Do giz ao touch screen: habilidades sociais e protagonismo docente em uma era digital antecipada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possamai, Aline Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253879
Resumo: Esta pesquisa versa sobre o papel dos professores como atores hábeis no seu contexto de virtualização escolar. O estudo busca entender de que forma determinados professores constroem competência e desenvolvem novas práticas e estratégias de ação pedagógica no contexto do ensino remoto imposto pela covid-19. O objetivo desta dissertação consistiu em compreender como determinados professores se destacam nesse contexto de virtualização escolar, demonstrando-se como protagonistas para enfrentar essas novas circunstâncias nas práticas escolares. Para tanto, articulou-se a necessidade da identificação e caracterização dos atributos sociais que possuem os professores hábeis, analisar as estratégias de cooperação articuladas por tais educadores diante da virtualização do ensino, sua mobilização junto a outros e avaliar a reação da instituição escolar. Conjuntamente, este trabalho está amparado na teoria de habilidade social, dos atributos dos atores hábeis e da teoria de campos, além dos conceitos de virtualização, tecnologias digitais, identidade e trabalho docente. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa e descritiva-exploratória por meio da qual se buscou uma reflexão baseada nas percepções das práticas dos professores durante o ensino remoto. A pesquisa ocorreu em duas escolas públicas: a primeira, uma escola de ensino fundamental localizada na cidade de São Leopoldo, e a segunda, uma escola de ensino fundamental e médio na cidade de Porto Alegre com os professores do ensino fundamental e médio. Para a análise, foram utilizadas cinco entrevistas semiestruturadas com interlocutores desses espaços, as observações participantes, o diário de campo, o levantamento documental e bibliográfico. A partir dos dados, verificou-se que os professores que se destacaram nesse período utilizaram diversas ferramentas e estratégias para preparar materiais, tanto para o formato on-line como para os alunos sem acesso à internet. Constatou-se que as melhores respostas à pandemia e à virtualização do ensino foram a dos professores e das direções das escolas, pois os sistemas de ensino apresentaram respostas frágeis, inconsistentes e descontinuadas, ficando dependentes de plataformas e de conteúdos disponibilizados por empresas privadas, não garantindo o acesso digital à maioria dos alunos. Diante desses resultados constatou-se que a imposição da virtualização do ensino decorrente da covid-19 provocou nos professores novas e diferenciadas estratégias de aprendizagens, favorecendo o uso das tecnologias digitais e virtuais, além de trabalhos colaborativos e em equipes em algumas escolas, junto com a família. Não obstante, em uma das escolas pesquisadas, houve distanciamento entre os professores, poucas trocas e muitos conflitos, demonstrando que, mesmo que o professor tenha habilidade social, ele fica restrito à distribuição de regras e recursos dos grupos dominantes presentes na escola em que atua.
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Conjuntamente, este trabalho está amparado na teoria de habilidade social, dos atributos dos atores hábeis e da teoria de campos, além dos conceitos de virtualização, tecnologias digitais, identidade e trabalho docente. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa e descritiva-exploratória por meio da qual se buscou uma reflexão baseada nas percepções das práticas dos professores durante o ensino remoto. A pesquisa ocorreu em duas escolas públicas: a primeira, uma escola de ensino fundamental localizada na cidade de São Leopoldo, e a segunda, uma escola de ensino fundamental e médio na cidade de Porto Alegre com os professores do ensino fundamental e médio. Para a análise, foram utilizadas cinco entrevistas semiestruturadas com interlocutores desses espaços, as observações participantes, o diário de campo, o levantamento documental e bibliográfico. A partir dos dados, verificou-se que os professores que se destacaram nesse período utilizaram diversas ferramentas e estratégias para preparar materiais, tanto para o formato on-line como para os alunos sem acesso à internet. Constatou-se que as melhores respostas à pandemia e à virtualização do ensino foram a dos professores e das direções das escolas, pois os sistemas de ensino apresentaram respostas frágeis, inconsistentes e descontinuadas, ficando dependentes de plataformas e de conteúdos disponibilizados por empresas privadas, não garantindo o acesso digital à maioria dos alunos. Diante desses resultados constatou-se que a imposição da virtualização do ensino decorrente da covid-19 provocou nos professores novas e diferenciadas estratégias de aprendizagens, favorecendo o uso das tecnologias digitais e virtuais, além de trabalhos colaborativos e em equipes em algumas escolas, junto com a família. Não obstante, em uma das escolas pesquisadas, houve distanciamento entre os professores, poucas trocas e muitos conflitos, demonstrando que, mesmo que o professor tenha habilidade social, ele fica restrito à distribuição de regras e recursos dos grupos dominantes presentes na escola em que atua.This research deals with the role of teachers as skilled actors in their context of school virtualization. The study seeks to understand how certain teachers build competence and develop new practices and strategies of pedagogical action in the context of remote teaching imposed by covid-19. The objective of this dissertation is to understand how certain teachers stand out in this context of school virtualization, demonstrating themselves as protagonists to face these new circumstances in school practices. Therefore, it articulates the need to identify and characterize the attributes that skilled teachers have, analyze the cooperation strategies articulated by such educators in the face of the virtualization of teaching, their mobilization together with others and evaluate the reaction of the school institution. Together, this work is supported by the theory of social skill, the attributes of skilled actors and the theory of fields, in addition to the concepts of virtualization, digital technologies, identity and teaching work. A qualitative and descriptive-exploratory research is carried out, through which a reflection was sought based on the perceptions of teachers' practices during remote teaching. The research took place in two public schools, the first an elementary school located in the city of São Leopoldo, and the second an elementary and high school in the city of Porto Alegre with elementary and high school teachers. For the analysis, five semi-structured interviews were used with interlocutors from these spaces, the participant observations, the field diary, documentary and bibliographic survey. From the data, it was found that the teachers who stood out in this period used several tools and strategies to prepare materials, both online and for students without internet access. It found that the best responses to the pandemic and the virtualization of teaching were those of teachers and school directors, as the teaching systems presented fragile, inconsistent and discontinued responses, becoming dependent on platforms and content made available by private companies, not guaranteeing digital access to most students. In view of these results, it was found that the imposition of the virtualization of teaching recurring to covid-19, provoked new and differentiated learning strategies in teachers, favoring the use of digital and virtual technologies, in addition to collaborative work and in teams in some schools together with the family. However, in one of the schools surveyed, there was a distance between the teachers, few exchanges and many conflicts, demonstrating that even if the teachers have social skills, they are restricted to the distribution of rules and resources of the dominant groups present in the school in which they work.application/pdfporProfessor : Qualificação profissionalHabilidades sociaisAula virtualEnsino Remoto Emergencial (ERE)COVID-19Skilled teacherSocial skillSchool virtualizationEmergency Remote TeachingDo giz ao touch screen: habilidades sociais e protagonismo docente em uma era digital antecipadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001156941.pdf.txt001156941.pdf.txtExtracted Texttext/plain314092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253879/2/001156941.pdf.txtaf68c0970de0c6587486352db61ea2c9MD52ORIGINAL001156941.pdfTexto completoapplication/pdf2793471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253879/1/001156941.pdfcdb6b32933e07d9fb17631351e03ab8fMD5110183/2538792023-03-18 03:31:13.033047oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253879Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-18T06:31:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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