Eisenman e Reich : relações operativas e processuais entre duas obras da década de 60

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Felipe Ferla da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226196
Resumo: Esta dissertação compara as operações formais empregadas pelo arquiteto norte-americano Peter Eisenman com conceitos estipulados pelo compositor norte-americano Steve Reich. Tal comparação diz respeito à obra House II (1969-1970), de Eisenman, e aos conceitos elaborados no texto Music as a Gradual Process (1968), de Reich, com atenção especial à operação empregada por Reich conhecida como defasagem, usada particularmente em sua obra Piano Phase (1967). Tanto Eisenman na arquitetura quanto Reich na música empregam, em obras feitas nas décadas de 1960 e 1970, não apenas o conhecimento que constitui a teoria e a prática de suas respectivas disciplinas, mas também influências de artistas visuais chamados minimalistas, que emergiam na cena artística de Nova Iorque no mesmo período. São eles, especialmente, Robert Morris, Richard Serra e Sol LeWitt. Eisenman e Reich procuraram elaborar obras, arquitetônicas ou musicais, nas quais o resultado final e as operações para sua realização coincidem: processo e trabalho se tornam um único objeto. A metodologia adotada para realizar a aproximação que esta dissertação propõe inclui a produção de diagramas e imagens que aproximam o desenvolvimento de House II, de Eisenman, e a obra Piano Phase, de Reich. Essa aproximação, além de explicar as operações utilizadas por ambos, instaura um campo comum que permite comparar as duas abordagens ao ressaltar semelhanças, divergências e operações em comum, geradoras das obras em questão. O objetivo desta dissertação não é apenas explicitar as correspondências e discrepâncias entre obras originadas em diferentes disciplinas (arquitetura e música), que compartilham como conceito principal a noção de processo como elemento que delimita forma e conteúdo, mas ressaltar novas possibilidades interpretativas com base nessa aproximação.
id URGS_cc8abe5f6ef4744835893a3f532531dc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226196
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Costa, Felipe Ferla daRecena, Maria Paula Piazza2021-08-26T04:09:53Z2021http://hdl.handle.net/10183/226196001130608Esta dissertação compara as operações formais empregadas pelo arquiteto norte-americano Peter Eisenman com conceitos estipulados pelo compositor norte-americano Steve Reich. Tal comparação diz respeito à obra House II (1969-1970), de Eisenman, e aos conceitos elaborados no texto Music as a Gradual Process (1968), de Reich, com atenção especial à operação empregada por Reich conhecida como defasagem, usada particularmente em sua obra Piano Phase (1967). Tanto Eisenman na arquitetura quanto Reich na música empregam, em obras feitas nas décadas de 1960 e 1970, não apenas o conhecimento que constitui a teoria e a prática de suas respectivas disciplinas, mas também influências de artistas visuais chamados minimalistas, que emergiam na cena artística de Nova Iorque no mesmo período. São eles, especialmente, Robert Morris, Richard Serra e Sol LeWitt. Eisenman e Reich procuraram elaborar obras, arquitetônicas ou musicais, nas quais o resultado final e as operações para sua realização coincidem: processo e trabalho se tornam um único objeto. A metodologia adotada para realizar a aproximação que esta dissertação propõe inclui a produção de diagramas e imagens que aproximam o desenvolvimento de House II, de Eisenman, e a obra Piano Phase, de Reich. Essa aproximação, além de explicar as operações utilizadas por ambos, instaura um campo comum que permite comparar as duas abordagens ao ressaltar semelhanças, divergências e operações em comum, geradoras das obras em questão. O objetivo desta dissertação não é apenas explicitar as correspondências e discrepâncias entre obras originadas em diferentes disciplinas (arquitetura e música), que compartilham como conceito principal a noção de processo como elemento que delimita forma e conteúdo, mas ressaltar novas possibilidades interpretativas com base nessa aproximação.This dissertation compares the formal operations employed by the American architect Peter Eisenman with concepts stipulated by the American composer Steve Reich. This comparison concerns the Eisenman’s House II (1969-1970) and the concepts elaborated in the text Music as a Gradual Process (1968), by Reich, with special attention to an operation employed by him known as phasing, used particularly in his piece Piano Phase (1967). Both Eisenman in architecture and Reich in music addressed in their works made in the 1960s and 1970s not only the knowledge that constitutes the theory and practice of their respective fields, but also, influences from the so-called minimalists emerging in the New York art scene in the same period with artists such as Robert Morris, Richard Serra, and Sol LeWitt. Eisenman and Reich sought to elaborate works, architectural or musical, in which the final result and the operations used for their realization coincide: process and work become a single object. As a methodology, diagrams and images