Do coletivo ao individual e vice-versa : uma experiência de trabalho coletivo no uso combinado de diferentes espaços virtuais na formação continuada de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215257 |
Resumo: | A presente pesquisa visou investigar a postura dos professores de Matemática do Ensino Fundamental do município de Nova Hartz/RS e região, participantes de um curso de formação continuada na modalidade à distância e inseridos em diferentes espaços virtuais. A fundamentação teórica do trabalho perpassou as ideias de espaços virtuais e de trabalho coletivo. As ideias de postura ativa/interativa e formação de professores foram utilizadas na perspectiva de construção da arquitetura pedagógica. Para a análise dos dados produzidos acerca das interações dos participantes, foram utilizadas seis categorias elencadas com o trabalho de Cavalcanti (2014): (1) Postura ativa e gestão do tempo; (2) Postura interativa – Interação entre seus pares; (3) Postura interativa – Interação entre aluno e professora/pesquisadora; (4) Postura interativa – Feedback da professora; (5) Postura interativa – trabalho coletivo; (6) Postura passiva. A postura dos envolvidos nem sempre foi a mesma, mas observou-se certa regularidade em suas atitudes. O curso de formação objetivava também oportunizar ao professor participante momentos de reflexão sobre potenciais atividades que envolvessem a temática do curso e que pudessem ser trabalhadas com os alunos em sala de aula. Optou-se pela utilização de uma metodologia de pesquisa qualitativa, a fim de detalhar o processo de ensino utilizado no curso de formação e as evidências das aprendizagens construídas coletivamente, bem como, das posturas apresentadas pelos participantes. Ao final da formação continuada, utilizou-se um questionário, oriundo do Google formulários, objetivando recolher informações sobre as percepções dos oito participantes que estiveram presentes até o final do curso. No trabalho de campo, foram realizadas atividades relacionadas às questões que se fazem presentes em diferentes competições nacionais no que tange à aritmética, contagem e geometria, com um olhar mais abrangente sobre cada um dos temas propostos. O uso da informática, por meio da elaboração e execução de uma arquitetura pedagógica de curso a distância, teve importante destaque no desenvolvimento da proposta de pesquisa, pois se entendeu que, a partir do trabalho coletivo, os participantes do curso (re)construíram conceitos matemáticos necessários à prática docente. Os espaços virtuais criados tornaram-se importantes ferramentas que contribuíram, de alguma forma, para que o professor participante fizesse uma reflexão sobre a prática que é executada por ele em sala de aula, e também, conhecesse diferentes possibilidades para trabalhar as questões com seus alunos. |
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Reinheimer, Morgana AlineSilva, Rodrigo Sychocki da2020-11-20T04:14:45Z2020http://hdl.handle.net/10183/215257001119637A presente pesquisa visou investigar a postura dos professores de Matemática do Ensino Fundamental do município de Nova Hartz/RS e região, participantes de um curso de formação continuada na modalidade à distância e inseridos em diferentes espaços virtuais. A fundamentação teórica do trabalho perpassou as ideias de espaços virtuais e de trabalho coletivo. As ideias de postura ativa/interativa e formação de professores foram utilizadas na perspectiva de construção da arquitetura pedagógica. Para a análise dos dados produzidos acerca das interações dos participantes, foram utilizadas seis categorias elencadas com o trabalho de Cavalcanti (2014): (1) Postura ativa e gestão do tempo; (2) Postura interativa – Interação entre seus pares; (3) Postura interativa – Interação entre aluno e professora/pesquisadora; (4) Postura interativa – Feedback da professora; (5) Postura interativa – trabalho coletivo; (6) Postura passiva. A postura dos envolvidos nem sempre foi a mesma, mas observou-se certa regularidade em suas atitudes. O curso de formação objetivava também oportunizar ao professor participante momentos de reflexão sobre potenciais atividades que envolvessem a temática do curso e que pudessem ser trabalhadas com os alunos em sala de aula. Optou-se pela utilização de uma metodologia de pesquisa qualitativa, a fim de detalhar o processo de ensino utilizado no curso de formação e as evidências das aprendizagens construídas coletivamente, bem como, das posturas apresentadas pelos participantes. Ao final da formação continuada, utilizou-se um questionário, oriundo do Google formulários, objetivando recolher informações sobre as percepções dos oito participantes que estiveram presentes até o final do curso. No trabalho de campo, foram realizadas atividades relacionadas às questões que se fazem presentes em diferentes competições nacionais no que tange à aritmética, contagem e geometria, com um olhar mais abrangente sobre cada um dos temas propostos. O uso da informática, por meio da elaboração e execução de uma arquitetura pedagógica de curso a distância, teve importante destaque no desenvolvimento da proposta de pesquisa, pois se entendeu que, a partir do trabalho coletivo, os participantes do curso (re)construíram conceitos matemáticos necessários à prática docente. Os espaços virtuais criados tornaram-se importantes ferramentas que contribuíram, de alguma forma, para que o professor participante fizesse uma reflexão sobre a prática que é executada por ele em sala de aula, e também, conhecesse diferentes possibilidades para trabalhar as questões com seus alunos.The present research aimed to investigate the posture of Elementary School Mathematics teachers in the municipality of Nova Hartz/RS and region, participating in a continuing education course in distance learning and inserted in different virtual spaces. The theoretical foundation of the work ran through ideas of virtual spaces and collective work. The ideas of active/interactive posture and teacher training used in the perspective of building pedagogical architecture. For an analysis of the data available on the interactions of the participants, the six categories listed with the work of Cavalcanti (2014) were used: (1) Active posture and time management; (2) Interactive posture – Interaction between peers; (3) Interactive posture – Interaction between student and teacher/researcher; (4) Interactive posture – Teacher feedback; (5) Interactive posture - collective work; (6) Passive posture. The position of the representatives was not always the same, but there was certain regularity in their attitudes. The training course also aimed to provide the participating teacher with moments of reflection on potential activities that involved the theme of the course and that could be worked with students in the classroom. We opted for the use of a qualitative research methodology, an end of the teaching process used in the training course and evidence of the collectively constructed learning, as well as the postures affected by the participants. At the end of continuing education, a questionnaire was used, originating from Google forms, aiming to collect information about the perceptions of the eight participants who were present until the end of the course. In the fieldwork, activities were carried out related to the issues that are present in different national competitions with regard to arithmetic, counting and geometry, with a more comprehensive look at each of the proposed themes. The use of information technology, through the elaboration and execution of a distance learning pedagogical architecture, had an important highlight in the development of the research proposal, as it was understood that, from the collective work, the participants of the course (re)constructed concepts mathematical concepts to teaching practice. The virtual spaces were created as important tools that contributed, in some way, for the teacher to participate, to reflect on the practice that is performed by him in the classroom, and also, to know different options to work as issues with his students.application/pdfporFormação continuadaFormação de professoresEducação MatemáticaAmbiente de aprendizagem : Ensino à distânciaDo coletivo ao individual e vice-versa : uma experiência de trabalho coletivo no uso combinado de diferentes espaços virtuais na formação continuada de professores de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119637.pdf.txt001119637.pdf.txtExtracted Texttext/plain410937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215257/2/001119637.pdf.txtaf3b4767302ee2201dca5722eba0eae5MD52ORIGINAL001119637.pdfTexto completoapplication/pdf5310447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215257/1/001119637.pdf546338882750712b99eeed7bdd2b57f2MD5110183/2152572020-11-21 05:25:09.823067oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215257Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-11-21T07:25:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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