Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163815 |
Resumo: | Esta tese realiza uma noodramatização das imagens do currículo do Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Projeto integrante do Programa Observatório da Educação CAPES/INEP, desenvolvido entre 2011 e 2014, em quatro núcleos de instituições públicas de ensino superior — UFRGS, UFPel, UFMT, UNIOESTE —, sob a coordenação da Faculdade de Educação/UFRGS. Questiona, analisa e recria imagens vivificadas em currículo, mediante movimentos de pesquisa marcados pelo Método de Dramatização de Deleuze. Faz desse método um ponto de partida para demonstrar – junto a Corazza, Derrida e Haroldo de Campos — a existência de um drama nos gestos tradutores do currículo. Ao mostrar suas máscaras e devires, reformula imagens curriculares, numa composição em três planos: documental, procedimental e dramático-noológico. Assim, após receber o currículo do Escrileituras como uma herança, aberta à criação do novo, realiza a sua transcriação em um arquiarquivo, comprometido com a leitura, com a escrita e com o porvir. |
id |
URGS_cdd4fc75cc5e0c97afebd48e1eb2df96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163815 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Olini, PolyanaCorazza, Sandra Mara2017-07-07T02:37:48Z2017http://hdl.handle.net/10183/163815001025531Esta tese realiza uma noodramatização das imagens do currículo do Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Projeto integrante do Programa Observatório da Educação CAPES/INEP, desenvolvido entre 2011 e 2014, em quatro núcleos de instituições públicas de ensino superior — UFRGS, UFPel, UFMT, UNIOESTE —, sob a coordenação da Faculdade de Educação/UFRGS. Questiona, analisa e recria imagens vivificadas em currículo, mediante movimentos de pesquisa marcados pelo Método de Dramatização de Deleuze. Faz desse método um ponto de partida para demonstrar – junto a Corazza, Derrida e Haroldo de Campos — a existência de um drama nos gestos tradutores do currículo. Ao mostrar suas máscaras e devires, reformula imagens curriculares, numa composição em três planos: documental, procedimental e dramático-noológico. Assim, após receber o currículo do Escrileituras como uma herança, aberta à criação do novo, realiza a sua transcriação em um arquiarquivo, comprometido com a leitura, com a escrita e com o porvir.This Thesis carries out an noodramatization of the curriculum’s images from project Writreadings: a way of reading-writing amidst life. This Project is a integral part of Programa Observatório da Educação CAPES/INEP, developed between 2011-2014, in four nuclei of public higher education institutions – UFRGS, UFPel, UFMT, UNIOESTE –, performed under the coordination of Education Faculty/UFRGS. It question, analyze and rebuild image vivified in curriculum, through movements of research marked by Method of Dramatization by Deleuze. It makes this method a starting point for demonstrating – with Corazza, Derrida and Haroldo de Campos – the existence of a drama in the translate gestures of the curriculum. When it shows its masks and becomings, it reformulates curricular images in a composition of three planes: documentary, procedural and dramaticnoologyc. Therefore, after receiving the Writreadings curriculum as an heritage, open to the creation of the new, it transcribes in an arche-archive, compromised with the reading, with the writing and with the future.application/pdfporCurrículoFilosofia da diferençaEscritaLeituraCurriculumWritreadingsImageNoodramatizationArche-archiveNoodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto EscrileiturasNoodramatization of the curriculum : project writreadings’s arche-archiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001025531.pdf001025531.pdfTexto completoapplication/pdf3010159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163815/1/001025531.pdffb2318eec4aa26608c1a71652b23e97cMD51TEXT001025531.pdf.txt001025531.pdf.txtExtracted Texttext/plain399877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163815/2/001025531.pdf.txt97eed6ac7463a321b90c43e872c11074MD52THUMBNAIL001025531.pdf.jpg001025531.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163815/3/001025531.pdf.jpg2ae3bb33ff4694cf8231ed2b4e2bc86fMD5310183/1638152018-10-09 09:04:54.739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:04:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Noodramatization of the curriculum : project writreadings’s arche-archive |
title |
Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras |
spellingShingle |
Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras Olini, Polyana Currículo Filosofia da diferença Escrita Leitura Curriculum Writreadings Image Noodramatization Arche-archive |
title_short |
Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras |
title_full |
Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras |
title_fullStr |
Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras |
title_full_unstemmed |
Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras |
title_sort |
Noodramatização do currículo : arquiarquivo do Projeto Escrileituras |
author |
Olini, Polyana |
author_facet |
Olini, Polyana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olini, Polyana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corazza, Sandra Mara |
contributor_str_mv |
Corazza, Sandra Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Filosofia da diferença Escrita Leitura |
topic |
Currículo Filosofia da diferença Escrita Leitura Curriculum Writreadings Image Noodramatization Arche-archive |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Writreadings Image Noodramatization Arche-archive |
description |
Esta tese realiza uma noodramatização das imagens do currículo do Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Projeto integrante do Programa Observatório da Educação CAPES/INEP, desenvolvido entre 2011 e 2014, em quatro núcleos de instituições públicas de ensino superior — UFRGS, UFPel, UFMT, UNIOESTE —, sob a coordenação da Faculdade de Educação/UFRGS. Questiona, analisa e recria imagens vivificadas em currículo, mediante movimentos de pesquisa marcados pelo Método de Dramatização de Deleuze. Faz desse método um ponto de partida para demonstrar – junto a Corazza, Derrida e Haroldo de Campos — a existência de um drama nos gestos tradutores do currículo. Ao mostrar suas máscaras e devires, reformula imagens curriculares, numa composição em três planos: documental, procedimental e dramático-noológico. Assim, após receber o currículo do Escrileituras como uma herança, aberta à criação do novo, realiza a sua transcriação em um arquiarquivo, comprometido com a leitura, com a escrita e com o porvir. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-07T02:37:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/163815 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001025531 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/163815 |
identifier_str_mv |
001025531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163815/1/001025531.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163815/2/001025531.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163815/3/001025531.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb2318eec4aa26608c1a71652b23e97c 97eed6ac7463a321b90c43e872c11074 2ae3bb33ff4694cf8231ed2b4e2bc86f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085412844077056 |