Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35084 |
Resumo: | A presente tese defende a presença da literatura no ensino médio com a justificativa de que, quando possibilitado o exercício crítico de análise de textos, ela desempenha papel relevante na formação do aluno. Entende-se, assim, que, pela sua função formadora e social, a leitura literária constitui-se em um direito do aluno. O trabalho proposto evidencia uma concepção que privilegia a obra literária em detrimento do texto literário em seu aspecto operacional. Para justificar sua necessidade e mostrar a viabilidade da execução de projetos de leitura dessa natureza, apresenta-se um diagnóstico do ensino médio na atualidade e um estudo sobre a interdisciplinaridade, cuja prática é sugerida pelas novas orientações ministeriais. Além disso, com o intuito de discutir o conceito de letramento, recupera a trajetória da leitura literária no ensino médio. A base teórica é constituída por preceitos da Estética da Recepção, com base em Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, e estudos de Antonio Candido sobre o direito do ser humano à literatura pela sua propensão formadora. A metodologia apresentada e defendida coloca o professor como articulador e mediador de propostas de análise. |
id |
URGS_c56e07d52025412bfddee50607d29d8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35084 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Mügge, ErnaniZilberman, Regina2011-12-02T01:20:20Z2011http://hdl.handle.net/10183/35084000794073A presente tese defende a presença da literatura no ensino médio com a justificativa de que, quando possibilitado o exercício crítico de análise de textos, ela desempenha papel relevante na formação do aluno. Entende-se, assim, que, pela sua função formadora e social, a leitura literária constitui-se em um direito do aluno. O trabalho proposto evidencia uma concepção que privilegia a obra literária em detrimento do texto literário em seu aspecto operacional. Para justificar sua necessidade e mostrar a viabilidade da execução de projetos de leitura dessa natureza, apresenta-se um diagnóstico do ensino médio na atualidade e um estudo sobre a interdisciplinaridade, cuja prática é sugerida pelas novas orientações ministeriais. Além disso, com o intuito de discutir o conceito de letramento, recupera a trajetória da leitura literária no ensino médio. A base teórica é constituída por preceitos da Estética da Recepção, com base em Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, e estudos de Antonio Candido sobre o direito do ser humano à literatura pela sua propensão formadora. A metodologia apresentada e defendida coloca o professor como articulador e mediador de propostas de análise.This thesis advocates that literature be taught in secondary school, because it is relevant in the education of students that they be able to analyze texts critically. Thus, it is believed that, for its educating and social function, the students have the right to read literature. The proposed study shows a concept that privileges works of literature to the detriment of the operational aspect of literary texts. In order to justify its need and show the feasibility of performing this kind of reading project, a diagnosis of current secondary school education is presented, and a study on interdisciplinarity, a practice suggested by new ministerial guidelines. In addition, for the purpose of discussing the concept of literacy, it recovers the trajectory of literary reading in secondary school. The theoretical foundation is constituted by precepts of Aesthetics of Reception, based on Hans Robert Jauss and Wolfgang Iser, and studies of Antonio Candido on human beings’ right to literature because of its propensity to educate. The methodology presented and advocated places the teacher in the position of articulating and mediating proposals for analysis.application/pdfporFormação de leitoresEstudos literáriosLeituraEnsino médioSecondary schoolLiteratureReaderReceptionInterdisciplinarityEnsino médio e educação literária : propostas de formação do leitorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2011doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000794073.pdf000794073.pdfTexto completoapplication/pdf2005716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35084/1/000794073.pdf59a21adc8e844d1302d1848ef335a609MD51TEXT000794073.pdf.txt000794073.pdf.txtExtracted Texttext/plain434820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35084/2/000794073.pdf.txt5a69f1cf284590da5521f3cead4a51e4MD52THUMBNAIL000794073.pdf.jpg000794073.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35084/3/000794073.pdf.jpg38b045fe9a76678a50318aa88880c297MD5310183/350842018-10-18 08:09:30.453oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35084Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T11:09:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor |
title |
Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor |
spellingShingle |
Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor Mügge, Ernani Formação de leitores Estudos literários Leitura Ensino médio Secondary school Literature Reader Reception Interdisciplinarity |
title_short |
Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor |
title_full |
Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor |
title_fullStr |
Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor |
title_full_unstemmed |
Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor |
title_sort |
Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor |
author |
Mügge, Ernani |
author_facet |
Mügge, Ernani |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mügge, Ernani |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zilberman, Regina |
contributor_str_mv |
Zilberman, Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de leitores Estudos literários Leitura Ensino médio |
topic |
Formação de leitores Estudos literários Leitura Ensino médio Secondary school Literature Reader Reception Interdisciplinarity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Secondary school Literature Reader Reception Interdisciplinarity |
description |
A presente tese defende a presença da literatura no ensino médio com a justificativa de que, quando possibilitado o exercício crítico de análise de textos, ela desempenha papel relevante na formação do aluno. Entende-se, assim, que, pela sua função formadora e social, a leitura literária constitui-se em um direito do aluno. O trabalho proposto evidencia uma concepção que privilegia a obra literária em detrimento do texto literário em seu aspecto operacional. Para justificar sua necessidade e mostrar a viabilidade da execução de projetos de leitura dessa natureza, apresenta-se um diagnóstico do ensino médio na atualidade e um estudo sobre a interdisciplinaridade, cuja prática é sugerida pelas novas orientações ministeriais. Além disso, com o intuito de discutir o conceito de letramento, recupera a trajetória da leitura literária no ensino médio. A base teórica é constituída por preceitos da Estética da Recepção, com base em Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, e estudos de Antonio Candido sobre o direito do ser humano à literatura pela sua propensão formadora. A metodologia apresentada e defendida coloca o professor como articulador e mediador de propostas de análise. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-02T01:20:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35084 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000794073 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35084 |
identifier_str_mv |
000794073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35084/1/000794073.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35084/2/000794073.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35084/3/000794073.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
59a21adc8e844d1302d1848ef335a609 5a69f1cf284590da5521f3cead4a51e4 38b045fe9a76678a50318aa88880c297 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085215764217856 |