Cora decide coreografar : arteirices e literatura em jogo de composição coreográfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242232 |
Resumo: | Este trabalho disserta sobre processos de criação, nos quais um texto narrativo de caráter ficcional, intitulado Cora decide dançar…, que apresenta algumas personagens inspiradas em artistas com diferentes métodos de composição coreográfica, é entendido como um disparador imaginativo para a criação cênica. A alusão ao título do texto literário, trocando dançar por coreografar, nesta pesquisa remete aos modos de viabilizar a experimentação cênica e coreográfica, que inicialmente se alicerçava no conceito de protagonismo infantil. Com mudanças provocadas pelo necessário distanciamento social, causadas pela pandemia de Covid-19, o olhar e o objetivo da pesquisa se deslocaram do protagonismo das crianças em processos de criação para a conduta da professora. Explorando ideias e discussões acerca do protagonismo docente e discente, da educação pelo sensível e pela experiência, o estudo chega na elaboração de um jogo de composição coreográfica inspirado na estrutura dos RPG ‘s, Role Playing Games. Além de explorar as características de um jogo clássico e detalhar como o jogo de composição coreográfica pode ser jogado, a dissertação apresenta possibilidades de seu uso em diferentes cenários educativos na tentativa de provocar o estado criativo em todos que participam dele, inclusive do docente que o conduz, o que nesta pesquisa foi denominado de estado arteiro. |
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Klacewicz, Ana CarolinaPaludo, Luciana2022-07-12T04:48:59Z2022http://hdl.handle.net/10183/242232001145157Este trabalho disserta sobre processos de criação, nos quais um texto narrativo de caráter ficcional, intitulado Cora decide dançar…, que apresenta algumas personagens inspiradas em artistas com diferentes métodos de composição coreográfica, é entendido como um disparador imaginativo para a criação cênica. A alusão ao título do texto literário, trocando dançar por coreografar, nesta pesquisa remete aos modos de viabilizar a experimentação cênica e coreográfica, que inicialmente se alicerçava no conceito de protagonismo infantil. Com mudanças provocadas pelo necessário distanciamento social, causadas pela pandemia de Covid-19, o olhar e o objetivo da pesquisa se deslocaram do protagonismo das crianças em processos de criação para a conduta da professora. Explorando ideias e discussões acerca do protagonismo docente e discente, da educação pelo sensível e pela experiência, o estudo chega na elaboração de um jogo de composição coreográfica inspirado na estrutura dos RPG ‘s, Role Playing Games. Além de explorar as características de um jogo clássico e detalhar como o jogo de composição coreográfica pode ser jogado, a dissertação apresenta possibilidades de seu uso em diferentes cenários educativos na tentativa de provocar o estado criativo em todos que participam dele, inclusive do docente que o conduz, o que nesta pesquisa foi denominado de estado arteiro.This work discourses about creation processes, in which a narrative text of fictional character, entitled “Cora decides to dance…”, that presents some characters inspired in artists with different methods of choreographic creation, is understood as an imaginative trigger for the performing creation. The allusion to the title of the literary text, exchanging “dance” to “choreograph”, in this research refers to the ways of making viable the performing and choreographic experimentation, that initially was founded on the concept of the infant as a protagonist. With the changes provoked by the necessary social distancing, caused by the Covid-19 pandemic, the view and the goal of the research were dislocated from the infant as a protagonist in creation processes to the teacher’s conduct. Exploring ideas and discussions about teaching and student body leading roles, the education through sensitivity and experience, the study comes to the elaboration of a choreographic composition game inspired in the structure of RPGs, Role Playing Games. Besides exploring the characteristics of a classic game and detailing how the choreographic composition game can be played, the dissertation presents possibilities of its use in different educational scenarios in the attempt of provoking the creativity state in all of those who take part in it, including the teacher who guides it, which in this research was named crafty state.application/pdfporProcesso de criação : TeatroArtes cênicasComposição coreográficaJogoDançaEducaçãoPerforming artsChoreographic compositionGameDanceEducationCora decide coreografar : arteirices e literatura em jogo de composição coreográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145157.pdf.txt001145157.pdf.txtExtracted Texttext/plain238124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242232/2/001145157.pdf.txt91cbd469af2d772cbf66a28534fc3794MD52ORIGINAL001145157.pdfTexto completoapplication/pdf2726371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242232/1/001145157.pdfb28e3a2957924193fbbb56c16cbb623fMD5110183/2422322022-07-13 04:53:18.190824oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-13T07:53:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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