O protagonismo das crianças na escola de educação infantil : princípios, abordagem e sustentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Queila Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220431
Resumo: Esta tese relata a investigação sobre o protagonismo das crianças na escola de Educação Infantil. A pesquisa parte da hipótese de que a escuta e a participação das crianças, não apenas episódicas (na roda de conversa, na escolha de temas para projetos, nas votações em alguns momentos de escolha, etc.), mas na gestão dos processos institucionais, a qual inclui a formação da equipe; o diálogo com as famílias e com a comunidade escolar; a organização da rotina; a ação pedagógica – não burocrática – da coordenação, supervisão e/ou direção; e a aprendizagem das crianças (pelas abordagens da vida cotidiana, dos projetos emergentes e dos projetos institucionais), poderia indicar caminhos para o protagonismo das crianças. Para verificar como uma escola de Educação Infantil organiza e realiza sua proposta pedagógica orientada pelo protagonismo das crianças escolhi realizar uma pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2011) através da Formação em Contexto na Escola Sesc de Educação Infantil de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil, tendo em vista o acolhimento da equipe à perspectiva da hipótese apresentada. Os arranjos metodológicos foram inspirados também em princípios da investigação praxiológica (FORMOSINHO, 2016; FORMOSINHO; MONGE; OLIVEIRA- FORMOSINHO, 2016; FOCHI, 2019) que também considera, a participação do investigador como formador, sua proximidade com o campo de pesquisa, a partilha de poderes e valores no processo de transformação, critérios que atendem ao rigor necessário em uma pesquisa qualitativa. A técnica dos Incidentes Críticos (FLANAGAN, 1973; SHULMAN, 2002; HALQUIST; MUSANT, 2010; VALDES; COLL; FALSAFI, 2016) foi utilizada como critério de escolha para os pontos de análise de dados. A partir disso, é apresentado o conhecimento praxeológico produzido com os participantes, no processo de recriação dos princípios e da abordagem pedagógica na escola durante os quatorze meses de realização da pesquisa. A narrativa é apresentada através das ações, interpretações e aprendizagens da equipe da escola, das famílias, das crianças e da pesquisadora, tendo como pano de fundo as teorias produzidas a partir do campo da Pedagogia. Assim, conclui-se que o protagonismo das crianças está relacionado a um processo de aprendizagem situado e contínuo, pelo qual princípios são afirmados e orientam a abordagem da escola. Além disso, é evidenciada uma rede colaborativa de ações de responsabilidade dos adultos no processo educativo dos meninos e das meninas que oferece sustentação à uma proposta pedagógica orientada pelo protagonismo das crianças.
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spelling Vasconcelos, Queila AlmeidaBarbosa, Maria Carmen Silveira2021-05-04T04:26:44Z2021http://hdl.handle.net/10183/220431001124728Esta tese relata a investigação sobre o protagonismo das crianças na escola de Educação Infantil. A pesquisa parte da hipótese de que a escuta e a participação das crianças, não apenas episódicas (na roda de conversa, na escolha de temas para projetos, nas votações em alguns momentos de escolha, etc.), mas na gestão dos processos institucionais, a qual inclui a formação da equipe; o diálogo com as famílias e com a comunidade escolar; a organização da rotina; a ação pedagógica – não burocrática – da coordenação, supervisão e/ou direção; e a aprendizagem das crianças (pelas abordagens da vida cotidiana, dos projetos emergentes e dos projetos institucionais), poderia indicar caminhos para o protagonismo das crianças. Para verificar como uma escola de Educação Infantil organiza e realiza sua proposta pedagógica orientada pelo protagonismo das crianças escolhi realizar uma pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2011) através da Formação em Contexto na Escola Sesc de Educação Infantil de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil, tendo em vista o acolhimento da equipe à perspectiva da hipótese apresentada. Os arranjos metodológicos foram inspirados também em princípios da investigação praxiológica (FORMOSINHO, 2016; FORMOSINHO; MONGE; OLIVEIRA- FORMOSINHO, 2016; FOCHI, 2019) que também considera, a participação do investigador como formador, sua proximidade com o campo de