Escrileituras : um modo de ler-escrever em meio à vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corazza, Sandra Mara
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rodrigues, Carla Gonçalves, Heuser, Ester Maria Dreher, Monteiro, Silas Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/118748
Resumo: O artigo aborda o projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, integrante do Observatório da Educação CAPES/INEP, vigente de janeiro de 2011 a dezembro de 2014. Articulando professores de educação básica, estudantes de iniciação científica, mestrado, doutorado e pesquisadores participantes, radica em quatro núcleos, nas seguintes universidades: UFRGS, UFPel, UFMT e UNIOESTE/PR. Desde a pesquisa, o ensino e a extensão, trabalhados na perspectiva do pensamento da diferença em educação, desenvolve variadas oficinas de escrileituras, que produzem competências de leitura e de escritura, a partir da coautoria entre leitor e escritor. Opera com a didática da tradução, articulando os planos filosóficos, científicos e artísticos para realizar processos vitalistas de transcriações, que são transdisciplinares, translinguísticos e transculturais. Isso porque escrileituras é, sempre, um ato político, que não assimila o outro a si mesmo, mas aproxima distâncias e transpõe culturas estrangeiras umas às outras. Ao utilizar a didática-artista da tradução e o método cartográfico, nunca é cópia, mas transcriação, que modifica os originais, como uma heterofilia, desfazendo identidades sedentárias. Ao operar sob o fascínio das interinfluências trazidas pelas linguagens contemporâneas, implica a invenção de um corpus crítico-seletivo, que liga criteriosamente os conceitos de tradução poética, intertextualidade e relações entre diversos sistemas de signos.
id UFRGS-2_72821476b916f4f61165a2b63e231b8b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118748
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corazza, Sandra MaraRodrigues, Carla GonçalvesHeuser, Ester Maria DreherMonteiro, Silas Borges2015-07-08T02:06:59Z20141517-9702http://hdl.handle.net/10183/118748000951460O artigo aborda o projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, integrante do Observatório da Educação CAPES/INEP, vigente de janeiro de 2011 a dezembro de 2014. Articulando professores de educação básica, estudantes de iniciação científica, mestrado, doutorado e pesquisadores participantes, radica em quatro núcleos, nas seguintes universidades: UFRGS, UFPel, UFMT e UNIOESTE/PR. Desde a pesquisa, o ensino e a extensão, trabalhados na perspectiva do pensamento da diferença em educação, desenvolve variadas oficinas de escrileituras, que produzem competências de leitura e de escritura, a partir da coautoria entre leitor e escritor. Opera com a didática da tradução, articulando os planos filosóficos, científicos e artísticos para realizar processos vitalistas de transcriações, que são transdisciplinares, translinguísticos e transculturais. Isso porque escrileituras é, sempre, um ato político, que não assimila o outro a si mesmo, mas aproxima distâncias e transpõe culturas estrangeiras umas às outras. Ao utilizar a didática-artista da tradução e o método cartográfico, nunca é cópia, mas transcriação, que modifica os originais, como uma heterofilia, desfazendo identidades sedentárias. Ao operar sob o fascínio das interinfluências trazidas pelas linguagens contemporâneas, implica a invenção de um corpus crítico-seletivo, que liga criteriosamente os conceitos de tradução poética, intertextualidade e relações entre diversos sistemas de signos.This paper discusses the project Writreadings: a way of "reading--writing" amidst life, with financial support by the CAPES/INEP Education Observatory, effective from January 2011 through December 2014. Articulating basic education teachers, undergraduate and graduate students and participant researchers, it takes place at four centers in the following universities: UFRGS, UFPel, UFMT, and UNIOESTE/PR. Including research, teaching and cultural extension, worked on in the perspective of thinking the difference in education, the Project develops various Writreadings workshops, which produce reading and writing skills, in co-authorship between reader and writer. Operating with the Translation Didactics, it articulates the philosophical, scientific and artistic dimensions to perform vital trans-creation processes that are trans-disciplinary, trans-lingual and trans-cultural. Writreadings is always a political act, which does not assimilate the other to oneself, but overcomes distances and transposes foreign cultures ones to the others. By using the artistic didactics of translation and the cartographic method, what modifies the original is trans-creation, rather than copies, as a heterophilia, undoing sedentary identities. Operating under the fascination of inter-influences introduced by contemporary languages, it involves the invention of a critical-selective corpus that accurately links the concepts of poetic translation, intertextuality, and relations between different sign systems.application/pdfporEducação e