.392871oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233724Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:56:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Território de negociações, roteiros instáveis : noções de consentimento a partir do diálogo entre jovens |
title |
Território de negociações, roteiros instáveis : noções de consentimento a partir do diálogo entre jovens |
spellingShingle |
Território de negociações, roteiros instáveis : noções de consentimento a partir do diálogo entre jovens Xavier, Glaucia Marques Ensino de ciências Sexualidade : Educação Violência de gênero Relações interpessoais Consent Gender and sexuality School Sexuality education Violence |
title_short |
Território de negociações, roteiros instáveis : noções de consentimento a partir do diálogo entre jovens |
title_full |
Território de negociações, roteiros instáveis : noções de consentimento a partir do diálogo entre jovens |
title_fullStr |
Território de negociações, roteiros instáveis : noções de consentimento a partir do diálogo entre jovens |
title_full_unstemmed |
Território de negociações, roteiros instáveis : noções de consentimento a partir do diálogo entre jovens |
title_sort |
Território de negociações, roteiros instáveis : noções de consentimento a partir do diálogo entre jovens |
author |
Xavier, Glaucia Marques |
author_facet |
Xavier, Glaucia Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Glaucia Marques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Camargo, Tatiana Souza de |
contributor_str_mv |
Camargo, Tatiana Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Sexualidade : Educação Violência de gênero Relações interpessoais |
topic |
Ensino de ciências Sexualidade : Educação Violência de gênero Relações interpessoais Consent Gender and sexuality School Sexuality education Violence |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consent Gender and sexuality School Sexuality education Violence |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que maneira o consentimento é entendido pelus jovens e como os discursos que circulam em nossa sociedade acerca desse conceito influenciam nesse entendimento. Nosso olhar voltou-se para as violências que passam despercebidas no dia a dia e suas relações com as negociações e instabilidades que compõem o processo de consentir a algo ou não. Partimos da escola, enquanto espaço altamente generificado e onde menines se constituem como sujeitos, como uma ponte para dialogar sobre esses temas. Ancorada em uma perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais e de Gênero, esta pesquisa se desenvolveu em uma escola pública de Porto Alegre com estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental. Ferramentas etnográficas foram utilizadas para chegarmos ao material discutido e analisado, especialmente um momento de observação participante e rodas de conversa com es participantes. A análise do material se amparou nos pensamentos foucaultianos em relação a construção de enunciados e discursos e suas condições de existência em um determinado tempo e local. Com este trabalho, observamos que o consentimento parece ser entendido pelus jovens a partir de três aspectos: dos limites, da negação e do contrato. Estes aspectos são atravessados pelos saberes produzidos a partir dos diferentes discursos que circulam sobre o consentimento. O diálogo aparece neste trabalho como uma potente ferramenta de rever posições e mudar de opinião, evidenciando a importância de falar sobre esse tema que é tão pouco falado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-05T04:28:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/233724 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001135659 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/233724 |
identifier_str_mv |
001135659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233724/2/001135659.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233724/1/001135659.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7e1dc148befda342b33d90b8efcca735 51a2a2a609509bbf83a402ea7e4ba8a9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085573798395904 |