Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olini, Polyana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163815
Resumo: Esta tese realiza uma noodramatização das imagens do currículo do Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Projeto integrante do Programa Observatório da Educação CAPES/INEP, desenvolvido entre 2011 e 2014, em quatro núcleos de instituições públicas de ensino superior — UFRGS, UFPel, UFMT, UNIOESTE —, sob a coordenação da Faculdade de Educação/UFRGS. Questiona, analisa e recria imagens vivificadas em currículo, mediante movimentos de pesquisa marcados pelo Método de Dramatização de Deleuze. Faz desse método um ponto de partida para demonstrar – junto a Corazza, Derrida e Haroldo de Campos — a existência de um drama nos gestos tradutores do currículo. Ao mostrar suas máscaras e devires, reformula imagens curriculares, numa composição em três planos: documental, procedimental e dramático-noológico. Assim, após receber o currículo do Escrileituras como uma herança, aberta à criação do novo, realiza a sua transcriação em um arquiarquivo, comprometido com a leitura, com a escrita e com o porvir.
id URGS_cdd4fc75cc5e0c97afebd48e1eb2df96
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163815
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Olini, PolyanaCorazza, Sandra Mara2017-07-07T02:37:48Z2017http://hdl.handle.net/10183/163815001025531Esta tese realiza uma noodramatização das imagens do currículo do Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Projeto integrante do Programa Observatório da Educação CAPES/INEP, desenvolvido entre 2011 e 2014, em quatro núcleos de instituições públicas de ensino superior — UFRGS, UFPel, UFMT, UNIOESTE —, sob a coordenação da Faculdade de Educação/UFRGS. Questiona, analisa e recria imagens vivificadas em currículo, mediante movimentos de pesquisa marcados pelo Método de Dramatização de Deleuze. Faz desse método um ponto de partida para demonstrar – junto a Corazza, Derrida e Haroldo de Campos — a existência de um drama nos gestos tradutores do currículo. Ao mostrar suas máscaras e devires, reformula imagens curriculares, numa composição em três planos: documental, procedimental e dramático-noológico. Assim, após receber o currículo do Escrileituras como uma herança, aberta à criação do novo, realiza a sua transcriação em um arquiarquivo, comprometido com a leitura, com a escrita e com o porvir.This Thesis carries out an noodramatization of the curriculum’s images from project Writreadings: a way of reading-writing amidst life. This Project is a integral part of Programa Observatório da Educação CAPES/INEP, developed between 2011-2014, in four nuclei of public higher education institutions – UFRGS, UFPel, UFMT, UNIOESTE –, performed under the coordination of Education Faculty/UFRGS. It question, analyze and rebuild image vivified in curriculum, through movements of research marked by Method of Dramatization by Deleuze. It makes this method a starting point for demonstrating – with Corazza, Derrida and Haroldo de Campos – the existence of a drama in the translate gestures of the curriculum. When it shows its masks and becomings, it reformulates curricular images in a composition of three planes: documentary, procedural and dramaticnoologyc. Therefore, after receiving the Writreadings curriculum as an heritage, open to the creation of the new, it transcribes in an arche-archive, compromised with the reading, with the writing and with the future.application/pdfporCurrículoFilosofia da diferençaEscritaLeituraCurriculumWritreadingsImageNoodramatizationArche-archiveNoodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto EscrileiturasNoodramatization of the curriculum : project writreadings’s arche-archiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001025531.pdf001025531.pdfTexto completoapplication/pdf3010159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163815/1/001025531.pdffb2318eec4aa26608c1a71652b23e97cMD51TEXT001025531.pdf.txt001025531.pdf.txtExtracted Texttext/plain399877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163815/2/001025531.pdf.txt97eed6ac7463a321b90c43e872c11074MD52THUMBNAIL001025531.pdf.jpg001025531.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163815/3/001025531.pdf.jpg2ae3bb33ff4694cf8231ed2b4e2bc86fMD5310183/1638152018-10-09 09:04:54.739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:04:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Noodramatization of the curriculum : project writreadings’s arche-archive
title Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras
spellingShingle Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras
Olini, Polyana
Currículo
Filosofia da diferença
Escrita
Leitura
Curriculum
Writreadings
Image
Noodramatization
Arche-archive
title_short Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras
title_full Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras
title_fullStr Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras
title_full_unstemmed Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras
title_sort Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras
author Olini, Polyana
author_facet Olini, Polyana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olini, Polyana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corazza, Sandra Mara
contributor_str_mv Corazza, Sandra Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Filosofia da diferença
Escrita
Leitura
topic Currículo
Filosofia da diferença
Escrita
Leitura
Curriculum
Writreadings
Image
Noodramatization
Arche-archive
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Writreadings
Image
Noodramatization
Arche-archive
description Esta tese realiza uma noodramatização das imagens do currículo do Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Projeto integrante do Programa Observatório da Educação CAPES/INEP, desenvolvido entre 2011 e 2014, em quatro núcleos de instituições públicas de ensino superior — UFRGS, UFPel, UFMT, UNIOESTE —, sob a coordenação da Faculdade de Educação/UFRGS. Questiona, analisa e recria imagens vivificadas em currículo, mediante movimentos de pesquisa marcados pelo Método de Dramatização de Deleuze. Faz desse método um ponto de partida para demonstrar – junto a Corazza, Derrida e Haroldo de Campos — a existência de um drama nos gestos tradutores do currículo. Ao mostrar suas máscaras e devires, reformula imagens curriculares, numa composição em três planos: documental, procedimental e dramático-noológico. Assim, após receber o currículo do Escrileituras como uma herança, aberta à criação do novo, realiza a sua transcriação em um arquiarquivo, comprometido com a leitura, com a escrita e com o porvir.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-07T02:37:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163815
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001025531
url http://hdl.handle.net/10183/163815
identifier_str_mv 001025531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163815/1/001025531.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163815/2/001025531.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163815/3/001025531.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fb2318eec4aa26608c1a71652b23e97c
97eed6ac7463a321b90c43e872c11074
2ae3bb33ff4694cf8231ed2b4e2bc86f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085412844077056