Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2387 |
Resumo: | Este trabalho aborda a qualidade dos serviços desenvolvidos em instituições educacionais de nível superior, destacando a importância dos agentes sociais como elementos fundamentais a serem considerados no planejamento de suas ações. Foram identificados os agentes que interagem com tal tipo de organização, seja como clientes, fornecedores, ou ambos. Os agentes foram classificados em cinco segmentos distintos: estudantes, professores, funcionários, empresários e comunidade em geral. Através de um estudo de caso, procedeu-se uma investigação qualitativa sobre as percepções de cada um desses segmentos a respeito da qualidade das ações praticadas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Objetivou-se, assim, identificar fatores relevantes a serem considerados na formulação de diretrizes de atuação, com vistas a atender as expectativas e necessidades manifestadas pelos públicos envolvidos. Para atingir aos propósitos do trabalho o público interno da instituição em estudo, formado por estudantes, professores e funcionários, foi entrevistado com o apoio da técnica de investigação de grupos focalizados. Para o segmento externo, constituído por representantes de empresários e da comunidade em geral, utilizou-se a técnica das entrevistas individuais. Para o tratamento dos dados obtidos no estudo de caso procedeu-se à sua descrição, análise e interpretação. Como resultado final do trabalho foram destacadas diversas ações viáveis de serem empreendidas pela FURG com o propósito de qualificar cada vez mais suas relações com as comunidades interna e externa. São sugeridas iniciativas para a melhoria das relações da Universidade com o ambiente externo e outras com o objetivo de aprimorar os processos gerenciais e operacionais no âmbito da Instituição. |
id |
URGS_c8f7bc98d55402be26e6801ba4e279b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2387 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Figurelli, José Carlos ResminiRibeiro, Jose Luis Duarte2007-06-06T17:21:43Z2001http://hdl.handle.net/10183/2387000318577Este trabalho aborda a qualidade dos serviços desenvolvidos em instituições educacionais de nível superior, destacando a importância dos agentes sociais como elementos fundamentais a serem considerados no planejamento de suas ações. Foram identificados os agentes que interagem com tal tipo de organização, seja como clientes, fornecedores, ou ambos. Os agentes foram classificados em cinco segmentos distintos: estudantes, professores, funcionários, empresários e comunidade em geral. Através de um estudo de caso, procedeu-se uma investigação qualitativa sobre as percepções de cada um desses segmentos a respeito da qualidade das ações praticadas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Objetivou-se, assim, identificar fatores relevantes a serem considerados na formulação de diretrizes de atuação, com vistas a atender as expectativas e necessidades manifestadas pelos públicos envolvidos. Para atingir aos propósitos do trabalho o público interno da instituição em estudo, formado por estudantes, professores e funcionários, foi entrevistado com o apoio da técnica de investigação de grupos focalizados. Para o segmento externo, constituído por representantes de empresários e da comunidade em geral, utilizou-se a técnica das entrevistas individuais. Para o tratamento dos dados obtidos no estudo de caso procedeu-se à sua descrição, análise e interpretação. Como resultado final do trabalho foram destacadas diversas ações viáveis de serem empreendidas pela FURG com o propósito de qualificar cada vez mais suas relações com as comunidades interna e externa. São sugeridas iniciativas para a melhoria das relações da Universidade com o ambiente externo e outras com o objetivo de aprimorar os processos gerenciais e operacionais no âmbito da Instituição.application/pdfporInstituições de ensino superior : AvaliaçãoQualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000318577.pdf000318577.pdfTexto completoapplication/pdf849685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2387/1/000318577.pdfc320ffa244c04f229a2904abc9040749MD51TEXT000318577.pdf.txt000318577.pdf.txtExtracted Texttext/plain572889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2387/2/000318577.pdf.txt855d87aff009a54006349251ccfb6f27MD52THUMBNAIL000318577.pdf.jpg000318577.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2387/3/000318577.pdf.jpga14deb475c0975b328c5134690fd9c4bMD5310183/23872018-10-10 07:46:40.935oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:46:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos |
title |
Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos |
spellingShingle |
Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos Figurelli, José Carlos Resmini Instituições de ensino superior : Avaliação |
title_short |
Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos |
title_full |
Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos |
title_fullStr |
Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos |
title_full_unstemmed |
Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos |
title_sort |
Qualidade em instituições de ensino superior : um estudo de caso, avaliando as percepções dos públicos envolvidos |
author |
Figurelli, José Carlos Resmini |
author_facet |
Figurelli, José Carlos Resmini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figurelli, José Carlos Resmini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Jose Luis Duarte |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Jose Luis Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituições de ensino superior : Avaliação |
topic |
Instituições de ensino superior : Avaliação |
description |
Este trabalho aborda a qualidade dos serviços desenvolvidos em instituições educacionais de nível superior, destacando a importância dos agentes sociais como elementos fundamentais a serem considerados no planejamento de suas ações. Foram identificados os agentes que interagem com tal tipo de organização, seja como clientes, fornecedores, ou ambos. Os agentes foram classificados em cinco segmentos distintos: estudantes, professores, funcionários, empresários e comunidade em geral. Através de um estudo de caso, procedeu-se uma investigação qualitativa sobre as percepções de cada um desses segmentos a respeito da qualidade das ações praticadas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Objetivou-se, assim, identificar fatores relevantes a serem considerados na formulação de diretrizes de atuação, com vistas a atender as expectativas e necessidades manifestadas pelos públicos envolvidos. Para atingir aos propósitos do trabalho o público interno da instituição em estudo, formado por estudantes, professores e funcionários, foi entrevistado com o apoio da técnica de investigação de grupos focalizados. Para o segmento externo, constituído por representantes de empresários e da comunidade em geral, utilizou-se a técnica das entrevistas individuais. Para o tratamento dos dados obtidos no estudo de caso procedeu-se à sua descrição, análise e interpretação. Como resultado final do trabalho foram destacadas diversas ações viáveis de serem empreendidas pela FURG com o propósito de qualificar cada vez mais suas relações com as comunidades interna e externa. São sugeridas iniciativas para a melhoria das relações da Universidade com o ambiente externo e outras com o objetivo de aprimorar os processos gerenciais e operacionais no âmbito da Instituição. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:21:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/2387 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000318577 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/2387 |
identifier_str_mv |
000318577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2387/1/000318577.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2387/2/000318577.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2387/3/000318577.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c320ffa244c04f229a2904abc9040749 855d87aff009a54006349251ccfb6f27 a14deb475c0975b328c5134690fd9c4b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085015680188416 |