Universidade Corporativa Banco do Brasil – UNIBB : centro de treinamento ou espaço político-pedagógico de formação humana?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zacouteguy, Júlio Antônio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29940
Resumo: Esse estudo tem por objeto o sistema de educação corporativa do Banco do Brasil S.A., representado pela Universidade Corporativa Banco do Brasil – UNIBB, investigado no contexto do trabalho bancário no Rio Grande do Sul, do ponto de vista da humanização e da formação humana, definidas pela perspectiva pedagógica de Paulo Freire e Miguel Arroyo. De acordo com essa abordagem, a educação é um ato de interação entre humanos que busca a humanização e o “ser mais”. Tem como objetivo analisar o papel e o significado da UNIBB, como espaço político-pedagógico de formação humana, através da identificação das suas ações educativas, como se desenvolvem, suas contribuições para a formação humana e o significado da sua existência num ambiente organizacional como o Banco do Brasil, tendo como base o testemunho e narrativas do que vivenciaram, e vivenciam, os educandos, educadores e os responsáveis pelo planejamento e organização da UNIBB. A dissertação inicia com a contextualização do bancário frente ao processo de acumulação flexível, as transformações ocorridas nas suas atividades e as novas exigências dessa nova configuração, também são expostas visões sobre a universidade corporativa. Logo após, é apresentada a empresa Banco do Brasil e a sua Universidade Corporativa, onde foi realizado o estudo de caso. No próximo capítulo é discutida a educação, através da abordagem de Freire, Arroyo e outros autores, sobre a perspectiva da humanização e formação humana. A metodologia é descrita a seguir, tendo na seqüência a apresentação dos resultados e sua discussão e, por fim, as considerações finais. Esse estudo, que trabalha na perspectiva de contribuir para a aproximação entre a pesquisa acadêmica e o mundo do trabalho, principalmente com relação aos sistemas de educação corporativa desenvolvidos nas empresas brasileiras, possibilitou dar voz aqueles que participam do processo, com suas opiniões, contradições e propostas.
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Tem como objetivo analisar o papel e o significado da UNIBB, como espaço político-pedagógico de formação humana, através da identificação das suas ações educativas, como se desenvolvem, suas contribuições para a formação humana e o significado da sua existência num ambiente organizacional como o Banco do Brasil, tendo como base o testemunho e narrativas do que vivenciaram, e vivenciam, os educandos, educadores e os responsáveis pelo planejamento e organização da UNIBB. A dissertação inicia com a contextualização do bancário frente ao processo de acumulação flexível, as transformações ocorridas nas suas atividades e as novas exigências dessa nova configuração, também são expostas visões sobre a universidade corporativa. Logo após, é apresentada a empresa Banco do Brasil e a sua Universidade Corporativa, onde foi realizado o estudo de caso. No próximo capítulo é discutida a educação, através da abordagem de Freire, Arroyo e outros autores, sobre a perspectiva da humanização e formação humana. A metodologia é descrita a seguir, tendo na seqüência a apresentação dos resultados e sua discussão e, por fim, as considerações finais. Esse estudo, que trabalha na perspectiva de contribuir para a aproximação entre a pesquisa acadêmica e o mundo do trabalho, principalmente com relação aos sistemas de educação corporativa desenvolvidos nas empresas brasileiras, possibilitou dar voz aqueles que participam do processo, com suas opiniões, contradições e propostas.Este estudio tiene como objeto el sistema de educación corporativo del Banco del Brasil S A., representada por Universidad Corporativa Banco del Brasil – UNIBB, investigados en el marco de la labor bancario en Rio Grande do Sul, desde el punto de vista de humanización y de formación humana, definido por la perspectiva pedagógico de Paulo Freire y Miguel Arroyo. De acuerdo con este enfoque, la educación es un acto de interacción entre humanos que busca la humanización y la "ser más". Su objetivo es analizar el papel y la importancia de UNIBB, como espacio político-pedagógico de formación humana, a través de la identificación de las acciones educativas, en su evolución, sus contribuciones a la formación humana y del sentido de su existencia en un ambiente organizacional como el Banco de Brasil, sobre la base de los testimonios y relatos de lo que han experimentado, y experimentan, los estudiantes, educadores y responsables de la planificación y organización de UNIBB. La disertación comienza con la contextualización del trabajador de la banca frente al proceso de acumulación flexible, cambios en sus actividades y las nuevas exigencias de la nueva configuración, también están expuestos visiones sobre universidad corporativa. Poco después, se presenta la empresa Banco de Brasil y su Universidad Corporativa, donde fue realizado el estudio de caso. En la siguiente sección se debatió la educación, mediante el enfoque de Freire, Arroyo y otros autores, sobre la perspectiva de humanización y formación humana. La metodología se describen a continuación, y despues la presentación de los resultados y su debate y, por último, las consideraciones finales. Este estudio, que trabaja con el fin de contribuir al acercamiento entre la investigación académica y el mundo del trabajo, sobre todo en lo que respecta a los sistemas de educación corporativa desarrollada en las empresas brasileñas, ha permitido dar voz a aquellos que participan en el proceso, con sus opiniones, sus contradicciones y propuestas.application/pdfporEducação corporativaEducação continuadaFormação humanaHumanizaçãoBanco do Brasil.Educación corporativaUniversidad corporativaHumanizaciónFormación humanaSistema bancarioContexto flexibleUniversidade Corporativa Banco do Brasil – UNIBB : centro de treinamento ou espaço político-pedagógico de formação humana?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000778552.pdf.txt000778552.pdf.txtExtracted Texttext/plain199115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29940/2/000778552.pdf.txtd0f54e85c79b6ea9342c15055c81a83fMD52ORIGINAL000778552.pdf000778552.pdfTexto completoapplication/pdf591917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29940/1/000778552.pdf6f0325fafea22e84eed74b08ae5e1fd0MD51THUMBNAIL000778552.pdf.jpg000778552.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29940/3/000778552.pdf.jpg8c8bf8d04a3297d2de0d0af922dac301MD5310183/299402018-10-09 09:23:37.814oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:23:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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