Um método e suas práticas pedagógicas para atingir a aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hannel, Kelly
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/168825
Resumo: As melhorias alcançadas na Educação através do uso das tecnologias de informação e comunicação são inegáveis. Entretanto, os avanços em direção a um ensino personalizado e direcionado às preferências, ao nivelamento (saneamento das dificuldades e pré-requisitos de conteúdo) e aos interesses dos estudantes são pequenos. Desta forma, através da identificação dos conhecimentos prévios dos alunos, bem como dos conteúdos (conceituais) buscou-se aprimorar o processo de ensino para que cada aluno alcance, a seu modo (de forma personalizada) o aprendizado e possa avançar na disciplina/ano em questão. Como é humanamente impossível um professor conhecer as características e dificuldades de conteúdo de todos os seus alunos, é interessante que o ambiente virtual que apoia o professor possa auxiliar para um atendimento mais personalizado, permitindo que o aluno interaja no seu próprio ritmo de estudo, acesse os conteúdos necessários ou aprofunde-se em algum conteúdo que ele já domine. Esta tese propõe um método de uso das ferramentas disponíveis de ambientes virtuais, principalmente do MOODLE, para alcançar a personalização do ensino e conduzir o aluno em sua própria trajetória individual rumo ao aprendizado significativo, sanando dificuldades de conteúdo. Seguindo o objetivo de melhorar a qualidade do ensino sem necessidade de grade investimento de desenvolvimento de ambiente nem aporte financeiro. Para validar o método foi realizado um projeto piloto mais dois experimentos, todos no Colégio Militar de Porto Alegre que totalizaram a participação de 256 alunos. Os resultados demonstraram a viabilidade do método, medido através da melhora nas notas (análise quantitativa) e da análise qualitativa dos dados e dos questionários (respondidos pelos alunos e professores). Destaca-se como vantagem educacional o desenvolvimento do método que pode ser aplicado a qualquer disciplina ou modelo de ensino e como vantagem computacional o uso do MOODLE para personalizar o ensino.
id URGS_c95b1ef71e2394eab6160dbb851abeee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168825
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Hannel, KellyLima, Jose Valdeni de2017-09-26T02:26:07Z2017http://hdl.handle.net/10183/168825001048602As melhorias alcançadas na Educação através do uso das tecnologias de informação e comunicação são inegáveis. Entretanto, os avanços em direção a um ensino personalizado e direcionado às preferências, ao nivelamento (saneamento das dificuldades e pré-requisitos de conteúdo) e aos interesses dos estudantes são pequenos. Desta forma, através da identificação dos conhecimentos prévios dos alunos, bem como dos conteúdos (conceituais) buscou-se aprimorar o processo de ensino para que cada aluno alcance, a seu modo (de forma personalizada) o aprendizado e possa avançar na disciplina/ano em questão. Como é humanamente impossível um professor conhecer as características e dificuldades de conteúdo de todos os seus alunos, é interessante que o ambiente virtual que apoia o professor possa auxiliar para um atendimento mais personalizado, permitindo que o aluno interaja no seu próprio ritmo de estudo, acesse os conteúdos necessários ou aprofunde-se em algum conteúdo que ele já domine. Esta tese propõe um método de uso das ferramentas disponíveis de ambientes virtuais, principalmente do MOODLE, para alcançar a personalização do ensino e conduzir o aluno em sua própria trajetória individual rumo ao aprendizado significativo, sanando dificuldades de conteúdo. Seguindo o objetivo de melhorar a qualidade do ensino sem necessidade de grade investimento de desenvolvimento de ambiente nem aporte financeiro. Para validar o método foi realizado um projeto piloto mais dois experimentos, todos no Colégio Militar de Porto Alegre que totalizaram a participação de 256 alunos. Os resultados demonstraram a viabilidade do método, medido através da melhora nas notas (análise quantitativa) e da análise qualitativa dos dados e dos questionários (respondidos pelos alunos e professores). Destaca-se como vantagem educacional o desenvolvimento do método que pode ser aplicado a qualquer disciplina ou modelo de ensino e como vantagem computacional o uso do MOODLE para personalizar o ensino.The use of information and communication technologies made undeniable advances in education. However, advances towards personalized learning and directed to the preferences, the leveling (improvement of difficulties and prerequisites) and to the interests of students are small yet. Thus, it is intended, by identifying the students' prior knowledge and content (conceptual) to improve the process so that each student reach, at their mode (personalized) the learning and make progress in discipline/year in question. We know that is humanly impossible for a teacher to know the characteristics and difficulties of content of all his students. So, the virtual environment that supports the teacher should have the flexibility to customize interactions with each student, which allows the student to interact at his/her own study pace, access the necessary content or deepen in some content that he/she has mastered. This thesis proposes a method for using the available virtual environments tools, especially the MOODLE, to achieve the personalization of teaching and to lead the student in his own individual trajectory toward meaningful learning, healing content difficulties. Following the objective of improving the quality of education without the need for large investment in environmental development or financial