Práticas informacionais: um estudo netnográfico à luz das informações étnico-raciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238046 |
Resumo: | Este estudo netnográfico, de abordagem qualitativa e caráter exploratório-descritivo, teve como objetivo compreender as práticas informacionais, com foco na informação étnico-racial, na comunidade do Facebook “VOCÊ É PRETO? ENTÃO DEVE SABER! II” e sua relação com o empoderamento racial. Ao corpus de dados de 751 postagens foi aplicada a técnica de Análise de Conteúdo. Foram obtidas nove categorias: gênero, função, localidade, tema, forma de composição do conteúdo da postagem, práticas informacionais, fonte de origem da informação, tipo de mensagem da postagem e motivação. Como complemento da análise categorial, a partir do recorte dos temas racismo, Dia Internacional da Mulher, e relacionamento inter-racial, foram desenvolvidas interpretações discursivas fundamentadas na referência metodológica da análise do discurso, aplicada em 39 comentários. As práticas informacionais desenvolvidas no grupo são pautadas predominantemente pelo gênero masculino, membros do grupo e residentes no Brasil, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de membros residentes em outros países, tais como os do continente africano de língua portuguesa. A cultura negra através da música é o tema mais referenciado, tendo como a forma de composição do conteúdo das postagens compostas por imagem+link+texto. As publicações são compartilhadas de páginas públicas do Facebook ou produzidas diretamente no grupo. Foi identificado como motivação para tais práticas o engajamento social e interesse pela comunidade, com o compartilhamento e produção de mensagens caracterizadas como opinião, entre outros tipos, auxiliando seus membros na constituição do empoderamento racial. As práticas informacionais são caracterizadas pelas especificidades das temáticas relacionadas à informação étnico-racial. No tema racismo, as formações discursivas são filiadas aos sentimentos de empatia afetiva; no tema Dia Internacional da Mulher, as argumentações são pautadas principalmente na historicidade e no lugar da mulher negra em situações históricas; no tema relacionamento inter-racial, o debate se fundamenta principalmente na linguagem e ideologia, resultando em discussões entre membros. Enfim, na referida comunidade virtual do Facebook, a informação étnicoracial é produzida e compartilhada através da vivência do cotidiano. |
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Eufrásio, Sabrina ClavéSousa, Rodrigo Silva Caxias de2022-04-29T04:42:23Z2021http://hdl.handle.net/10183/238046001140305Este estudo netnográfico, de abordagem qualitativa e caráter exploratório-descritivo, teve como objetivo compreender as práticas informacionais, com foco na informação étnico-racial, na comunidade do Facebook “VOCÊ É PRETO? ENTÃO DEVE SABER! II” e sua relação com o empoderamento racial. Ao corpus de dados de 751 postagens foi aplicada a técnica de Análise de Conteúdo. Foram obtidas nove categorias: gênero, função, localidade, tema, forma de composição do conteúdo da postagem, práticas informacionais, fonte de origem da informação, tipo de mensagem da postagem e motivação. Como complemento da análise categorial, a partir do recorte dos temas racismo, Dia Internacional da Mulher, e relacionamento inter-racial, foram desenvolvidas interpretações discursivas fundamentadas na referência metodológica da análise do discurso, aplicada em 39 comentários. As práticas informacionais desenvolvidas no grupo são pautadas predominantemente pelo gênero masculino, membros do grupo e residentes no Brasil, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de membros residentes em outros países, tais como os do continente africano de língua portuguesa. A cultura negra através da música é o tema mais referenciado, tendo como a forma de composição do conteúdo das postagens compostas por imagem+link+texto. As publicações são compartilhadas de páginas públicas do Facebook ou produzidas diretamente no grupo. Foi identificado como motivação para tais práticas o engajamento social e interesse pela comunidade, com o compartilhamento e produção de mensagens caracterizadas como opinião, entre outros tipos, auxiliando seus membros na constituição do empoderamento racial. As práticas informacionais são caracterizadas pelas especificidades das temáticas relacionadas à informação étnico-racial. No tema racismo, as formações discursivas são filiadas aos sentimentos de empatia afetiva; no tema Dia Internacional da Mulher, as argumentações são pautadas principalmente na historicidade e no lugar da mulher negra em situações históricas; no tema relacionamento inter-racial, o debate se fundamenta principalmente na linguagem e ideologia, resultando em discussões entre membros. Enfim, na referida comunidade virtual do Facebook, a informação étnicoracial é produzida e compartilhada através da vivência do cotidiano.This netnographic study, with a qualitative approach and exploratory-descriptive character, aimed to understand informational practices, focusing on ethnic-racial information, in the Facebook community “VOCÊ É PRETO? ENTÃO DEVE SABER! II” and its relation to racial empowerment. The Content Analysis technique was applied to the data corpus of seven hundred and fifty-one posts, and nine categories were obtained: genre, function, location, theme, form of composition of the post content, informational practices, source of origin information, type of post message, and motivation. As a complement to the categorical analysis, based on the themes of racism, International Women's Day, and interracial relationships, discursive interpretations were developed based on the methodological reference of discourse analysis, applied in 39 comments. The informational practices developed in the group are predominantly guided by the male gender, members of the group and residents in Brazil, in the states of São Paulo, Rio de Janeiro and Rio Grande do Sul, in addition to members residing in other countries, such as those on the African continent. of Portuguese language. Among the themes identified in the posts, black culture through music is the most referenced, having as the form of composition of the content of the posts composed in a combined way by image+link+text. Posts are shared from public Facebook pages or produced directly in the group. Social engagement and interest in the community were identified as motivation for such practices, and messages characterized as opinion, among other types, were shared and produced, helping its members in the constitution of racial empowerment. The information practices are characterized by the specifics of the themes related to ethnic-racial information. With regard to discursive formations, we identified the following peculiarities: in the racism theme, they are associated with feelings of affective empathy; on the theme International Women's Day, the arguments are mainly based on historicity and the place of black women in historical situations; finally, in relation to the discourse around interracial relationships, the debate is mainly based on language and ideology, resulting in discussions among members. Finally, in the Facebook virtual community “VOCÊ É PRETO? ENTÃO DEVE SABER! II”, ethnic-racial information is produced and shared through everyday life.application/pdfporPráticas informacionaisEmpoderamentoInformation practicesEthnic-racial informationRacial empowermentPráticas informacionais: um estudo netnográfico à luz das informações étnico-raciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140305.pdf.txt001140305.pdf.txtExtracted Texttext/plain291544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238046/2/001140305.pdf.txt32957d271933d26efe23fbce669a80deMD52ORIGINAL001140305.pdfTexto completoapplication/pdf2651279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238046/1/001140305.pdfed29d0e27a77eaadd7d5023cad978f72MD5110183/2380462022-04-30 04:53:53.390834oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238046Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-30T07:53:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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