Adolescentes em conflito com a lei : o ensinar e o aprender através das Tecnologias da Informação e da Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marco Antônio Nogueira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153281
Resumo: Esta pesquisa aborda sobre os adolescentes em conflito com a lei: o ensinar e o aprender através das tecnologias da informação e comunicação. A questão que norteou a pesquisa foi: Em que medida o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pode favorecer, a partir do seu acesso, meios que oportunizem aprendizagem dos conceitos de formação ética ensinados na sala de aula fora do ambiente formal de ensino? O objetivo principal foi observar a importância das tecnologias digitais, como instrumentos mediadores privilegiados, favorecem os processos cognitivos, que levam o sujeito a aprender por meio da interação social e da mediação entre as atividades de ensino. Visa também viabilizar uma interação e partilha de recursos de modo a criar um ambiente de aprendizagem colaborativo para os adolescentes em conflito com a lei no Circo Escola em São Luís do Maranhão. Ainda, apresenta como objetivos específicos a análise das contribuições que o uso do AVA trouxe aos estudantes na aprendizagem e na interação social durante o decorrer do período em que ocorreram várias atividades dentro do grupo; e a implementação do Curso de Formação Ética, garantindo, aos adolescentes em conflito com a lei, a aplicação dos conhecimentos através das TIC; e a utilização do AVA, com o intuito de fornecer aos adolescentes um ambiente colaborativo de troca de conteúdo didático e recursos educativos que possam facilitar o aprendizado. Metodologicamente, esta pesquisa é de cunho qualitativo, do tipo pesquisa-ação entre os participantes – 05 adolescentes do Circo Escola. A investigação fundamentou-se na teoria sócio-histórica, por entender que as relações entre os seres humanos não acontecem individualmente, mas por meio da interação social, mediante abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o favorecimento do Curso sobre Formação Ética através do AVA oportunizou o desenvolvimento do processo do ensino e da aprendizagem com consequente mudança comportamental de atitudes dos adolescentes.
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Visa também viabilizar uma interação e partilha de recursos de modo a criar um ambiente de aprendizagem colaborativo para os adolescentes em conflito com a lei no Circo Escola em São Luís do Maranhão. Ainda, apresenta como objetivos específicos a análise das contribuições que o uso do AVA trouxe aos estudantes na aprendizagem e na interação social durante o decorrer do período em que ocorreram várias atividades dentro do grupo; e a implementação do Curso de Formação Ética, garantindo, aos adolescentes em conflito com a lei, a aplicação dos conhecimentos através das TIC; e a utilização do AVA, com o intuito de fornecer aos adolescentes um ambiente colaborativo de troca de conteúdo didático e recursos educativos que possam facilitar o aprendizado. Metodologicamente, esta pesquisa é de cunho qualitativo, do tipo pesquisa-ação entre os participantes – 05 adolescentes do Circo Escola. A investigação fundamentou-se na teoria sócio-histórica, por entender que as relações entre os seres humanos não acontecem individualmente, mas por meio da interação social, mediante abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o favorecimento do Curso sobre Formação Ética através do AVA oportunizou o desenvolvimento do processo do ensino e da aprendizagem com consequente mudança comportamental de atitudes dos adolescentes.This research deals with adolescents in conflict with the law: the teaching and learning through information and communication technologies. The question that guided the research was:To what extent the use of Virtual Learning Environment (VLE) may favor, from your access means oportunizem learning the concepts of ethics training taught in the classroom outside the formal learning environment? The main objective was to observe the importance of digital technologies, as privileged mediators instruments, favor the cognitive processes that lead the subject to learn through social interaction and mediation between teaching activities. It also aims to facilitate interaction and sharing mode capabilities to create a collaborative learning environment for adolescents in conflict with the law in Circus School in San Luis. It also presents the specific purpose of analysis of the contributions that the use of VLE brought students in learning and social interaction during the course of the period in which there were several activities within the group; and implementation of the training course Ethics, ensuring adolescents in conflict with the law, the application of knowledge through ICT; and the use of the VLE, in order to provide adolescents with a collaborative environment to exchange educational content and educational resources that can facilitate learning. Methodologically, this research is of qualitative nature, type action research among participants - 05 teenagers Circus School. The research was based on the socio-historical theory, understanding that the relationship between humans do not happen individually, but through social interaction, through a qualitative approach. The results showed that the favoring of the Course on Ethics Training through VLE provided an opportunity the development of the teaching and learning with consequent behavioral change attitudes of adolescents.application/pdfporEnsino médioEnsino-aprendizagemTecnologia educacionalEthicsEducationTechnologyVirtual EducationAdolescentes em conflito com a lei : o ensinar e o aprender através das Tecnologias da Informação e da Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001014264.pdf001014264.pdfTexto completoapplication/pdf2196495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153281/1/001014264.pdf9e0bd07cf677d0c43fd9f854429aa665MD51TEXT001014264.pdf.txt001014264.pdf.txtExtracted Texttext/plain195598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153281/2/001014264.pdf.txt9bc3504aa19cb13508286e1417202268MD52THUMBNAIL001014264.pdf.jpg001014264.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153281/3/001014264.pdf.jpga1c8d23b49f6cc8ad3b037e16859382fMD5310183/1532812018-10-22 08:16:17.088oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153281Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:16:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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