Tradição e modernidade cultural nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro (1982-2019)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212958 |
Resumo: | Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro surgiram nas primeiras décadas do século XX sob forte influência negra nos morros e favelas cariocas. De uma festa popular e tradicional os desfiles se modernizaram e se transformaram em um produto da indústria cultural propagandeado como “o maior espetáculo da Terra”. A mescla de tradição e modernidade produziu uma manifestação cultural híbrida que subsidia a seguinte questão de pesquisa: quais as combinações e disputas entre elementos tradicionais e modernos pela hegemonia dessa manifestação cultural popular? Para responder esta indagação, o estudo se ampara nas contribuições da teoria crítica sobre o fenômeno cultural. A partir dessa constatação de hibridização, mostra-se como estes elementos se combinam, disputam a hegemonia e reconfiguram os desfiles das escolas de samba. O objetivo teórico é superar o dualismo cultural/tradicional versus econômico/moderno e ressaltar conjugações entre cultura popular e indústria cultural, além de outras hibridizações possíveis. Nos estudos referenciados sobre os desfiles das escolas de samba sempre constatamos uma oposição – nem sempre declarada – entre o tradicional e o moderno. Com base nessa identificação, construiu-se indicadores de um desfile tradicional e de um desfile moderno, quase como tipos ideais de carnaval. Empiricamente, os desfiles das escolas de samba são hibridizações desses elementos tradicionais e modernos. Realizouse uma análise audiovisual entre os anos de 1982 e 2019. Como recorte temporal escolhemos o ano de 1982, dois anos antes da inauguração do Sambódromo, com o desfile crítico do Império Serrano ao modelo de escolas de samba demasiadamente comerciais. Selecionamos desfiles nos quais as próprias escolas de samba realizaram em alguma medida uma narrativa sobre o carnaval ou acerca de características do universo carnavalesco. A reflexividade das agremiações carnavalescas permitiu ver que elas também realizam uma crítica sobre os processos de mudança nos desfiles. Não é somente o olhar teórico que é crítico, mas também o objeto produz esse exercício de olhar para si mesmo e apontar perdas e ganhos no jogo híbrido entre tradição e modernidade. Os dados dos 42 desfiles selecionados foram analisados no software NVivo 12 e categorizados de acordo com os indicadores temáticos do desfile tradicional e do desfile moderno. O propósito foi desvelar as combinações entre elementos tradicionais e modernos e as disputas decorrentes em torno de um modelo hegemônico de desfile. Os resultados corroboram, em grande parte, a hipótese de que a hibridização entre elementos tradicionais e modernos nos desfiles das escolas de samba propicia a renovação da festa popular e, simultaneamente, acarreta disputas por hegemonia. |
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Schmidt, Diogo SerafimMocelin, Daniel Gustavo2020-08-19T03:39:06Z2020http://hdl.handle.net/10183/212958001116158Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro surgiram nas primeiras décadas do século XX sob forte influência negra nos morros e favelas cariocas. De uma festa popular e tradicional os desfiles se modernizaram e se transformaram em um produto da indústria cultural propagandeado como “o maior espetáculo da Terra”. A mescla de tradição e modernidade produziu uma manifestação cultural híbrida que subsidia a seguinte questão de pesquisa: quais as combinações e disputas entre elementos tradicionais e modernos pela hegemonia dessa manifestação cultural popular? Para responder esta indagação, o estudo se ampara nas contribuições da teoria crítica sobre o fenômeno cultural. A partir dessa constatação de hibridização, mostra-se como estes elementos se combinam, disputam a hegemonia e reconfiguram os desfiles das escolas de samba. O objetivo teórico é superar o dualismo cultural/tradicional versus econômico/moderno e ressaltar conjugações entre cultura popular e indústria cultural, além de outras hibridizações possíveis. Nos estudos referenciados sobre os desfiles das escolas de samba sempre constatamos uma oposição – nem sempre declarada – entre o tradicional e o moderno. Com base nessa identificação, construiu-se indicadores de um desfile tradicional e de um desfile moderno, quase como tipos ideais de carnaval. Empiricamente, os desfiles das escolas de samba são hibridizações desses elementos tradicionais e modernos. Realizouse uma análise audiovisual entre os anos de 1982 e 2019. Como recorte temporal escolhemos o ano de 1982, dois anos antes da inauguração do Sambódromo, com o desfile crítico do Império Serrano ao modelo de escolas de samba demasiadamente comerciais. Selecionamos desfiles nos quais as próprias escolas de samba realizaram em alguma medida uma narrativa sobre o carnaval ou acerca de características do universo carnavalesco. A reflexividade das agremiações carnavalescas permitiu ver que elas também realizam uma crítica sobre os processos de mudança nos desfiles. Não é somente o olhar teórico que é crítico, mas também o objeto produz esse exercício de olhar para si mesmo e apontar perdas e ganhos no jogo híbrido entre tradição e modernidade. Os dados dos 42 desfiles selecionados foram analisados no software NVivo 12 e categorizados de acordo com os indicadores temáticos do desfile tradicional e do desfile moderno. O propósito foi desvelar as combinações entre elementos tradicionais e modernos e as disputas decorrentes em torno de um modelo hegemônico de desfile. Os resultados corroboram, em grande parte, a hipótese de que a hibridização entre elementos tradicionais e modernos nos desfiles das escolas de samba propicia a renovação da festa popular e, simultaneamente, acarreta disputas por hegemonia.The Rio de Janeiro samba schools’ parades emerged in the first decades of the twentieth century under a strong black influence in the hills and favelas of this city. From a popular and traditional festival, the parades were modernized and transformed into a product of the cultural industry advertised as “the greatest show on Earth”. The mixture of tradition and modernity produced a hybrid cultural manifestation that