O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/111915 |
Resumo: | Este estudo tem como temática central analisar como os docentes e a coordenação dos cursos de licenciatura em Educação Física percebem e pensam a formação da docência na área, enquanto formação crítica para o trabalho. O foco do estudo é discutir que alternativas estão sendo construídas para superar a lógica tecnicista na Educação Física. Percebemos que o processo educativo não acontece desarticulado da construção do cidadão, das identidades, do trabalho, da cultura, dos períodos e espaços de socialização. A problemática central da tese é: Como os docentes e a coordenação dos cursos de licenciatura em Educação Física percebem e experimentam os currículos enquanto formação crítica para o trabalho? E que alternativas estão sendo construídas para superar a lógica tecnicista na EF? A natureza da pesquisa evidencia a utilização da metodologia qualitativa. Para a imersão do campo empírico, as trajetórias profissionais foram analisadas através de questionário com 15 docentes e entrevista semiestruturada com 3 coordenadores do último ano do curso de EF em 3 universidades diferentes. Para o trabalho de campo, realizaram-se as entrevistas com os coordenadores em suas respectivas instituições, quais sejam: o Centro Universitário Metodista (IPA), o Centro Universitário Unilasalle e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A escolha dos sujeitos da pesquisa foi feita de modo a contemplar 5 profissionais de cada local. (total de 15). As informações e documentos foram analisados e interpretados à luz da perspectiva histórico-crítica, tendo como base de interpretação o pensamento do educador Paulo Freire, enquanto referência teórico-metodológica, para orientar a intervenção pedagógica, assim como para compreender, ressignificar e explicar os fenômenos existentes na sociedade, em seu desenvolvimento histórico de emancipação da humanidade e os seus |
id |
URGS_c4463029e8d7f55b72e6132480a99b07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111915 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Nascimento, Leda Sallete FerriZitkoski, Jaime José2015-03-11T02:01:29Z2014http://hdl.handle.net/10183/111915000951976Este estudo tem como temática central analisar como os docentes e a coordenação dos cursos de licenciatura em Educação Física percebem e pensam a formação da docência na área, enquanto formação crítica para o trabalho. O foco do estudo é discutir que alternativas estão sendo construídas para superar a lógica tecnicista na Educação Física. Percebemos que o processo educativo não acontece desarticulado da construção do cidadão, das identidades, do trabalho, da cultura, dos períodos e espaços de socialização. A problemática central da tese é: Como os docentes e a coordenação dos cursos de licenciatura em Educação Física percebem e experimentam os currículos enquanto formação crítica para o trabalho? E que alternativas estão sendo construídas para superar a lógica tecnicista na EF? A natureza da pesquisa evidencia a utilização da metodologia qualitativa. Para a imersão do campo empírico, as trajetórias profissionais foram analisadas através de questionário com 15 docentes e entrevista semiestruturada com 3 coordenadores do último ano do curso de EF em 3 universidades diferentes. Para o trabalho de campo, realizaram-se as entrevistas com os coordenadores em suas respectivas instituições, quais sejam: o Centro Universitário Metodista (IPA), o Centro Universitário Unilasalle e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A escolha dos sujeitos da pesquisa foi feita de modo a contemplar 5 profissionais de cada local. (total de 15). As informações e documentos foram analisados e interpretados à luz da perspectiva histórico-crítica, tendo como base de interpretação o pensamento do educador Paulo Freire, enquanto referência teórico-metodológica, para orientar a intervenção pedagógica, assim como para compreender, ressignificar e explicar os fenômenos existentes na sociedade, em seu desenvolvimento histórico de emancipação da humanidade e os seusThis study mainly sought to analyze how the professors and the coordinators of 3 Physical Education undergraduate courses perceive and think about their teaching training as a critical preparation for work. It is focused on discussing which alternatives are being pursued to overcome the technicist logic in Physical Education. We realized that the educational process does not happen apart from the development of citizens, identities, work, culture, time and spaces of socialization. The main concern of this thesis are the questions: How do professors and coordinators of the courses of PE notice and experience the curriculum as critical background for the work as a teacher? And which alternatives are being built to overcome the technicist logic in PE? The nature of this research demonstrates the use of qualitative methodology. For immersion in the empirical field, career paths were analyzed through a questionnaire with 15 professors and a semistructured interview with 3 coordinators of the last year in the PE course at their respective institutions. For fieldwork, the researcher conducted interviews with the coordinators of each institution: Centro Universitário Metodista (IPA), Centro Universitário Unilasalle and Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The