referring to the development of Eisenman's House II will be employed together with diagrams of Reich’s Piano Phase. The approximation of such images, in addition to explaining the operations used by both, works as a means of comparing the approaches of each one, their similarities and divergences, as well as how the idea of one or more operations can generate a complete work. The purpose of this dissertation is not only to make explicit the correspondences and discrepancies among works made in different disciplines (architecture and music), which have as their main concept the notion of process as an element that delimits form and content, but to highlight new interpretative possibilities based on this approximation.application/pdfporEisenman, PeterReich, SteveArquiteturaMúsicaMinimalismoEisenman e Reich : relações operativas e processuais entre duas obras da década de 60info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130608.pdf.txt001130608.pdf.txtExtracted Texttext/plain289279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226196/2/001130608.pdf.txtf2b8f6ca8a488c702dba9655a742781eMD52ORIGINAL001130608.pdfTexto completoapplication/pdf28477463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226196/1/001130608.pdf586debaf81832232e03458bf721f6c87MD5110183/2261962021-09-19 04:35:22.704352oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226196Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:35:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eisenman e Reich : relações operativas e processuais entre duas obras da década de 60
title Eisenman e Reich : relações operativas e processuais entre duas obras da década de 60
spellingShingle Eisenman e Reich : relações operativas e processuais entre duas obras da década de 60
Costa, Felipe Ferla da
Eisenman, Peter
Reich, Steve
Arquitetura
Música
Minimalismo
title_short Eisenman e Reich : relações operativas e processuais entre duas obras da década de 60
title_full Eisenman e Reich : relações operativas e processuais entre duas obras da década de 60
title_fullStr Eisenman e Reich : relações operativas e processuais entre duas obras da década de 60
title_full_unstemmed Eisenman e Reich : relações operativas e processuais entre duas obras da década de 60
title_sort Eisenman e Reich : relações operativas e processuais entre duas obras da década de 60
author Costa, Felipe Ferla da
author_facet Costa, Felipe Ferla da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Felipe Ferla da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Recena, Maria Paula Piazza
contributor_str_mv Recena, Maria Paula Piazza
dc.subject.por.fl_str_mv Eisenman, Peter
Reich, Steve
Arquitetura
Música
Minimalismo
topic Eisenman, Peter
Reich, Steve
Arquitetura
Música
Minimalismo
description Esta dissertação compara as operações formais empregadas pelo arquiteto norte-americano Peter Eisenman com conceitos estipulados pelo compositor norte-americano Steve Reich. Tal comparação diz respeito à obra House II (1969-1970), de Eisenman, e aos conceitos elaborados no texto Music as a Gradual Process (1968), de Reich, com atenção especial à operação empregada por Reich conhecida como defasagem, usada particularmente em sua obra Piano Phase (1967). Tanto Eisenman na arquitetura quanto Reich na música empregam, em obras feitas nas décadas de 1960 e 1970, não apenas o conhecimento que constitui a teoria e a prática de suas respectivas disciplinas, mas também influências de artistas visuais chamados minimalistas, que emergiam na cena artística de Nova Iorque no mesmo período. São eles, especialmente, Robert Morris, Richard Serra e Sol LeWitt. Eisenman e Reich procuraram elaborar obras, arquitetônicas ou musicais, nas quais o resultado final e as operações para sua realização coincidem: processo e trabalho se tornam um único objeto. A metodologia adotada para realizar a aproximação que esta dissertação propõe inclui a produção de diagramas e imagens que aproximam o desenvolvimento de House II, de Eisenman, e a obra Piano Phase, de Reich. Essa aproximação, além de explicar as operações utilizadas por ambos, instaura um campo comum que permite comparar as duas abordagens ao ressaltar semelhanças, divergências e operações em comum, geradoras das obras em questão. O objetivo desta dissertação não é apenas explicitar as correspondências e discrepâncias entre obras originadas em diferentes disciplinas (arquitetura e música), que compartilham como conceito principal a noção de processo como elemento que delimita forma e conteúdo, mas ressaltar novas possibilidades interpretativas com base nessa aproximação.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:09:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226196
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130608
url http://hdl.handle.net/10183/226196
identifier_str_mv 001130608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226196/2/001130608.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226196/1/001130608.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f2b8f6ca8a488c702dba9655a742781e
586debaf81832232e03458bf721f6c87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085562051198976