pesquisa. São Paulo, SP. Vol. 40, n.4 (out./dez. 2014), p. 1029-1044EscritaLeituraFilosofiaArteEducationArtPhilosophy of differenceWritreadingsEscrileituras : um modo de ler-escrever em meio à vidaWritreadings : a way of "reading-writing" amidst lifeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000951460.pdf.txt000951460.pdf.txtExtracted Texttext/plain54911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118748/3/000951460.pdf.txt7b757af6005ab172f2b0d233f4f4bf42MD53000951460-02.pdf.txt000951460-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain53947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118748/4/000951460-02.pdf.txtc97ee8f756028cfe4ed2405ca0a25e23MD54ORIGINAL000951460.pdf000951460.pdfTexto completoapplication/pdf1444093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118748/1/000951460.pdfc610e3d47e42134f409443879697b43aMD51000951460-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf265548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118748/2/000951460-02.pdf04d134ae1ef621e07df06802193110efMD5210183/1187482023-07-09 03:36:57.181603oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118748Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-09T06:36:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escrileituras : um modo de ler-escrever em meio à vida
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Writreadings : a way of "reading-writing" amidst life
title Escrileituras : um modo de ler-escrever em meio à vida
spellingShingle Escrileituras : um modo de ler-escrever em meio à vida
Corazza, Sandra Mara
Escrita
Leitura
Filosofia
Arte
Education
Art
Philosophy of difference
Writreadings
title_short Escrileituras : um modo de ler-escrever em meio à vida
title_full Escrileituras : um modo de ler-escrever em meio à vida
title_fullStr Escrileituras : um modo de ler-escrever em meio à vida
title_full_unstemmed Escrileituras : um modo de ler-escrever em meio à vida
title_sort Escrileituras : um modo de ler-escrever em meio à vida
author Corazza, Sandra Mara
author_facet Corazza, Sandra Mara
Rodrigues, Carla Gonçalves
Heuser, Ester Maria Dreher
Monteiro, Silas Borges
author_role author
author2 Rodrigues, Carla Gonçalves
Heuser, Ester Maria Dreher
Monteiro, Silas Borges
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corazza, Sandra Mara
Rodrigues, Carla Gonçalves
Heuser, Ester Maria Dreher
Monteiro, Silas Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Leitura
Filosofia
Arte
topic Escrita
Leitura
Filosofia
Arte
Education
Art
Philosophy of difference
Writreadings
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Art
Philosophy of difference
Writreadings
description O artigo aborda o projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, integrante do Observatório da Educação CAPES/INEP, vigente de janeiro de 2011 a dezembro de 2014. Articulando professores de educação básica, estudantes de iniciação científica, mestrado, doutorado e pesquisadores participantes, radica em quatro núcleos, nas seguintes universidades: UFRGS, UFPel, UFMT e UNIOESTE/PR. Desde a pesquisa, o ensino e a extensão, trabalhados na perspectiva do pensamento da diferença em educação, desenvolve variadas oficinas de escrileituras, que produzem competências de leitura e de escritura, a partir da coautoria entre leitor e escritor. Opera com a didática da tradução, articulando os planos filosóficos, científicos e artísticos para realizar processos vitalistas de transcriações, que são transdisciplinares, translinguísticos e transculturais. Isso porque escrileituras é, sempre, um ato político, que não assimila o outro a si mesmo, mas aproxima distâncias e transpõe culturas estrangeiras umas às outras. Ao utilizar a didática-artista da tradução e o método cartográfico, nunca é cópia, mas transcriação, que modifica os originais, como uma heterofilia, desfazendo identidades sedentárias. Ao operar sob o fascínio das interinfluências trazidas pelas linguagens contemporâneas, implica a invenção de um corpus crítico-seletivo, que liga criteriosamente os conceitos de tradução poética, intertextualidade e relações entre diversos sistemas de signos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-08T02:06:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/118748
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-9702
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000951460
identifier_str_mv 1517-9702
000951460
url http://hdl.handle.net/10183/118748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação e pesquisa. São Paulo, SP. Vol. 40, n.4 (out./dez. 2014), p. 1029-1044
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118748/3/000951460.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118748/4/000951460-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118748/1/000951460.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118748/2/000951460-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b757af6005ab172f2b0d233f4f4bf42
c97ee8f756028cfe4ed2405ca0a25e23
c610e3d47e42134f409443879697b43a
04d134ae1ef621e07df06802193110ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224876425478144