pesquisa, a partilha de poderes e valores no processo de transformação, critérios que atendem ao rigor necessário em uma pesquisa qualitativa. A técnica dos Incidentes Críticos (FLANAGAN, 1973; SHULMAN, 2002; HALQUIST; MUSANT, 2010; VALDES; COLL; FALSAFI, 2016) foi utilizada como critério de escolha para os pontos de análise de dados. A partir disso, é apresentado o conhecimento praxeológico produzido com os participantes, no processo de recriação dos princípios e da abordagem pedagógica na escola durante os quatorze meses de realização da pesquisa. A narrativa é apresentada através das ações, interpretações e aprendizagens da equipe da escola, das famílias, das crianças e da pesquisadora, tendo como pano de fundo as teorias produzidas a partir do campo da Pedagogia. Assim, conclui-se que o protagonismo das crianças está relacionado a um processo de aprendizagem situado e contínuo, pelo qual princípios são afirmados e orientam a abordagem da escola. Além disso, é evidenciada uma rede colaborativa de ações de responsabilidade dos adultos no processo educativo dos meninos e das meninas que oferece sustentação à uma proposta pedagógica orientada pelo protagonismo das crianças.This thesis reports the investigation of children’s protagonism in infant toddler centers. The research emerged from the hypothesis that a number of actions could show us ways for children’s protagonism. Those actions include hearing and participation of children, not only occasional (in circle chats, choosing themes for projects, voting, etc.) but also in the management of institutional processes (including team formation), dialogue with families and school community, establishing routine, non-bureaucratic pedagogical actions of coordination, supervision and/or direction, and children’s learning (through everyday-life approaches, emerging and institutional projects). In order to verify how an early childhood school organizes and implements its pedagogical approach oriented to children’s protagonism, I chose to conduct a narrative research (CLANDININ; CONNELY, 2011) through contextual training at at Escola Sesc de Educação Infantil in Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil, regarding how the team responded to the perspective of the hypothesis presented. The methodological framework was also inspired by the principles of praxiological invfestigation (FORMOSINHO, 2016; FORMOSINHO; MONGE; OLIVEIRA- FORMOSINHO, 2016; FOCHI, 2019) which, as well as the narrative research, understand that the criteria to meet the high standards of a qualitative research include the participation of the investigator as a trainer, their proximity to the research field and the distribution of power and values in the process of transformation. The techniques of the critical incidents (FLANAGAN, 1973; SHULMAN, 2002; HALQUIST; MUSANT, 2010; VALDES; COLL; FALSAFI, 2016) were utilized as choice criteria for the points of analyses and data. From that point on, the praxeological knowledge produced with participants is presented in the process of recreation of the principles and pedagogical approach at school throughout the fourteen month of research. This thesis reports the investigation of children’s protagonism in infant toddler centers. The research emerged from the hypothesis that a number of actions could show us ways for children’s protagonism. Those actions include hearing and participation of children, not only occasional (in circle chats, choosing themes for projects, voting, etc.) but also in the management of institutional processes (including team formation), dialogue with families and school community, establishing routine, non-bureaucratic pedagogical actions of coordination, supervision and/or direction, and children’s learning (through everyday-life approaches, emerging and institutional projects). In order to verify how an early childhood school organizes and implements its pedagogical approach oriented to children’s protagonism, I chose to conduct a narrative research (CLANDININ; CONNELY, 2011) through contextual training at at Escola Sesc de Educação Infantil in Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil, regarding how the team responded to the perspective of the hypothesis presented. The methodological framework was also inspired by the principles of praxiological invfestigation (FORMOSINHO, 2016; FORMOSINHO; MONGE; OLIVEIRA- FORMOSINHO, 2016; FOCHI, 2019) which, as well