O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Leda Sallete Ferri
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/111915
Resumo: Este estudo tem como temática central analisar como os docentes e a coordenação dos cursos de licenciatura em Educação Física percebem e pensam a formação da docência na área, enquanto formação crítica para o trabalho. O foco do estudo é discutir que alternativas estão sendo construídas para superar a lógica tecnicista na Educação Física. Percebemos que o processo educativo não acontece desarticulado da construção do cidadão, das identidades, do trabalho, da cultura, dos períodos e espaços de socialização. A problemática central da tese é: Como os docentes e a coordenação dos cursos de licenciatura em Educação Física percebem e experimentam os currículos enquanto formação crítica para o trabalho? E que alternativas estão sendo construídas para superar a lógica tecnicista na EF? A natureza da pesquisa evidencia a utilização da metodologia qualitativa. Para a imersão do campo empírico, as trajetórias profissionais foram analisadas através de questionário com 15 docentes e entrevista semiestruturada com 3 coordenadores do último ano do curso de EF em 3 universidades diferentes. Para o trabalho de campo, realizaram-se as entrevistas com os coordenadores em suas respectivas instituições, quais sejam: o Centro Universitário Metodista (IPA), o Centro Universitário Unilasalle e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A escolha dos sujeitos da pesquisa foi feita de modo a contemplar 5 profissionais de cada local. (total de 15). As informações e documentos foram analisados e interpretados à luz da perspectiva histórico-crítica, tendo como base de interpretação o pensamento do educador Paulo Freire, enquanto referência teórico-metodológica, para orientar a intervenção pedagógica, assim como para compreender, ressignificar e explicar os fenômenos existentes na sociedade, em seu desenvolvimento histórico de emancipação da humanidade e os seus
id URGS_c4463029e8d7f55b72e6132480a99b07
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111915
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Nascimento, Leda Sallete FerriZitkoski, Jaime José2015-03-11T02:01:29Z2014http://hdl.handle.net/10183/111915000951976Este estudo tem como temática central analisar como os docentes e a coordenação dos cursos de licenciatura em Educação Física percebem e pensam a formação da docência na área, enquanto formação crítica para o trabalho. O foco do estudo é discutir que alternativas estão sendo construídas para superar a lógica tecnicista na Educação Física. Percebemos que o processo educativo não acontece desarticulado da construção do cidadão, das identidades, do trabalho, da cultura, dos períodos e espaços de socialização. A problemática central da tese é: Como os docentes e a coordenação dos cursos de licenciatura em Educação Física percebem e experimentam os currículos enquanto formação crítica para o trabalho? E que alternativas estão sendo construídas para superar a lógica tecnicista na EF? A natureza da pesquisa evidencia a utilização da metodologia qualitativa. Para a imersão do campo empírico, as trajetórias profissionais foram analisadas através de questionário com 15 docentes e entrevista semiestruturada com 3 coordenadores do último ano do curso de EF em 3 universidades diferentes. Para o trabalho de campo, realizaram-se as entrevistas com os coordenadores em suas respectivas instituições, quais sejam: o Centro Universitário Metodista (IPA), o Centro Universitário Unilasalle e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A escolha dos sujeitos da pesquisa foi feita de modo a contemplar 5 profissionais de cada local. (total de 15). As informações e documentos foram analisados e interpretados à luz da perspectiva histórico-crítica, tendo como base de interpretação o pensamento do educador Paulo Freire, enquanto referência teórico-metodológica, para orientar a intervenção pedagógica, assim como para compreender, ressignificar e explicar os fenômenos existentes na sociedade, em seu desenvolvimento histórico de emancipação da humanidade e os seusThis study mainly sought to analyze how the professors and the coordinators of 3 Physical Education undergraduate courses perceive and think about their teaching training as a critical preparation for work. It is focused on discussing which alternatives are being pursued to overcome the technicist logic in Physical Education. We realized that the educational process does not happen apart from the development of citizens, identities, work, culture, time and spaces of socialization. The main concern of this thesis are the questions: How do professors and coordinators of the courses of PE notice and experience the curriculum as critical background for the work as a teacher? And which alternatives are being built to overcome the technicist logic in PE? The nature of this research demonstrates the use of qualitative methodology. For immersion in the empirical field, career paths were analyzed through a questionnaire with 15 professors and a semistructured interview with 3 coordinators of the last year in the PE course at their respective institutions. For fieldwork, the researcher conducted interviews with the coordinators of each