Formação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ubal Rodriguez, Nélson
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240115
Resumo: O presente trabalho adota um diálogo sobre a formação de professores de Curso Normal a nível médio e o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é contribuir para a formação docente inicial, e da mesma forma busca alcançar docentes em formação continuada nesta área. Trata-se de uma reflexão sobre a possibilidade e viabilidade de ensinar História nos primeiros anos de escolarização. Criamos uma estratégia pedagógica a partir de uma sequência de aulas para normalistas do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha. Na primeira parte da dissertação apresentamos um contexto de como é visto o ensino de História nos Anos Iniciais. Em seguida, apresentamos um breve histórico da escola onde realizamos a pesquisa, destacando a turma em que fizemos a sondagem; refletimos sobre a participação das mulheres na educação, e também sobre a carreira docente nos dias de hoje. Na terceira parte do trabalho dialogamos com marcos legais sobre o Ensino de História como LDB, PCNs e BNCC, por exemplo; conceitos pertinentes da Teoria da História como ensino de História, tempo histórico e fontes históricas e, ainda, concepções como temporalidade, identidade, memória e cidadania. Por fim, apresentamos a sondagem fazendo uma reflexão sobre algumas respostas então produzidas pelas alunas, na sequência construímos um percurso metodológico como produto das reflexões realizadas ao longo deste trabalho, isto é, uma sequência de aulas. A presente pesquisa assume um compromisso com discussões que envolvem a formação de docentes no Curso Normal a nível médio e, neste sentido propomos um conjunto de aulas que abordam conteúdos pertinentes ao ensino de história. Mais do que isso, que essas sugestões contribuam para o entendimento da possibilidade e viabilidade de ensinar história nos anos iniciais.
id URGS_b8be2605c63c4d942a84344db06aa144
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240115
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ubal Rodriguez, NélsonRodrigues, Mara Cristina de Matos2022-06-10T04:59:29Z2022http://hdl.handle.net/10183/240115001141923O presente trabalho adota um diálogo sobre a formação de professores de Curso Normal a nível médio e o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é contribuir para a formação docente inicial, e da mesma forma busca alcançar docentes em formação continuada nesta área. Trata-se de uma reflexão sobre a possibilidade e viabilidade de ensinar História nos primeiros anos de escolarização. Criamos uma estratégia pedagógica a partir de uma sequência de aulas para normalistas do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha. Na primeira parte da dissertação apresentamos um contexto de como é visto o ensino de História nos Anos Iniciais. Em seguida, apresentamos um breve histórico da escola onde realizamos a pesquisa, destacando a turma em que fizemos a sondagem; refletimos sobre a participação das mulheres na educação, e também sobre a carreira docente nos dias de hoje. Na terceira parte do trabalho dialogamos com marcos legais sobre o Ensino de História como LDB, PCNs e BNCC, por exemplo; conceitos pertinentes da Teoria da História como ensino de História, tempo histórico e fontes históricas e, ainda, concepções como temporalidade, identidade, memória e cidadania. Por fim, apresentamos a sondagem fazendo uma reflexão sobre algumas respostas então produzidas pelas alunas, na sequência construímos um percurso metodológico como produto das reflexões realizadas ao longo deste trabalho, isto é, uma sequência de aulas. A presente pesquisa assume um compromisso com discussões que envolvem a formação de docentes no Curso Normal a nível médio e, neste sentido propomos um conjunto de aulas que abordam conteúdos pertinentes ao ensino de história. Mais do que isso, que essas sugestões contribuam para o entendimento da possibilidade e viabilidade de ensinar história nos anos iniciais.El presente trabajo adopta un diálogo sobre la formación de profesores del Curso Normal en nivel medio y la enseñanza de Historia en los años iniciales de la primaria. El objetivo es contribuir para la formación docente inicial, de la misma forma busca alcanzar educadores en formación continuada en esta área. Se trata de una reflexión sobre la posibilidad y viabilidad de enseñar Historia en los primeros años de escolarización. Creamos una estrategia pedagógica partiendo de una secuencia de clases para estudiantes del Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha. En la primera parte de la disertación presentamos un contexto de cómo es visto la enseñanza de Historia en la primaria. A continuación, presentamos un breve histórico de la escuela donde realizamos la pesquisa, y en la secuencia destacamos el grupo en que hicimos el sondeo, reflejamos sobre la participación de las mujeres en la educación, y también sobre la carrera de profesores en los días de hoy. En la tercera parte del trabajo dialogamos con marcos legales sobre la enseñanza de Historia como LDB (1996), PCNs (1997) y BNCC (2017) por ejemplo; conceptos pertinentes a la Teoría de Historia como enseñanza de