Guerra e narrativa : a estetização da adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Alessandra Belletti
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49102
Resumo: Esta dissertação consiste na aproximação entre as obras O menino de Burma (2009), do nigeriano Biyi Bandele, e A pornografia (1986), do polonês Witold Gombrowicz, com a intenção de analisar os personagens adolescentes trazidos por cada uma. Além destas, a obra Guerra dentro da Gente (1991) de Leminski iluminará uma aproximação entre O menino de Burma e A pornografia por oferecer tanto uma aproximação estética quanto um suporte teórico para as obras principais. As noções de infância/maturidade bem como de inocência/malícia permeiam o universo de ambas as narrativas, tendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, que, nas narrativas, é a responsável por alterações comportamentais nos personagens. Este conjunto oferece uma estetização ambígua da adolescência, onde, por vezes, percebe-se uma inocência atribuída à ingenuidade e, por outras, uma maldade que é fruto do contexto violento em que estão inseridos os personagens. No plano teórico, a Literatura Comparada fornece o suporte que possibilita um diálogo entre os textos literários e também uma abordagem das relações desses textos com a Literatura de Testemunho, Autobiografia, Romance de Formação e elementos de Historiografia literária e Psicanálise. Por fim, ao observarmos os enredos, e a vida de Bandele e Gombrowicz, percebe-se que muito do que foi escrito fez parte de um contexto vivido pelos próprios autores, e não apenas imaginada para fins de composição das obras. Ao utilizar essas diversas abordagens para dar conta de uma leitura possível de O menino de Burma e A pornografia, percebo que estas são obras não acomodáveis em um gênero ou vertente literária específicos, mas, dotadas de uma estética que movimenta a realidade, e se preocupa com ela.
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