Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mügge, Ernani
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35084
Resumo: A presente tese defende a presença da literatura no ensino médio com a justificativa de que, quando possibilitado o exercício crítico de análise de textos, ela desempenha papel relevante na formação do aluno. Entende-se, assim, que, pela sua função formadora e social, a leitura literária constitui-se em um direito do aluno. O trabalho proposto evidencia uma concepção que privilegia a obra literária em detrimento do texto literário em seu aspecto operacional. Para justificar sua necessidade e mostrar a viabilidade da execução de projetos de leitura dessa natureza, apresenta-se um diagnóstico do ensino médio na atualidade e um estudo sobre a interdisciplinaridade, cuja prática é sugerida pelas novas orientações ministeriais. Além disso, com o intuito de discutir o conceito de letramento, recupera a trajetória da leitura literária no ensino médio. A base teórica é constituída por preceitos da Estética da Recepção, com base em Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, e estudos de Antonio Candido sobre o direito do ser humano à literatura pela sua propensão formadora. A metodologia apresentada e defendida coloca o professor como articulador e mediador de propostas de análise.
id URGS_c56e07d52025412bfddee50607d29d8b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35084
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Mügge, ErnaniZilberman, Regina2011-12-02T01:20:20Z2011http://hdl.handle.net/10183/35084000794073A presente tese defende a presença da literatura no ensino médio com a justificativa de que, quando possibilitado o exercício crítico de análise de textos, ela desempenha papel relevante na formação do aluno. Entende-se, assim, que, pela sua função formadora e social, a leitura literária constitui-se em um direito do aluno. O trabalho proposto evidencia uma concepção que privilegia a obra literária em detrimento do texto literário em seu aspecto operacional. Para justificar sua necessidade e mostrar a viabilidade da execução de projetos de leitura dessa natureza, apresenta-se um diagnóstico do ensino médio na atualidade e um estudo sobre a interdisciplinaridade, cuja prática é sugerida pelas novas orientações ministeriais. Além disso, com o intuito de discutir o conceito de letramento, recupera a trajetória da leitura literária no ensino médio. A base teórica é constituída por preceitos da Estética da Recepção, com base em Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, e estudos de Antonio Candido sobre o direito do ser humano à literatura pela sua propensão formadora. A metodologia apresentada e defendida coloca o professor como articulador e mediador de propostas de análise.This thesis advocates that literature be taught in secondary school, because it is relevant in the education of students that they be able to analyze texts critically. Thus, it is believed that, for its educating and social function, the students have the right to read literature. The proposed study shows a concept that privileges works of literature to the detriment of the operational aspect of literary texts. In order to justify its need and show the feasibility of performing this kind of reading project, a diagnosis of current secondary school education is presented, and a study on interdisciplinarity, a practice suggested by new ministerial guidelines. In addition, for the purpose of discussing the concept of literacy, it recovers the trajectory of literary reading in secondary school. The theoretical foundation is constituted by precepts of Aesthetics of Reception, based on Hans Robert Jauss and Wolfgang Iser, and studies of Antonio Candido on human beings’ right to literature because of its propensity to educate. The methodology presented and advocated places the teacher in the position of articulating and mediating proposals for analysis.application/pdfporFormação de leitoresEstudos literáriosLeituraEnsino médioSecondary schoolLiteratureReaderReceptionInterdisciplinarityEnsino médio e educação literária : propostas de formação do leitorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2011doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000794073.pdf000794073.pdfTexto completoapplication/pdf2005716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35084/1/000794073.pdf59a21adc8e844d1302d1848ef335a609MD51TEXT000794073.pdf.txt000794073.pdf.txtExtracted Texttext/plain434820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35084/2/000794073.pdf.txt5a69f1cf284590da5521f3cead4a51e4MD52THUMBNAIL000794073.pdf.jpg000794073.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35084/3/000794073.pdf.jpg38b045fe9a76678a50318aa88880c297MD5310183/350842018-10-18 08:09:30.453oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35084Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T11:09:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor
title Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor
spellingShingle Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor
Mügge, Ernani
Formação de leitores
Estudos literários
Leitura
Ensino médio
Secondary school
Literature
Reader
Reception
Interdisciplinarity
title_short Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor
title_full Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor
title_fullStr Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor
title_full_unstemmed Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor
title_sort Ensino médio e educação literária : propostas de formação do leitor
author Mügge, Ernani
author_facet Mügge, Ernani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mügge, Ernani
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zilberman, Regina
contributor_str_mv Zilberman, Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de leitores
Estudos literários
Leitura
Ensino médio
topic Formação de leitores
Estudos literários
Leitura
Ensino médio
Secondary school
Literature
Reader
Reception
Interdisciplinarity
dc.subject.eng.fl_str_mv Secondary school
Literature
Reader
Reception
Interdisciplinarity
description A presente tese defende a presença da literatura no ensino médio com a justificativa de que, quando possibilitado o exercício crítico de análise de textos, ela desempenha papel relevante na formação do aluno. Entende-se, assim, que, pela sua função formadora e social, a leitura literária constitui-se em um direito do aluno. O trabalho proposto evidencia uma concepção que privilegia a obra literária em detrimento do texto literário em seu aspecto operacional. Para justificar sua necessidade e mostrar a viabilidade da execução de projetos de leitura dessa natureza, apresenta-se um diagnóstico do ensino médio na atualidade e um estudo sobre a interdisciplinaridade, cuja prática é sugerida pelas novas orientações ministeriais. Além disso, com o intuito de discutir o conceito de letramento, recupera a trajetória da leitura literária no ensino médio. A base teórica é constituída por preceitos da Estética da Recepção, com base em Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, e estudos de Antonio Candido sobre o direito do ser humano à literatura pela sua propensão formadora. A metodologia apresentada e defendida coloca o professor como articulador e mediador de propostas de análise.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-02T01:20:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35084
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000794073
url http://hdl.handle.net/10183/35084
identifier_str_mv 000794073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35084/1/000794073.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35084/2/000794073.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35084/3/000794073.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 59a21adc8e844d1302d1848ef335a609
5a69f1cf284590da5521f3cead4a51e4
38b045fe9a76678a50318aa88880c297
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085215764217856