Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/24015 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo principal avaliar a formação do mercado de agências digitais no Rio Grande do Sul a partir de relações sociais e econômicas desencadeadas pelo empreendedorismo institucional coletivo de empresários, reunidos em uma associação de negócios (business association). O estudo fundamenta-se teoricamente nos pressupostos da Sociologia Econômica dos Mercados. A tese busca evidenciar a relevância de estudos sociológicos sobre a atividade empresarial, notadamente das associações de negócios, com ênfase sobre as ações que uma organização do tipo desenvolve na tentativa de conferir identidade, normas, padrões e fronteiras de atuação comercial e também profissional a um mercado de origem recente, isto é, o mercado de serviços de empresas designadas como agências digitais e que possuem matriz em território gaúcho. Por agências digitais entendemos todas aquelas companhias que têm projetos de Internet como atividade-fim, bem como conteúdo para outras mídias/plataformas digitais (celulares, TV digital e games), e que se situam na interseção de áreas de criação e Comunicação Social, como a Publicidade e Propaganda, e de base técnica, no caso de Tecnologia da Informação (TI). Como resultado desta tese, apontamos qual papel que uma associação de negócios (Agadi / Abradi-RS) desempenha no mercado de agências digitais do Rio Grande do Sul e qual o estágio em que se encontra a formação desse mercado, que possui caráter híbrido, reunindo mais de uma expertise. |
id |
URGS_bf9e87d190ee73af7f08d56287010e16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24015 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Fontella, Odil MatheusGuimarães, Sonia Maria Karam2010-06-22T04:18:26Z2010http://hdl.handle.net/10183/24015000741933Este estudo tem como objetivo principal avaliar a formação do mercado de agências digitais no Rio Grande do Sul a partir de relações sociais e econômicas desencadeadas pelo empreendedorismo institucional coletivo de empresários, reunidos em uma associação de negócios (business association). O estudo fundamenta-se teoricamente nos pressupostos da Sociologia Econômica dos Mercados. A tese busca evidenciar a relevância de estudos sociológicos sobre a atividade empresarial, notadamente das associações de negócios, com ênfase sobre as ações que uma organização do tipo desenvolve na tentativa de conferir identidade, normas, padrões e fronteiras de atuação comercial e também profissional a um mercado de origem recente, isto é, o mercado de serviços de empresas designadas como agências digitais e que possuem matriz em território gaúcho. Por agências digitais entendemos todas aquelas companhias que têm projetos de Internet como atividade-fim, bem como conteúdo para outras mídias/plataformas digitais (celulares, TV digital e games), e que se situam na interseção de áreas de criação e Comunicação Social, como a Publicidade e Propaganda, e de base técnica, no caso de Tecnologia da Informação (TI). Como resultado desta tese, apontamos qual papel que uma associação de negócios (Agadi / Abradi-RS) desempenha no mercado de agências digitais do Rio Grande do Sul e qual o estágio em que se encontra a formação desse mercado, que possui caráter híbrido, reunindo mais de uma expertise.This study aims at evaluating the market creation of digital agencies in Rio Grande do Sul privileging the social and economic relations triggered by the collective institutional entrepreneurship within a business association. The study is based on theoretical assumptions of the Economic Sociology of Markets. The study seeks to demonstrate the relevance of sociological research on entrepreneurial activity, particularly related to a business associations, emphasizing the actions of an organization created to give identity, norms, standards and boundaries for the commercial operations as well as to a recent professional market, that is, the market for services companies designated as digital agencies with headquarters in RS. For digital agencies it is understood all those companies that work with Internet projects, as well as with content for other media / digital platforms (mobile phones, digital TV and games), and which lie at the intersection of areas of creation and the Media, as Advertising and Propaganda, and technical basis, in the case of Information Technology (IT). The study examines the role the association plays for the creation of the market for digital agencies do Rio Grande do Sul and the stage it is in the formation of this market, which has hybrid character, gathering more than one expertise.application/pdfporAssociação Gaúcha das Agências Digitais (AGADI)Sociologia econômicaRelações sociaisRelações econômicasEmpreendedorismoMídia digitalInternetNovas tecnologiasTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Business associationMarketsEntrepreneursCollective institutional entrepreneurshipEconomic sociologyInternetDigital mediaGovernança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2010doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000741933.pdf000741933.pdfTexto completoapplication/pdf716992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24015/1/000741933.pdf5661dd0f5f975dc86b2b6e96d349fb5fMD51TEXT000741933.pdf.txt000741933.pdf.txtExtracted Texttext/plain612733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24015/2/000741933.pdf.txt571bd5bbecd0b6ac8b69471654d166aeMD52THUMBNAIL000741933.pdf.jpg000741933.