Ensinando música ao aluno surdo : perspectivas para ação pedagógica inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finck, Regina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18266
Resumo: A presente tese propõe-se a investigar, a partir de uma abordagem qualitativa, como se dá o processo de aprendizagem musical de alunos surdos no contexto inclusivo, com vistas a sistematizar uma base para educação musical com esses alunos junto à escola regular. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases principais. A primeira fase, do tipo exploratória, ocorreu no segundo semestre de 2007 e primeiro semestre de 2008 e envolveu aspectos relativos ao universo escolar. Nesta fase foram realizadas observações, entrevistas com professores, diretores e outros profissionais que atuam com alunos surdos, buscando-se elementos que pudessem traduzir o que pensam estes profissionais sobre a inserção da música para alunos surdos na escola inclusiva e, ao mesmo tempo, verificar como as unidades escolares estavam se adaptando às políticas governamentais de inclusão. Já a segunda fase, estruturada dentro do princípio da pesquisa-ação, envolveu a aplicação de atividades práticas - Projeto Piloto e Oficina Sons em Movimento - durante o ano de 2008. O Projeto Piloto foi realizado com o apoio de duas estagiárias, em uma unidade da Rede Municipal de Educação de Florianópolis e envolveu uma turma de quinta série, com trinta e cinco alunos, sendo duas surdas. Neste projeto foram verificadas questões relacionadas às práticas musicais, adaptação de material e recursos pedagógicos, buscando proporcionar aprendizagem musical significativa. A Oficina Sons em Movimento foi realizada no segundo semestre de 2008, tendo como base as atividades do Projeto Piloto, mas em um contexto diferenciado, já que o grupo de dez crianças, quatro delas surdas, apresentava também uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, duas bolsistas e a pesquisadora, atuando como ministrante dos trabalhos. A análise dos dados coletados na primeira e segunda fases demonstra que a inserção de alunos surdos na escola e as ações inclusivas, ainda não satisfazem plenamente as necessidades educacionais destas crianças. Por ouro lado, a descrição das atividades práticas contribuiu para ampliar as discussões sobre aprendizagens musicais das crianças surdas e como elas se relacionaram com os conteúdos musicais. Verificou-se também, que a partir da criação e da utilização de materiais adaptados e de recursos pedagógicos foi possível constatar aprendizagens musicais significativas, o que evidencia a possibilidade da estruturação de elementos de ação musical direcionada para crianças surdas em contexto inclusivo.
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Já a segunda fase, estruturada dentro do princípio da pesquisa-ação, envolveu a aplicação de atividades práticas - Projeto Piloto e Oficina Sons em Movimento - durante o ano de 2008. O Projeto Piloto foi realizado com o apoio de duas estagiárias, em uma unidade da Rede Municipal de Educação de Florianópolis e envolveu uma turma de quinta série, com trinta e cinco alunos, sendo duas surdas. Neste projeto foram verificadas questões relacionadas às práticas musicais, adaptação de material e recursos pedagógicos, buscando proporcionar aprendizagem musical significativa. A Oficina Sons em Movimento foi realizada no segundo semestre de 2008, tendo como base as atividades do Projeto Piloto, mas em um contexto diferenciado, já que o grupo de dez crianças, quatro delas surdas, apresentava também uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, duas bolsistas e a pesquisadora, atuando como ministrante dos trabalhos. A análise dos dados coletados na primeira e segunda fases demonstra que a inserção de alunos surdos na escola e as ações inclusivas, ainda não satisfazem plenamente as necessidades educacionais destas crianças. Por ouro lado, a descrição das atividades práticas contribuiu para ampliar as discussões sobre aprendizagens musicais das crianças surdas e como elas se relacionaram com os conteúdos musicais. Verificou-se também, que a partir da criação e da utilização de materiais adaptados e de recursos pedagógicos foi possível constatar aprendizagens musicais significativas, o que evidencia a possibilidade da estruturação de elementos de ação musical direcionada para crianças surdas em contexto inclusivo.The purpose of this thesis is to investigate, by means of a qualitative approach, the way to provide musical learning for students with impaired hearing within an inclusive context. This has been undertaken with a view to combine a basic grounding in musical education with regular schooling. The research was conducted in two key phases. The first was an exploratory study which took place in the second term of 2007 and the first term of 2008 and involved areas related to the world of the school. Observations were carried out, together with interviews with teachers, directors and other professionals who work with hearing impaired students. The aim of this was to find any clues that could reveal what these professionals thought about the idea of incorporating music for hearing impaired students in an inclusive school. At the same time, an attempt was made to find out the extent to which the regular schools were adapting to the government´s policies with regard to inclusion. The second phase which was structured on the principles of action-research, involved carrying out two practical activities in 2008 - a Pilot Project and a Sounds and Movement Workshop. The Pilot Project was undertaken with the support of two trainees in a municipal school in Florianópolis and comprised a group of thirty-five 5th Year pupils, two of whom were hearing impaired. This project examined issues arising from musical practices, the application of material and the use of teaching resources and aimed at providing musical learning of significance. The Sound and Movement Workshop was held in the second term of 2008 and was underpinned by the Pilot Project activities. However, it was carried out in a separate context, since the group of children, four of whom had impaired hearing, also consisted of an interpreter of LIBRAS (Brazilian Sign Language), two grant-maintained undergraduates and the researcher who was overseeing the activities. The analysis of the data gathered in both the first and second phases, showed that neither the incorporation of the hearing impaired students in the school nor the inclusive actions, succeeded in meeting the educational requirements of these children. However, the description of the practical activities helped to broaden the discussion about the musical learning of children with impaired hearing and how they can adapt to the musical syllabus. It was also found that by creating and employing the selected material and the teaching resources, it was possible to bring about musical learning of real significance. This is evidence that it is possible to provide a framework for musical activities within an inclusive context with features that are designed for children with impaired hearing.application/pdfporMúsicaInclusão escolarSurdoMusical educationImpaired hearingInclusionEnsinando música ao aluno surdo : perspectivas para ação pedagógica inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000727762.pdf000727762.pdfTexto completoapplication/pdf2167954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18266/1/000727762.pdfd8dfab47093750bc4638b1a6c00e253cMD51TEXT000727762.pdf.txt000727762.pdf.txtExtracted Texttext/plain566426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18266/2/000727762.pdf.txt72d217c71f1864752731bdd5ee55cef3MD52THUMBNAIL000727762.pdf.jpg000727762.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18266/3/000727762.pdf.jpg9636e3daff1f8b232a682a6c6e417b9eMD5310183/182662018-10-09 08:09:03.549oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18266Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:09:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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