O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193979 |
Resumo: | Esta pesquisa busca discutir as relações existentes entre o desenho e seu reflexo na construção do pensamento de projeto em arquitetura. Abordam-se pontos relacionados ao processo cognitivo, linguagem e criatividade, bem como formas de aquisição de conhecimento por meio do sistema sensório-motor. Uma abordagem histórica focada nos tipos e modos de representação ilustra o papel do desenho como ferramenta de auxílio no desenvolvimento do projeto arquitetônico. Apresentam-se também elementos relacionados ao ensino e à aprendizagem do desenho como instrumento de apoio à criatividade e à aproximação do estudante ao mundo físico. Tais aspectos foram investigados em um estudo de caso envolvendo quatro turmas de estudantes de Arquitetura e Urbanismo, analisadas em duas disciplinas: uma relacionada a desenho e, a outra, a projeto. O resultado geral mostrou que os estudantes com melhor desempenho em desenho apresentaram melhor desempenho em projeto; contudo, mesmo aqueles com maior dificuldade em desenho, apoiados em métodos e sistemas de organização espacial previamente pensados, também apresentaram resultados projetuais consistentes. |
id |
URGS_c26d215c91309194874eeeeda18e89c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193979 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Klein Neto, ReinoldoCattani, Airton2019-05-08T02:34:49Z2018http://hdl.handle.net/10183/193979001092954Esta pesquisa busca discutir as relações existentes entre o desenho e seu reflexo na construção do pensamento de projeto em arquitetura. Abordam-se pontos relacionados ao processo cognitivo, linguagem e criatividade, bem como formas de aquisição de conhecimento por meio do sistema sensório-motor. Uma abordagem histórica focada nos tipos e modos de representação ilustra o papel do desenho como ferramenta de auxílio no desenvolvimento do projeto arquitetônico. Apresentam-se também elementos relacionados ao ensino e à aprendizagem do desenho como instrumento de apoio à criatividade e à aproximação do estudante ao mundo físico. Tais aspectos foram investigados em um estudo de caso envolvendo quatro turmas de estudantes de Arquitetura e Urbanismo, analisadas em duas disciplinas: uma relacionada a desenho e, a outra, a projeto. O resultado geral mostrou que os estudantes com melhor desempenho em desenho apresentaram melhor desempenho em projeto; contudo, mesmo aqueles com maior dificuldade em desenho, apoiados em métodos e sistemas de organização espacial previamente pensados, também apresentaram resultados projetuais consistentes.This research intends to discuss the relation between drawing and its influence in the construction of project thinking in Architecture. Points related to the cognitive process, language and creativity are discussed, as well as ways of acquiring knowledge through the sensorimotor system. A historical approach, focused on the categories and modes of representation, illustrates the role of design as a tool to support the development of architectural project. There are also elements related to the teaching and learning of drawing as an instrument to support creativity and the student's approach to the physical world. These aspects were investigated in a case study involving four classes of Architecture and Urbanism students, analyzed in two disciplines: one related to drawing and, the other, related to the project. The overall result demonstrated that students with better performance in drawing presented better performance in architectural project. However, even those with greater difficulty in drawing, supported by previously thought out spatial organization methods and systems, also presented consistent project results.application/pdfporDesenhoEnsinoLinguagemArquiteturaDrawingTeachingLanguageThoughtIdeaO desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquiteturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092954.pdf.txt001092954.pdf.txtExtracted Texttext/plain290530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193979/2/001092954.pdf.txt29d789096f3d4d35d35255e502ae1364MD52ORIGINAL001092954.pdfTexto completoapplication/pdf89026017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193979/1/001092954.pdffacae7e6ce52ce75a0d7d159ffb4865cMD5110183/1939792019-05-09 02:37:35.730199oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193979Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-09T05:37:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura |
title |
O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura |
spellingShingle |
O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura Klein Neto, Reinoldo Desenho Ensino Linguagem Arquitetura Drawing Teaching Language Thought Idea |
title_short |
O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura |
title_full |
O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura |
title_fullStr |
O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura |
title_full_unstemmed |
O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura |
title_sort |
O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura |
author |
Klein Neto, Reinoldo |
author_facet |
Klein Neto, Reinoldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein Neto, Reinoldo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cattani, Airton |
contributor_str_mv |
Cattani, Airton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Ensino Linguagem Arquitetura |
topic |
Desenho Ensino Linguagem Arquitetura Drawing Teaching Language Thought Idea |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Drawing Teaching Language Thought Idea |
description |
Esta pesquisa busca discutir as relações existentes entre o desenho e seu reflexo na construção do pensamento de projeto em arquitetura. Abordam-se pontos relacionados ao processo cognitivo, linguagem e criatividade, bem como formas de aquisição de conhecimento por meio do sistema sensório-motor. Uma abordagem histórica focada nos tipos e modos de representação ilustra o papel do desenho como ferramenta de auxílio no desenvolvimento do projeto arquitetônico. Apresentam-se também elementos relacionados ao ensino e à aprendizagem do desenho como instrumento de apoio à criatividade e à aproximação do estudante ao mundo físico. Tais aspectos foram investigados em um estudo de caso envolvendo quatro turmas de estudantes de Arquitetura e Urbanismo, analisadas em duas disciplinas: uma relacionada a desenho e, a outra, a projeto. O resultado geral mostrou que os estudantes com melhor desempenho em desenho apresentaram melhor desempenho em projeto; contudo, mesmo aqueles com maior dificuldade em desenho, apoiados em métodos e sistemas de organização espacial previamente pensados, também apresentaram resultados projetuais consistentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-08T02:34:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193979 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092954 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193979 |
identifier_str_mv |
001092954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193979/2/001092954.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193979/1/001092954.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
29d789096f3d4d35d35255e502ae1364 facae7e6ce52ce75a0d7d159ffb4865c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085478229082112 |