supports the following research question: what are the combinations and disputes between traditional and modern elements for the hegemony of this popular cultural manifestation? To answer this question, this study relies on the contributions of the critical theory about the cultural phenomenon. From this hybridization finding, it is shown how the mentioned elements combine, dispute the hegemony and reconfigure the samba schools’ parades. The theoretical objective is to overcome cultural/traditional versus economic/modern dualism and to highlight the conjugations between popular culture and cultural industry, in addition to other possible hybridizations. In the studies referenced on the samba schools’ parades, we have always noticed an opposition - not always declared - between the traditional and the modern. Based on this identification, indicators of a traditional parade and a modern parade were constructed, almost like ideal types of carnival. Empirically, the samba school parades are a hybridization of these traditional and modern elements. An audiovisual analysis was carried out between the years 1982 and 2019. As a time frame we chose the year 1982, two years before the opening of the Sambódromo, with the parade of the Império Serrano criticizing the model of overly commercial samba schools. We selected parades in which the samba schools themselves carried out, to some extent, a narrative about carnival or about characteristics of the carnival universe. The carnival associations reflexivity showed that they also criticize their processes of change in the parades. It is not only the theoretical view that is critical, but the object also produces this exercise of looking at oneself and pointing out gains and losses in the hybrid game between tradition and modernity. The data from the 42 selected parades were analyzed in the NVivo 12 software and categorized according to the thematic indicators of the traditional parade and the modern parade. The purpose was to reveal the combinations between traditional and modern elements and the disputes arising around a hegemonic parade model. The results largely corroborate the hypothesis that the hybridization between traditional and modern elements in the samba schools’ parades propitiates the renewal of the popular festival and, simultaneously, causes disputes for hegemony.Los desfiles de las escuelas de samba en Río de Janeiro surgieron en las primeras décadas del siglo XX bajo una fuerte influencia negra en las colinas y favelas de esta ciudad. De un festival popular y tradicional, los desfiles se modernizaron y se transformaron en un producto de la industria cultural anunciada como "el mayor espectáculo en la Tierra". La mezcla de tradición y modernidad produjo una manifestación cultural híbrida que respalda la siguiente pregunta de investigación: ¿cuáles son las combinaciones y disputas entre elementos tradicionales y modernos para la hegemonía de esta manifestación cultural popular? Para responder a esta pregunta, el estudio se basa en las contribuciones de la teoría crítica sobre el fenómeno cultural. A partir de la constatación de la hibridación, se muestra cómo estos elementos se combinan, disputan la hegemonía y reconfiguran los desfiles de las escuelas de samba. El objetivo teórico es superar el dualismo cultural/tradicional versus económico/moderno y resaltar las conjugaciones entre la cultura popular y la industria cultural, además de otras posibles hibridaciones. En los estudios a los que se hace referencia en los desfiles de las escuelas de samba, siempre hemos notado una oposición, no siempre declarada, entre lo tradicional y lo moderno. Sobre la base de esta identificación, se construyeron indicadores de un desfile tradicional y un desfile moderno, casi como los tipos ideales de carnaval. Empíricamente, los desfiles de la escuela de samba son una hibridación de estos elementos tradicionales y modernos. Se realizó un análisis audiovisual entre los años 1982 y 2019. Como marco de tiempo, elegimos el año 1982, dos años antes de la apertura del Sambódromo, con el desfile crítico del Império Serrano al modelo de escuelas de samba excesivamente comerciales. Seleccionamos desfiles en los que las propias escuelas de samba llevaban a cabo una narración sobre el carnaval o sobre las características del universo del carnaval. La reflexividad de los gremios carnavalescos permitió ver que éstas también realizan una crítica sobre los procesos de cambio en los desfiles. No solo es crítico el punto de vista teórico, sino que el objeto también produce este ejercicio de mirarse a uno mismo y señalar ganancias y pérdidas en el juego híbrido entre tradición y modernidad. Los datos de los 42 desfiles seleccionados fueron analizados en el software NVivo 12 y se clasificaron según los indicadores temáticos del desfile tradicional y el desfile moderno. El propósito era revelar las combinaciones entre elementos tradicionales y modernos y las disputas que surgen sobre un modelo de desfile hegemónico. Los resultados corroboran en gran medida la hipótesis de que la hibridación entre elementos tradicionales y modernos en los desfiles de las escuelas de samba propicia la renovación del festival popular y, simultáneamente, provoca disputas por la hegemonía.application/pdfporDesfile de escolas de sambaEscolas de sambaCarnaval : Rio de JaneiroCultura popularHibridismo culturalTraditionModernityCultural hybridismHegemonySamba schoolsTradiciónModernidadHibridismo culturalHegemoníaEscuelas de sambaTradição e modernidade cultural nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro (1982-2019)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116158.pdf.txt001116158.pdf.txtExtracted Texttext/plain636243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212958/2/001116158.pdf.txta96b0cbc06067172499e036926bc5028MD52ORIGINAL001116158.pdfTexto completoapplication/pdf12218613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212958/1/001116158.pdf6af39be40df237d8a17bf4d9d1b8e8aaMD5110183/2129582022-08-06 04:45:15.236788oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212958Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-06T07:45:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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