as the narrative research, understand that the criteria to meet the high standards of a qualitative research include the participation of the investigator as a trainer, their proximity to the research field and the distribution of power and values in the process of transformation. The techniques of the critical incidents (FLANAGAN, 1973; SHULMAN, 2002; HALQUIST; MUSANT, 2010; VALDES; COLL; FALSAFI, 2016) were utilized as choice criteria for the points of analyses and data. From that point on, the praxeological knowledge produced with participants is presented in the process of recreation of the principles and pedagogical approach at school throughout the fourteen month of research.Esta tesis relata la investigación sobre el protagonismo de los niños en la escuela de Educación Infantil. La investigación parte de la hipótesis de que la escucha y la participación de los niños, no solamente las episódicas (en el círculo de conversación, en la elección de temas para proyectos, en las votaciones en algunos momentos de decisión etc.), sino que en la gestión de los procesos institucionales, que incluye la formación del equipo, el diálogo con las familias y con la comunidad escolar, la organización de la rutina, la acción pedagógica – no burocrática – de la coordinación, supervisión y/o dirección, y el aprendizaje de los niños (a partir de los enfoques de la vida cotidiana, de los proyectos emergentes y de los proyectos institucionales), podrían indicar caminos para el protagonismo de los niños. Para verificar cómo una escuela Educación Infantil organiza y realiza su propuesta pedagógica orientada al protagonismo de los niños, opté por realizar una investigación narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2011) através de la Formación en Contexto en la Escuela Sesc de Educación Infantil de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil, teniendo en cuenta la acogida del equipo a la perspectiva de la hipótesis presentada. Los arreglos metodológicos también se inspiraron en los principios de la investigación praxiológica (FORMOSINHO, 2016; FORMOSINHO; MONGE; OLIVEIRA- FORMOSINHO, 2016; FOCHI, 2019) que también considera la participación del investigador como formador, su proximidad con el campo de investigación, el intercambio de poderes y valores en el proceso de transformación, criterios que cumplen con el rigor necesario de una investigación cualitativa. La técnica de los incidentes críticos (FLANAGAN, 1973; SHULMAN, 2002; HALQUIST; MUSANT, 2010; VALDES; COLL; FALSAFI, 2016) se utilizó como criterio de elección para los puntos de análisis de datos. A partir de ello, se presenta el conocimiento praxeológico producido con los participantes en el proceso de recreación de los principios y del enfoque pedagógico en la escuela durante los catorce meses de realización de la investigación. La narración se presenta a través de las acciones, interpretaciones y aprendizajes del equipo escolar, de las familias, de los niños y de la investigadora, teniendo como telón de fondo las teorías producidas desde el campo de la Pedagogía. Así, se concluye que el protagonismo de los niños se relaciona con un proceso de aprendizaje situado y continuo, mediante el cual los principios se afirman y orientan el enfoque de la escuela. Además, se evidencia una red colaborativa de acciones de responsabilidades de los adultos en el proceso educativo de niños y niñas, que brinda sustentación a una propuesta pedagógica orientada al protagonismo de los niños.application/pdfporProtagonismo infantilEducação infantilParticipaçãoPedagogiaChildren’s ProtagonismParticipationChildhood EducationPedagogyNarrative ResearchProtagonismo de los niñosParticipaciónEducación InfantilPedagogíaInvestigación NarrativaO protagonismo das crianças na escola de educação infantil : princípios, abordagem e sustentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124728.pdf.txt001124728.pdf.txtExtracted Texttext/plain417226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220431/2/001124728.pdf.txt7049ea035ce3fda93dad19b9c706badbMD52ORIGINAL001124728.pdfTexto completoapplication/pdf5770345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220431/1/001124728.pdf4d4fda69dceaf92fe29d784fff883d28MD5110183/2204312021-05-07 04:56:25.796111oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:56:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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