Plano comercial para a introdução no mercado de um produto à base da chia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bria, Franco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165596
Resumo: Inúmeros fatores afetam diretamente o negócio dos produtores rurais, porém dois deles são claramente observáveis: a variabilidade nos preços e a dificuldade de agregar valor nos seus produtos agrícolas. Uma das soluções para mitigar estes problemas é através do uso do marketing, visando transformar uma commodity num produto com um valor agregado maior e uma marca reconhecida no mercado. Neste contexto, este trabalho buscou propor um Plano Comercial para introduzir um produto, in natura, a base da semente de Chia na cidade de Porto Alegre, com maior valor agregado, explorando todos os componentes do composto de marketing (preço, produto, distribuição e comunicação). O trabalho conseguiu desenvolver este plano com sucesso, identificando um público alvo e propondo um novo produto com embalagem inovadora; precificação com foco na maximização de mercado, uma arquitetura de canais de distribuição com poucos agentes e um plano de comunicação com foco nas mídias digitais e nos formadores de opinião. Finalmente este plano pode servir de guia para replicá-lo para outro tipo de produtores agrícolas que se enfrentem com as mesmas dificuldades.
id URGS_bee625c93d399454522f4f019c9953f7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165596
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bria, FrancoNique, Walter Meucci2017-08-23T02:30:38Z2017http://hdl.handle.net/10183/165596001044631Inúmeros fatores afetam diretamente o negócio dos produtores rurais, porém dois deles são claramente observáveis: a variabilidade nos preços e a dificuldade de agregar valor nos seus produtos agrícolas. Uma das soluções para mitigar estes problemas é através do uso do marketing, visando transformar uma commodity num produto com um valor agregado maior e uma marca reconhecida no mercado. Neste contexto, este trabalho buscou propor um Plano Comercial para introduzir um produto, in natura, a base da semente de Chia na cidade de Porto Alegre, com maior valor agregado, explorando todos os componentes do composto de marketing (preço, produto, distribuição e comunicação). O trabalho conseguiu desenvolver este plano com sucesso, identificando um público alvo e propondo um novo produto com embalagem inovadora; precificação com foco na maximização de mercado, uma arquitetura de canais de distribuição com poucos agentes e um plano de comunicação com foco nas mídias digitais e nos formadores de opinião. Finalmente este plano pode servir de guia para replicá-lo para outro tipo de produtores agrícolas que se enfrentem com as mesmas dificuldades.Many factors affect the farmers’ business, of which two are most salient ones: price variability and the difficulty to add value to their agricultural products. One possibility to mitigate these problems is throughout a marketing strategy aiming to convert a commodity into a product with greater added value and a recognized brand in the market. Dealing with these challenges, this work proposes a Commercial Plan model to introduce a Chia seed product, in natura, in the city of Porto Alegre, with greater added value through the use of all components of the marketing compound (price, product, distribution and communication). The business plan developed successfully identifying a target consumer and proposed a new product with innovative packaging; pricing focus on market maximization, distribution channel architecture with few agents and communication plan focus on digital media and opinions leaders. It also serves as a guide for farmers that work with different commodities but face similar difficulties.application/pdfporChiaPlano de vendasMarketing : Administracao de empresasCommodityCommercial planPlano comercial para a introdução no mercado de um produto à base da chiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001044631.pdf001044631.pdfTexto completoapplication/pdf1971533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165596/1/001044631.pdfa990f32cd5bae714e127781dfdcf944eMD51TEXT001044631.pdf.txt001044631.pdf.txtExtracted Texttext/plain211619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165596/2/001044631.pdf.txt238f41ff579a62577a1cd1786bea6401MD52THUMBNAIL001044631.pdf.jpg001044631.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165596/3/001044631.pdf.jpg584b0389fba68fceb05fdfb709238dd5MD5310183/1655962018-10-22 08:39:08.152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165596Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:39:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano comercial para a introdução no mercado de um produto à base da chia
title Plano comercial para a introdução no mercado de um produto à base da chia
spellingShingle Plano comercial para a introdução no mercado de um produto à base da chia
Bria, Franco
Chia
Plano de vendas
Marketing : Administracao de empresas
Commodity
Commercial plan
title_short Plano comercial para a introdução no mercado de um produto à base da chia
title_full Plano comercial para a introdução no mercado de um produto à base da chia
title_fullStr Plano comercial para a introdução no mercado de um produto à base da chia
title_full_unstemmed Plano comercial para a introdução no mercado de um produto à base da chia
title_sort Plano comercial para a introdução no mercado de um produto à base da chia
author Bria, Franco
author_facet Bria, Franco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bria, Franco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nique, Walter Meucci
contributor_str_mv Nique, Walter Meucci
dc.subject.por.fl_str_mv Chia
Plano de vendas
Marketing : Administracao de empresas
topic Chia
Plano de vendas
Marketing : Administracao de empresas
Commodity
Commercial plan
dc.subject.eng.fl_str_mv Commodity
Commercial plan
description Inúmeros fatores afetam diretamente o negócio dos produtores rurais, porém dois deles são claramente observáveis: a variabilidade nos preços e a dificuldade de agregar valor nos seus produtos agrícolas. Uma das soluções para mitigar estes problemas é através do uso do marketing, visando transformar uma commodity num produto com um valor agregado maior e uma marca reconhecida no mercado. Neste contexto, este trabalho buscou propor um Plano Comercial para introduzir um produto, in natura, a base da semente de Chia na cidade de Porto Alegre, com maior valor agregado, explorando todos os componentes do composto de marketing (preço, produto, distribuição e comunicação). O trabalho conseguiu desenvolver este plano com sucesso, identificando um público alvo e propondo um novo produto com embalagem inovadora; precificação com foco na maximização de mercado, uma arquitetura de canais de distribuição com poucos agentes e um plano de comunicação com foco nas mídias digitais e nos formadores de opinião. Finalmente este plano pode servir de guia para replicá-lo para outro tipo de produtores agrícolas que se enfrentem com as mesmas dificuldades.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-23T02:30:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165596
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001044631
url http://hdl.handle.net/10183/165596
identifier_str_mv 001044631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165596/1/001044631.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165596/2/001044631.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165596/3/001044631.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a990f32cd5bae714e127781dfdcf944e
238f41ff579a62577a1cd1786bea6401
584b0389fba68fceb05fdfb709238dd5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309112221728768