Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figurelli, José Carlos Resmini
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2387
Resumo: Este trabalho aborda a qualidade dos serviços desenvolvidos em instituições educacionais de nível superior, destacando a importância dos agentes sociais como elementos fundamentais a serem considerados no planejamento de suas ações. Foram identificados os agentes que interagem com tal tipo de organização, seja como clientes, fornecedores, ou ambos. Os agentes foram classificados em cinco segmentos distintos: estudantes, professores, funcionários, empresários e comunidade em geral. Através de um estudo de caso, procedeu-se uma investigação qualitativa sobre as percepções de cada um desses segmentos a respeito da qualidade das ações praticadas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Objetivou-se, assim, identificar fatores relevantes a serem considerados na formulação de diretrizes de atuação, com vistas a atender as expectativas e necessidades manifestadas pelos públicos envolvidos. Para atingir aos propósitos do trabalho o público interno da instituição em estudo, formado por estudantes, professores e funcionários, foi entrevistado com o apoio da técnica de investigação de grupos focalizados. Para o segmento externo, constituído por representantes de empresários e da comunidade em geral, utilizou-se a técnica das entrevistas individuais. Para o tratamento dos dados obtidos no estudo de caso procedeu-se à sua descrição, análise e interpretação. Como resultado final do trabalho foram destacadas diversas ações viáveis de serem empreendidas pela FURG com o propósito de qualificar cada vez mais suas relações com as comunidades interna e externa. São sugeridas iniciativas para a melhoria das relações da Universidade com o ambiente externo e outras com o objetivo de aprimorar os processos gerenciais e operacionais no âmbito da Instituição.
id URGS_c8f7bc98d55402be26e6801ba4e279b9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2387
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Figurelli, José Carlos ResminiRibeiro, Jose Luis Duarte2007-06-06T17:21:43Z2001http://hdl.handle.net/10183/2387000318577Este trabalho aborda a qualidade dos serviços desenvolvidos em instituições educacionais de nível superior, destacando a importância dos agentes sociais como elementos fundamentais a serem considerados no planejamento de suas ações. Foram identificados os agentes que interagem com tal tipo de organização, seja como clientes, fornecedores, ou ambos. Os agentes foram classificados em cinco segmentos distintos: estudantes, professores, funcionários, empresários e comunidade em geral. Através de um estudo de caso, procedeu-se uma investigação qualitativa sobre as percepções de cada um desses segmentos a respeito da qualidade das ações praticadas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Objetivou-se, assim, identificar fatores relevantes a serem considerados na formulação de diretrizes de atuação, com vistas a atender as expectativas e necessidades manifestadas pelos públicos envolvidos. Para atingir aos propósitos do trabalho o público interno da instituição em estudo, formado por estudantes, professores e funcionários, foi entrevistado com o apoio da técnica de investigação de grupos focalizados. Para o segmento externo, constituído por representantes de empresários e da comunidade em geral, utilizou-se a técnica das entrevistas individuais. Para o tratamento dos dados obtidos no estudo de caso procedeu-se à sua descrição, análise e interpretação. Como resultado final do trabalho foram destacadas diversas ações viáveis de serem empreendidas pela FURG com o propósito de qualificar cada vez mais suas relações com as comunidades interna e externa. São sugeridas iniciativas para a melhoria das relações da Universidade com o ambiente externo e outras com o objetivo de aprimorar os processos gerenciais e operacionais no âmbito da Instituição.application/pdfporInstituições de ensino superior : AvaliaçãoQualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000318577.pdf000318577.pdfTexto completoapplication/pdf849685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2387/1/000318577.pdfc320ffa244c04f229a2904abc9040749MD51TEXT000318577.pdf.txt000318577.pdf.txtExtracted Texttext/plain572889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2387/2/000318577.pdf.txt855d87aff009a54006349251ccfb6f27MD52THUMBNAIL000318577.pdf.jpg000318577.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2387/3/000318577.pdf.jpga14deb475c0975b328c5134690fd9c4bMD5310183/23872018-10-10 07:46:40.935oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:46:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos
title Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos
spellingShingle Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos
Figurelli, José Carlos Resmini
Instituições de ensino superior : Avaliação
title_short Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos
title_full Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos
title_fullStr Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos
title_full_unstemmed Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos
title_sort Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos
author Figurelli, José Carlos Resmini
author_facet Figurelli, José Carlos Resmini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figurelli, José Carlos Resmini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
contributor_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições de ensino superior : Avaliação
topic Instituições de ensino superior : Avaliação
description Este trabalho aborda a qualidade dos serviços desenvolvidos em instituições educacionais de nível superior, destacando a importância dos agentes sociais como elementos fundamentais a serem considerados no planejamento de suas ações. Foram identificados os agentes que interagem com tal tipo de organização, seja como clientes, fornecedores, ou ambos. Os agentes foram classificados em cinco segmentos distintos: estudantes, professores, funcionários, empresários e comunidade em geral. Através de um estudo de caso, procedeu-se uma investigação qualitativa sobre as percepções de cada um desses segmentos a respeito da qualidade das ações praticadas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Objetivou-se, assim, identificar fatores relevantes a serem considerados na formulação de diretrizes de atuação, com vistas a atender as expectativas e necessidades manifestadas pelos públicos envolvidos. Para atingir aos propósitos do trabalho o público interno da instituição em estudo, formado por estudantes, professores e funcionários, foi entrevistado com o apoio da técnica de investigação de grupos focalizados. Para o segmento externo, constituído por representantes de empresários e da comunidade em geral, utilizou-se a técnica das entrevistas individuais. Para o tratamento dos dados obtidos no estudo de caso procedeu-se à sua descrição, análise e interpretação. Como resultado final do trabalho foram destacadas diversas ações viáveis de serem empreendidas pela FURG com o propósito de qualificar cada vez mais suas relações com as comunidades interna e externa. São sugeridas iniciativas para a melhoria das relações da Universidade com o ambiente externo e outras com o objetivo de aprimorar os processos gerenciais e operacionais no âmbito da Instituição.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:21:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2387
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000318577
url http://hdl.handle.net/10183/2387
identifier_str_mv 000318577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2387/1/000318577.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2387/2/000318577.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2387/3/000318577.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c320ffa244c04f229a2904abc9040749
855d87aff009a54006349251ccfb6f27
a14deb475c0975b328c5134690fd9c4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085015680188416