Avaliação do sistema informatizado para o gerenciamento dos programas de autocontrole em agroindústrias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nalin, Marcelo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276594
Resumo: Há algumas décadas, um dos maiores desafios da agroindústria é superar o trabalho que o controle de qualidade vem desenvolvendo, de forma manuscrita e lenta, dos registros dos programas de autocontroles. Desse modo, a modernização das atividades desenvolvidas diariamente torna-se fundamental por meio do uso da inovação tecnológica através de um software, promovendo as melhorias organizacionais. Visando esta demanda foi aplicado o sistema denominado SIOSI, que auxilia a indústria por meio do registro das informações de forma digital. A avaliação foi realizada pelos usuários do sistema, dividido em 5 categorias que avaliaram o grau de satisfação de uso, baseando-se nas 15 dimensões da qualidade da informação proposto por Pipino, Lee e Wang (2002) e mais duas questões sobre o grau de indicação do sistema, aplicado em 21 agroindústrias de diferentes segmentos, distribuídas pelos estados brasileiros. O questionário foi segmentado em blocos de perguntas na escala Likert de 1 a 5 e apresentado 2 questões visando o Net Promoter Score (NPS), o grau de satisfação na escala de 1 a 10. Os resultados obtidos demonstraram as principais dimensões em relação à qualidade da informação, apuradas por categoria profissional de usuário, resultando os pontos positivos e as fragilidades no sistema para as possíveis melhorias do software. A avaliação em relação a satisfação geral dos respondentes com a adoção do sistema foi de 98,6%. Já para a indicação do sistema para outras empresas, avaliado pelo (NPS), foi de 87,6, considerado alto. Os resultados obtidos cumprem os critérios de satisfação e recomendação do sistema conforme avaliação realizada. Ademais, o aspecto relacionado à dimensão voltada a segurança no que tange à operacionalidade do sistema representa um elemento positivo e de notável importância.
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A avaliação foi realizada pelos usuários do sistema, dividido em 5 categorias que avaliaram o grau de satisfação de uso, baseando-se nas 15 dimensões da qualidade da informação proposto por Pipino, Lee e Wang (2002) e mais duas questões sobre o grau de indicação do sistema, aplicado em 21 agroindústrias de diferentes segmentos, distribuídas pelos estados brasileiros. O questionário foi segmentado em blocos de perguntas na escala Likert de 1 a 5 e apresentado 2 questões visando o Net Promoter Score (NPS), o grau de satisfação na escala de 1 a 10. Os resultados obtidos demonstraram as principais dimensões em relação à qualidade da informação, apuradas por categoria profissional de usuário, resultando os pontos positivos e as fragilidades no sistema para as possíveis melhorias do software. A avaliação em relação a satisfação geral dos respondentes com a adoção do sistema foi de 98,6%. Já para a indicação do sistema para outras empresas, avaliado pelo (NPS), foi de 87,6, considerado alto. Os resultados obtidos cumprem os critérios de satisfação e recomendação do sistema conforme avaliação realizada. Ademais, o aspecto relacionado à dimensão voltada a segurança no que tange à operacionalidade do sistema representa um elemento positivo e de notável importância.One of the biggest challenges of the agroindustry is to overcome, over decades, the work that quality control has been developing, in a handwritten and slow way, from the records of self-control programs. Thus, the modernization of activities carried out daily becomes withthe use of technological innovation through software, promoting organizational improvements. Aiming at this demand, the system called SIOSI was applied, which helps the industry by recording information digitally. The evaluation was carried out by the users of the system, divided into 5 categories that evaluated the degree of usage satisfaction, based on the 15 dimensions of information quality proposed by Pipino, Lee and Wang (2002) and two more questions about the indication degreeof the It was applied in 21 agroindustries distributed throughout the Brazilian states. The questionnaire was segmented into blocks of questions on a Likert scale from 1 to 5 and presented 2 questions aimed at the Net Promoter Score (NPS), the degree of satisfaction on a scale from 1 to 10. The obtained results Sowed the main dimensions in relation to quality of information, verified by professional category of user, resulting in the strengths and weaknesses in the system for possible software improvements. The evaluation regarding the general satisfaction of the respondents with the adoption of the system was 98.6%. As for the indication of the system to other companies, evaluated by the (NPS), it was 87,6 which was considered high.The results obtained meet the satisfaction and recommendation criteria of the system according to the evaluation carried out and reached. The dimension relating to security regarding the system's operability is a positive and relevant point.application/pdfporSistemas de informaçãoQualidade da informaçãoGestão da qualidadeAgroindústriaSatisfação do usuárioInformation systemDigital self controlDigital managementSatisfaction assessmentSIOSIAvaliação do sistema informatizado para o gerenciamento dos programas de autocontrole em agroindústriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de VeterináriaPrograma de Pós-Graduação em Alimentos de Origem AnimalPorto Alegre, BR-RS2023mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001205951.pdf.txt001205951.pdf.txtExtracted Texttext/plain62344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276594/2/001205951.pdf.txt346845a635758ec48a000e1ac2650a26MD52ORIGINAL001205951.pdfTexto parcialapplication/pdf1053084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276594/1/001205951.pdf7f9f8587e6f83098a980e41e16d10585MD5110183/2765942024-07-20 06:24:47.485852oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276594Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-20T09:24:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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