contribution. To validate the method was carried out a pilot project plus two experiments, all occurred at Military College of Porto Alegre, with a total of 256 students. The results showed the viability of the method, measured by the improvement in grades (quantitative analysis) and the qualitative analysis of data and questionnaires (answered by students and teachers). It is highlighted as an educational advantage, the development of the method that can be applied to any discipline or teaching model and as computational advantage, the use of MOODLE to customize teaching.application/pdfporPráticas pedagógicasAprendizagem significativaMoodleInformation and communication technologyPersonalization of educationPrior knowledgeVirtual environmentUm método e suas práticas pedagógicas para atingir a aprendizagem significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048602.pdf001048602.pdfTexto completoapplication/pdf13710860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168825/1/001048602.pdf277f9fe18f39a4f0a264701b388a75a7MD51TEXT001048602.pdf.txt001048602.pdf.txtExtracted Texttext/plain260194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168825/2/001048602.pdf.txtde02207e80c16cad40c9369724c3f05dMD52THUMBNAIL001048602.pdf.jpg001048602.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168825/3/001048602.pdf.jpgf0487d037a689257f8e6b2ab61d2b180MD5310183/1688252021-05-07 04:35:44.489947oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:35:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um método e suas práticas pedagógicas para atingir a aprendizagem significativa
title Um método e suas práticas pedagógicas para atingir a aprendizagem significativa
spellingShingle Um método e suas práticas pedagógicas para atingir a aprendizagem significativa
Hannel, Kelly
Práticas pedagógicas
Aprendizagem significativa
Moodle
Information and communication technology
Personalization of education
Prior knowledge
Virtual environment
title_short Um método e suas práticas pedagógicas para atingir a aprendizagem significativa
title_full Um método e suas práticas pedagógicas para atingir a aprendizagem significativa
title_fullStr Um método e suas práticas pedagógicas para atingir a aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Um método e suas práticas pedagógicas para atingir a aprendizagem significativa
title_sort Um método e suas práticas pedagógicas para atingir a aprendizagem significativa
author Hannel, Kelly
author_facet Hannel, Kelly
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hannel, Kelly
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Jose Valdeni de
contributor_str_mv Lima, Jose Valdeni de
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Aprendizagem significativa
Moodle
topic Práticas pedagógicas
Aprendizagem significativa
Moodle
Information and communication technology
Personalization of education
Prior knowledge
Virtual environment
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and communication technology
Personalization of education
Prior knowledge
Virtual environment
description As melhorias alcançadas na Educação através do uso das tecnologias de informação e comunicação são inegáveis. Entretanto, os avanços em direção a um ensino personalizado e direcionado às preferências, ao nivelamento (saneamento das dificuldades e pré-requisitos de conteúdo) e aos interesses dos estudantes são pequenos. Desta forma, através da identificação dos conhecimentos prévios dos alunos, bem como dos conteúdos (conceituais) buscou-se aprimorar o processo de ensino para que cada aluno alcance, a seu modo (de forma personalizada) o aprendizado e possa avançar na disciplina/ano em questão. Como é humanamente impossível um professor conhecer as características e dificuldades de conteúdo de todos os seus alunos, é interessante que o ambiente virtual que apoia o professor possa auxiliar para um atendimento mais personalizado, permitindo que o aluno interaja no seu próprio ritmo de estudo, acesse os conteúdos necessários ou aprofunde-se em algum conteúdo que ele já domine. Esta tese propõe um método de uso das ferramentas disponíveis de ambientes virtuais, principalmente do MOODLE, para alcançar a personalização do ensino e conduzir o aluno em sua própria trajetória individual rumo ao aprendizado significativo, sanando dificuldades de conteúdo. Seguindo o objetivo de melhorar a qualidade do ensino sem necessidade de grade investimento de desenvolvimento de ambiente nem aporte financeiro. Para validar o método foi realizado um projeto piloto mais dois experimentos, todos no Colégio Militar de Porto Alegre que totalizaram a participação de 256 alunos. Os resultados demonstraram a viabilidade do método, medido através da melhora nas notas (análise quantitativa) e da análise qualitativa dos dados e dos questionários (respondidos pelos alunos e professores). Destaca-se como vantagem educacional o desenvolvimento do método que pode ser aplicado a qualquer disciplina ou modelo de ensino e como vantagem computacional o uso do MOODLE para personalizar o ensino.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T02:26:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/168825
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048602
url http://hdl.handle.net/10183/168825
identifier_str_mv 001048602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168825/1/001048602.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168825/2/001048602.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168825/3/001048602.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 277f9fe18f39a4f0a264701b388a75a7
de02207e80c16cad40c9369724c3f05d
f0487d037a689257f8e6b2ab61d2b180
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085419993268224