Historia, tiempo histórico y fuentes históricas y, además concepciones como temporalidad, identidad, memoria y ciudadanía. Por fin, presentamos el sondeo haciendo una reflexión sobre algunas respuestas entonces producidas por las alumnas, en la secuencia construimos un camino metodológico como producto de las reflexiones realizadas durante este trabajo, eso es, una secuencia de clases. La presente pesquisa se hace cargo de un compromiso con discusiones que envuelven la formación de profesores en la enseñanza media y, en este sentido proponemos un conjunto de clases que abordan contenidos pertinentes a la enseñanza de Historia. Más que eso, que esas sugerencias contribuyan para el entendimiento de la posibilidad y viabilidad de enseñar Historia en la primaria.application/pdfporEnsino de históriaFormação de professoresEnsino normalEnseñanza de HistoriaFormación de profesores/asCurso NormalAños iniciales/primariaFormação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141923.pdf.txt001141923.pdf.txtExtracted Texttext/plain277395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240115/2/001141923.pdf.txtfedb7c1ec6f4894d08f1f6a14e12e349MD52ORIGINAL001141923.pdfTexto completoapplication/pdf1455860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240115/1/001141923.pdffedf9c7ea62f5a9b232fc271e87ddd70MD5110183/2401152022-06-11 05:03:37.986207oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-06-11T08:03:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegre
title Formação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegre
spellingShingle Formação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegre
Ubal Rodriguez, Nélson
Ensino de história
Formação de professores
Ensino normal
Enseñanza de Historia
Formación de profesores/as
Curso Normal
Años iniciales/primaria
title_short Formação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegre
title_full Formação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegre
title_fullStr Formação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegre
title_full_unstemmed Formação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegre
title_sort Formação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegre
author Ubal Rodriguez, Nélson
author_facet Ubal Rodriguez, Nélson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ubal Rodriguez, Nélson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Mara Cristina de Matos
contributor_str_mv Rodrigues, Mara Cristina de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Formação de professores
Ensino normal
topic Ensino de história
Formação de professores
Ensino normal
Enseñanza de Historia
Formación de profesores/as
Curso Normal
Años iniciales/primaria
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de Historia
Formación de profesores/as
Curso Normal
Años iniciales/primaria
description O presente trabalho adota um diálogo sobre a formação de professores de Curso Normal a nível médio e o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é contribuir para a formação docente inicial, e da mesma forma busca alcançar docentes em formação continuada nesta área. Trata-se de uma reflexão sobre a possibilidade e viabilidade de ensinar História nos primeiros anos de escolarização. Criamos uma estratégia pedagógica a partir de uma sequência de aulas para normalistas do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha. Na primeira parte da dissertação apresentamos um contexto de como é visto o ensino de História nos Anos Iniciais. Em seguida, apresentamos um breve histórico da escola onde realizamos a pesquisa, destacando a turma em que fizemos a sondagem; refletimos sobre a participação das mulheres na educação, e também sobre a carreira docente nos dias de hoje. Na terceira parte do trabalho dialogamos com marcos legais sobre o Ensino de História como LDB, PCNs e BNCC, por exemplo; conceitos pertinentes da Teoria da História como ensino de História, tempo histórico e fontes históricas e, ainda, concepções como temporalidade, identidade, memória e cidadania. Por fim, apresentamos a sondagem fazendo uma reflexão sobre algumas respostas então produzidas pelas alunas, na sequência construímos um percurso metodológico como produto das reflexões realizadas ao longo deste trabalho, isto é, uma sequência de aulas. A presente pesquisa assume um compromisso com discussões que envolvem a formação de docentes no Curso Normal a nível médio e, neste sentido propomos um conjunto de aulas que abordam conteúdos pertinentes ao ensino de história. Mais do que isso, que essas sugestões contribuam para o entendimento da possibilidade e viabilidade de ensinar história nos anos iniciais.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-10T04:59:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240115
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001141923
url http://hdl.handle.net/10183/240115
identifier_str_mv 001141923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240115/2/001141923.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240115/1/001141923.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fedb7c1ec6f4894d08f1f6a14e12e349
fedf9c7ea62f5a9b232fc271e87ddd70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085586699026432