information and documents were analyzed and interpreted in the light of a critical historical perspective based on the thought of the educator Paulo Freire as the theoretical and methodological reference to guide the pedagogical intervention, as well as to understand, reframe and explain some phenomena in society in its historical development of humanity emancipation and its impacts on training and preparation for teaching.application/pdfporFormação de professoresLicenciaturaEducação físicaPreparation for teachingPedagogical projectTeaching degreePhysical educationO mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951976.pdf000951976.pdfTexto completoapplication/pdf1606105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111915/1/000951976.pdf886626fdefc5df2bc24ca7d52848be87MD51TEXT000951976.pdf.txt000951976.pdf.txtExtracted Texttext/plain411215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111915/2/000951976.pdf.txt83089db88ab8a602aa270da458c96ad0MD52THUMBNAIL000951976.pdf.jpg000951976.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111915/3/000951976.pdf.jpgdb3edf9711005cb643cf194d1a629e0fMD5310183/1119152018-10-05 08:26:17.28oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111915Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:26:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS |
title |
O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS |
spellingShingle |
O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS Nascimento, Leda Sallete Ferri Formação de professores Licenciatura Educação física Preparation for teaching Pedagogical project Teaching degree Physical education |
title_short |
O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS |
title_full |
O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS |
title_fullStr |
O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS |
title_full_unstemmed |
O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS |
title_sort |
O mundo do trabalho e a formação docente : um estudo dos cursos de licenciatura em educação física na região metropolitana de Porto Alegre/RS |
author |
Nascimento, Leda Sallete Ferri |
author_facet |
Nascimento, Leda Sallete Ferri |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Leda Sallete Ferri |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zitkoski, Jaime José |
contributor_str_mv |
Zitkoski, Jaime José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Licenciatura Educação física |
topic |
Formação de professores Licenciatura Educação física Preparation for teaching Pedagogical project Teaching degree Physical education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Preparation for teaching Pedagogical project Teaching degree Physical education |
description |
Este estudo tem como temática central analisar como os docentes e a coordenação dos cursos de licenciatura em Educação Física percebem e pensam a formação da docência na área, enquanto formação crítica para o trabalho. O foco do estudo é discutir que alternativas estão sendo construídas para superar a lógica tecnicista na Educação Física. Percebemos que o processo educativo não acontece desarticulado da construção do cidadão, das identidades, do trabalho, da cultura, dos períodos e espaços de socialização. A problemática central da tese é: Como os docentes e a coordenação dos cursos de licenciatura em Educação Física percebem e experimentam os currículos enquanto formação crítica para o trabalho? E que alternativas estão sendo construídas para superar a lógica tecnicista na EF? A natureza da pesquisa evidencia a utilização da metodologia qualitativa. Para a imersão do campo empírico, as trajetórias profissionais foram analisadas através de questionário com 15 docentes e entrevista semiestruturada com 3 coordenadores do último ano do curso de EF em 3 universidades diferentes. Para o trabalho de campo, realizaram-se as entrevistas com os coordenadores em suas respectivas instituições, quais sejam: o Centro Universitário Metodista (IPA), o Centro Universitário Unilasalle e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A escolha dos sujeitos da pesquisa foi feita de modo a contemplar 5 profissionais de cada local. (total de 15). As informações e documentos foram analisados e interpretados à luz da perspectiva histórico-crítica, tendo como base de interpretação o pensamento do educador Paulo Freire, enquanto referência teórico-metodológica, para orientar a intervenção pedagógica, assim como para compreender, ressignificar e explicar os fenômenos existentes na sociedade, em seu desenvolvimento histórico de emancipação da humanidade e os seus |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-11T02:01:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/111915 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000951976 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/111915 |
identifier_str_mv |
000951976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111915/1/000951976.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111915/2/000951976.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111915/3/000951976.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
886626fdefc5df2bc24ca7d52848be87 83089db88ab8a602aa270da458c96ad0 db3edf9711005cb643cf194d1a629e0f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085313068924928 |