Orgulho e preconceito : o desenvolvimento de atitudes raciais implícitas e explícitas em crianças de Porto Alegre e Salvador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134432 |
Resumo: | O objetivo geral desta tese, composta por um artigo teórico e três empíricos, foi investigar o desenvolvimento de atitudes raciais em crianças. O primeiro estudo foi uma revisão sistemática de estudos da Psicologia brasileira sobre preconceito racial. O segundo envolveu a criação e validação de um banco de estímulos para utilização em pesquisas científicas, o BICMulticor. O terceiro utilizou medidas implícitas (Priming Avaliativo e Teste de Associação Implícita) e explícitas de atitude para avaliar o desenvolvimento de atitudes raciais em crianças brancas, pardas e pretas de Porto Alegre e Salvador. Participaram 542 crianças, de seis a 14 anos de idade. Foram encontradas diferenças nas atitudes implícitas entre os grupos raciais e também entre as duas cidades avaliadas. O quarto foi um estudo sobre as diferenças de categorização racial entre baianos, gaúchos e norte-americanos. A categorização racial sofreu forte influência contextual e foi semelhante na Bahia e nos Estados Unidos. |
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Sacco, Airi MaciasKoller, Silvia HelenaCouto, Maria Clara Pinheiro de Paula2016-03-30T02:08:04Z2015http://hdl.handle.net/10183/134432000987270O objetivo geral desta tese, composta por um artigo teórico e três empíricos, foi investigar o desenvolvimento de atitudes raciais em crianças. O primeiro estudo foi uma revisão sistemática de estudos da Psicologia brasileira sobre preconceito racial. O segundo envolveu a criação e validação de um banco de estímulos para utilização em pesquisas científicas, o BICMulticor. O terceiro utilizou medidas implícitas (Priming Avaliativo e Teste de Associação Implícita) e explícitas de atitude para avaliar o desenvolvimento de atitudes raciais em crianças brancas, pardas e pretas de Porto Alegre e Salvador. Participaram 542 crianças, de seis a 14 anos de idade. Foram encontradas diferenças nas atitudes implícitas entre os grupos raciais e também entre as duas cidades avaliadas. O quarto foi um estudo sobre as diferenças de categorização racial entre baianos, gaúchos e norte-americanos. A categorização racial sofreu forte influência contextual e foi semelhante na Bahia e nos Estados Unidos.This dissertation, composed by one theoretical and three empirical papers, aimed to investigate the development of race attitudes in children. The first study was a systematic review of Brazilian psychological studies on racial prejudice. The second one involved the development and validation of a set of children’s portraits to be used as stimuli on scientific research, the BIC-Multicor. The third one used implicit (Evaluative Priming and the Implicit Association Test) and explicit measures of attitude to investigate the development of race attitudes in White, Pardo and Black children (N = 542), aged six to 14, from Porto Alegre and Salvador. Implicit attitudes were different between cities and also between racial groups. The forth study assessed differences in racial categorization in Bahia, Rio Grande do Sul and the United States. Racial categorization was influenced by context and similar results were found between participants from Bahia and the US.application/pdfporPsicologia do desenvolvimentoPreconceito racialAtitudesCriançaPorto Alegre (RS)Salvador (BA)Racial prejudiceRacismImplicit attitudesEvaluative PrimingImplicit Association TestOrgulho e preconceito : o desenvolvimento de atitudes raciais implícitas e explícitas em crianças de Porto Alegre e Salvadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987270.pdf000987270.pdfTexto completoapplication/pdf10832000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134432/1/000987270.pdff2bf96b1ec8cde55ca2f806ef23a30d9MD51TEXT000987270.pdf.txt000987270.pdf.txtExtracted Texttext/plain265489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134432/2/000987270.pdf.txt94b001bcb78ec331503aaa9fc4c03f2aMD52THUMBNAIL000987270.pdf.jpg000987270.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134432/3/000987270.pdf.jpg2280cb39cb9a05ab58720e83aa4cc939MD5310183/1344322018-10-29 08:19:11.155oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:19:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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