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24015/3/000741933.pdf.jpgdffe052d20ba43353aeb49c7043890f8MD5310183/240152018-10-19 10:50:56.015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24015Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:50:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS) |
title |
Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS) |
spellingShingle |
Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS) Fontella, Odil Matheus Associação Gaúcha das Agências Digitais (AGADI) Sociologia econômica Relações sociais Relações econômicas Empreendedorismo Mídia digital Internet Novas tecnologias Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Business association Markets Entrepreneurs Collective institutional entrepreneurship Economic sociology Internet Digital media |
title_short |
Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS) |
title_full |
Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS) |
title_fullStr |
Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS) |
title_full_unstemmed |
Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS) |
title_sort |
Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS) |
author |
Fontella, Odil Matheus |
author_facet |
Fontella, Odil Matheus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontella, Odil Matheus |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guimarães, Sonia Maria Karam |
contributor_str_mv |
Guimarães, Sonia Maria Karam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Associação Gaúcha das Agências Digitais (AGADI) Sociologia econômica Relações sociais Relações econômicas Empreendedorismo Mídia digital Internet Novas tecnologias Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Associação Gaúcha das Agências Digitais (AGADI) Sociologia econômica Relações sociais Relações econômicas Empreendedorismo Mídia digital Internet Novas tecnologias Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Business association Markets Entrepreneurs Collective institutional entrepreneurship Economic sociology Internet Digital media |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Business association Markets Entrepreneurs Collective institutional entrepreneurship Economic sociology Internet Digital media |
description |
Este estudo tem como objetivo principal avaliar a formação do mercado de agências digitais no Rio Grande do Sul a partir de relações sociais e econômicas desencadeadas pelo empreendedorismo institucional coletivo de empresários, reunidos em uma associação de negócios (business association). O estudo fundamenta-se teoricamente nos pressupostos da Sociologia Econômica dos Mercados. A tese busca evidenciar a relevância de estudos sociológicos sobre a atividade empresarial, notadamente das associações de negócios, com ênfase sobre as ações que uma organização do tipo desenvolve na tentativa de conferir identidade, normas, padrões e fronteiras de atuação comercial e também profissional a um mercado de origem recente, isto é, o mercado de serviços de empresas designadas como agências digitais e que possuem matriz em território gaúcho. Por agências digitais entendemos todas aquelas companhias que têm projetos de Internet como atividade-fim, bem como conteúdo para outras mídias/plataformas digitais (celulares, TV digital e games), e que se situam na interseção de áreas de criação e Comunicação Social, como a Publicidade e Propaganda, e de base técnica, no caso de Tecnologia da Informação (TI). Como resultado desta tese, apontamos qual papel que uma associação de negócios (Agadi / Abradi-RS) desempenha no mercado de agências digitais do Rio Grande do Sul e qual o estágio em que se encontra a formação desse mercado, que possui caráter híbrido, reunindo mais de uma expertise. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-22T04:18:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/24015 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000741933 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/24015 |
identifier_str_mv |
000741933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24015/1/000741933.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24015/2/000741933.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24015/3/000741933.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5661dd0f5f975dc86b2b6e96d349fb5f 571bd5bbecd0b6ac8b69471654d166ae dffe052d20ba43353aeb49c7043890f8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085175452762112 |