institution: Centro Universitário Metodista (IPA), Centro Universitário Unilasalle and Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The information and documents were analyzed and interpreted in the light of a critical historical perspective based on the thought of the educator Paulo Freire as the theoretical and methodological reference to guide the pedagogical intervention, as well as to understand, reframe and explain some phenomena in society in its historical development of humanity emancipation and its impacts on training and preparation for teaching.application/pdfporFormação de professoresLicenciaturaEducação físicaPreparation for teachingPedagogical projectTeaching degreePhysical educationO mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951976.pdf000951976.pdfTexto completoapplication/pdf1606105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111915/1/000951976.pdf886626fdefc5df2bc24ca7d52848be87MD51TEXT000951976.pdf.txt000951976.pdf.txtExtracted Texttext/plain411215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111915/2/000951976.pdf.txt83089db88ab8a602aa270da458c96ad0MD52THUMBNAIL000951976.pdf.jpg000951976.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111915/3/000951976.pdf.jpgdb3edf9711005cb643cf194d1a629e0fMD5310183/1119152018-10-05 08:26:17.28oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111915Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:26:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS
title O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS
spellingShingle O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS
Nascimento, Leda Sallete Ferri
Formação de professores
Licenciatura
Educação física
Preparation for teaching
Pedagogical project
Teaching degree
Physical education
title_short O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS
title_full O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS
title_fullStr O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS
title_full_unstemmed O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS
title_sort O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS
author Nascimento, Leda Sallete Ferri
author_facet Nascimento, Leda Sallete Ferri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Leda Sallete Ferri
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zitkoski, Jaime José
contributor_str_mv Zitkoski, Jaime José
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Licenciatura
Educação física
topic Formação de professores
Licenciatura
Educação física
Preparation for teaching
Pedagogical project
Teaching degree
Physical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Preparation for teaching
Pedagogical project
Teaching degree
Physical education
description Este estudo tem como temática central analisar como os docentes e a coordenação dos cursos de licenciatura em Educação Física percebem e pensam a formação da docência na área, enquanto formação crítica para o trabalho. O foco do estudo é discutir que alternativas estão sendo construídas para superar a lógica tecnicista na Educação Física. Percebemos que o processo educativo não acontece desarticulado da construção do cidadão, das identidades, do trabalho, da cultura, dos períodos e espaços de socialização. A problemática central da tese é: Como os docentes e a coordenação dos cursos de licenciatura em Educação Física percebem e experimentam os currículos enquanto formação crítica para o trabalho? E que alternativas estão sendo construídas para superar a lógica tecnicista na EF? A natureza da pesquisa evidencia a utilização da metodologia qualitativa. Para a imersão do campo empírico, as trajetórias profissionais foram analisadas através de questionário com 15 docentes e entrevista semiestruturada com 3 coordenadores do último ano do curso de EF em 3 universidades diferentes. Para o trabalho de campo, realizaram-se as entrevistas com os coordenadores em suas respectivas instituições, quais sejam: o Centro Universitário Metodista (IPA), o Centro Universitário Unilasalle e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A escolha dos sujeitos da pesquisa foi feita de modo a contemplar 5 profissionais de cada local. (total de 15). As informações e documentos foram analisados e interpretados à luz da perspectiva histórico-crítica, tendo como base de interpretação o pensamento do educador Paulo Freire, enquanto referência teórico-metodológica, para orientar a intervenção pedagógica, assim como para compreender, ressignificar e explicar os fenômenos existentes na sociedade, em seu desenvolvimento histórico de emancipação da humanidade e os seus
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-11T02:01:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/111915
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000951976
url http://hdl.handle.net/10183/111915
identifier_str_mv 000951976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111915/1/000951976.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111915/2/000951976.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111915/3/000951976.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 886626fdefc5df2bc24ca7d52848be87
83089db88ab8a602aa270da458c96ad0
db3edf9711005cb643cf194d1a629e0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085313068924928